Entenda Melhor | Batman vs Superman: A Origem da Justiça – O Teaser Trailer em Detalhes

– Tell me. Do you bleed? You will…

Depois do que pareceu uma eternidade para os fãs ensandecidos que queriam porque queriam um trailer de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, veio o anúncio de que ele sairia dia 20 de abril, mas um versão bootleg vazou no dia 16 e, 24 horas depois, a Warner Bros. capitulou e soltou, finalmente, a versão oficial em HD. Assistam novamente o teaser de um dos mais esperados filmes de 2016:

Agora, acompanhem-nos em uma detalhada viagem pelas imagens com todas as especulações e teorias da conspiração que pudemos pensar.

E, claro, se tiverem suas próprias especulações e teorias, não se acanhem e soltem-nas nos comentários! Divirtam-se.

Metrópolis depois da devastação.

batman-v-superman-trailer-screengrab-1-600x249

O teaser começa com uma imagem panorâmica noturna do que parece ser Metrópolis, deixando logo de cara evidente o tom sombrio que a obra terá sob a batuta de Zack Snyder. Quanto tempo se passou desde Homem de Aço? Dizem por aí que são dois anos. Mas a cidade parece substancialmente reconstruída, com apenas um guindaste de construção aparecendo. Uma pista de que já se passou algum tempo é a silhueta de uma estátua bem ao centro. Qualquer um, mesmo vendo apenas essa imagem acima, pode deduzir de cara que é uma estátua em homenagem a Superman, depois que ele salvou a cidade do General Zod e seu grupo de kryptonianos raivosos. Bem, salvou o que ele próprio não destruiu, claro, mas não pretendo entrar nesse debate aqui. Mas o fato é que a presença da estátua dá a entender que algum tempo se passou, tempo suficiente para que Superman tenha sido percebido e recebido como herói e, finalmente, ter tido uma estátua erigida em sua honra.

Mas mais interessante do que a imagem em si é a narração em off, composta de diversas vozes diferentes (alguns dizendo que uma delas é de Neil deGrasse Tyson, o astrofísico responsável pelo reboot de Cosmos) e dissonantes, com a primeira perguntando “É mesmo surpreendente que o homem mais poderoso do mundo seja uma figura que gera controvérsia?”, o que já estabelece que Superman, agora, além da fama, adquiriu o incômodo e perigoso status de um ser que todos conhecem e temem e ninguém entende. E o que não é compreendido é recebido com hostilidade, não é mesmo? Mas como hostilizar um homem que pode matar só olhando para você? E, quando a palavra “salvador” é falada, corta para a próxima imagem.

Homem de Aço: herói ou vilão?

batman-v-superman-trailer-screengrab-2-600x249

A primeira imagem do Superman em carne e osso o mostra cercado de jovens. Seriam adoradores? Certamente parecem ser mais do que meros fãs, quase um culto considerando o semblante de todos e o grupo com o rosto pintado. Até o rosto do herói mostra preocupação, seriedade, talvez até um pouco de medo (e certamente um pouco de calvície kryptoniana…). É algo difícil de decifrar apenas pelo teaser, mas que adiciona uma dimensão interessante à narrativa já bastante sombria.

batman-v-superman-trailer-screengrab-5-600x249

Na medida em que nos aproximamos da estátua de Superman em um lento zoom, outras imagens do herói aparecem em sucessão. A imagem acima mostra o herói salvando um avião ou um foguete russo, o que pode ser constatado pela bandeira que é visível do lado esquerdo. Funciona para mostrar, talvez, o caráter internacional da atuação do Superman, afastando-o de uma visão mais simplista do defensor da “verdade, justiça e o modo americano”. E reparem nos músculos quase explodindo da roupa que, por mais que Cavill tenha malhado, só pode ser um boost de CGI típico de Snyder, mas que funciona bem.

batman-v-superman-trailer-screengrab-7-600x249

Mais outra imagem que meio que confirma a existência de um “culto ao Superman”. Primeiro, são soldados se ajoelhando quando ele chega, mas, se olharmos com calma, veremos o escudo com o “S” nos ombros de cada um. Extremamente preocupante um grupo armado reverenciando uma alienígena infinitamente poderoso, não é mesmo? E o pior de tudo é que a imagem dos uniformes, especialmente dos capacetes, remete ao uniforme nazista. Conectar o mito do Superman com um culto nazista a ele é uma novidade, algo que não me lembro de ter visto em histórias que não sejam do tipo Elseworlds. Se fosse Batman a ter seguidores assim, ok, mas é incomum ver Superman dessa forma, o que torna a pegada de Snyder automaticamente curiosa e que parece ir além da pancadaria entre os heróis do título.

batman-v-superman-trailer-screengrab-10-600x249

E, com essa mensagem estarrecedora, a imagem seguinte coloca Superman literalmente como um deus, um salvador vindo do Céu. A iconografia, aqui, é muito bonita e ratifica a imagem benigna dos quadrinhos clássicos do herói, ao mesmo tempo em que brinca com sua  imagem de ser superpoderoso, o que também justifica (em tese) a criação de um culto a ele e todas as vozes na narrativa discutindo, em oposição, se ele é um ser que veio para nos ajudar ou para trazer destruição.

