Crítica | Curta-metragens de Charles Chaplin (1914) – Parte 4

Carlitos Rival no Amor

estrelas 5

Those Love Pangs - Charlie Chaplin - 1914

Ah, a poesia metalinguística de Charles Chaplin…

Poesia esta que se encontra em estado perfeitamente lírico em Carlitos Rival no Amor, talvez um dos curtas mais tocantes de Chaplin. Afinal, como não se identificar com um vagabundo que é rejeitado pela moça que ama, e em desespero, vai afogar suas mágoas no cinema? É um ponto de partida, por si só, belo e poético. E talvez por representar uma certa importância a própria arte de Chaplin, é possível notar um cuidado bastante preciso na direção e nas gags, que figuram entre as mais “gargalhantes” de Chaplin.

Carlitos Rival no Amor (Those Love Pangs, EUA, 1914)
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Chester Conklin, Cecile Arnold, Vivian Edwards
Duração: 16 min.

.

Carlitos Porteiro
estrelas 3,5
bfi-00n-gsz

Carlitos Porteiro é um daqueles filmes de Chaplin que, se não especialmente engraçado, surpreende positivamente pela complexidade de sua realização. Neste caso, Chaplin não deixa o humor de lado, mas dá vasão a uma trama mais séria e crítica, não à toa, este curta foi o predecessor de The Bank, que Chaplin rodaria para um estúdio diferente.

Carlitos Porteiro (The New Janitor, EUA, 1914)
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Jess Dandy, John T. Dilon
Duração: 16 min.

.

Na Farra
estrelas 3,5bfi-00n-gjo

Quase uma prévia da famosa dupla O Gordo e o Magro, o melhor de Na Farra é justamente a interação hilária entre Chaplin e Roscoe Arbuckl xcelente timing cômico. Sem esta dinâmica, possivelmente Na Farra passaria batido dentre os curtas de Chaplin, uma vez que suas gags não são propriamente engraçadas, mas arrancam gargalhadas graças a ótima química da dupla Chaplin/Arbuckle.

Na Farra (The Rounders, EUA, 1914)
Roteiro: Charles Chaplin
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin,  Roscoe Arbuckle
Duração: 16 min.

.

Nova Colocação de Carlitos
estrelas 3,5His New Profession


Querem um filme onde se possa ver um aleijado chutando? Então assistam A Nova Colocação de Carlitos, que além de ser hilário, também traz um quê de reflexão.

Nova Colocação de Carlitos (His New Profession, EUA, 1914)
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Jess Dandy, Charley Chase, Cecile Arnold
Duração: 16 min.

.

Carlitos Coquete
estrelas 4keystone_the_masquerader_big

Um dos mais polêmicos. E considerando a época de seu lançamento, compreensível, uma vez que um Charles Chaplin vestido de mulher na tela e seduzindo os homens ao seu redor seria algo, no mínimo, escandaloso. Mas deixando as polêmicas de lado, ver Chaplin travestido é algo nada menos que impagável, o que apenas nos faz lamentar algumas cenas retiradas, como Chaplin jogando seu charme sobre um diretor de cinema.

Carlitos Coquete (The Masquerader, EUA, 1914)
Roteiro: Charles Chaplin
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Roscoe Arbuckle, Chester Conklin, Charles Murray
Duração: 12 min.

.

Divertimento
estrelas 3tumblr_m1vhq1qb7U1qgfx0uo1_500

Um dos trabalhos menos originais de Chaplin. O enredo, sobre idílios num parque, já havia sido explorado com mais eficácia em outros curtas de Chaplin, e por mais que ainda haja certa pertinência em abordar o tema, fica uma incômoda sensação de dejá vù.

Divertimento (Recreation, EUA, 1914
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin
Duração: 7 min.

RAFAEL OLIVEIRA. . . .Cinéfilo ainda em construção, mas que já enxerga na Sétima Arte algo além de apenas imagens e som. Amante de Kubrick e Hitchcock e viciado em música indie, cético e teimoso, mas sempre aberto para novas experiências e estranhas amizades.