Entenda Melhor | As Surpresas e as Cenas Pós-Créditos de Capitão América 2

*Se não ficou claro pelo título, o artigo que segue é cheio de SPOILERS dos filmes da Marvel em geral e em especial das surpresas e cenas pós-créditos de Capitão América 2. Leiam por sua conta e risco!

Atualização: se quiserem saber detalhes das cenas pós-créditos de Thor 2: O Mundo Sombrio, cliquem aqui.

Tem MUITA coisa para falar de Capitão América 2: O Soldado Invernal. Saí do filme com os miolos fundidos tamanha a quantidade de referências ao Universo Marvel, de ligações com outros filmes do Universo Cinematográfico Marvel e outras sem nenhum relação com a Marvel, mas não menos importantes e bem sacadas.

Com base nisso e assim como fiz com Thor 2, resolvi tratar aqui de tudo que eu consegui ver em minha sessão da fita no cinema que, em escolha consciente, vi sem o 3D para poder realmente prestar atenção em tudo. Dividi em três seções: easter eggs da Marvel, easter eggs de outras fontes e cenas pós-créditos. Se acharem outras referências, quiserem me corrigir ou tiverem alguma dúvida, é só escrever lá nos comentários. Quem quiser saber mais sobre o filme, só que sem spoilers, é só clicar aqui.

1. Easter Eggs da Marvel
(surpresas escondidas no filme
referentes ao Universo Marvel):

1.1. Viúva Negra de caso com o Gavião Arqueiro:

Apesar de durona e do estratégico beijo que ela “força” o Capitão a dar nela, a Viúva Negra (Scarlett Johansson) não consegue esconder seu caso com o Gavião Arqueiro. Que caso? – vocês perguntarão. Ah, tá na cara né? Os dois trabalham para a S.H.I.E.L.D. e, além disso, em Os Vingadores, eles ficaram de papinho furado um tempão. Óbivo que eles tinham algum tipo de relacionamento além do profissional, não? E parece que a insensível Viúva Negra não é tão insensível assim, pois faz questão de marcar o “namoro” com um presentinho do Gavião, que parece ter flechado o coração da moça. Vejam a prova:

Black Widow Hawkeye

Sim, é o pescocinho da Viúva e sim, é uma flecha. Querem achar com mais facilidade, dêem uma olhada no trailer do filme. Se passarem quadro-a-quadro, vocês encontrarão. Se não tiverem paciência, apenas confiem em mim! Sortudo esse Clint Barton, não?

1.2. Ed Brubaker fazendo ponta:

Ed Brubaker? Quem é esse cara? Bem, ele é “só” um dos grandes roteiristas de quadrinhos em atividade e responsável pelos arcos narrativos em que o filme foi baseado. Ele criou o Soldado Invernal e todo seu passado como assassino profissional que é congelado depois de cada missão cumprida. E, assim como o easter egg obrigatório de Stan Lee, Brubaker ganhou seus merecidos segundos de fama no cinema, além de um agradecimento especial nos créditos (que, obviamente, vocês viram, não?).

Querem ver o Brubaker em cena literalmente ao lado de seu vilão/herói? Pois vejam:

brubaker winters soldier

Vou dar uma pista: ele NÃO é o cara sem camisa e com braço biônico que está prestes a ter sua memória apagada novamente…

Para não acharem que estou louco, olhem a  foto dele quando não é um cientista da Hydra fazendo maldades com soldados desmemoriados:

ed brubaker

1.3. Stan Lee e sua ponta padrão:

Se eu falei de Brubaker, não poderia deixar de falar de Stan Lee, figurinha já tradicional em todos os filmes da Marvel. Ele aparece como o guarda do museu aeroespacial do complexo Smithsonian, quando o Capitão vai lá roubar seu velho uniforme de guerra. Bem divertida a participação dele, como quase sempre.

