Doctor Who | O 8º Doutor: Paul McGann

O 8º Doutor

1996 / 2013

Paul McGann nasceu em 14 de Novembro de 1959 em Kensington, Liverpool. Desde cedo , juntamente de seus irmãos, foi incentivado pelos pais a desenvolver seus talentos como ator.

Estudou na Cardinal Allen Grammar School em West Derby,  Liverpool, onde um de seus professores recomendou que entrasse para a Royal Academy of Dramatic Arts. Seguindo o conselho, entrou para a academia, onde efetivamente passou a seguir a carreira de ator.

O marco inicial de sua carreira aconteceu em 1983 na série Give us a Break, pelo canal britânico ITV. A partir daí continuou trabalhando em séries e filmes para a televisão até participar do seu primeiro longa em 1987, Os Desajustados. Em 1996 finalmente fez sua primeira e única aparição como o 8º Doutor, no filme televisivo: Doctor Who – O Senhor do Tempo. Entre os cotados para o papel também estavam Tom Hanks, Jim Carrey,  Harrison Ford e Mark Mcgann o próprio irmão de Paul.

O 8º Doutor em sua TARDIS

O 8º Doutor em sua TARDIS

Sua entrada na série marcou a primeira tentativa de reviver a série, que estava parada desde 1989. McGann regenera a partir de Sylvester McCoy, que faz sua última aparição no mesmo filme. O 8º Doutor apresenta uma personalidade mais romântica, através de uma voz suave e gentil. Ele oscila entre momentos de tranquilidade e agitação, demonstrando ser uma figura bastante emotiva.

Similarmente a outras encarnações, o oitavo Doutor utiliza roupas da era vitoriana – um sobretudo escuro, colete e lenço. Esses trajes foram roubados de uma festa à fantasia, aliás, ele demonstra ser bastante mão leve – na sua pequena aparição, de  menos de 89 min, ele consegue furtar a arma de um policial (sem a utilizar, é claro) e um crachá de um cientista importante.

Apesar de somente ter aparecido na televisão uma vez, o oitavo Doutor teve diversas participações em audiodramas pela Big Finish Productions, uma série de livros, quadrinhos e revistas. Por ter permanecido de 1996 até 2005 (o início da série nova) como o Doutor, tornou-se o que mais teve publicações externas à série em si.

O 8º Doutor durante a última Grande Guerra Temporal

O 8º Doutor durante a última Grande Guerra Temporal

Vale ressaltar que ele foi a encarnação participante da última grande guerra temporal, que marca o fim de Gallifrey e dos outros Time-Lords. A partir daí surge o 9º Doutor, com as diversas cicatrizes emocionais da Guerra, contrapondo a sensibilidade do oitavo.

Primeira aparição como 8º Doutor: Doctor Who – O Filme (1996)

Última aparição: The Night of the Doctor (2013)

Regeneração: The Night of the Doctor (2013)

Primeiras palavras:  Who am I? Who am I?

Últimas palavras: Physician, heal thyself.

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.