Entenda Melhor | As Surpresas e a Cena Pós-Créditos de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido

Atenção: Este texto está repleto de spoilers tanto de Dias de Um Futuro Esquecido quanto dos filmes anteriores dos X-Men.

Filmes de super-heróis e suas mil e uma referências! Como todo bom filme desde Homem de Ferro, não podia faltar uma cena pós-creditos nos dando uma breve visão do próximo longa-metragem. Dito isso, fizemos aqui algo parecido com o nosso trabalho em cima de Thor 2Capitão América 2, trazendo à tona todos os easter-eggs que conseguimos identificar e uma explicação da cena pós-créditos. Se notaram algo que não está neste artigo, por favor, comentem lá embaixo. Se quiserem saber mais sobre o filme, mas sem spoilers, basta clicar aqui.

1. Easter Eggs da Marvel

1.1. Os Maximoff

scarlett-quicksilver_pc

Pietro Maximoff, também conhecido como Mercúrio (Quicksilver para os íntimos) é, nos quadrinhos, o filho de ninguém menos que Magneto! Em Dias de Um Futuro Esquecido praticamente temos isso confirmado com o diálogo entre Pietro e Erik na fuga da prisão.

Você contola metal? Minha mãe conhecia alguém que podia fazer isso.

Os detalhes dos Maximoff, porém, não acabam por aí. Na cena em que vemos Magneto aterrorizando o mundo diante das câmeras, e, por alguns instantes temos um plano de Quicksilver assistindo a televisão, sua irmã aparece em seu colo. Essa menina poderia ser muito bem sua irmã dos quadrinhos, Feiticeira Escarlate.

1.2. Chris Claremont e Len Wein

Chris (esquerda) e Len

Chris (esquerda) e Len

Não temos a costumeira aparição de Stan Lee, mas sua ausência é compensada por duas grandes figuras do mundo das HQs. O primeiro é Len Wein, criador de personagens como Tempestade e Wolverine, que faz uma ponta como um dos membros dos embaixadores Vietnamitas. O segundo é Chris Claremont, responsável por quadrinhos como Wolverine e Dias de Um Futuro Esquecido, que aparece como um dos políticos ao lado de Nixon.

1.3. Twentieth Century Fox

20thcentury_dofp

Um rápido detalhe, mais a título de curiosidade. A sequência inicial da Twentieth Century Fox  desaparece, deixando apenas o seu X por último na tela.

1.4. A Irmandade de Mutantes

toaddaysoffuture

Quando Erik faz seu discurso perante as câmeras não é só Mercúrio quem está assistindo. Também vemos os mutantes libertados por Raven no acampamento militar. Um deles (Havok) já conhecemos de Primeira Classe, mas quem são os outros?

Ink – Membro fundador do grupo Young X-MenDe fato ele não é um mutante, seu poderes são provenientes das tatuagens em seu corpo, realizadas por um tatuador mutante cujo poder é garantir habilidades relacionadas aos desenhos feitos por ele. No filme as tatuagens que podemos ver são as de tóxico (permitindo que ele faça qualquer um, se sentir extremamente enjoado) e a da Phoenix Force (possibilitando a utilização dos poderes da fênix).

Spyke ou Quill – Esse daqui chega a gerar dúvidas, pois sua aparência no filme não condiz com seus poderes (invadir a mente de alguém e fazê-los desmaiar), com isso, podemos apenas especular qual desses dois mutantes ele pode realmente ser. Spyke teve apenas uma breve aparição na animação X-Men Evolution e, como o nome sugere, consegue expulsar espinhos de seu corpo. Quill já vimos em O Confronto Final e possui espinhos em seu corpo.

Toad – Quem assistiu o primeiro longa-metragem dos X-Men irá, certamente, se lembrar deste. Seus poderes, além da lingua e saliva adesiva, garantem a ele uma maior agilidade, reflexos e força nas pernas, permitindo-o realizar gigantescos saltos.

1.5. Objetos de Primeira Classe

7b-items

Magneto não poderia ficar sem seu capacete, certo? Na cena que o vemos tomando de volta o que é seu, também nos são mostrados os objetos (e partes corporais) de mutantes de Primeira Classe. Mais especificamente, as asas de Angel, a roupa de Havok e a moeda utilizada para matar Sebastian Shaw.