mosaico stan lee

1.4. Eu como meu chapéu se o subtítulo de Capitão América 3 não for “A Morte do Capitão América”:

Sim, isso mesmo. Vamos bater uma aposta? Então deixa eu primeiro dizer as razões para eu achar isso:

a) A Marvel está apostando pesado em Capitão América 3, a ponto de não ter trocado a data de estreia – 06.05.2016 – apesar da Warner ter anunciado que Superman vs. Batman (ou seja lá o título que derem à continuação de Homem de Aço) vai estrear nesse mesmo dia. Tudo pode ainda mudar, claro, mas se tem algo que pode desbalancear o poder atrativo de Batman e Superman em um mesmo filme é um evento como a morte do Capitão, conforme Ed Brubaker escreveu depois da linha narrativa do Soldado Invernal nos quadrinhos do Capitão América.

b) Não se convenceu que a Marvel vai matar um de seus personagens mais importantes? Bom, primeiro, em quadrinhos da Marvel (e da DC também, convenhamos), morte é um estado transitório que sempre – com apenas uma exceção, não é Tio Ben? – resulta na volta do herói. Assim, ele pode simplesmente voltar dos mortos com alguma desculpa esfarrapada depois. Mas os elementos da morte dele estão TODOS lá.

c) E que elementos são esses? – os mais céticos perguntarão. Bom, basicamente todos os possíveis:

c.1) Chris Evans já anunciou que Capitão 3 será seu quinto (sexto, se contarmos com a ótima micro-ponta em Thor 2) e último filme em que faz o papel.

c.2) O Soldado Invernal, nos quadrinhos, toma a manto do Capitão, depois do assassinato do bandeiroso pelas mãos de Ossos Cruzados. E Sebastian Stan, que vive Bucky/Soldado Invernal já anunciou que assinou contrato para cinco filmes da Marvel. Reparem na foto de destaque desse post, que reproduzo abaixo novamente:

captain easter eggs im des final

Essa cena é focalizada no filme por alguns segundos no meio de uma intensa briga. É ou não é uma pista de que o Soldado Invernal será o Capitão?

c.3) Sabem qual é o nome do principal soldado da S.T.R.I.K.E., a tropa de elite da S.H.I.E.L.D. que trabalha secretamente para a HYDRA? Brock Rumlow. E quem é Brock Rumlow nos quadrinhos? Ossos Cruzados (Crossbones). Onde você já ouvi esse nome antes? Ora, no item (c.2) logo acima. Ele é o cara que mata o Capitão América nos quadrinhos. E, se vocês repararam bem, apesar de um porta-aviões aéreo ter despencado em sua cabeça, Rumlow aparece vivo, sendo levado para uma ambulância todo queimado no finalzinho do filme (isso, provavelmente, justificará o uso de uma máscara). E, como se isso não bastasse, o ator Frank Grillo, que vive o personagem, já disse que assinou contrato para outros filmes da Marvel.

mosaico crossbones

Mas claro, tudo pode mudar. Só que mantenho minha aposta! Alguém encara?

1.5. Doutor Estranho vem aí, lá, lá, lá, lá, lá, lá!

Especulação para cá, fofoca para lá. Discussões mil na internet. Mas uma coisa sempre foi considerada meio que uma verdade: um filme do Doutor Estranho na fase 3 do Universo Cinematográfico Marvel (que começa logo depois de Os Vingadores 2: Era de Ultron). Doutor quem? Estranho, minha gente, Doutor Estranho: o mago supremo do Universo Marvel.

strange final

E porque eu falo dele aqui? Porque seu nome verdadeiro é Stephen Strange e esse nome é muito claramente mencionado como possível alvo da Hydra pelo agente traidor Jasper Sitwell (Maximiliano Hernández), quando a Viúva usa métodos pouco ortodoxos para extrair informações do cara. Até pode ser só uma menção para atiçar as mentes nerds de todo o mundo, mas o nome do Doutor Estranho já circulou vezes demais pela boca de Kevin Feige (o chefão da Marvel) para ser mera especulação, especialmente depois dessa menção nada discreta em Capitão América 2.

E ainda digo mais: grande parte do poder de Estranho vem do Olho de Agamoto, que é a pedra amarela no peito dele que vocês podem ver na imagem acima. Meu chute é que essa pedra é uma das joias do infinito. Se quiserem explicações sobre elas, cliquem aqui e aqui. Bacana, não?