O falso deus.

batman-v-superman-trailer-screengrab-11-600x249

E, quando vemos, finalmente, a estátua iluminada, recebemos o que para mim é a imagem mais poderosa do teaser: a pichação em cima do símbolo de sua família, que significa “esperança” com a frase false god ou “falso deus”. É um momento chocante, mas que combina com o tom do teaser e com a destruição deixada por Superman ao final de Homem de Aço.

O que é estranho é que, se o tempo passado entre os eventos do filme anterior e esse for mesmo de dois anos, como mencionado por aí, parece-me pouco para que Superman tenha sido alçado ao Céu e, depois, ao Inferno. De anjo salvador a demônio destruidor nesse curto espaço de tempo? E todos os demais atos heroicos que ele obviamente fez ao longo desse tempo não contarão para nada? Ou há um plano difamatório por detrás construído maquiavelicamente por Lex Luthor (cuja voz – de Jesse Eisenberg – também ouvimos entre as várias da narração inicial)? Aposto nesse último.

Batffleck!

batman-v-superman-trailer-screengrab-12-600x249

Cara feia para mim é fome!

Mas, brincadeiras à parte, sei que é difícil julgar somente por um teaser, mas creio que, quem ficou de mimimi quando Ben Affleck foi anunciado como o novo Bruce Wayne/Batman, vai quebrar a cara completamente. Sempre gostei dele e suspeito que todo mundo sairá achando-o o melhor Batman da história.

Um detalhe interessante da imagem é que ela é precedida pela voz de Alfred (Jeremy Irons) dizendo “é assim que começa”. Não fica claro exatamente o que ele quer dizer – mesmo com o complemento posterior – mas parece que há uma inversão da lógica das HQs. Batman será pintado como alguém movido pelo sentimento de que Superman é uma ameaça e não o contrário como na seminal graphic novel O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller.

Bat-uniforme.

batman-v-superman-trailer-screengrab-13-600x249

Oh, yeah! Que Superman que nada! O negócio é o Batman, especialmente com um uniforme que toma muito emprestado do trabalho de Frank Miller no já citado O Cavaleiro das Trevas. Será que é o uniforme que Bruce Wayne está olhando no frame anterior? Não parece ser em razão da iluminação bem diferente de um ambiente e outro, mas não é impossível, especialmente se levarmos em consideração que, bem à esquerda, é possível ver uma leve silhueta de uma pessoa olhando para o uniforme.

Riddle me this, riddle me that.

batman-v-superman-trailer-screengrab-16-600x249

Batman ao fundo, com talvez o batmóvel mais ao fundo ainda, com uma luz vinda de cima, como se fosse a que passa por Superman no frame mais acima quando ele está voando contra o sol. Mas o que lá exalava salvação, aqui exala danação, degradação, destruição. Estamos em Gotham City? Ou em Metrópolis? Onde quer que seja, Batman está segurando algo que não parece ser muito simpático…

E, lógico, a interrogação do Charada aparece ali na pilastra da esquerda como o easter-egg menos escondido da história dos easter-eggs. Isso não quer dizer que ele estará no filme – espero que não esteja, na verdade, pois o elenco é gigantesco e vão precisar de cinco horas de filme para explorá-los adequadamente – mas estabelece um universo, especialmente considerando que o Batman que vemos parece ser um Batman que está em atividade há anos.

Bat-brinquedos e destruição.

batman-v-superman-trailer-screengrab-18-600x249

batman-v-superman-trailer-screengrab-20-600x249

batman-v-superman-trailer-screengrab-23-600x249

E, então, a narrativa em off acaba e uma sequência de pancadaria começa, mostrando o Batwing, o Batmóvel e uma bat-explosão. Sinceramente? Esse momento não combina com o resto do teaser. Foi acochambrado para mostrar ação em um teaser atmosférico que não pedia isso.

Nada de muito especial para ver aqui.

