Entenda Melhor | As Surpresas e Curiosidades de O Espetacular Homem-Aranha 2

*Se já não ficou claro pelo título, este artigo é repleto de spoilers de ambos os filmes do Aranha dirigidos por Marc Webb!

Por mais que o Homem-Aranha esteja nas mãos da Sony, estamos falando de um filme da Marvel e, portanto, estamos falando de infindáveis referências ao seu universo. Neste Entenda Melhor pretendemos mostrar cada uma das referências, curiosidades, easter eggs e brincadeiras feitas em O Espetacular Homem-Aranha 2, assim como fizemos no artigo sobre O Soldado Invernal. A Sony não conta com um grande número de heróis Marvel em suas mãos, mas o universo do aracnídeo é, sozinho, suficiente para trazer inúmeros personagens e histórias novas para as telas, como vimos nos cinco filmes já lançados (mesmo que algumas histórias coincidam).

Este artigo é dividido em cinco partes, falando, respectivamente, sobre o visual, easter eggs, o Sexteto Sinistro, a morte de Gwen Stacy e a cena pós-créditos. Se acharem outras referências, por favor, comentem aqui embaixo! Agora divirtam-se, fãs do Amigão da Vizinhança!

1. O novo visual

1.1. Homem-Aranha:

Todos já conheciam, mesmo antes dos filmes do Raimi, seja leitor de quadrinhos ou não, a roupa clássica vermelha e azul do aracnídeo. Já o que nem todos conheceram foi o universo Ultimate Marvel, que conta ótimas histórias tanto do Aranha quanto dos X-Men e dos Vingadores. Aproveitando a jovialidade do amigão da vizinhança nesses quadrinhos em paralelo com o filme, optou-se por um visual também similar na roupa. É um design bem clássico, mas que se destaca pelo tamanho dos olhos.

roupaaranha2_planocritico

1.2 Electro:

Muita gente estranhou quando viu o Electro mais parecendo o Dr. Manhattan logo que os trailers começaram a sair. Ele não usava uma roupa espalhafatosa amarela e verde com uma ridícula máscara de raios? Sim, mas como o Aranha, seu visual também saiu das Ultimate Comics e inclusive aparece assim na recente adaptação para desenho na tv Ultimate Spider-Man.

electrovisualspidey2_pc

2. Easter Eggs de Homem-Aranha
(surpresas escondidas no filme referentes ao universo do aracnídeo)

2.1. Gata Negra:

Lembram-se daquela ladra de roupa de couro? Não, não é a Mulher Gato, mas sim essa daqui com cabelo branco! A Gata Negra, recorrente nas histórias do Aranha, faz uma possível ponta nesse novo filme como consultora de Harry Osborn, Felicia (vivida por Felicity Jones). Sim o mesmo nome da ladra nos quadrinhos! Pode ser apenas uma referência, mas a Sony já abriu caminho para explorar o personagem no futuro.

blackcatspidey2_pc

2.2. J. Jonah Jameson:

O explosivo chefe de Parker no Daily Bugle também faz uma ponta no filme somente através de algumas letras na tela de um computador: WRONG!!! Para quem não lembra ele é basicamente o responsável por tachar o super-herói como ameaça, dificultando (e muito) a vida do Aranha.

Spidey-Tumblr

2.3. 1961:

Há também uma brincadeira no filme sobre o salário oferecido a Parker ser compatível com os valores de 1961 e não com a atualidade e isso não foi sem querer. 1961 foi o ano de lançamento da revista Amazing Adventures, que posteriormente se torna Amazing Fantasy, onde vemos a primeira aparição do Aranha, em 1962.

