Entenda Melhor | Conheça os Mundos e Personagens de Thor 2

Thor 2: O Mundo Sombrio está chegando e, para você que, desde o lançamento do primeiro filme está escondido em alguma caverna em Muspelheim escondendo-se de Surtur ou singrando as estrelas com Bill Raio Beta e seu Rompe Tormentas, preparamos um “quem-é-quem” dos personagens da continuação, para seu deleite. Assim, prepare seu hidromel, deixe Jarnbjorn repousado ao seu lado e divirta-se!

Os Mundos

1. Yggdrasil

thor 2 yggdrasil

Sim, o universo é uma árvore, e daí?

Na mitologia nórdica, os Nove Mundos ou Reinos são unidos por Yggdrasil, a árvore cósmica que tem a Terra, ou Midgard, no centro. Asgard é o lar dos deuses que conhecemos, ou seja, Thor, sua família e amigos e todo o resto, com exceção de Vanaheim e Alfheim, é tomada de monstrengos que querem destruir os deuses e, de cabo, a Terra. No primeiro filme, vocês lembrarão que Thor desenha Yggdrasil e a explica para Jane Foster (olha a foto aí embaixo) e ela acaba sendo elemento central no clímax quando os Gigantes de Gelo a congelam. Aliás, falando em Gigantes de Gelo, eles vêm de Jotunheim, o mundo no centro à direita em Yggdrasil. Yggdrasil também aparece talhada em uma porta no início de Capitão América: O Primeiro Vingador, quando o Caveira Vermelha invade o castelo para roubar o Cubo Cósmico (segunda foto).

thor 2 yggdrasil desenhada no filme

Eu tinha essa caneta!!!

thor 2 yggdrasil red skull

Vou contar um segredo: esse cara aí é um vilão!

2. Svartalfheim

E, com a introdução acima, cabe falar de Svartalfheim, o mundo no centro à esquerda de Yggdrasil. Esse é o lar dos Elfos Negros e, claro, a que o subtítulo de Thor 2 alude. Nos quadrinhos, os seres desse mundo têm super-força, super-inteligência e podem manipular a mágica, com poderes de teleporte e outros. Seu chefão é Malekith, O Amaldiçoado (ou O Maldito, dependendo da tradução que você ler), que, no filme, volta à vida depois de passar milhares de anos hibernando após tomar um safanão épico de Odin.

thor 2 Svartalfheim-Revealed

Terra-Média, é você?

thor 2 Svartalfheim comics

Afinal, campos verdejantes ou fornalhas infernais?

Os Personagens

1. Thor

Presumo que esse cara dispense apresentações. Afinal de contas, quem é o insano que está lendo alguma coisa sobre o SEGUNDO filme do herói e não sabe quem ele é? Ah, você não sabe? Foi mal… Bem… Então só para você, hein?

thor 2 thor comics

Quem é seu cabeleireiro, hein?

Thor é um semi-deus da mitologia nórdica, filho de Odin com uma humana e que usa como arma a martelo Mjölnir (“aquele que esmaga”), forjado por anões depois que Loki faz uma aposta que eles não conseguiriam criar arma mais magnífica do que as de Odin e Frigga. Thor é trazido da Terra para Asgard e cuidado por Odin e sua mãe adotiva Frigga e passa a empunhar seu martelo aos 18 anos.

thor 2 thor movie

Essa capa serve para que mesmo?

Já nos quadrinhos, a coisa muda bastante e essa versão marveliana é, obviamente, a que é usada nos filmes da franquia. Nos quadrinhos, Thor, criado em 1962 por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, é um deus “completo”, com mãe e pai deuses (Odin e Frigga novamente) que não é casado, mas que tem namoricos aqui e ali com Jane Foster, da Terra e Lady Sif, de Asgard, além de outras ao longo de seus 51 anos de vida editorial. Mjölnir continua sendo um  martelo, mas ele foi forjado com metal Uru (o  mesmo metal do Destruidor, aquele robô gigante do primeiro filme) dentro de uma estrela de nêutrons (sempre achei isso ridículo) e só pode ser levantado pelos Dignos. Thor é um dos dignos, mas uma monte de gente já empunhou a arma no Universo Marvel de quadrinhos, até gente indigna.

thor 2 hulk_thor

Não resisti!

No Universo Cinematográfico Marvel, a grande diferença que existe é que Thor (Chris Hemsworth) é tratado mais como um extra-terrestre do que qualquer outra coisa, de forma a manter a coisa mais longe da “mágica” e mais perto do tom realista (dentro do possível, claro, a não ser que você ache que é possível um cara se transformar em um monstro verde gigante…).

2. Odin

thor 2 odin comics

Eita ângulo mais estranho!

