Entenda Melhor | Capitão América: Guerra Civil – 36 Referências, Easter-eggs e Cenas Pós-Créditos

Leia também:

crítica da saga em quadrinhos | crítica do filme (sem spoilers) | crítica do filme (com spoilers)

Como de costume, após os filmes de super-herói, trazemos mais um Entenda Melhor com todos os easter-eggs que captamos ao longo de Capitão América: Guerra Civil e, é claro, uma explicação sobre as cenas pós-créditos, para que vocês possam assistir o filme de novo e dar uma de Steve e sair falando que captou a referência para seus amigos ou desconhecidos desavisados. Este artigo jamais seria possível sem nosso querido guru dos quadrinhos, Ritter Fan que não sabemos ainda como não foi contratado como consultor dos filmes da Marvel Studios.

Infelizmente não somos perfeitos e algumas podem ter passado direto, por isso, por favor, comentem abaixo, nos falando sobre qualquer coisa que não tenhamos visto e iremos acrescentar (com os devidos créditos) ao texto – este entenda melhor também é de vocês! Naturalmente o artigo está repleto de spoilers, tanto do filme quanto dos quadrinhos.

Mais uma coisa! Muito obrigado, de todo o coração, aos leitores Mateus WoszakGabriela de Oliveira e Cristiano de Andrade que nos trouxeram ainda mais referências para colocar aqui no artigo!

Sob o Domínio do Mal

manchurian-candidate

Um americano passa por uma lavagem cerebral e se torna um assassino dos comunistas – troque os comunistas pela Hidra e temos o destino do nosso querido Bucky Barnes, uma referência evidente a Sob o Domínio do Mal ou The Manchurian Candidate no original, livro de Richard Condon, que ganhou duas adaptações cinematográficas, uma em 1962 (de John Frankenheimer) e outra em 2004 (de  Jonathan Demme). E, não à toa, Bucky é chamado de manchurian candidate por Tony Stark no filme.

Homem-Formiga/ Golias

giant-man-163740

Homem-Formiga é apenas um dos codinomes de Hank Pym nos quadrinhos – ao longo dos anos o herói também vestiu o manto do Jaqueta Amarela, Vespa, Gigante e Golias, condizente com o aumento de seu tamanho, ao invés da diminuição. No filme temos Scott Lang utilizando essa propriedade das partículas Pym, ao mesmo tempo que referencia um importante trecho da Guerra Civil dos quadrinhos – só que o destino do Golias (que não é o Hank!) lá é um pouco mais sombrio.

AT-AT

atat

Já que estamos falando do Formigão, acredito que todos tenham captado a referência óbvia (que todos deveriam saber) ao Império Contra-Ataca, quando o Aranha usa a mesma tática das snowspeeders para vencer o Scott gigante. One more pass!

Morto/ Ferido em combate

civilwar-goliath

Como dito acima, a morte do Golias é um trecho muito impactante em Guerra Civil, não apenas para o leitor, como para os personagens em si, tornando todo o conflito ainda mais intenso. O filme, por sua vez, utiliza o Máquina de Combate como vítima, quase o aleijando – dessa vez a (quase) perda foi do outro lado da luta!

Trocas de lado

4947866-zz1fb29777

Embora a Viúva Negra dos quadrinhos não troque de lado na saga em questão, sua traição no filme representa as muitas que ocorrem nas páginas do original, a mais notória delas sendo a do Aranha, que tem um destaque enorme nos quadrinhos.

Tia May

tia-may

Quando o anúncio que Marisa Tomei encarnaria a Tia May nos novos filmes do Aranha, uma legião de fãs caiu em cima, alegando que ela seria muito nova para interpretar a famosa guardiã legal de Peter Parker – Christopher Markus e Stephen McFeely contornaram isso maravilhosamente bem com as piadinhas de Stark no filme. O que acharam da nova May? Ela também se parece muito com a versão Ultimate da tia do Aranha.

Underoos/ Aranha de Ferro

Spider-Man-Civil-War-Web-Cap-Shield

Não foi só nos filmes que Stark desenvolveu um traje para Peter, nos quadrinhos ele cria o que ficou conhecido como o Aranha de Ferro, uma roupa tecnológica que contava, inclusive, com três braços cibernéticos! Claro que isso foi motivado, no filme, pela situação lastimável das vestimentas de Peter, que ganhou o apelido de underoos (uma marca americana de pijamas que se notabilizou por parecer fantasias de super-heróis, depois que obteve licenças, há muitos anos) por parecer que ele estava com roupas de baixo, em contraposição às roupas mais elaboradas dos outros heróis da tela grande.  No filme as melhorias da nova roupa são mais sutis e trazem consigo a referência a seguir.

Aliás, Stark, de certa forma, apadrinha o Aranha da mesma maneira como fizera na saga dos quadrinhos!

Deadpool

spider-civilwar

Não, ele não aparece no filme – estúdios diferentes, lembram? Mas a Marvel aprendeu com a concorrência e trouxe olhos animados para o Teioso, ainda com a justificativa de que eles aumentam e diminuem para focar mais à distância, isso tudo aumentando a expressividade do herói.