Amazing_Fantasy_15

2.4. Carnificina (Carnage):

Não, o simbionte vermelho sequer sugere uma ponta, mas a Sony lançou, através do Daily Bugle Tumblr, um blog viral, diversas falsas matérias do universo do Aranha. Uma dessas é a captura de Cletus Kasady, o serial killer que se torna Carnificina nos quadrinhos. Vale lembrar que ele é o principal antagonista no game The Amazing Spider-Man 2em outras palavras o tumblr pode ser apenas uma forma de promover o jogo. Além disso a matéria foi escrita por Eddie Brock, que posteriormente se torna ninguém menos que o Venom!

carnagespidey2_pc

2.5. Morbius:

É mais do que óbvio que veríamos algum tipo de easter egg naquela cena em que Harry mexe em seu computador à la Tony Stark junto de Peter. Eis, portanto, que mais uma referência a um vilão surge! Escondido, no último nome da tela vemos escrito “Dr. Morbius file”. Mas quem é Dr. Morbius? Ele é o vampiro das histórias do Aranha que ganhou seus poderes, é claro, através da ciência e não por vias sobrenaturais. Morbius chegou, inclusive, a ter suas próprias revistas Morbius: The Living Vampire. Quem ainda não se lembra, aqui vai uma refresca-memória:

morbiusspidey2_pc

2.6. Toque de celular do Homem-Aranha:

Esse daqui quem não percebeu pode voltar para a caverna onde passou todos esses anos! O toque de celular que ouvimos nas cenas iniciais do filme é ada menos que a abertura da série animada de 1967. O aracnídeo chega a assoviar  a melodia em outra cena do filme. Para quem não sabe de qual desenho estou falando, é aquele que inspirou centenas de memes através das situações inusitadas que o Aranha passava. Aqui vai a abertura:

Além disso, Harry Osborn, tentando explicar o porquê dele precisar do sangue do Aranha, diz: He does whatever a spider can. Mais uma referência à clássica música.

2.7. Ravencroft:

Todo super-herói bom moço que se preze não mata seus inimigos a não ser em casos especiais e o Aranha não é uma exceção. Então, para onde todos esses super-vilões são enviados? Asilo Arkham? Quase isso! Os inimigos do aracnídeo são enviados para Ravencroft, uma prisão para os criminalmente insanos. Mas a presença de Ravencroft no filme traz ainda um possível elemento: Doctor Octopus! Essa aqui é apenas suposição, mas repararam como o óculos de Dr. Kafka é estranhamente familiar no filme? Parecido com o de um certo Octo Octavius. Infelizmente isso significaria que não veremos o Doutor original dos quadrinhos, mas seria melhor em termos de narrativa para o futuro Sexteto Sinistro. Ah, e claro, o Dr. Kafka é baseado na personagem da Dra. Ashley Kafka, fundadora do Instituto Ravencroft nos quadrinhos do Aranha e que morreu na fuga de Massacre.

kafkaravencroftspidey2_pc

2.8. Esmaga-Aranha:

O Esmaga-Aranha (Spider Slayer), vilão mais secundário no universo do aracnídeo, também faz uma aparição vivido por B.J. Novak (The Office, Bastardos Inglórios). Essa figura, que ainda não se tornou o super vilão, é conhecido também por Alistair Smythe – no filme, é o superior de Max Dillon que o obriga a consertar o cabeamento perto das enguias elétricas. Quem leu Homem-Aranha Superior terá o vilão mais fresco na memória.

alistairsmythespidey2_pc

2.9. Sr. Medo:

Chega de vilões? Calma lá, ainda faltam alguns nessa sequência! A figura misteriosa da cena pós-creditos de O Espetacular Homem-Aranha é finalmente revelada e ele é ninguém menos do que o Sr. Medo (Mr. Fear)! Para quem não conhece, ele é o equivalente do Espantalho da DC e possui poderes similares. Originalmente, ele era um vilão do Demolidor, mas acabou migrando para as histórias do Aranha.

mrfearspidey2_pc

2.10. Norman Osborn:

Possivelmente o personagem mais mal utilizado no reboot dos filmes, Norman Osborn é, originalmente, o primeiro Duende Verde – manto que posteriormente é tomado por seu filho. Algo curioso do segundo filme, contudo, é que sua morte é apenas reportada e não chegamos a ver seu cadáver em nenhum ponto. O mesmo ocorre nos quadrinhos de Ultimate Spider-Man, nos quais Osborn retorna na forma monstruosa do Duende. Será que veremos o Duende original ainda na tetralogia de Webb? Só o tempo dirá…

