Entenda Melhor | Animais Fantásticos e Onde Habitam – Referências e Easter-Eggs

fantastic-beasts-entenda-melhor

Acessem nossa crítica sem spoilers aqui e a com spoilers bem aqui.

Animais Fantásticos e Onde Habitam está repleto de referências a todo o universo criado por J.K. Rowling. Como de costume, montamos nossa lista com todas as referências e easter-eggs que conseguimos encontrar. Se deixamos alguma passar, por favor, comentem abaixo, pois, como de costume, este Entenda Melhor também é de vocês!

E também digam-nos o que acharam de cada um dos easter-eggs que encontramos e discutam suas teorias sobre o filme e os próximos quatro que virão. Obviamente, este artigo conta com inúmeros SPOILERS, portanto recomendamos que prossigam apenas se já tiverem assistido o filme.

1. Lufa-Lufa

cachecol-newt

Apesar de ter sido expulso de Hogwarts, Newt Scamander carrega consigo um cachecol com as cores da Lufa-Lufa, mostrando orgulho pela casa que pertencera na escola de magia e bruxaria. Isso sem falar em suas próprias roupas, que utilizam as mesmas tonalidades.

2. Quadribol

quidditch

Scamander faz uma brincadeira de quadribol quando Mary Lou pergunta a ele se ele é um seeker, referindo-se à sua busca pela verdade que ela prega, para a qual ele responde que é mais para um chaser (perseguidor). No idioma original, essas são duas posições no famoso jogo de quadribol, apanhador e artilheiro respectivamente.

3. Relógio da MACUSA

clock-macusa

O relógio que mostra o grau de exposição à magia na sede da MACUSA é uma clara referência ao relógio da casa dos Weasley, que mostra onde está cada um dos membros da família.

4. Expulsão de Newt

hagrid-hp

O protagonista do filme fora expulso de Hogwarts em condições muito parecidas à de Hagrid, sendo acusados de machucarem outro aluno graças a um animal fantástico. Claro que Hagrid era inocente, o verdadeiro culpado fora Tom Riddle – será que Scamander também não tem culpa alguma? Além disso, os dois foram defendidos por Dumbledore, que protestou contra suas expulsões.

5. Relíquias da Morte / Marca Negra

deathly-hallows

O colar dado a Credence por Graves é o símbolo das Relíquias da Morte. Vale lembrar que Grindewald tinha uma fixação pela Varinha das Varinhas, que chegou a portá-la até a ser derrotado por Dumbledore em 1945. Além disso, o colar tem uma função igual à da Marca Negra, utilizada pelos Comensais da Morte: chamar o seu mestre.

6. Aborto

filch

Abortos são filhos de bruxos incapazes de realizar qualquer tipo de magia. Por um breve momento, Graves acredita que Credence é um, até descobrir que, na verdade, ele criou um Obscurus de tanto conter seu sangue mágico. Nos livros de Harry Potter, o zelador Argus Filch e Arabella Figg, vizinha de Harry, são exemplos dessas pessoas.

7. Petrificus Totalus

neville-longbottom

O famoso feitiço Petrificus Totalus é utilizado por Scamander para imobilizar o gerente do banco. Nos livros e filmes anteriores a magia fora utilizada inúmeras vezes, mas a mais notável foi quando Neville Longbottom foi alvo dela logo no primeiro livro.

8. Legilimens

queenie

Em Animais Fantásticos e Onde Habitam, Queenie é uma Legilimens, uma bruxa capaz de extrair pensamentos dos outros. Na série de livros e filmes anteriores, Dumbledore, Snape, Voldemort e Belatrix Lestrange contam com a mesma habilidade, ainda que em grau muito menor do que da irmã de Tina.

9. Varíola de Dragão

tina_and_queenie

A doença que matara os pais das irmãs Goldstein já aparecera antes em Harry Potter. Na Copa Mundial de Quadribol de 2014 um dos times sofrera uma epidemia da doença, o que o impediu de participar do campeonato.

10. Magia sem varinha

graves-fantastic-beasts

A habilidade de se fazer magia sem o uso de uma varinha já existia previamente, mas sempre fora algo capaz de ser realizado apenas pelos bruxos mais poderosos. Não é à toa que Graves/Grindelwald é quem vemos constantemente fazendo isso em Animais Fantásticos e Onde Habitam, já demonstrando um pouco do poder do bruxo das trevas.

11. Luzes se apagando

harry-light

A sequência de Tina andando na rua enquanto as luzes são apagadas pelo Obscurus soa como uma referência à cena de Dumbledore chegando na casa dos Dursley em Harry Potter e a Pedra Filosofal, na qual ele utiliza o deluminador para apagar as luzes da rua.

