Crítica | Supergirl – 2X13: Mr. & Mrs. Mxyzptlk

estrelas 3,5

Obs: Há spoilers. Leiam as críticas dos demais episódios aqui.

Nas últimas semanas, Supergirl tem realmente mostrado ao que veio, nos entregando episódios que não só expandem a mitologia da série, como conseguem trabalhar cuidadosamente cada um de seus personagens. Naturalmente que uma forte preocupação surgiu quando, no desfecho do capítulo anterior, Mr. Mxyzptlk apareceu simplesmente do nada, podendo mais uma vez atrasar a relação entre Kara e Mon-El, que permanecia em um eterno vai e vem. De fato, é exatamente isso o que acontece aqui em Mr. & Mrs. Mxyzptlk, que não passa de um grande filler de Valentine’s Day, mas, felizmente, isso não quer dizer que o capítulo seja necessariamente ruim.

Ao surpreender o casal prestes a se beijar no apartamento de Kara, o ser, aparentemente mágico, de nome extremamente complicado, proclama seu amor por Supergirl e já a pede em casamento. Evidente que Kara não aceita, mas isso não impede que Mxyzptlk pare de tentar ganhar o coração da heroína através de feitos grandiosos, incluindo conjurar uma criatura para atacar National City, somente para que ele possa aparecer e salvar a cidade. Dito isso, todo o DEO se encarrega de encontrar uma forma de mandar indivíduo de volta para a quinta dimensão, de onde descobriram que ele veio. Enquanto isso, Wynn e Alex contam com seus próprios problemas envolvendo o dia dos namorados.

Se analisado de forma independente, não estamos falando de um episódio ruim de Supergirl. Ele consegue dar uma renovada na estrutura de vilão da semana de maneira inusitada, aproveitando o humor característico do seriado para construir a ameaça do ser de outra dimensão. Tirando um breve trecho, estamos diante de um capítulo praticamente ausente de combates, com Kara tendo de descobrir uma forma de mandar a criatura embora sem acabar com sua vida. O episódio aproveita para trabalhar a relação entre a protagonista e Mon-El, já definindo uma porção de como será o relacionamento entre os dois.

Quando olhamos para Mr. & Mrs. Mxyzptlk com toda a temporada em mente, contudo, ele acaba deixando a desejar. No episódio anterior vimos um impactante desenvolvimento de personagens, com Lena Luthor demonstrando ser mais do que ela revela para o mundo, possivelmente abrindo caminho para uma verdadeira nêmesis de Supergirl, além disso, Lilian escapara da prisão, portanto, era de se esperar que alguma delas desse as caras aqui. O que recebemos, porém, é um banho de água fria, através de um capítulo que, de fato, não acrescenta em nada, chegando ao ponto de nos colocar exatamente aonde fomos deixados no término de Luthors.

Condenar completamente o capítulo por isso, todavia, seria um equívoco, já que esta é exatamente a proposta estabelecida por ele. Estamos falando de um episódio especial de Valentine’s Day e não poderíamos esperar muito mais que isso e, de fato, ele consegue acertar no tom sem soar piegas demais. Não podemos deixar de querer que este se encaixasse melhor nos eventos que tem ocorrido ao longo dessa segunda metade do ano de Supergirl. Felizmente, para nos fazer esquecer disso, temos uma divertida interpretação de Peter Gadiot, que soa tão surreal quando o seu personagem pede.

Mr. & Mrs. Mxyzptlk não oferece muito para a trama principal desse segundo ano do seriado, mas não deixa de ser um bom episódio. Ele poderia ter uma trama menos desconexa do restante da temporada? Claro! Mas isso não faz dele uma história a qual não possamos aproveitar. Com um personagem surreal da quinta dimensão, temos aqui uma aventura que se diferencia do restante que vimos na série até então, um capítulo que se resolve através de criativas soluções e não o velho bate e apanha, sabendo abordar com eficácia a temática do Valentine’s Day.

Supergirl – 2X13: Mr. & Mrs. Mxyzptlk — EUA, 2017
Showrunner: Andrew Kreisberg, Greg Berlanti, Ali Adler
Direção: Stefan Pleszczynski
Roteiro: Jessica Queller, Sterling Gates
Elenco: Melissa Benoist, Chyler Leigh, Peter Gadiot, Jeremy Jordan, Chris Wood, David Harewood, Tyler Hoechlin,  Calista Flockhart, Katie McGrath, Brit Morgan
Duração: 41 min.

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.