Crítica | Batman vs Drácula

estrelas 2,5

Batman já enfrentou muitas coisas nessa vida, mas enfrentar Drácula soa como uma piada, ainda que ele já tenha feito isso no magistral Elseworlds Chuva Rubra. No entanto, o filme em animação Batman vs Drácula, baseado na série animada The Batman, prova que isso não é ridículo como pode parecer. O embate entre vampiro e homem morcego soa interessante, apesar de sofrer de um roteiro problemático, que faz a obra parecer dispensável.

Após uma fuga do Asilo Arkham, Coringa e Pinguim vão atrás de uma riqueza escondida no cemitério de Gotham. Após uma sequência de coincidências BUM!, temos Drácula de volta dos mortos. A animação aproveita pra apresentar Vicki Vale, um possível par romântico para Bruce Wayne que não havia sido utilizada ainda na série animada.

O roteiro consegue se manter em alguns momentos, mas cai bruscamente em outros. A sequência de eventos é estabelecida de uma maneira eficiente, mas há falhas que comprometem o roteiro. O fato é que não se vê um trabalho de longa metragem, poderia facilmente ser um episódio da série animada. Os clichês são visto por toda parte e pouco se foge da mitologia do Drácula. Tudo soa previsível do início ao fim: Drácula sequestra Vicki Vale pois lembra sua amada, Batman usa alguém para achar a cura para as vítimas do vampiro, o herói aproveita as fraquezas de Drácula, blá, blá, blá. Além disso, o visual cartunesco impede que a tentativa clara de uma animação mais sombria funcione.

Há, também, o desenvolvimento de Drácula como um ser invencível com poderes quase sem limites e isso traz problemas para o roteiro de Duane Capizzi. O desenrolar da história deixa passar despercebido muita coisa para que a vitória de Batman seja obtida (ainda que, em última instância, ela seja bem feita). Ainda assim, temos alguns pontos interessantes, como um Bruce Wayne bem trabalhado e um Alfred importante para a história, principalmente perto do desfecho.

Batman vs Drácula até consegue ser um filme regular, porém, entre tantas animações boas do morcego da DC, assisti-lo pode significar perda de tempo. Faça sua escolha.

Batman vs Drácula (The Batman vs Dracula, EUA, 2005)
Direção: Sam Liu, Brandon Vietti, Seung Eum King
Roteiro: Duane Capizzi
Elenco: Rino Romano, Peter Stormare, Tara Strong, Tom Kenny
Duração: 85 min

HANDERSON ORNELAS. . . Estudante de engenharia química, fascinado por música, cinema e quadrinhos. Um fã de ficção científica e aventura que carrega seu fone de ouvido por todo lado e se emociona facilmente com música, principalmente com "The Dark Side Of The Moon". Enquanto não viaja pelo tempo e espaço em uma TARDIS, viaja pelo mundo dos livros e da música.