The Raft

latest

A prisão na qual os Vingadores aliados ao Capitão são presos no filme tem sua contraparte nos quadrinhos. A penitenciária que se tornaria a Spider Island… dois, abrigava supervilões e fica próxima de Ryker’s Island em Nova York.

Joia do Infinito

vision2-125955

Eis a história: Thor tem uma visão profética totalmente perdida dentro do roteiro de um filme e ao invés de alertar seus amigos, ele some, deixando uma jóia do infinito na testa do Visão. Todos nós sabemos o que ela é, mas ele não e por que? Porque é algo alienígena e o Visão tem conhecimento apenas das coisas da Terra, tanto pela programação do Stark quanto pelo download à 30 TB/s que Ultron fez em Vingadores 2.

Visão e Wanda (debaixo de uma árvore)

tumblr_inline_nnek23Rf1r1qd6sks_1280

O mais novo casal dos filmes da Marvel (vamos ver se esse, pelo menos, sai!) é composto por ninguém menos que Visão e Wanda Maximoff, se não perceberam, basta lembrar a cena na qual o androide se distrai pouco antes de Rhodes ser abatido. As cenas dos dois na casa também não são por acaso. Nos quadrinhos eles chegam a se casar efetivamente.

De Novos Vingadores a Vingadores Secretos

678952-civil_war_sneak_attack

Ao término de Era de Ultron vimos a formação dos Novos Vingadores. Com o conflito de Capitão América 2 o time passa a atuar sob os panos, liderados por Steve Rogers. Nos quadrinhos o mesmo ocorre durante a Guerra Civil sob o nome Vingadores Secretos, que posteriormente ganha uma nova formação e publicação separada.

Poderes de Wanda Maximoff

avx7b

O poder da Feiticeira Escarlate traz infinitas possibilidades, tendo sido explorado amplamente nos quadrinhos. No filme vemos uma dessas leituras de suas habilidades quando ela altera a densidade do Visão, poder que, na verdade, vem do próprio Visão. Será que veremos algo como Dinastia M nos cinemas ainda?

Formiga + Flecha

antman-arrow

Scott Lang pegando “carona” na flecha do Gavião com certeza trouxe muitos sorrisos aos fãs dos quadrinhos, que já viram o Formiga fazer exatamente a mesma coisa centenas de vezes!

I can do this all day

steve-rogers

Dito por Steve na luta final de Guerra Civil e pelo mesmo personagem, quando ainda fraco, após apanhar para um bully depois de uma sessão no cinema, mostrando muito bem que Rogers continua o mesmo que sempre fora e que o bully, agora, é Stark.

Lagos = Stamford

stamford-civilwar

A explosão em Lagos, no filme, foi tirada diretamente das páginas de Guerra Civil, só mudaram a localização. Nos quadrinhos, o vilão Nitro causa uma explosão na cidade de Stamford, o que impulsiona o ato de registro dos super-heróis. No filme, Lagos é apenas o estopim, visto que tanto em Vingadores quanto Vingadores 2 vimos destruição em larga escala (ainda que tenha sido praticamente inevitável, considerando os inimigos enfrentados).

Bleeding Edge

bleedingedge

A armadura que Tony utiliza no final filme é certamente inspirada na Bleeding Edge, mas apenas em seu visual. Originalmente a armadura é composta de nanorobos que se montam em volta do corpo de Tony e o torna um dos mais poderosos heróis da Marvel, podendo ficar de igual para igual com Thor. Fosse o mesmo no filme o resultado teria sido bem diferente.

Asa Vermelha

Falcon-Redwing-Marvel-Comics

O drone utilizado pelo Falcão no filme, nomeado de Asa Vermelha, tem sua contraparte nos quadrinhos. Lá, contudo, ele é um falcão de verdade comprado no Rio e acompanha o herói em diversas empreitadas e possui um vínculo telepático com Sam.

Dottie

137683_1549r1_pre-860x442

Em determinado ponto do filme, Cap fala a Bucky sobre uma ruiva que ele teria corrido atrás durante a segunda guerra e diz o nome Dot. Dottie é uma espia russa – do mesmo programa de treinamento da Viúva Negra – que aparece nas duas temporadas de Agent Carter, como vilã. Será que é a mesma personagem? Na série ela é loira, mas pintar cabelo é corriqueiro, ainda mais para uma espiã.

Mãe de luto

spit

A mãe que vimos de luto após a apresentação de Stark no longa-metragem referencia a mãe de uma das vítimas da explosão em Stamford, que cospe em Stark na saída da igreja, também no arco original.

CPU vs. Capitão América

tonyvssteve

No final do filme vemos Tony utilizar sua armadura para estudar o estilo do combate de Rogers, para que ele tenha, então, uma chance contra o herói. No arco original o mesmo ocorre.