1.6. Bishop

bryan-singer-confirms-bishop-and-warpath-for-x-men-days-of-future-past-133252-a-1366870672

Bishop pode não aparecer muito no novo filme, mas ele traz consigo duas claras referências ao seu personagem nos quadrinhos. A primeira é o M marcado em seu rosto, que corrobora sua origem nos campos de concentração Sentinela do futuro. A segunda é o fato dele ser o primeiro a ser enviado para o passado por Kitty, fazendo uma alusão às suas viagens no tempo das HQs.

1.7. Apartamento de Wolverine

Wolverine-Apartment

Essa daqui é tão rápida quanto a aparição da Vampira. No quarto onde Logan acorda no passado podemos enxergar uma foto do Mt. Fuji, fazendo uma clara referência à história de Chris Claremont e Frank Miller na revista Wolverine, onde o mutante viaja ao Japão e luta contra o Samurai de Prata. Sim a história é adaptada para o recente Wolverine Imortal, mas este parece ter sido completamente ignorado por Bryan Singer (algo que, pessoalmente, não vejo nenhum problema).

1.8. Os mutantes experimentados

experimentadosmutantes--pc

Vemos apenas de relance, mas já é o suficiente para nos chocar (e a Mística também). Quando nossa metamorfo preferida invade o escritório de Trask, nos documentos por ela analisados, nos são mostrados fotos de mutantes experimentados no programa Sentinela. Estes são os mesmos que acompanham Magneto no fim de Primeira Classe: Azazel, Emma Frost, Banshee e Angel.

1.9. Filhos de Wolverine

wolverinesons_pc

Quando Hank pergunta a Wolverine se ele é pai ou não obtemos a seguinte resposta: Sure as hell hope not (realmente espero que não). Tal frase pode indicar uma referência aos filhos de Wolverine, Daken e Laura (que, na verdade, é uma clone do Carcaju), nos quadrinhos. Ambos tentam matar o pai

1.10 Poderes dos Sentinelas (Lady Deathstrike, Darwin, Emma Frost)

2x2

Na luta final entre os Sentinelas e os mutantes no futuro, podemos observar a utilização de poderes distintos por parte das máquinas. Daqueles não pertencentes a personagens do próprio filme, podemos ver: as garras de Lady Deathstrike (que aparece em X-Men 2), a carapaça de Darwin e o corpo de cristal de Emma Frost.

1.11. Magneto – Ultimate X-Men

magneto_ultimatexmenpc

Não é a primeira vez que vemos Magneto alterando os Sentinelas para poder controlá-las. O mesmo ocorre no primeiro arco de Ultimate X-Men, onde o mestre do magnetismo altera o hardware das máquinas para caçar humanos ao invés de mutantes. Além disso, o discurso de Erik, ameaçando o presidente em frente às câmeras também esta presente nessa história dos quadrinhos.

1.12. Wolverine x Magneto

4c-Magneto-metal-ripping-Wolverine

Mais uma referência aos quadrinhos: na cena em que Magneto empala Wolverine cruelmente, podemos observar uma incrível semelhança com o clássico quadro em que o Mestre do magnestismo retira o adamantium dos ossos do Carcaju.

1.13. O Filho de William Stryker

jasonstrykerdofp_pc

Em uma conversa entre Trask e Stryker, o cientista pergunta ao futuro cabeça do projeto Arma X sobre seu filho. Para quem não lembra, Jason Stryker conta com um papel de destaque em X2 – tendo sido lobotomizado pelo seu pai por ser um mutante, William passa a utilizar os fluidos cerebrais do filho para controlar a mente de mutantes. Nos quadrinhos, Jason é conhecido também como Mastermind e faz parte da primeira geração da Irmandade de Mutantes.

Agradecemos à nossa leitora, Camilly, por nos lembrar dessa citação em Dias de Um Futuro Esquecido!

2. Outros Easter Eggs

2.1. Metropolis

metro1

Apesar de sua clara alusão aos campos de concentração nazistas, o futuro distópico apresentado em Dias de Um Futuro Esquecido fazem uma clara referência ao clássico Metrópolis de Fritz Lang.

2.2. Exterminador do Futuro

terminatordofp_pc

Essa daqui é mais óbvia. Quando Wolverine volta a 1973  e é encontrado nu em seu quarto, sua fala é: vocês acreditariam se eu dissesse que sou do futuro? Tal frase nos remete a Exterminador do Futuro, nos quais os viajantes sempre aparecem sem roupas.