12. Poção polissuco?

polyjuice

Grindelwald se disfarça de Graves, da MACUSA, durante todo o filme e nos deixa algumas dúvidas na cabeça: ele teria utilizado a poção polissuco? Ou será que Graves nunca existira? Esperamos que seja a primeira opção, visto que não há como o bruxo subir de posição tão rápido dentro da organização.

13. Feitiço Indetectável de Extensão

hermione-bag

A mala de Scamander muito provavelmente conta com esse feitiço para ficar tão grande por dentro. Vale lembrar que o feitiço indetectável de extensão fora utilizado por Hermione (em sua bolsinha), em Harry Potter e as Relíquias da Morte, no baú de Barty Crouch, que mantém Alastor Moody preso e nas tendas do Torneio Mundial de Quadribol, em O Cálice de Fogo.

14. Penseira

dumbledore-pensieve

A câmara de execução que vemos no QG da MACUSA nos remete imediatamente à Penseira de Dumbledore, que extraía lembranças e as armazenava ali para  preservá-las e analisá-las posteriormente

15. Alohomora

alohomora

Outro feitiço que dá as caras duas vezes no filme é a clássica magia para se abrir portas. Na obra, ela é utilizada por Newt, para abrir o cofre do banco e por Queenie, que tenta entrar na sala de Graves com ele, mas fracassa.

16. Pelúcio

felucio

A criatura apaixonada por qualquer coisa de valor já fora mencionada em Harry Potter anteriormente. Rony Weasley especificamente diz que queria muito um desses animais.

17. Feitiço de proteção

shield-charm

O domo que é criado em torno da estação City Hall, no fim de Animais Fantásticos, é igual ao feitiço utilizado para proteger Hogwarts do ataque dos Comensais da Morte em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2.

18. Par romântico

newt-e-tina-no-macusa-1

No livro Animais Fantásticos e Onde Habitam a biografia de Newt Scamander diz que ele é casado com Porpentina Goldstein e o final do filme já encaminha os dois para essa direção. O neto dos dois, Rolf, ainda se casa com Luna Lovegood posteriormente. Isso sem falar que um dos membros da Armada de Dumbledore se chama Antonio Goldstein, um aluno da Corvinal.

19. Lestrange

beallatrix

A famosa família de Bellatrix é citada em Animais Fantásticos. No filme, Newt tinha uma amiga muito próxima dessa família, que estudava junto com ele em Hogwarts – aparentemente, contudo, ela seguia os mesmos ideais de sua família, o que provavelmente foi a causa da separação dos dois.

20. Erumpente

erumpent

Uma das criaturas que escapa da maleta de Newt, o Erumpente, com o qual o bruxo faz um ritual do acasalamento, já fora citado antes em Harry Potter e as Relíquias da Morte. Tanto no livro quanto no filme, Xenophilius Lovegood conta com um chifre da criatura pendurado em sua casa.

21. Ovos de Occamy

occamy-fantastic-beasts

A receita da linha de produtos para cabelo de Gilderoy Lockhart conta com ovos de Occamy como um de seus ingredientes. Em Animais Fantásticos, suas cascas são dadas de presente a Jacob por Newt, para que o non-maj possa abrir sua tão querida padaria.

22. Frank

thunderbird

O pássaro de trovão que vemos em Animais Fantásticos, nativo da América do Norte, está no brasão da escola de magia e bruxaria de Ilvermorny, que recebeu um conto dedicado a ela escrito pela própria J.K. Rowling.

23. Gira-Gira

billywig

Billiwig, no original, é uma das criaturas mágicas que vemos em Animais Fantásticos. O animal já fora citado antes em Harry Potter e as Relíquias da Morte. No livro, Xenophilius Lovegood utiliza suas asas em sua recriação do diadema de Rowena Ravenclaw.

24. Capa da Invisibilidade

fanstastic-beasts-and-where-to-find-them

Na saga original, as capas de invisibilidade são feitas com pelo de Seminviso, a criatura que fica invisível em Animais Fantásticos. Naturalmente a capa de Harry não é uma dessas, visto que foi uma das relíquias deixadas pela Morte no conto dos três irmãos.

25. Barriga-de-ferro Ucraniano

ironbelly

Newt Scamander diz a Jacob que, durante a Primeira Guerra, estivera cuidando dessa espécie de dragão. Em Harry Potter é um desses que guarda o cofre de Bellatrix Lestrange, conforme vemos em Relíquias da Morte.

##########

E aí, deixamos passar alguma referência? Deixe nos comentários abaixo as que não conseguimos identificar!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.