Superchoque

capvstony-choque

Não, nada sobre o herói da DC. O choque que Stark tenta acertar no Capitão, apenas para ser bloqueado pelo escudo do bandeiroso ocorre igualzinho nos filmes e nos quadrinhos – certamente um dos momentos mais icônicos do arco.

Final da luta

civil-war-cap

Nos quadrinhos, Rogers, por cima de Stark, levanta o escudo para matar o amigo e é impedido por bombeiros e policiais. No filme, vemos a mesma situação, mas ele próprio, no lugar de matar Stark, enfia o escudo do reator Arc de Tony, desabilitando a armadura e encerrando o embate.

Dora Milaje

milaje

A Guarda Real do Pantera dá as caras no filme também, para quem não se lembra é aquela moça careca que aparece ao lado de T’challa e ameaça a Viúva Negra. Aliás, sou só eu ou essa imagem tem uma referência às Crônicas de Gelo e Fogo? Unbowed, Unbent, Unbroken.

Cameo do diretor

13152704_1150213455037388_708445545_n

O psiquiatra morto na banheira, que foi impersonado posteriormente pelo Barão Zemo, é um dos irmãos Russo, que dirigem o filme e também foram responsáveis por Capitão América 2.

Wolverine

_1455037549

Durante a batalha, o Pantera arranha o escudo do Capitão, da mesma maneira que Wolverine o faz nas edições da revista.

Rei da Morte

tchaka

Assim que o rei de Wakanda morre, T’Challa faz todo um discurso para a Viúva sobre morte e a cultura do seu povo. Nos quadrinhos, T’Chaka se torna o Rei da Morte e mantém contato com seu filho. Será que veremos algo parecido no filme solo do herói?

Star Wars (de novo)

Screen-Shot-2015-03-09-at-1

Dessa vez quem perde o braço foi Bucky ao final do filme, continuando a onda dos filmes da Marvel e sua referência sutil à melhor franquia do universo (Star Wars obviamente).

Fora-da-Lei

ant-man

Na apresentação do Homem-Formiga para o Capitão América, quando o segundo diz ao primeiro que agora eles são fora-da-lei, Homem-Formiga diz algo como “estou acostumado com isso”. Se lembrarmos de seu filme solo, ele era um “fora-da-lei”. Além disso, na prisão ele lembra que Pym não gosta de Stark.

Judas

IMG_0233

Nas HQs, o Demolidor chama Stark de Judas, na famosa cena da moeda. No filme, na prisão, o Arqueiro fica com esse papel, quando Stark entra na prisão e ele então passa a bater palmas, discursar e diz que “este homem vai lhe passar a perna”.

Leipzig

baron-zemo-is-captain-america-civil-war-s-main-villain-but-there-s-a-twist-daniel-bru-676391

A maior batalha do filme ocorre no aeroporto em Leipzig, nos quadrinhos essa é a cidade natal de ninguém mais ninguém menos que Helmut Zemo!

Discurso

original

O discurso da Agente 13 no velório da Peggy é o mesmo feito pelo Capitão durante a Guerra Civil nas HQs para convencer o Aranha a mudar de lado.

Doze

5a3e84c0c607194d2d12005938ee7202

A mística do número 12 da Marvel continua: Stark diz que havia pedido ao Secretario Ross 36 horas para levar Rogers e menciona que faltam algumas horas, doze horas para ser exato.

Procurando Nemo

nemo-consciencia

Quando o Formiga entra na armadura do Homem de Ferro ele diz “é sua consciência, faz tempo que a gente não se fala”, muito parecido com uma cena de Procurando Nemo, especificamente um diálogo entre Dory e Marlin:

Dori: Quem tá aí?

Marlin: Sou eu Dory!

Dori: Você é a minha consciência?

Marlin: É, é, sou eu, sou eu. Já faz um bom tempo que a gente não conversa, como vai?

Dori: Bem, não dá pra reclamar!

Wakanda (primeira cena pós-créditos)

Black-Panther-Movie-Wakanda-Africa

Temeroso em perder o controle novamente, Bucky volta a ser congelado. Vemos, então, Steve conversando com T’Challa sobre os riscos do Soldado Invernal ser encontrado pelos seus inimigos – o Pantera Negra não se preocupa e o que vemos é a sua terra natal, Wakanda, pela primeira vez. A titulo de curiosidade, as cataratas do Iguaçu foram utilizadas para compor o local, o que com certeza será mais explorado em seu vindouro filme solo.

Sinal-aranha (segunda cena pós-créditos)

spidersignal

A segunda cena pós-créditos evidentemente mostra que a Marvel ainda nos trará muito do Aranha nos próximos anos – seu filme solo, por sinal, está previsto para Julho de 2017. Na sequência vemos Peter conferir mais um presentinho deixado por Tony, um sinal que sai de seu pulso, criando uma espécie de lanterna com o símbolo do herói aracnídeo. Nos quadrinhos isso existia, mas a luz saía de seu cinto, servindo para iluminar, anunciar sua chegada para os vilões e, posteriormente, servindo até como luz negra para investigações forenses.

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.