Home QuadrinhosMinissérie Crítica | Guardiões da Galáxia #1 a 4 (Infinite Comics)

Crítica | Guardiões da Galáxia #1 a 4 (Infinite Comics)

por Guilherme Coral
165 views

estrelas 5,0

Infinite comics são revistas lançadas unicamente em formato digital, um projeto iniciado em 2012 pela Marvel que faz uso das características de tal modo de leitura. Ao invés de termos a ação dividida em inúmeros quadros, o que vemos é uma espécie de desenho animado, com novos elementos aparecendo na mesma imagem, simulando movimentos. Do simples movimentar dos olhos até situações de combate, temos a distinta impressão de assistir um filme, garantindo uma nova dinâmica à história, algo que se traduz, inclusive, para sua trama.

As quatro edições de Guardiões da Galáxia nos dá um vislumbre de onde se encontravam Drax, Rocket, Gamora e Groot antes de serem novamente recrutados por Peter Quill. As revistas funcionam como um tie-in para as edições de Marvel NOW, contudo, não recebemos informações realmente relevantes para o plano geral – o foco aqui é na arte. Esse ponto acaba nos levando à não necessidade de lermos estes quatro números em uma devida sequência. A abordagem foca singularmente em cada um dos personagens, nos trazendo praticamente um conto dentro da vida de cada um deles.

gotginfinitegamora-pc

Gamora fazendo jus a seu título

Não leve, porém, a irrelevância de tais histórias como um elemento definidor para não ler as revistas em questão. São leituras curtas e que, certamente, irão captar a atenção de qualquer um. Aqui já deixo a sugestão de desativar a animação de virada de página de seu leitor digital, para criar uma impressão maior de movimento dentro dos quadrinhos. Se isso não for feito, o estranhamento e certeiro, ao ponto que não será possível identificar com clareza as pequenas mudanças em cada página.

Chegamos, portanto, ao fator que realmente interessa nestas Infinite Comics, a arte. Nas mãos de Mike Oeming (Drax), Ming Doyle (Rocket Raccoon) e Michael Del Mundo (Gamora e Groot), somos finalmente resgatados do traçado padronizado presente nas revistas mais recentes (vide Marvel NOW quase que inteira). Aqui vemos desenhos de mais identidade, realizados por artistas com maior liberdade, que se apoiam fortemente na coloração precisa. Cada imagem funciona como um verdadeiro quadro, digno de se pendurar na parede. Aqui se faz a necessidade de duas leituras de cada revista: uma mais rápida, para captar todo o dinamismo ali presente e uma com um olhar mais detalhado, a fim de observar cada tonalidade utilizada.

As Infinite Comics podem não trazer tramas imprescindíveis para o entendimento do leitor, mas certamente irão se fixar com ainda mais força na memória de cada um. Estamos diante de uma linguagem diferenciada, que muito se assemelha a curtas-metragens. Fugimos daquele genérico presente nesta nova fase da Marvel e entramos em um território mais artístico, onde cada imagem e, principalmente, cada virar de página falam por si sós.

Guardiões da Galáxia #1 – 4 (Guardians of The Galaxy #1 – 4, EUA, 2013)
Roteiro: Brian Michael Bendis
Arte: Mike Oeming (Drax), Ming Doyle (Rocket Raccoon) e Michael Del Mundo (Gamora e Groot)
Editora: Marvel Comics

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais