Entenda Melhor | Capitão América: Guerra Civil – O Teaser Trailer em Detalhes

Após uma longa espera, repleta de ansiedade por parte dos fãs, o primeiro trailer de Capitão América: Guerra Civil nos é apresentado – a crítica da saga em quadrinhos você pode encontrar aqui. Como de costume, dissecamos todo o teaser a fim não só de observarmos a fundo seus detalhes, como para criar nossas teorias sobre o que veremos no filme a ser lançado no ano que vem. Antes de entrarmos nessa análise, porém, que tal reassistir esse sneak peak?

Assistiram novamente? Então vamos lá!

gc-1 gc-2

O trailer inicia na cena pós-créditos de Homem-Formiga, com o Capitão reencontrando Bucky ao lado do Falcão. O diálogo já estabelece o lado em que ambos estão e esclarece a cena.

Você é um homem procurado

Mesmo sem essas palavras, podemos enxergar no rosto do Soldado Invernal o seu cansaço e, é claro, o fato dele estar escondido somente salienta isso. O curioso é o que vem a seguir.

gc-3 gc-4

gc-5 gc-6

– Não faço mais isso

– Quem acha que você fez está vindo para cá agora

A culpa da explosão vista acima, aparentemente, foi jogada em Bucky, que agora está escondido – ao que tudo indica – na Alemanha, onde vemos inúmeras das cenas de ação, inclusive a posterior batalha no aeroporto entre os Vingadores (ou ex-Vingadores). Não precisa pensar muito para chegar à conclusão que essa detonação está ligada à Hydra – Barão Zemo (que será vivido por Daniel Brühl), talvez? Ou Ossos Cruzados (Frank Grillo novamente)?

Interessante é notar que o Falcão estava no mesmo local. Coincidência ou já havia uma investigação no ar?

capciv10

gc-8 gc-9 gc-10

Naturalmente, os super-humanos conseguem escapar (e acabar) com os policiais. Mas o que interessa não é o óbvio e sim quem está ali no meio deles na primeira das imagens desse bloco – ninguém menos que Ossos Cruzados! É o personagem bem ao fundo dos policiais. Sabemos, então, que a conspiração é muito maior que uma simples busca ao antigo Soldado Invernal.

gc-11 gc-12 gc-13 gc-14

A trama começa, então, a se desenvolver e foge do gato e rato ampliando para a regulamentação de super-heróis. Vale lembrar que, em Vingadores 2, já testemunhamos um grande repúdio aos heróis lá em Sokovia e, após a literal queda do país, tal sentimento se estendeu para o restante do mundo. A série Jessica Jones aborda essa temática brevemente através de uma de suas subtramas – não fornecerei mais detalhes para evitar os spoilers. O General Thaddeus ‘Thunderbolt’ Ross, vivido por William Hurt, mais uma vez e apresentado ao Universo Cinematográfico Marvel em O Incrível Hulk, apropriadamente parece estar por trás da iniciativa governamental para regulamentar as atividades do super-heróis. Escolha perfeitamente apropriada, tendo em vista seu conhecido ódio pelos vigilantes.

gc-15 gc-16 gc-17 gc-18

A cena seguinte é Bucky ainda escondido, disfarçado no que pode ser a Costa Rica (onde parte do filme foi filmado). Provavelmente tal cena ocorre antes do reencontro visto no início do trailer. E não, o Capitão não o está olhando pela janela, ao menos o ângulo não está certo e no reencontro dos dois, Steve não usa seu uniforme (que agora conta com o símbolo dos Vingadores no ombro, repararam?).

gc-19

Você agiu com poderes ilimitados e sem supervisão. O mundo não tolera mais isso.

Retomando a regulamentação dos super-heróis, temos aqui o documento “Sokovia Accords”, certamente o tratado criado após os eventos de Vingadores 2que cria a grande cisão entre os “mocinhos”. O que vale nota é que diferente da saga original em quadrinhos, não há foco algum nas identidades secretas dos heróis e sim em seu controle pelo estado, algo também presente na saga, mas sem destaque.

gc-20

A ligação entre a Viúva Negra e o Capitão (à paisana) cria o tom de gravidade necessário, estabelecendo o conflito entre o grupo, que se solidificaria com a aparição posterior de Tony Stark.

gc-22 gc-23 gc-24

O interessante aqui é que Tony já está com olho roxo. Os dois já lutaram antes dessa cena? Eu chutaria que não, caso contrário Steve também estaria com algumas marcas pelo corpo – não é tão difícil imaginar que Tony precisou ir atrás de outros super-heróis antes disso ou até mesmo um dos muitos vilões que veremos no filme (recrutando vilões, como ele fez na saga em quadrinhos?). Outra possibilidade é Steve ter nocauteado Stark enquanto ele não vestia sua armadura.

capciv39

Se não aceitarmos limitações, seremos como os caras maus.

