Crítica | Resident Evil 7 Teaser: Beginning Hour

re7-teaser-resident-evil-plano-critico

estrelas 5,0

Não é de hoje que os games de survival horror tem desbancado as centenas de filmes de terror que estreiam a cada ano que passa. O infelizmente cancelado Silent Hills tomou conta de toda a comunidade apreciadora do gênero em 2014 e a notícia de seu cancelamento devastou a todos nós. Chegou a hora, então, da clássica franquia Resident Evil retornar às suas origens e abandonar a ação que marcara suas duas últimas entradas, nos trazendo um jogo que efetivamente nos deixasse com o coração batendo à toda potência. É exatamente isso o que sentimos em toda a duração do teaser demo de RE7.

A jogada da Capcom nessa reinvenção (ou retomada) foi simplesmente genial: lançar uma demo que não faz parte do jogo completo, mas que nos oferece uma amostra de seu gameplay e atmosfera. A demo pode ser baixada pela PSN gratuitamente – somente recomendo que joguem de luzes acesas e com alguém próximo!

Toda a experiência se passa em uma cabana aparentemente abandonada. Com uma perspectiva em primeira pessoa controlamos alguém que evidentemente está tão perdido quanto nós. Iniciamos em um quarto escuro com uma televisão com imagem em estática e alguns puzzles e mensagens crípticas espalhadas pelo local, no melhor estilo escape the room – o objetivo aqui, contudo, é deixado claro desde o início: escape da cabana, o que, por si só, já nos deixa com uma notável tensão, visto que sabemos que há algo ali presente – isso é Resident Evil, afinal. A dúvida que fica é: o que está junto de nós nesse lugar?

A câmera em primeira pessoa aqui se faz essencial – uma jogada maravilhosa e muito pouco utilizada pelo survival horror, que esperamos que se mantenha no jogo base. Não há truques, nessa perspectiva, para enxergarmos o que há a cada esquina ou até mesmo atrás de nós – o mérito, evidentemente, vai todo para Silent Hills, que foi evidentemente copiado aqui – algo que não é necessariamente ruim, já que o game da Konami jamais verá a luz do dia (até segundo aviso, pelo menos). A falta de uma visão mais abrangente permite muitos truques por parte dos desenvolvedores, portanto. Manequins que mudam de lugar quando não estamos olhando, retratos que se alteram e até alguns vultos aqui e lá, isso sem falar, é claro, no medo de entrar em um novo cômodo.

Já falando dessa transição de quartos, um recurso simplesmente maravilhoso utilizado aqui é a adaptação da câmera às mudanças na iluminação. Cada vez que entramos em um novo lugar tudo fica um pouco mais escuro para depois se “acender”, é coisa sutil, mas que já permite a criação de uma maior expectativa no jogador. E cada ambiente traz soluções para quebra-cabeças de outros, retomando a necessidade daquele que joga efetivamente pensar a fim de desvendar os mistérios da cabana, como era nos primórdios da franquia quando achávamos uma chave ou a peça de algum objeto.

Outro aspecto bastante interessante da demo é o fato dela contar com diversos finais, cada um trazendo mais respostas sobre o que de fato aconteceu ali, o que pode nos revelar algo sobre o jogo base, que pode vir a ter, também, diversos desfechos. Outra forma de apresentar um pouco sobre o passado do local é uma homenagem clara ao gênero found-footage, na qual controlamos o operador de câmera de uma gravação que encontramos no meio da demonstração. É incrível aqui como a presença de outro personagem em jogo, mesmo que via filmagem, nos traz uma sensação maior de segurança – evidenciando o estado de puro terror que nos encontrávamos no restante da experiência.

A demo de Resident Evil 7 apresenta, pois, um possível gigantesco sucesso da Capcom e fez o que devia: nos deixar completamente ansiosos pelo que está por vir. A clássica franquia survival horror, enfim, retorna às suas raízes, nos trazendo uma jogabilidade simples que consegue nos deixar com o coração na boca 100% do tempo. Se você tem um PS4 e se interessa por games do gênero, então não deixe de experimentar essa fantástica e aterrorizante demonstração. Definitivamente não me senti tão tenso assim desde The Evil Within.

Resident Evil 7 Teaser: Beginning Hour
Desenvolvedor:
Capcom
Lançamento: 14 de junho de 2016
Gênero: Survival horror
Disponível para: PS4

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.