Crítica | O Povo Contra OJ Simpson: American Crime Story – 1X07: Conspiracy Theories

estrelas 4

Se alguém já ouviu falar do julgamento de O.J. Simpson, muito provavelmente é por dois fatores: a perseguição do Bronco e, claro, as luvas de couro. Uma evidência comprometedora que se revela um balde de água fria nas cabeças de Marcia Clark e Chris Darden no processo de condenação de Simpson, finalmente o evento foi dramatizado neste sétimo episódio de American Crime Story.

Felizmente, Ryan Murphy não volta para a direção, deixando em cargo o muito mais competente Anthony Hemingway. Infelizmente, Conspiracy Theories sofre um desvio incômodo, porém esperado, que é a relação entre Clark e Darden, levando-os a uma noite de bebedeiras com um dos amigos de Chris e um longo silêncio de hesitação enquanto este decide se deve ou não entrar no quarto de sua colega de trabalho. É uma subtrama que poderia ser evitada, ainda mais quando nos revela consequências no tratamento de Clark com Darden, que passa a tratá-lo com desdém no retorno ao tribunal – oferecendo um nítido obstáculo dramático que seria exacerbado no momento do julgamento.

E, claro, a cena das luvas. Primeiramente, Cuba Gooding Jr. merece aplausos pela reconstituição da postura e reação do Simpson real ao colocar as luvas, quase como se debochasse da situação e o dos acusadores, principalmente quando este clama que a luva é apertada demais. Algo que certamente é discutível aqui é o fato de Robert Shapiro ser perfeitamente capaz de andar até a bancada e colocar ele mesmo as luvas sem ninguém perceber, a fim de provar que as mãos de Simpson – maiores do que as suas – seriam incapazes de se encaixar na peça de evidência.

Por outro lado, fico feliz que David Schwimmer tenha ganhado um merecido retorno aqui. Seu Robert Kardashian teve uma ótima cena na qual discute com um dos amigos de O.J. como é assustador que não exista nenhum outro suspeito para os assassinatos de Nicole Brown e Ronald Goldman; e a performance triste e comovente de Schwimmer nos sugere que próprio Kardashian, ávido defensor de seu melhor amigo, começa a aceitar que não existe a possibilidade de Simpson ser inocente; ao mesmo tempo em que critica a intrusiva cobertura midiática do julgamento.

Com exceção de algumas liberdades criativas um tanto difíceis de engolir e a desnecessária investida numa relação amorosa entre seus protagonistas, foi mais um episódio sólido para O Povo Contra OJ Simpson. Com este evento importantíssimo devidamente retratado, fica a curiosidade para ver como Scott Alexander eLarry Karaszewski lidarão com o restante do julgamento.

O Povo Contra OJ Simpson: American Crime Story 1X07: Conspiracy Theories (2016, EUA)

Showrunners: Scott Alexander e Larry Karaszewski
Direção: Anthony Hemingway
Roteiro: D.V. DeVicentis
Elenco: Cuba Gooding Jr., Sarah Paulson, John Travolta, David Schwimmer, Courtney B. Vance, Bruce Greenwood, Selma Blair, Connie Britton, Jordana Brewster, Christian Clemmenson, Sterling K. Brown
Duração: 40 min

LUCAS NASCIMENTO . . . Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.