Crítica | Star Wars Rebels – 3X06: Imperial Supercommandos

estrelas 5,0

  • Obs.: contém spoilers do episódio.
  • Confiram todas as nossas críticas da série aqui.

O sexto episódio da terceira temporada de Star Wars Rebels novamente nos traz um foco em Sabine, uma personagem que certamente está ganhando mais atenção este ano, já tendo protagonizado o capítulo The Antilles Extraction. Embora soe como um mero filler de imediato, Imperial Supercommandos faz o que Rebels sabe fazer de melhor: expandir a mitologia de Star Wars ao mesmo tempo que lentamente acrescenta mais peças à Rebelião. Temos aqui um episódio bastante contido em si próprio, mas que consegue mostrar como essa temporada se diferencia das outras, não se limitando aos clássicos encontros com os stormtroopers imperiais.

Ao perderem contato com os Protetores de Concord Dawn, que foram introduzidos no décimo segundo capítulo da segunda temporada, The Protector of Concord Dawn, Sabine, Ezra, Fenn Rau e, é claro, Chopper, são enviados para investigar. Ao chegarem lá, contudo, descobrem que a base fora destruída por mandalorianos que agora servem o Império. Cabe aos quatro investigar o local e conseguirem sair de lá com vida, visto que os inimigos já descobrem a intrusão em seu território de imediato.

Embora tenham sido amplamente explorados no universo expandido, desde Knights of the Old Republic até publicações que abordam um período mais próximo do Império, os mandalorianos ainda foram pouco trabalhados no novo cânone – a aparição dessa civilização, por enquanto, se limita a Clone Wars e, é claro, Rebels. Eles são, portanto, um acréscimo muito bem vindo ao seriado, especialmente tendo em vista que Dave Filoni, showrunner do seriado, mantém um respeito considerável ao Universo Expandido – vide a aparição do Grão Almirante Thrawn, que parece ter sido tirado direto das páginas de Herdeiro do Império. Estamos, é claro, falando de um grupo muito importante dentro da mitologia da franquia, afinal, Boba e Jango Fett são mandalorianos e o primeiro é um fan-favorite desde os tempos do lançamento de O Império Contra-Ataca.

Mais importante, contudo, é a revelação de um pouco mais da vida de Sabine. O que sabíamos sobre ela era somente que ela havia abandonado a academia Imperial, algo que já tínhamos conhecimento desde a primeira temporada. Desde então, quase nenhuma informação nos fora oferecida sobre a personagem e um aumento da profundidade sempre é bem-vindo. Aqui descobrimos sobre sua família e como, aparentemente, eles ressentem o fato da menina ter abandonado sua aspiração de servir o Império. Pelo que vimos nos trailers da temporada, especialmente o trecho no qual a mandaloriana segura uma espada negra, é de se esperar que ela tenha um maior foco nos próximos episódios.

Não poderia me esquecer de comentar sobre a fantástica cena de ação do episódio, com Sabine voando com seu recém adquirido jetpack enquanto segura Ezra, que rebate os tiros de seus perseguidores. Certamente uma das melhores sequências de ação da série, que dispensa outros jedis a favor de um bom blaster ao seu lado. É sempre importante lembrar que o universo de Star Wars não se resume unicamente à Força e o capítulo atual faz um ótimo trabalho em relação a isso.

Imperial Supercommandos é um episódio bastante contido de Star Wars Rebels, mas que expande a mitologia da série e se aprofunda em um dos personagens que mais gostamos. Com vinte e dois capítulos ao todo, a série tem o luxo de nos trazer essas histórias, que são muito mais que um filler e sim uma forma de aprendermos mais sobre Star Wars, visto que o cânone foi todo “zerado” após a aquisição da Lucasfilm pela Disney. Além disso, mais um estrategista se junta à Rebelião, aumentando a força militar do grupo e lentamente construindo um cenário mais favorável na luta contra Thrawn.

Star Wars Rebels – 3X06: Imperial Supercommandos (EUA, 2016)
Showrunner:
Dave Filoni
Direção:
Steward Lee
Roteiro:
Christopher Yost
Elenco:
Taylor Gray, Vanessa Marshall, Freddie Prinze Jr., Tiya Sircar, Steve Blum, Dee Bradley Baker, David Oyelowo,  Derek Partridge, Stephen Stanton, Jim Cummings, Sam Witwer, Nathan Kress
Duração: 
22 min.

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.