Pai de Thor e pai adotivo de Loki, Odin é o deus máximo da mitologia nórdica, equivalente a Zeus na mitologia grega. Chamado de Pai de Todos, Odin é pai também de dezenas de outros deuses e semi-deuses, dentre eles Balder que, nos quadrinhos, é apenas um deus amigo de Thor, não seu irmão.

Odin, nos quadrinhos, é sábio, todo-poderoso e bane Thor para a Terra quando ele se torna arrogante, de forma que ele aprenda humildade. Mas não só isso. Odin despe Thor de todos os poderes e o transforma em Donald Blake, um médico aleijado que tem que andar de bengala. Quando, fugindo de um gigante de pedra, Blake entra em uma caverna, ele acha uma bengala de maneira que, com raiva, bate no chão, transformando-se em Thor, o Deus do Trovão. Hoje, porém, essa persona de Blake não existe mais, ainda que, em homenagem ao personagem, o primeiro filme de Thor faça menção a ele em curtíssima cena em que Thor veste um uniforme de médico com esse nome.

thor 2 thor origin comics

Bengala vira martelo, médico insosso vira loiro fortão

thor 2 donald blake movie

Para os nerds terem orgasmos apontando para a tela do cinema…

No primeiro filme, Odin (Anthony Hopkins) faz a mesma coisa com Thor, mandando-o sem poderes para a Terra, ainda que não sob identidade secreta. Ele não tem um olho, característica atual nos quadrinhos, mas que nem sempre foi assim.

thor 2 odin movie

Uma pista: Odin não está de preto…

3. Frigga

Odin pode até ser o Pai de Todos, mas quem manda naquele bodega de Asgard é a patroa, a chefe dos chefes, a que impõe respeito: Frigga (ou Frigg no original nórdico). Na mitologia, ela toma vários pares de chifres do marido pulador de cerca, mas não tem que a tire de Asgard.

Nos quadrinhos, a coisa muda de figura completamente, já que ela é efetivamente a mãe de Thor e bota para quebrar sendo, hoje, a regente de Asgard.

thor 2 frigga comics

Sou mais a René Russo…

No primeiro filme, Frigga quase não aparece, apesar de ser vivia pela bela René Russo. Mas, sendo Frigga quem ela é, esperem muito mais dela no segundo filme, até porque René Russo desceu a lenha na produtora e exigiu  mais tempo de tela. Quem manda, manda!

thor 2 rene-russo-frigga

Agora sim!

4. Os Três Guerreiros (Warriors Three)

Os melhores amigos asgardianos de Thor são os Três Guerreiros: Fandral, Hogun e Volstagg. Mas eles nunca existiram na mitologia nórdica, sendo criados por Stan Lee e Jack Kirby. Fandral é o galante. Volstagg é o comilão (dá para reparar quem é o cara, não?) e Hogun é o soturno. Juntos com Balder e Lady Sif, eles são parceiros das antigas de Thor.

thor 2 warriors_three comics

O que é que o Obelix está fazendo aí?

Uma curiosidade que se pode ver facilmente dos desenhos é que Stan Lee imaginou Fandral como Errol Flyn, Hogun como Charles Bronson. No caso de Volstagg, a coisa é um pouco mais complicada, pois o personagem foi inspirado em Falstaff, criado por Shakespeare. Interessante, não?

thor 2 warrior three movie

E pensar que o cara da direita já foi o Justiceiro…

No primeiro filme, os Três Guerreiros estavam bem presentes, ajudando Thor tanto em Asgard quanto na Terra. Fandral foi vivido por Josh Dallas, Hogun por Tadanobu Asano e Volstagg por Ray Stevenson (que viveu o Justiceiro no cinema). Em Thor 2, Josh Dallas não voltará, sendo substituído por Zachary Levi.

5. Lady Sif

thor 2 Lady-Sif-Comic-Book

Tem roupa demais nesse uniforme!!!

De esposa de Thor na mitologia nórdica, Sif passa para namorico de Thor nos quadrinhos, tendo ganhado destaque em poucos momentos de sua carreira editorial, o mais recente deles agora, com a reformulação do universo Marvel dentro do projeto Marvel NOW! Lady Sif já salvou Thor muitas vezes e, mesmo a contragosto, salvou Jane Foster, outra namorada do Deus do Trovão.

thor 2 lady sif movie

Continua com roupa demais!!!

Nos filmes, a personagem é vivida por Jaimie Alexander e a promessa – já mostrada no trailer – é que um triângulo amoroso vá se formar entre ela, Jane Foster e Thor. Sorte do cara, não é mesmo?

