Crítica | American Horror Story 6X01: Chapter 1

estrelas 5,0

A sexta temporada de American Horror Story já é repleta de mistérios por natureza. Os showrunners Ryan Murphy e Brad Falchuk fizeram questão de manter sua temática em segredo, soltando inúmeros teasers que apenas aumentaram nossa curiosidade. Muito se especulou, através de umas dicas obtidas, que o ano se basearia no clássico O Nevoeiro, de Stephen King, mas nenhuma certeza foi alcançada. Somente aqui, no episódio intitulado Chapter 1, descobrimos algo que pôde nos oferecer mais informações: o suposto subtítulo da temporada: My Roanoke Nightmare, ou, em tradução livre – meu pesadelo Roanoke.

Antes de entrarmos no capítulo 1 em si, é importante abordar a questão: o que é Roanoke? Pois ela pode oferecer alguns detalhes. Trata-se de uma colônia estabelecida nos EUA, mais especificamente na ilha de Roanoke, na Carolina do Norte. Tal colônia é hoje conhecida como A Colônia Perdida, em virtude de todos os seus colonos terem desaparecido. Naturalmente que esse primeiro episódio não irá nos oferecer a resposta completamente – muito ainda há de ser revelado conforme a temporada continua – o que podemos fazer, verdadeiramente, é especular sobre a intenção dos showrunners em utilizar tal subtítulo.

Evidente que podemos estar diante de um caso no qual muitas pessoas irão desaparecer ao longo dela, mas isso seria óbvio demais e Murphy não costuma seguir por esse lado. Vale ressaltar que o capítulo funciona como um documentário, no qual os dois personagens, Shelby (Lily Rabe) e Matt (André Holland), nos contam, em formato de entrevista, a experiência dos dois juntos em uma casa para a qual haviam acabado de se mudar. Murphy faz uma escolha interessante de como trabalhar Shelby e Matt no passado – trocara os atores por Sarah Paulson e Cuba Gooding Jr. Como se tais flashbacks fossem uma introspecção de cada personagem ou simplesmente, como se o passado estivesse sendo reencenado.

Essa escolha narrativa nos leva a crer o que é óbvio, porém não necessariamente certo: os dois personagens principais ainda estão vivos. É com certa base, portanto, que podemos inferir que o subtítulo se refere à lenda de Roanoke de forma mais direta. E, de fato, vemos pessoas vestidas de colonos em Chapter 1, que poderiam ser os colonizadores desaparecidos. A pergunta que imediatamente vem à mente é a seguinte: o que fez tais pessoas desaparecem em primeiro lugar? Aí o mistério da temporada aumenta ainda mais e o showrunner inteligentemente já mostra uma estranha criatura (com cabeça de porco?) que pode ajudar a especularmos ainda mais – mas não é esse o propósito de uma obra de suspense?  Afinal assim somos deixados tensos e pensando nela.

Como um bom primeiro episódio, este Chapter 1 faz justamente isso, sabendo atuar de forma mais simples, porém com precisas pinceladas em seu roteiro. Trata-se de um capítulo que não nos oferece muito em termos de resposta, mas que sabe se locomover de forma ágil e sem realizar muitos deslizes. Há uma fluidez aqui a ser notada, o que é até surpreendente, visto que as entrevistas poderiam ocasionar em uma quebra de ritmo.

Ao invés disso, os depoimentos funcionam como uma forma de narração em off justificada, que permite um olhar do espectador sobre a mente dos personagens, sem soar como se ganhássemos informações de mais. Além disso, o roteiro sabiamente dá a cada um dos entrevistados um certo ar de sobrevivente a uma tragédia, especialmente porque constantemente entonam as frases de forma sombria, como se algo muito ruim estivesse prestes a acontecer e que os personagens, tampouco nós, pudéssemos prever o que ocorreria.

Chapter 1 consegue, portanto, nos deixar com o olhar vidrado na tela da televisão, ansiando pelo que está por vir e temendo pelos personagens apresentados. American Horror Story nos apresenta mais um episódio de qualidade, com boa progressão e muitos mistérios a serem resolvidos. Resta esperar que o acerto se mantenha nos próximos, para que, enfim, tenhamos uma temporada que usufrui de todo o potencial do seriado.

American Horror Story 6X01: Chapter 1 — EUA, 14 de setembro de 2016
Showrunners:
Brad Falchuk e Ryan Murphy
Direção:
Bradley Buecker
Roteiro: Brad Falchuk e Bryan Murphy
Elenco: Kathy Bates,  Angela Bassett, Wes Bentley, Sarah Paulson, Cuba Gooding Jr., Lily Rabe, Adina Porter, André Holland
Duração: 60 min.


Você pode querer

Interessado em assistir mais American Horror Story? Através do link abaixo você pode adquirir os DVDs ou Blu-rays das temporadas anteriores!

É só clicar aqui ou na imagem abaixo:

ahs

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.