Crítica | Como Gostais (1978)

estrelas 2,5

Parte da coleção BBC Shakespeare Collection, Como Gostais segue a mesma proposta das outras obras da coleção. Não é uma adaptação da obra Shakespeariana e sim uma encenação, com diálogos, em sua maioria, mantidos iguais ao livro.

O filme nos conta a história de Rosalind (Helen Mirren), que foge da perseguição da corte de seu tio, juntamente de sua prima Celia (Angharad Rees) e o bobo da corte Touchstone (James Bolam). Em exílio, na floresta de Arden, a donzela se disfarça de homem e lá reencontra sua grande paixão que conheceu em uma luta de wrestling. A trama progride da maneira esperada, com o dilema de Rosalind que, disfarçada, não pode se revelar ao seu amado Orlando.

Como Gostais foge dos cenários teatrais que vemos em outras obras da BBC Shakespeare Collection ao utilizar, em geral, paisagens florestais. Ele foi filmado no castelo Glamis, na Escócia. Originalmente, Basil Coleman intencionada realizar a filmagem ao longo das estações, contudo, ao invés disso, foi obrigado a filmar em Maio. O resultado são cenas repletas de uma floresta verdejante, ao contrário do inverno desolador do texto original. O que deveria ser um exílio, mais parece um retiro relaxante.

Não é só o tom da obra que se perde graças ao cenário, os personagens também são diminuídos pela dimensão do cenário, que acaba chamando mais atenção que eles próprios. Somente pelas ótimas atuações de Helen Mirren, James Bolan e Richard Pasco que conseguimos ser trazidos de volta à trama. Isso é ainda mais dificultado, porém, pelas aparentes subtramas, que somente se unem muito tardiamente, tornando esse um filme de longa duração.

A comédia, em geral se dá através dos jogos de palavras, principalmente do personagem Touchstone. Em um desses diálogos temos até uma crítica às rimas não ricas que muito compõem poemas de amor. Também temos traços da ironia na relação entre Rosalind e Orlando que ganha maior destaque na segunda metade do filme.

Como Gostais, de Basil Coleman, é uma encenação que pouco consegue captar o tom da obra original. Apesar de algumas ótimas encenações, elas acabam sendo ofuscadas pelo cenário. Com isso, o espectador acaba se perdendo na trama que não oferece elementos atrativos o suficientes.

Como Gostais (As You Like It – Reino Unido, 1978)
Direção: Basil Coleman
Roteiro: William Shakespeare
Elenco:  Helen Mirren, Brian Stirner, Richard Pasco, Angharad Rees, James Bolam, Clive Francis.
Duração: 151 min.

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.