Crítica | The Hollow Crown: Henrique V

estrelas 4Confesso que sou extremamente leigo em se tratando de William Shakespeare (apenas suas obras mais famosas me são conhecidas), e portanto, até então tive total desconhecimento de obras como a série The Hollow Crown, e qual não foi minha surpresa quando logo descobri que atores como Ben Whishaw, Jeremy Irons e Tom Hiddleston faziam parte da produção!

Com quatro longos episódios, Henrique V, sua season finale, apesar de parte do conjunto, facilita sua compreensão ao permitir que seja vista de forma isolada ao retratar o curto reinado de Henrique V, um rei sábio e altruísta, temente a Deus e fiel aos princípios morais. Corria-se o sério risco de transformar o personagem numa figura redundante e monótona, mas não apenas o tratamento consegue ser perfeitamente adequado a uma figura virtuosa, como a própria performance de Tom Hiddleston (o Loki de Os Vingadores) consegue atingir o nível adequado de sutileza e autoridade.

Henrique V não é apenas um épico em termos de produção, mas também em seu cerne emocional. Ao ser levado a guerrear contra a França, Henrique V emana coragem e disposição, exibe sua humildade perante os conselheiros e não demonstra êxito em participar da batalha ao lado de seus soldados (além de também ser um romântico, o que certamente deverá atingir o público feminino em cheio). Curioso notar que as expectativas de cada lado da batalha são muito bem exploradas, e a visível inferioridade britânica, em questões físicas e emocionais, fazem emanar uma tensão para fora da tela. São momentos de pura tensão.

Henrique V também é eficiente ao retratar um período político conturbado, algo comum para o século em questão. A ascensão e queda do rei é muito bem retratada pelo roteiro competente que, pelo que dizem as línguas, manteve-se fiel ao texto de Shakespeare. E de praxe, ainda temos um trabalho técnico estonteante, onde cenários e fotografia trazem um tom épico a mais para a obra.

E para mim, apenas resta procurar os episódios anteriores de The Hollow Crown e torcer para que a aventura não termine por aqui.

The Hollow Crown: Henrique V (UK, 2012)
Roteiro: Thea Sharrock, baseado em peça de William Shakespeare
Direção: Thea Sharrock
Elenco: Tom Hiddleston, Mélanie Thierry, Richard Griffths, Julie Walters, John Hurt, Lambert Wilson, Geraldine Chaplin, Edward Akrout
Duração: 132

RAFAEL OLIVEIRA. . . .Cinéfilo ainda em construção, mas que já enxerga na Sétima Arte algo além de apenas imagens e som. Amante de Kubrick e Hitchcock e viciado em música indie, cético e teimoso, mas sempre aberto para novas experiências e estranhas amizades.