Crítica | Star Wars Rebels – 3X16: Through Imperial Eyes

rebels-3x16-plano-critico

estrelas 5,0

  • Contém spoilers do episódio.
  • Confiram todas as nossas críticas da série aqui.

Em virtude do desenvolvimento do arco pessoal de Sabine Wren, fomos deixados, por algumas semanas, em pausa quando se trata dos avanços de Thrawn para descobrir a localização da base rebelde e do espião dentro do Império. Through Imperial Eyes, décimo sexto capítulo da terceira temporada da série animada, então, retoma essa subtrama, nos trazendo o que facilmente se configura como um dos melhores episódios do desenho, demonstrando toda a força de sua narrativa, que consegue ser desenvolvida plenamente em apenas vinte e dois minutos de duração. Fora isso, temos mais um avanço na trama principal da temporada, podendo significar profundas mudanças para os personagens daqui para frente.

Logo nos minutos iniciais, os diretores Saul Ruiz e Justin Ridge fazem uma brincadeira com o espectador, através de uma sequência em primeira-pessoa focada no agente Kallus, nos dando a entender que o título do episódio nos traria uma aventura, literalmente, através do olhar do Império. O que vemos posteriormente, contudo, leva tal questão para o lado metafórico, colocando Kallus como protagonista do capítulo, enquanto ele próprio está sendo resgatado pelos rebeldes, que se depararam com informações de que a identidade de Fulcrum havia sido comprometida. Tudo se complica quando Thrawn convoca o agente e, consequentemente, Ezra, que estava presente em sua nave, para seu Star Destroyer.

O roteiro de Nicole Dubuc e Henry Gilroy cria uma bela atmosfera de tensão, empregando um ar de espionagem durante toda a duração do capítulo. Em momento algum sabemos o que o Grão Almirante está pensando e isso cria uma perfeita instabilidade nos planos dos rebeldes – sabemos apenas que ele suspeita de algo. A presença do Coronel Yularen atua a favor do episódio, nos dando a ideia de um universo conjunto mais do que nunca – vale lembrar que o personagem fora introduzido logo em Uma Nova Esperança e, posteriormente, aparecera na animação The Clone Wars, atuando, inclusive, como narrador da série.

É bastante gratificante enxergar o quanto Kallus evoluiu desde a primeira temporada, sendo, definitivamente, um dos personagens mais bem construídos de toda a série – não é por mero acaso que os recentes episódios focados nele contam com tamanha força narrativa. Isso, naturalmente, funciona a favor da tensão criada pela ameaça do vilão – genuinamente nos importamos com o futuro do agente e não podemos deixar de imaginar que ele não terá um final tão feliz nessa temporada. Outro aspecto importante é notar que este capítulo sedimentou sua posição como genuíno informante e não como um agente duplo atuando para Thrawn.

Through Imperial Eyes representa mais um grande passo dentro da mitologia dessa fantástica série passada no universo Star Wars. Com um clima de filme de espionagem, acompanhamos um belo desenvolvimento para uma das mais importantes subtramas do desenho, que pode trazer catastróficas repercussões para os rebeldes, especialmente se Thrawn houver decorado os possíveis planetas abrigando a base rebelde que ele tanto procura. Resta torcer para que o agente Kallus continue sendo muito bem utilizado no restante desse terceiro ano do seriado.

Star Wars Rebels – 3X16: Through Imperial Eyes (EUA, 2017)
Showrunner:
Dave Filoni
Direção:
Saul Ruiz, Justin Ridge
Roteiro:
Nicole Dubuc, Henry Gilroy
Elenco:
Taylor Gray, Vanessa Marshall, Freddie Prinze Jr., Tiya Sircar, Steve Blum, Dee Bradley Baker, David Oyelowo,  Derek Partridge, Stephen Stanton, Jim Cummings, Sam Witwer, Nathan Kress, Lars Mikkelsen
Duração: 
22 min.

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.