Crítica | O Povo contra OJ Simpson: American Crime Story – 1X10: The Verdict

estrelas 5,0

Foram meses para que finalmente chegassemos ao veredito de O Povo Contra OJ Simpson, primeira temporada da antologia American Crime Story que desde já se firma como uma das melhores séries de 2016. Em seu décimo episódio, Scott Alexander e Larry Karaszewski demonstraram toda a força e impacto que vinham trazendo semanalmente a cada episódio, culminando em um episódio final perfeito em praticamente todos os níveis.

Finalmente descobrimos se OJ Simpson será ou não condenado à prisão. Praticamente todo mundo com um mínimo de conhecimento sabe que, eventualmente, Simpson foi considerado inocente das acusações de assassinato e confesso que, mesmo já tendo essa informação, torci internamente para que algum milagre ocorresse nas cenas de tribunal. Os argumentos finais de Marcia Clark e Chris Darden são roteirizados e proferidos com uma imensa força, e os dois impecáveis intérpretes não precisam recorrer ao overacting ou exageros típicos. É absolutamente ultrajante para todo o sistema judiciário que o veredito de Simpson tenha sido o contrário do que merecia, e a mera recapitulação das mais que óbvias evidências só ajudam a revoltar ainda mais o espectador.

Até mesmo a direção de Ryan Murphy está inacreditavelmente concisa e sutil, evitando os movimentos de câmera bruscos e utilizando seus zooms com precisão, como no momento em que os principais personagens descobrem por telefone que o júri enfim fez sua escolha. Murphy também é hábil ao usar o silêncio para construir tensão, como nos intermináveis minutos que antecipam a leitura do júri sobre o veredito de Simpson e, novamente, brinca com nossas expectativas ao nos fazer desejar que a História tivesse sido escrita de outra forma.

Excepcionalmente montado, The Verdict oferece espaço preciso para praticamente todos os personagens brilharem. Além de Sarah Paulson e Sterling K. Brown, Cuba Gooding Jr teve uma ótima cena ao realizar seu último depoimento para o juiz Ito, Courtney B. Vance armou mais um escândalo deliciosamente sacana na pele de Johnny Cochran e até o Robert Kardashian de David Schwimmer teve um momento inspirado, quando literalmente se enoja com o resultado do veredito e é forçado a ir vomitar em um banheiro – com um ótimo plano plongée bem usado por Murphy (ainda estou pasmo com a eficiência do diretor!).

No fim, é uma conclusão digna e magistral para O Povo contra OJ Simpson. A nova antologia de Ryan Murphy desponta como um dos destaques televisivos do ano, e os fãs já podem ficar ansiosos para a segunda temporada, que promete abordar o Furacão Katrina em uma narrativa ficcional. Ficamos no aguardo.

O Povo Contra OJ Simpson: American Crime Story – 1X10: The Verdict

Showrunners: Scott Alexander e Larry Karaszewski
Direção: Ryan Murphy
Roteiro: Scott Alexander e Larry Karaszewski
Elenco: Cuba Gooding Jr., Sarah Paulson, John Travolta, David Schwimmer, Courtney B. Vance, Bruce Greenwood, Selma Blair, Connie Britton, Jordana Brewster, Christian Clemmenson, Sterling K. Brown
Duração: 41 min

LUCAS NASCIMENTO . . . Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.