6. Jane Foster

thor 2 jane foster comics

Muita areia para o caminhão daquele carinha ali atrás…

Jane Foster é das antigas. Quando Odin transformou Thor em Donald Blake, ele foi trabalhar em um hospital onde Jane era uma das enfermeiras. Inevitável o romance, não é mesmo?

thor 2 jane foster movie

A long time ago, in a galaxy far, far away….

No filme, porém, Foster (Natalie Portman) nós é apresentada como uma astrofísica que teoriza sobre buracos de minhoca que permitem transporte interestelar, sem saber que tudo acontece por meio de uma ponte multicolorida, explicação essa muito mais sensata e óbvia. De toda maneira, seu destino é o mesmo: ela se apaixona por Thor. No segundo filme, ela finalmente irá até Asgard participar de um menage a tr… digo uma aventura com o herói.

7. Loki

thor 2 loki comics

Loki é brasileiro, não Deus

Esse adorável vilão dispensa apresentações assim como seu meio-irmão Thor. Mas Thor é meio-irmão de Loki só nos quadrinhos, pois, na mitologia nórdica, o Deus da Trapaça não tem relação com Odin. Ele, na verdade, é pai de Hel e da serpente Jörmungandr, que envolve o mundo. Em sua enrolada história, Loki conspira para matar Balder, filho de Odin e acaba matando e sendo morto por Heimdall.

Nos quadrinhos (e no primeiro filme), ele é filho dos Gigantes do Gelo do Reino de Jotunheim e é o grande responsável por reunir o super-grupo Os Vingadores, ao tomar conta da mente de Hulk e colocá-lo em um rompante de destruição. Joss Whedon, em seu filme sobre os heróis, soube usar essa ideia para manter a ideia dessa origem intacta e usou Loki como a razão de ser dos Vingadores.

thor 2 loki movie

Loki aprendeu suas trapaças no Congresso Nacional…

Se no primeiro Thor, Loki, vivido magistralmente por Tom Hiddleston, já comandava a festa com seu jeito malévolo de ser, a promessa é que, na continuação, ele tenha também bastante destaque. Pelo menos, assim eu espero. 

8. Malekith, o Amaldiçoado (ou O Maldito)

Malekith é o rei dos Elfos Negros e não foi inspirado na mitologia nórdica. Mas ele foi criado por uma figura mitológica dentro da Marvel: Walt Simonson, pai dos melhores desenhos e histórias sobre Thor. Malekith surgiu como mais um supervilão para lutar contra Thor em 1984 e, desde então, já viveu, morreu e reviveu um monte de vezes, como é de praxe.

thor 2 malekith comics

Não dá para levar a sério vilão com essa roupa…

Além de seus poderes nativos (mágica, superforça, superinteligência e tudo mais que um vilão tem), por ser um Elfo Negro de Svartalfheim, Malekith criou muitos problemas para Thor ao usar a Caixa dos Invernos Antigos que funcionava como um frigorífico global portátil, pois trazia o frio de Niffleheim (lembra de Yggdrasil, a árvore que comentei lá em cima? Pois é, é um dos Nove Mundos). Claro que o elfo do mal não foi bem sucedido em nenhuma tentativa de dominação mundial, graças a Thor e seus amiguinhos.

thor 2 malekith

Doctor Who depois de uma plástica

No filme, Malekith é o grande vilão, vivido pelo 9º Doctor Who, Christopher Eccleston, com uma versão menos espalhafatosa de sua roupa dos quadrinhos, mas ainda surpreendentemente próxima (reparem no sol no peito). Ele sairá de sua hibernação depois de uma fragorosa derrota pelas mãos de Odin e, claro, tentará se vingar de todos os Asgardianos. Dou um doce para quem adivinhar se ele conseguirá ou não…

9. Kurse

thor 2 kurse comics

Precisava ser dourado e vermelho???

A Marvel e seus nomes… Malekith tem a alcunha de “O Amaldiçoado” ou The Accursed em inglês, palavra que vem de curse, maldição. Assim, qual é o nome do “ajudante” do cara? Kurse com K. Sensacional a originalidade, não?

Mas, sarcasmo de lado, Kurse é a versão bombada de Algrim, o Forte, Elfo Negro que, na tenebrosa saga Guerras Secretas II, de 1985, sofre uma radical transformação pelo Beyonder (não, não vou explicar quem é). Mais uma criação de Walt Simonson. Kurse é, basicamente, um ser extremamente poderoso, algo como duas vezes mais do que o próprio Thor.

thor 2 kurse movie

Ai, que meda! – exclamou o Didi…

No filme, parece que a produção seguirá muito de perto a origem do personagem (mas sem as Guerras Secretas senão eu corto os pulsos no cinema mesmo!) e, pela sua feiura, dará muito trabalho ao Deus do Trovão.

Bom, galera, é isso aí! Preparados agora para Thor 2: O Mundo Sombrio?

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.