Frank Miller de novo!

batman-v-superman-trailer-screengrab-24-600x249

Vou falar no nome de Frank Miller toda vez que algo desse filme aparecer. É inevitável. Basicamente tiraram de sua obra que revitalizou o Batman nos anos 80 todo o material para BvS. E essa imagem mostra bem isso: é Batman tirado diretamente das páginas de O Cavaleiro das Trevas. E isso é bom! Muito bom!

E Christopher Nolan também!

batman-v-superman-trailer-screengrab-25-600x249

Essa é outra imagem estranha… Batman vendo o por-do-sol empoleirado no topo de um prédio?

Bem, de toda forma, é impossível olhar para a imagem acima sem lembrar de composições semelhantes de Christopher Nolan em sua inesquecível trilogia.

[Atualização] Dois leitores nossos viram, nessa imagem, o Batman com um rifle pronto para atirar em uma cena que remente à de O Cavaleiro das Trevas no capítulo de Harvey Dent. Não descarto a hipótese e, olhando com cuidado, aquilo que vi como uma antena pode mesmo ser o cano de um rifle. Veremos!

E começa o que todo mundo quer ver!

batman-v-superman-trailer-screengrab-28-600x249

Batman com sua armadura Supermanbuster. Outra magnífica criação de… sim, você adivinhou: Frank Miller! Definitivamente, uma imagem que não me canso de ver. Mas, considerando o que sabemos do filme – que ele conta ainda com as presenças de Lex Luthor, Aquaman e Mulher-Maravilha, fica extremamente difícil determinar se o grande combate é o clímax da fita (apesar do título) ou algo mais grandioso ainda o sucede. Tenho para mim que seria um enorme desperdício se Snyder simplesmente não investisse tempo, esforço e imaginação em tornar esse conflito como o grande conflito do filme, quiçá de todo e qualquer filme de super-herói já feito.

batman-v-superman-trailer-screengrab-30-600x249

Entre essa imagem e a próxima, Batman diz as frases que já entraram para a História do Cinema sem nem mesmo sabermos se, no filme, elas são assim mesmo seguidas ou se entre uma e outra há mais coisa: “Diga-me. Você sangra? Você sangrará.”

O que mais chama a atenção (depois das frases, lógico) é a voz extra-cavernosa de Batman, provavelmente em razão de sua armadura. Mas há também um ótimo jogo de preto e branco aqui, com Superman visto substancialmente parecido à imagem angelical que usei mais para cima, mas com efeito diametralmente oposto. Aqui, ele é uma força da natureza, mas não necessariamente uma força do bem. Calma. Não surtem. Lógico que Superman é “bonzinho”, mesmo com todo o peso das sombras de Zack Snyder, mas o que interessa é o que o teaser evoca aqui como reflexo do que deixa evidente no começo: Superman é um deus. Resta saber de que lado ele está, se é que um deus precisa mesmo escolher um lado (confesso que lampejos do Dr. Manhatttan me vieram à cabeça…).

batman-v-superman-trailer-screengrab-32-600x249

Só para corroborar o que disse acima: é ou não é uma tomada ameaçadora? Superman como um deus super-poderoso pronto para arrebentar a única verdadeira esperança dos pobre terráqueos… A inversão de papeis – ao menos no teaser, sempre vale lembrar isso – é para lá de interessante mesmo que isso signifique sacudir a mitologia do Homem da Cueca Vermelha.

batman-v-superman-trailer-screengrab-34-600x249

Mas, surpresa, surpresa, agora que Superman pousou, quem parece o ser super-poderoso? Certamente não é o sujeito de capa colorida lá longe… Batman ganha contornos demoníacos aqui. E nós sabemos que kryptonianos sangram, não é verdade?

Eu acho que vi um morcego…

batman-v-superman-trailer-screengrab-35-600x249

Corta para o “S” do Superman incandescente na tela que logo é…

batman-v-superman-trailer-screengrab-36-600x249

cercado pelas sombras do morcego de Batman que o toma completamente, “esfriando” sua incandescência…

É, tem alienígena que vai sangrar mesmo…

batman-v-superman-trailer-screengrab-37-600x249

E o logo final do título do filme aparece. Bem que, em português, no lugar do tenebroso “A Origem da Justiça” a Warner poderia ter traduzido por “O Alvorecer da Justiça” ou “A Aurora da Justiça”. Mas para que ser bonito e imponente se pode ser feito e rasteiro?

######

E então, o que acharam? Queremos ler seus comentários e impressões sobre o teaser e expectativas sobre o filme!

(crédito das imagens: Warner Bros.)

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.