1.6. Forçando muito a barra – Cavaleiro da Lua:

Ainda na lista do agente Sitwell acima, ele menciona “um homem localizado no Cairo”. Isso não foi aleatório MESMO. Cairo, no Universo Marvel, tem ligação direta com o Cavaleiro da Lua, que é uma espécie de encarnação de um deus egípcio e que foi criado em 1975. Sua identidade secreta é Marc Spector e é um herói muito interessante. Se isso significa alguma coisa concreta, não dá para saber, mas sonhar é de graça, não é mesmo?

moon knight final

1.7. Torre dos Vingadores:

A Torre Stark, de Os Vingadores, faz sua aparição do tipo “piscou perdeu” em Capitão 2, quando os porta-aviões aéreos estão escolhendo seus alvos. Dois anos se passaram desde o filme do super-grupo, quando ela ficou completamente destruída e, agora, ela está novinha em filha e literalmente como A Tower ou Avengers Tower. Vejam só:

stark avengers tower

1.8. A lista de afazeres de Steve Rogers:

Quem é que não pulou de surpresa ao ver, no caderninho do Capitão, que ele usa para anotar as coisas que perdeu quando estava congelado, os Mamonas Assassinas? Pois é. Mamonas Assassinas! Mas tem Ayrton Senna, Wagner Moura e até Xuxa (enganaram o Bandeiroso…). Isso mostra o cuidado da Marvel em preparar imagens do caderninho conforme o país/região onde o filme é exibido. Vejam só a lista brasileira:

capitão lista

E vejam só, também, as imagens dos caderninhos americano, britânico e coreano:

Captain-America-Winter-Soldier-Notepad-Lists

É por isso que eu digo que a DC tem que comer muito feijão com arroz ainda em termos cinematográficos…

1.9. Peggy Carter, a velhinha simpática:

Tadinha da Peggy (Hayley Atwell). Tem bem uns 95 anos em Capitão América 2. Não é exatamente um easter egg, mas é muito legal ver a ligação direta entre o segundo e o primeiro filmes, com a frase “você ainda me deve uma dança” que o Rogers diz para ela. Poético. E ainda tem a informação de que ela ajudou a fundar a S.H.I.E.L.D.!

mosaico peggy carter 2

1.10. Sharon Carter, a jovem assanhada:

E a vizinha/enfermeira/agente 13 vivida por Emily VanCamp? A Viúva Negra, bem no finalzinho, diz muito claramente o nome verdadeiro dela: Sharon. O que isso tem de mais? Muito simples e a narrativa “esconde” isso, apesar da Agente 13 mencionar uma “tia” na cena do corredor do apartamento de Steve Rogers: ela é Sharon CARTER, a  sobrinha de Peggy Carter. E Sharon, nos quadrinhos, é o grande amor do “presente” de Steve Rogers. Vem romance por aí!

mosaico agent 13 final

1.11. Até o Senador Stern reaparece:

Sabe aquele senador insuportável que insiste para que Tony Stark entregue a tecnologia das armaduras em Homem de Ferro 2? Pois é. Até ele está no filme, dessa vez desmascarado como simpatizante da Hydra. Nada como costurar seus filmes de todas as maneiras possíveis, não é mesmo?

mosaico senador stern final

Tá explicado a verdadeira razão para ele querer a tecnologia de Stark: Hail Hydra!

1.12. The Lemurian Star:

Esse é o nome do navio que o Capitão, a Viúva e a força S.T.R.I.K.E. têm que abordar na excelente cena de ação que abre o filme. O nome, posso garantir, não está lá à toa.