2.3. Star Trek

i-am-captain-kirk

Temos um pouco de metalinguagem nessa daqui. A aparição de Capitão Kirk é proveniente do episódio The Naked Time, da série original de Star Trek. No episódio a tripulação da Enterprise é tomada por uma condição que provoca  ações irracionais. A solução de Kirk é ordenar uma manobra da Enterprise que os envia para três dias no passado, consertando as ações de sua equipe. Com isso, podemos tirar, além da referência óbvia à trama de Dias de Um Futuro Esquecido, que Singer se refere aos erros cometidos em O Confronto FinalX-Men Origens e Wolverine: Imortal.

2.4. Oppenheimer

oppenheimerdofp

Agora, eu me torno a Morte, o destruidor de mundos

Oppenheimer é considerado um dos pais da bomba atômica quem, posteriormente, buscou limitar a proliferação de armas nucleares. No durante a cerimônia de revelação dos Sentinelas por Nixon, o presidente americano cita o cientista, trazendo à tona o tom de precaução da obra, avisando sobre as consequências dos rápidos avanços tecnológicos.

4. (Quase) Nada de Vampira

roguedofp

Não é só o poder de Kitty Pryde que é utilizado de maneira estranha no novo filme. A habilidade de adaptação dos Sentinelas, no filme retirados dos genes de Raven, se encaixaria melhor com outra mutante, Vampira. Gerando polêmica antes do lançamento de Dias de Um Futuro Esquecido, o corte das cenas da personagem pode revelar uma mudança de última hora na trama do longa-metragem. A sequência cortada do produto final consistia em uma resgate. Vampira estava presa em uma prisão Sentinela e os X-Men foram à sua ajuda. Isso poderia significar que a mutante fora experimentada, gerando o poder das máquinas em absorver as habilidades de cada mutante. Tal possibilidade ganha mais vida se levarmos em conta a surpresa de Bobby Drake ao ver o Sentinela se adaptando aos seus poderes..

5. A Cena Pós-Créditos

X-Men-Days-of-Future-Past-8

Chegamos, enfim, ao ponto esperado: quem é aquele ser da cena pós-creditos? Para qualquer leitor dos quadrinhos ou que tenha acompanhado as notícias dos filmes dos mutantes, fica fácil adivinhar. Quem vemos construindo as pirâmides é ninguém menos que Apocalipse, que já foi confirmado como vilão do próximo filme. Agora: quem é Apocalipse? O mutante apareceu primeiramente  na revista X-Factor #5, um spin-off de X-Men. Ele nasceu na cidade de Akkaba, no antigo Egito, há 5000 anos. Seu nome original, En Sabah Nur, pode ser escutado nos cantos daqueles que o reverenciam na cena pós-créditos.

Além de ser considerado o primeiro mutante, Apocalipse é um ser praticamente invencível com poderes que o possibilitam alterar as moléculas de seu corpo, permitindo-o ganhar praticamente qualquer habilidade. Tais poderes foram ainda aumentados através da absorção de tecnologia celestial. Além desses ele é telepata, possui poderes telecinéticos e tecnopatas, permitindo-o interagir com qualquer tecnologia, seja do futuro ou do passado. Mas calma, ele ainda é um gênio em física, genética, biologia e engenharia, além de seu grande conhecimento de estratégia. Não esqueçamos, também, que ele é imortal. Se não bastassem todos os poderes que tornam qualquer luta contr o ser, no mínimo, injusta, o mutante egípcio ainda conta com um séquito de seguidores e quatro subalternos especiais, nomeados os quatro cavaleiros do apocalipse – sim, tirados da Bíblia: Peste, Guerra, Fome e Morte. Estes também podem ser vistos de relance na cena pós-creditos, ao fundo.

E o que pode significar um filme com este vilão? Basicamente iremos fugir da rivalidade Magneto x Xavier e seremos apresentados à ideologia do novo antagonista: a sobrevivência do mais forte. Apocalipse não tem preferências por mutantes ou humanos e sim por aqueles com maior capacidade de sobrevivência (é claro que os homo-superior tem mais chances nesse quesito). Seja por questões ideológicas ou por simples medo, veremos diversos personagens mudando de lado, aliando-se ao mutante imortal. Vale lembrar que o filme irá se passar nos anos 80, em outras palavras, teremos McAvoy e Fassbender reprisando seus papéis. Dentre os novos mutantes que irão aparecer, podemos esperar Sr. Sinistro, um dos principais servos de En Sabah Nur.

Aqueles que não gostaram da aparência do vilão na cena final, não se preocupem, além daquele não ser o ator do novo filme em si, Apocalipse pode alterar sua forma à bel prazer.

Apocalypse

Então, o que acharam de todas essas referências? Se perceberam mais alguma, por favor, nos digam! Comentem aqui embaixo e nos ajudem a completar este artigo.

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.