Entenda Melhor | A Cronologia do Batman: Ano Três

O Longo Dia das Bruxas natal plano crítico batman

O Ano Três que nos propomos classificar aqui é o da Era Moderna!

As regras e observações sobre o modelo de construção desta linha do tempo são exatamente os mesmos comentadas no texto do Ano 1, que você pode conferir aqui. O foco central da cronologia são sempre as principais histórias canônicas da Era Moderna do Batman, ou seja, o período que vai de Batman: Xamã até a história anterior ao “reboot” dos Novos 52.

.

BATMAN: ANO TRÊS

1991

Uma das características principais deste terceiro ano do Batman da Era Moderna é que existem diversas histórias que se “sobrepõem”, ou seja, são investigações bem longas do Morcego, que demoram diversos meses ou até mesmo o ano inteiro para se concluírem. Aqui, a loucura definitivamente chegava (ou apenas se revelava?) a Gotham.
.

#1. Regras de Compromisso

Batman Confidential #1 a 6

Aqui Batman revela a Alfred que tem, em sua posse, a arma que matou seus pais — mas ele ainda não sabe que pertence a Joe Chill. Primeiro encontro entre Bruce e Lex Luthor nesta Era. Destaque para Lucius Fox, que se tornaria um grande parceiro de negócios de Bruce.

plano critico Regras de Compromisso

.

#2. Volta à Sanidade

Legends of the Dark Knight #65 a 68

Especificamente é a edição #65 se passa aqui. Com a trama espalhando-se entre fevereiro a início de maio, de maneira descontínua (edições #65 a 67 de LOTDK). No entanto, trata-se de uma história confusa em termos de continuidade. Há citações para os encontros anteriores de Batman com o Coringa, a saber, O Homem Que RiVocê Entende os seus Direitos? (Ano Um) e Jornada do Cavaleiro das Trevas (Ano Dois).

Volta à Sanidade plano critico batman

.

#3. Veneno

Legends of the Dark Knight #16 a 20

Início de maio. Apenas a edição #16 de LOTDK se passa nesse ponto da timeline do Ano 3. Após falhar em salvar a vida de uma garotinha, Bruce começa a se culpar pela sua falta de força física – um limite que nem mesmo ele pode ultrapassar. Oportunamente, contudo, o cientista Randolph Porter, pai da menina recentemente falecida, oferece ao herói uma pílula que, supostamente, irá aumentar sua força física. A partir deste ponto, acompanhamos Batman, aos poucos, entrando em um vício pela droga, que, ao mesmo tempo, o deixa mais violento. Mais detalhes aqui.

.

#4. O Longo Dia das Bruxas

The Long Halloween

Início de junho. Aqui se passa apenas a primeira parte da primeira edição da minissérie. Ao trazer à tona alguns elementos dessa nova fase do Morcego, um momento estabelecido após a Crise nas Infinitas Terras, Loeb e Sale arriscaram mexer em um vespeiro canônico de peso, algo que poderia acabar mal. Mais detalhes aqui.

plano critico O Longo Dia das Bruxas

.

#2B e 4B. Volta à Sanidade / Longo Dia das Bruxas

Em meados de junho ocorre a penúltima e a última parte de Volta à Sanidade. No início de julho ocorre a segunda parte da edição #1 de O Longo Dia das Bruxas.

plano critico Volta à Sanidade conclusão plano critico batman
.

Asas de Couro: Final

Meados de julho. Aqui ocorre a última parte de Asas de Couro, trama iniciada no Ano 2.

asas wings batman plano critico

.

#3B e 4C. Veneno / Longo Dia das Bruxas

Ao longo de agosto e setembro se desenvolve e se conclui a trama de Veneno. Entre o final de setembro e 31 de outubro até a véspera de Ano-Novo se desenvolve, de maneira segmentada, o restante da edição #1 e as edições #2 a 4 de O Longo Dia das Bruxas.

O Longo Dia das Bruxas natal plano crítico batman
.

NOTA: Em 1991 temos um Anual do Batman chamado The Last Batman Story, que traz um encontro do Morcegão com Waverider, supostamente passando-se neste Ano 3. Ocorre que os eventos de Zero Hora: Crise no Tempo (1994) bagunçaram praticamente todos os acontecimentos dessa trama. Uma coisa para mim fica certa: os eventos de 1991 ali descritos deixaram de existir, sendo apagados do tempo em Zero Hora. Já o restante da saga é possível que exista mais à frente na linha do tempo do Batman, mas eu ainda preciso ler uma larga pilha de revistas para saber QUANDO.

NOTA 2: A história Batman: Year Three (Batman #436 – 439), se passa, na verdade, no Ano 6, casando com a segunda metade dos eventos de Vitória Sombria, para a chegada de Dick Grayson à vida do Batman da Era Moderna (na minha leitura desses eventos, claro).

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.