Crítica | Invocação do Mal (Trilha Sonora Original)

estrelas 4,5

Quem assiste à Invocação do Mal, o excelente terror do malaio James Wan, provavelmente não sabe quem é Joseph Bishara; ou melhor, quais são suas duas funções nas produção – e é uma mistura um tanto incomum. Bishara da vida à sinistra Bathsheeba, a bruxa maligna que assombra a casa da família protagonista, mas também é o responsável pela trilha sonora. Pessoalmente, acho que isso confere ao compositor uma vantagem incomparável na hora de criar a música: ele esteve dentro da roupa do monstro, sentiu a pesada maquiagem no rosto e provavelmente passou bons minutos se encarando no espelho. Quem teria a melhor noção sobre criar sons musicais realmente apavorantes?

Durante grande parte do filme, a música é usada de forma controlada – como todo bom diretor de terror sabe (ou deveria saber). Bishara então adota um estilo profundamente minimalista: Dead Birds e Witch Perch são faixas cuja música se desenrola de forma quase invisível, graças à percussão eletrônica sombria, quase como ruídos. O tema principal The Conjuring oferece a atmosfera perfeita para a produção, quase que numa nota única de violoncelo distorcido, auxiliado pelo fantasmagórico vocal de Diamanda Galás, sendo eficiente ao fornecer uma sensação de algo desconhecido, maligno e sinistro logo nos créditos iniciais.

Uma das grandes surpresas nesta trilha, ainda mais considerando o gênero, é de uma poderosíssima composição que ajuda na catarse final, durante a cena do exorcismo no porão: Family Theme, contribuição do veterano compositor Mark Isham. É uma música mais “milagrosa” e que destaca-se como um grande contraste diante do trabalho sombrio de Bishara, servindo muito bem seu propósito na excelente cena em que é usada.

Como todo filme de terror realmente interessado em apavorar o espectador, a trilha sonora de Joseph Bishara para Invocação do Mal é um perfeito exemplo de minimalismo e criação de atmosfera, e certamente complementa o já eficiente filme de James Wan.

The  Conjuring – Original Motion Picture Soundtrack
Composta por Joseph Bishara
País:
EUA
Lançamento: 2013
Gravadora: La-La Records/WaterTower Music
Gênero: Trilha Sonora

LUCAS NASCIMENTO . . . Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.