É que os lemurianos são um povo que surgiu pela primeira no Universo Marvel na revista Sub-Mariner #10, de 1969, como inimigos de Namor. Como Namor não pode ser usado pela Marvel e, com isso, toda a Atlândida também não (a Universal Studios tem os direitos cinematográficos do herói), a Marvel resolveu, então, fazer referência ao outro povo submarino dos quadrinhos residente no Oceano Pacífico (Atlântida fica no Atlântico, como é óbvio pelo nome). Eles têm a pela escamada e na cor verde-água. Se os lemurianos um dia serão usados em algum filme da Marvel, só esperando para ver… Mas digam a verdade: essa vocês não sabiam, não é?

lemurians

2. Outros Easter Eggs
(referências a outros filmes)

2.1. Robert Redford:

Bem, isso não é lá exatamente um easter egg, pois Robert Redford, no papel do “lobo em pele de cordeiro” Alexander Pierce, é peça-chave durante todo o filme. No entanto, a escalação de Redford, definitivamente, não foi aleatória. Capitão América 2 tem, inegavelmente, aquela atmosfera de filme de espionagem política dos anos 70 e Redford foi a estrela de dois desses símbolos máximos: Três Dias do Condor, de 1975 e Todos os Homens do Presidente, de 1976. Para quem não viu esses clássicos (vejam!), no primeiro o ator vive Joseph Turner um agente da CIA que descobre uma conspiração dentro da agência e, no segundo, ele é o repórter Bob Woodward, um dos responsáveis pela revelação da corrupção do Presidente Nixon no escândalo Watergate. Não é fácil encaixar essas temáticas dentro de Capitão América 2?

mosaico redford

E olha que o poster de 3 Dias do Condor ainda tem um símbolo bem parecido com o da S.H.I.E.L.D., hein…

2.2. Shall We Play a Game?

Essa é para quem viveu os saudosos anos 80. Arnim Zola, o homem dentro do computador, começa sua conversa extremamente expositiva no estilo vilão de James Bond, com a pergunta “shall we play a game?“, que a Viúva imediatamente reconhece, mas deixa o Capitão com um enorme ponto de interrogação na cabeça.

E se mais alguém ficou com esse mesmo ponto de interrogação, saiba que essa é a pergunta que o sistema operacional pergunta para David (Matthew Broderick) no clássico Jogos de Guerra, de 1983.

mosaico shall we

2.3. Community:

Para quem não sabe, os diretores de Capitão América 2, os irmãos Anthony e Joe Russo, tiveram enorme participação na direção e produção executiva de Community, brilhante sitcom que teve como criador Dan Harmon. Uma das atrizes da série, Alison Brie, chegou a concorrer para o papel da Agente 13, mas não conseguiu levar. Mesmo assim, tem Community em Capitão 2, representada pela ponta de Danny Pudi, o super-nerd Abed, quando o ataque do Capitão e Falcão contra o lançamento dos porta-aviões começa.

Danny-Pudi-Community final

2.4. Ezequiel 25:17:

Agora está tudo explicado. Nick Fury é, na verdade, Jules Winnfield, o badass de Pulp Fiction, clássico de Tarantino. Querem prova? Então notem o que está escrito na lápide de Fury no filme:

cap2 pulp fiction final

Essa é de explodir o cérebro de um nerd, não?

3. As cenas pós-créditos:

Assim como em Thor 2, Capitão América 2 tem duas cenas pós-créditos, uma logo após a sequência “animada” que encerra o filme e que lista os nomes do elenco principal e outra bem no finalzinho de tudo. A primeira é muito relevante e a segunda nem tanto.

3.1. Joss Whedon e a ligação com Os Vingadores 2:

Joss Whedon dirige a primeira sequência pós-créditos que, apesar de não ser tão obscura quanto a de Thor 2, traz um caminhão de informações que conectam Capitão América 2 com Os Vingadores 2: Era de Ultron. Uma breve descrição da cena: vemos um laboratório da Hydra e um cientista conversando com alguém de monóculo e cicatrizes no rosto chamado Barão Strucker, que diz que a “era das maravilhas” começou e que a destruição da S.H.I.E.L.D. e os planos da própria HYDRA indo por água abaixo não dão a dimensão da ameaça. Ele olha para um cajado com uma pedra azul, pensa consigo mesmo se já não seria hora de “ativar” os “gêmeos” e a câmera então foca em duas celas envidraçadas, uma com um rapaz que corre extremamente rápido e outra com uma jovem que faz alguns cubos levitarem e se despedaçarem.