normanosbornspidey2_pc

3. O Sexteto Sinistro

Jamie-Foxx-Teases-Sinister-Six-for-Amazing-Spider-Man

Apesar de ser efetivamente um easter egg, este tópico merece uma divisão própria. Para quem não conhece o Sexteto Sinistro (Sinister Six), trata-se da união de seis super-vilões que visam destruir por completo o aracnídeo. O grupo foi formado pela primeira vez pelo Doutor Octopus (na revista The Amazing Spider-Man Annual #1, de janeiro de 1964) e contava ainda com o Homem Areia, Electro, Abutre, Kraven e Mysterio originalmente. Ao longo dos anos nos quadrinhos, obviamente, tal formação foi se alterando chegando a um ponto que nenhum dos membros originais estavam presentes, como é o caso do sexteto em Marvel NOW!, o que gerou a fala de Octavius em Homem Aranha Superior: “estão aceitando qualquer um no sexteto hoje em dia”.

sinistersixspidey2_pc

No filme, através de inúmeros easter eggs é possível especular qual será a formação do grupo na vindoura continuação. Estes potencialmente são: Doutor Octopus, Kraven, Duende Verde, Mysterio, Rhino e Abutre. É claro que isso pode mudar e o Sr. Medo passar a ser um deles ou até mesmo o Electro misteriosamente pode voltar da morte, já que morte em quadrinhos é sempre muito relativo. Resta esperar!

the-amazing-spider-man-2-sinister-six

4. A Morte de Gwen Stacy

Tasm-2-movie-green-goblin-gwen-stacy

Chegamos, enfim, à trágica morte da primeira namorada de Parker, a morte mais contundente provavelmente de toda a História da Nona Arte. Tal ponto da narrativa é baseada em A Morte de Gwen Stacy A Última Cartada do Duende (Amazing Spider-Man #121 e #122, respectivamente). A tragédia já havia sido anunciada desde o filme anterior quando, passando pela ponte George Washington, o sentido aranha dispara sem nenhum motivo aparente. Mas Gwen não morre na torre do relógio? No filme sim, já nos quadrinhos toda a cena ocorre no alto da ponte e o Aranha, tentando salvá-la, acaba quebrando seu pescoço graças ao puxão da teia em meio à sua queda (o terrível “snap!” que levou muio leitor à época ás lágrimas). Isso acaba levando Parker a sempre se culpar pela morte da namorada, por mais que esta tenha sido inevitável. No filme, a cena é realizada de maneira bastante similar, mas acaba tirando a causa da morte da teia e colocando na queda em si (Gwen efetivamente atinge o chão).

gwen1spidey2

Além dos mil e um indicativos da morte da personagem no filme (feitos através do fantasma do pai), a roupa utilizada em suas cenas finais é exatamente a mesma dos quadrinhos!

gwenroupaspidey2_pc

5. A cena pós-créditos

Antes de mais nada: não há cena pós-créditos do Homem-Aranha, somente uma cena de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido inserida no meio dos créditos finais. Ora, mas por que ela está ali? Um possível crossover da Sony e Fox? Como diria nosso amigo J.J.J.: WRONG! A cena somente está ali porque Marc Webb, que deveria realizar um filme para a Fox, deixou de fazê-lo para que pudesse dirigir o Aranha 2. Assim, foi feito um acordo que este novo filme faria uma espécie de propaganda do novo filme dos mutantes. Com isso, temos a cena da Mística e Groxo (Toad) acabando com os guardas daquela base do exército. Diga-se de passagem: foi uma péssima propaganda, poderiam muito bem ter feito como Além da Escuridão: Star Trek e nos mostrado uma cena mais forte (sem entregar nada do filme). Além disso, foi dito pelo produtor Avi Arad, responsável pelos filmes do Aranha, que qualquer crossover (seja com a Fox ou Marvel Studios) somente seria considerado se Peter Parker fosse o personagem central. Em outras palavras: o Aranha vai continuar sozinho por um bom tempo, talvez para sempre.

6a2cb8b0-c578-11e3-964e-cb2cf219b84f_x-men-credit-sting

Enfim, por hoje é só pessoal! Por favor comentem, façam correções e nos ajudem a aperfeiçoar este Entenda Melhor! Espero que tenha feito muitos fãs vibrarem!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.