Crítica | “Wanted On Voyage” – George Ezra

estrelas 5,0

Depois do sucesso estrondoso de sua música Budapest, que tomou conta das paradas europeias e lhe deu fama repentina na internet, George Ezra surge com seu surpreendente álbum de estreia, Wanted On Voyage. O título faz referência ao adesivo encontrado na maleta do ursinho Paddington da literatura infantil (que ganhou filme em 2014), do qual o cantor é fã.

George é uma figura interessante de apenas 21 anos. Seu som, que mistura folk, blues e flerta sutilmente com o pop (a canção Blame It On Me é o maior exemplo disso), contrasta com sua voz grossa e penetrante, que por sua vez, contrasta com sua aparência de jovem inglês bem comportado. Ezra pode parecer ingênuo e imaturo à primeira vista, porém suas letras e voz características estão aí para provar justamente o contrário.

Wanted On Voyage é um trabalho que demonstra a versatilidade lírica e sonora do rapaz. Em Leaving It Up To You, somos presenteados com um falsetto irresistível. Na maravilhosa Budapest, George clama largar todos os seus bens materiais para ficar com a pessoa amada. Na instigante e misteriosa Did You Hear The Rain? ele afirma que você pode tentar correr e se esconder, mas Lúcifer está te rondando (!). Na estrondosa e marcante Cassy O’, a garota do título é escorregadia e faz com que ele corra atrás dela insistentemente, sempre implorando para que ela não se vá.

O som de George Ezra é tão gostoso de ouvir e de apreciar que até mesmo quem não é adepto do folk deveria conferir (Wanted On Voyage também serve muito bem como porta de entrada para quem quer conhecer esse estilo musical). O álbum também nos dá aquela sensação incrível de inserção em outra cultura; ele tem a capacidade de transportar mentalmente o ouvinte para a Europa, não porque encontramos músicas que se chamam Budapest e Barcelona, e sim por sua honesta e característica sonoridade.

Wanted On Voyage é uma joia da música contemporânea. E George Ezra é uma revelação. Seu primeiro álbum é tão coeso, agradável e irresistível que eu me arriscaria a dizer que é um dos melhores álbuns de estreia que já tive o prazer de ouvir. Dedique um tempo para conhecer o trabalho desse rapaz. Se dê esse presente, porque esse cara vai longe.

PS.: Se possível, tenha acesso a versão deluxe do álbum. Ela vem com quatro faixas que vão fazer você se apaixonar ainda mais pela música de George – dentre elas, dê uma atenção especial às espetaculares Da Vinci Riot Police e Blind Man in Amsterdam. Para uma completa experiência, é obrigatório assistir seus clipes. Listen to the Man conta com a participação do ilustre ator Ian McKellen, em um vídeo muito simpático e divertido. Tudo é imperdível.

Wanted On Voyage
Artista: George Ezra
País: Inglaterra
Lançamento: 30 de junho de 2014
Gravadora: Columbia, Sony
Estilo:
Folk, Blues, Rock

ANDRÉ DE OLIVEIRA . . . . Estudante de Letras e aspirante a jornalista. Ainda se impressiona com o fato de curtir, na mesma intensidade, do cult ao pop; do clássico ao contemporâneo; do canônico ao best-seller. Usa camisa do Arctic Monkeys — sua banda favorita —, mas nada impede que esteja tocando Nicki Minaj no fone de ouvido. Termina de ler Harry Potter e começa um Dostoévski. Assiste Psicose e depois dá play em Transformers. Não tente entender. @andreoliveeira