Crítica | Star Wars Rebels – 3X17: Secret Cargo

sw-rebels-secret-cargo-plano-critico

estrelas 4,5

  • Contém spoilers do episódio.
  • Confiram todas as nossas críticas da série aqui.

Após nos proporcionar um dos melhores episódios da série, Through Imperial EyesStar Wars Rebels, de maneira praticamente descompromissada, traz, em Secret Cargo, um evento de extrema importância para o Universo Star Wars, mais que sedimentando a ideia de como o seriado consegue trabalhar diversos elementos do cânone da franquia sem se distanciar de sua narrativa principal. Nesse décimo sétimo episódio da terceira temporada da animação, presenciamos o nascimento da Aliança Rebelde, algo que, até então, fora deixado em segundo plano, visto que o foco do desenho se encontra na célula rebelde formada por Ezra, Kanan, Hera, Zeb, Sabine e Chopper.

A trama aqui coloca Ezra, Hera, Zeb e Chopper em uma missão que consiste em abastecer o tanque de naves rebeldes que irão de encontro a eles em um ponto de encontro específico. Pouco sabiam, contudo, que a nave, comandada por Jon Vander (o líder dourado de Uma Nova Esperança) estaria transportando Mon Mothma, que recentemente falara contra o Imperador no Senado e que agora está sendo procurada por todo o Império. Tudo se complica, porém, quando uma sonda imperial detecta a presença dos rebeldes, atraindo a atenção de Thrawn, que envia uma frota imperial para tentar capturar a líder da Rebelião.

Secret Cargo é um dos raros capítulos da série que se passa quase que em sua totalidade no espaço, explorando, portanto, um dos melhores lados da franquia, que não se resume apenas a sabres de luz e à Força. Apesar das batalhas espaciais aqui vistas não ousarem muito no quesito movimentação das naves, temos criativas soluções sendo empregadas, envolvendo a explosão de gases da nebulosa, escapando do simples atirar no inimigo até vencer. O clímax ainda consegue criar uma bela tensão no espectador, através do raio trator do Star Destroyer, por mais que saibamos que eles dificilmente seriam capturados.

O episódio também explora mais a figura de Thrawn como estrategista, conseguindo prever o plano de Hera Syndulla, fato que pode soar pequeno, mas que pode trazer sérias consequências futuramente – com isso aprendemos que o vilão da temporada já conhece a mente da rebelde, fruto evidente de suas observações ao longo dos muitos encontros nessa temporada. Tal ponto dialoga com as vezes que o Grão-Almirante deixou os rebeldes escaparem, algo que fez, claramente, para poder estudá-los e destruir a Rebelião de uma vez só. A estratégia de raramente colocar o antagonista em combate se mantém aqui, fazendo com que as falhas sejam atribuídas a seus subordinados e não a ele, enaltecendo, portanto, sua persona.

O maior destaque do capítulo, porém, ocorre em seus minutos finais, com o discurso de Mon Mothma, que anuncia sua saída do Senado Imperial, que seria extinto não muito tempo depois, durante os eventos de Uma Nova Esperança. Aqui vemos todos os famosos líderes da Rebelião, que aparecem ao longo dos filmes da saga, Bail Organa, Jan Dodonna, dentre outros que deram as caras em Rogue One. Aliás, a mesa redonda espelha claramente a sequência da reunião da aliança no filme spin-off, assim como a frota rebelde, trazendo de volta naves como a Hammerhead Corvette, além da clássica Tantive IV.

Em apenas vinte e dois minutos, Star Wars Rebels consegue mais uma vez demonstrar sua importância para o universo Star Wars, colocando em tela a formação da Aliança. Cada vez mais nos aproximamos dos eventos de Rogue One e do Episódio IV, anunciando um possível término da série animada, por mais que ela tenha sido renovada para uma quarta temporada, que, provavelmente, será a última. Beiramos o fim desse ano, com apenas mais três episódios pela frente (o último com duração estendida de 44 min.), não seria nenhuma surpresa que os próximos capítulos carregarão um peso similar ao dessa semana.

Star Wars Rebels – 3X17: Secret Cargo (EUA, 2017)
Showrunner:
Dave Filoni
Direção:
Bosco Ng
Roteiro:
Matt Michnovetz
Elenco:
Taylor Gray, Vanessa Marshall, Freddie Prinze Jr., Tiya Sircar, Steve Blum, Dee Bradley Baker, David Oyelowo,  Derek Partridge, Stephen Stanton, Jim Cummings, Sam Witwer, Nathan Kress, Lars Mikkelsen,  Genevieve O’Reilly
Duração: 
22 min.

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.