Com as palavras de Tony em voice-over, o Capitão e o Falcão têm seus equipamentos confiscados. Essa cena provavelmente ocorre antes do reencontro com Bucky, pois eles estão vestindo a mesma roupa e estão, novamente, na Alemanha. O interessante, aqui, é notar a presença de Sharon Carter (neta de Peggy e Agente da S.H.I.E.L.D. apresentada em Capitão América 2 e que, nos quadrinhos, é o segundo grande amor de Rogers – o primeiro foi Peggy) e do personagem de Martin Freeman, diretamente em frente a Steve. Vale lembrar que não sabemos quem Freeman interpretará, somente que ele será um intermediário entre os heróis e o governo.

capciv40 capciv41 capciv42 capciv43

– Não penso assim.

– Às vezes, quero dar um soco nesses seus dentes perfeitos.

Bucky ao lado de Steve e o conflito entre o Capitão e o Homem de Ferro. E aqui Stark ainda não tem seu olho roxo, será que ele o recebe logo a seguir?

capciv46 capciv47 capciv48

capciv49Apesar da presença dos outros heróis, as imagens não cansam de nos dizer que esse ainda é um filme do Capitão América. Ele tem a maior presença em tela e, em segundo lugar, o Falcão, que a este ponto é seguro dizer que se tornou seu braço direito. Vale notar também as asas vermelhas, como na versão clássica dos quadrinhos, algo que já tínhamos visto em Homem-Formiga.

capciv53 capciv54

Aqui, vemos um prédio e o caminhão da IFID (que ainda não sabemos o que é). É importante notar, contudo, que o símbolo dessa agência de segurança (?) é o continente africano, onde temos nada mais, nada menos que Wakanda, que já aparecera em Era de Ultron e de onde vem a nova adição ao UCM, o Pantera Negra – que também aparece no trailer.

capciv54-1 capciv58 capciv60 capciv61 capciv62 capciv64 capciv65

Olha ali o Homem-Formiga no ombro da Feiticeira!

Você procurou? Não devia ter procurado, não tem nada ali.

A guerra civil tem início e já sabemos que, ao menos, o Pantera não está do lado de Steve (não que ele não possa mudar de lado, claro), considerando a surra que Bucky leva. Notável também é que o Arqueiro e a Viúva estão em lados opostos, então podemos esperar um certo drama relacionado a isso. Além disso, a Feiticeira aparentemente aprendeu a voar, o que tira um pouco da vantagem de Tony que, até então, só tinha o Falcão com quem se preocupar nos ares (além das flechas infinitas do Gavião, é claro).

Vale notar que o uniforme do Pantera (T’Challa será vivido por Chadwick Boseman) não é a versão clássica, toda preta dos quadrinhos, mas sim uma versão idêntica posterior, com detalhes prateados (nos quadrinhos há outra, tenebrosa, com os mesmo detalhes, só em em dourado).

capciv67

Natasha acabando com alguém aqui, mas não é outro super-herói. Das duas uma: ela troca de lado e passa a lutar contra o governo ou descobre a conspiração por trás da regulamentação dos heróis.

capciv69

O Capitão corre atrás do Pantera, que corre atrás de Bucky. Todos uniformizados. Eu colocaria essa cena logo após o conflito no aeroporto. Mas qual o motivo do Pantera em perseguir Barnes?

capciv74 capciv76

O Soldado Invernal tenta tirar o núcleo da armadura de Stark e logo em seguida vemos o Máquina de Guerra caído sem o núcleo de sua armadura. Não é um chute grande dizer que ele está morto (?) graças a Bucky. Fatalidades eram esperadas em um filme com tal carga dramática e precisamos de algo que incite a ira de um dos lados a fim de criar um clímax dramático. Em Guerra Civil (quadrinhos), essa fatalidade é representada pela morte do Golias, um personagem também negro. Portanto, ainda que a morte de um personagem importante como Rhodes seja improvável, ela é possível.

capciv77 capciv78

– Sinto muito, Tony. Sabe que eu não faria isso se tivesse opção. Mas ele é meu amigo.

– Eu também era.

E por falar em drama. Tony aqui está com outra cicatriz no olho esquerdo. Onde essa cena se encaixa é difícil dizer, mas, considerando as marcas no rosto do Steve, eu diria que é mais para a segunda metade do longa. É importante ressaltar o uso do passado no “eu também era”, o que revela que ambos cruzaram o ponto sem retorno. Não creio que haverá um reconciliação completa após esse filme.

capciv82 capciv84

Chegamos ao conflito que deixou todos os fãs arrepiados. Bucky e Steve vs. Tony. Os três uniformizados e em uma locação nevada. Será esse o fim do filme? Ou apenas uma das muitas batalhas que serão vistas?  E essa escudada que Stark está prestes a levar? Reparem que a armadura que Tony usa é a versão Bleeding Edge, uma das mais bonitas armaduras dos quadrinhos e que, se o filme mantiver um pouco do que vemos nas HQs, tem propriedade orgânicas. Resta somente esperar pelo filme em si, ou pelo trailer que, ao contrário desse, provavelmente será repleto de spoilers e nos contará a trama inteira!

_____

Agora que observamos tudo em detalhes deixem suas impressões aqui embaixo nos comentários! Tragam todas suas teorias, malucas ou não e vamos discutir!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.