Para começar, o Barão Von Strucker é um dos maiores vilões do Capitão América e chefão da Hydra. Surgiu, na verdade, como vilão nos quadrinhos Nick Fury and his Howling Commandos #5, de 1964. Mas evoluiu para ser um dos nêmesis do Capitão, sobrevivendo à idade por meio de manipulação bio-moleculares. Em tese, ele não tem poder nenhum, mas faz uso, nos quadrinhos, da Garra de Satã, que lhe dá super-força e variados raios. Já havia sido anunciado que Strucker, vivido pelo ator Thomas Kretschmann, teria participação importante em Os Vingadores 2: Era de Ultron. Está comprovado que terá mesmo e, provavemente, também em Capitão América 3.

mosaico strucker

Agora o cajado. Quem se lembra de Os Vingadores aí? Essa é a arma controladora de mentes que Loki usa no filme. A S.H.I.E.L.D. teve ter recuperado a arma depois da batalha de Nova Iorque e ela acabou caindo nas mãos da HYDRA. A importância dele é dupla: (1) como a Marvel não pode usar mutantes, pois esses direitos estão todos com a Fox, ela provavelmente explicará o aparecimento de Pietro e Wanda Maximoff (calma, eles serão explicados nos próximos parágrafos!) como resultado de experimentos da HYDRA com o cajado; e (2) provavelmente o cajado contem outra joia do infinito (se não sabem o que é, leiam aqui). Com isso, a Marvel dá uma desviada na proibição contratual de usar mutantes e nos revela a localização de quatro joias do infinito: o Tesseract, em Asgard, o Éter com o Colecionador e o cajado com a HYDRA. Aposto que, em Guardiões da Galáxia, próximo filme da Marvel, a quarta joia será revelada (e, provavelmente, como disse mais acima, o Olho de Agamoto do Doutor Estranho será a quinta joia).

loki staff final

E os “gêmeos” que Strucker menciona? Esses são Pietro e Wanda Maximoff que mencionei acima. Nos quadrinhos, eles são, respectivamente, Mercúrio e Feiticeira Escarlate, ambos filhos de Magneto (sim, o Magneto de X-Men) e membros da Irmandade dos Mutantes que, depois, se tornam membros de variados grupos de herois, incluindo Os Vingadores. Eles já foram escalados para participarem de Os Vingadores 2 e terão papel de destaque, vividos por Aaron Taylor-Johnson e Elizabeth Olsen. Seus poderes? Bem, Mercúrio corre em velocidades impressionantes e a Feiticeira Escarlate manipula a realidade (ainda que, na cena do filme, ela pareça mais ter um poder de telecinese “normal”).

mosaico quick scarlet

Quicksilver-and-Scarlet-Witch-in-Captain-America-The-Winter-Soldier

Ah, um detalhe importante: esses MESMOS personagens aparecerão no novo filme dos X-Men, chamado de Dias de Um Futuro Esquecido, a ser lançado ainda em 2014. Como esse filme é da Fox, lá eles serão mutantes mesmo e filhos de Magneto, como determina a cartilha.

3.2. O Soldado Invernal:

A última cena desaponta de tão simples. Vemos a exposição sobre o Capitão América no museu aeroespacial do Smithsonian e o Soldado Invernal olhando para a biografia de James Buchanan “Bucky” Barnes. É um óbvio sinal – que já havia ficado mais do que claro – de que  sua memória está voltando. Isso provavelmente significa que o Soldado Invernal voltará no próximo filme do Capitão América ou até mesmo em Os Vingadores 2.  E meio que corrobora minha aposta lá em cima, sobre a morte do Capitão América e sua substituição por Bucky. Mas isso é só especulação.

bucky as captain final

Bucky como o novo Capitão nos quadrinhos – arte de Alex Ross

Bom, minha gente. É isso aí. Dúvidas, comentários, correções? É só escrever aí embaixo que responderei com grande prazer!

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.