Entenda Melhor | Deadpool: Referências e Easter-Eggs

Deadpool filme referencias easter eggs

Ei, você aí que está lendo este Entenda Melhor. Já viu o filme do Deadpool? Não? Então fique sabendo que isso aqui é um prato colossal (hein, hein?) de SPOILERS! Se você não viu o filme, com certeza está fraquinho demais para suportar o que vem adiante, então, siga o conselho do tio Francis aqui: vá ver o filme e volte para ler sobre os ovos de páscoa!

O Homem-Aranha aproximou-se então dele e disse: “Se tu és mesmo Deadpool, manda que estas referências se tornem em chimichangas. Deadpool, porém, afirmou-lhe: “Já dizia o Luiz do Plano Crítico: “Nem só de chimichangas e easter-eggs viverá o leitor, mas sim de todas as postagens que saíram dos dedos e do cérebro dele e de seus amiguinhos, preparando a todos para o meu filme matador que está por vir”.

Caderninho do Capitão América, página 11, parágrafo 2, tópico 2016.

  1. Crítica do Filme
  2. Crítica dos Quadrinhos
  3. Entenda Mehor: Tudo Para Entender Deadpool (Sem Spoilers)
  4. Entenda Melhor: Referências e Easter-Eggs do Trailer

É importante ressaltar que algumas referências na verdade não são novidades e já haviam sido mostradas aqui no Plano Crítico no trailer em detalhes, como as placas na ponte com o nome dos criadores de Deadpool, por exemplo. Nesse caso, sugiro a leitura desde Entenda Melhor para referências “antigas” que preferi não repetir aqui.

Outra questão são as brincadeiras e insinuações que aparecem aos milhares no filme e que seria inviável listar uma a uma, como a #peideisai, a piada com Sinead O’Connor ou as auto-referências de Colossus à sua infância na União Soviética (primeiro diálogo com Negasonic) e sua colocação como um “bom irmão” por parte de Deadpool (agradeço ao comentário do leitor João Vitor Tiveron Teodoro sobre isso), referindo-se claramente à boa relação que tinha com sua irmã Illyana Rasputina, a também mutante e também X-Men, Magik. Eu procurei centrar as referências aqui mais ligadas a núcleos nerds e metalinguísticos que dialogam intimamente com o filme. Dito isto, vamos lá!

.

#1. Projeção Infinita

Deadpool Jogos Vorazes

Os Jogos de Deadpool, o Tordo Tagarela

Vamos começar pelas referências cinematográficas? Claro, esta é uma pergunta retórica. Nós vamos começar pelas referências cinematográficas de qualquer forma. O mais legal é que se você der uma de espertinho (a) e disser: “eu vou pular, então vou começar de onde eu quero. Hahaha.”, pelo menos você leu até aqui, ou seja, começamos a nossa Guerra Civil por onde eu disse que começaríamos. Dig-din-dig-din!

O Poderoso Chefão (1972): Deadpool, durante o primeiro diálogo com Colossus, diz: “I’ll make him an offer he can’t refuse”, que é uma das falas de Vito Corleone.

A Hora do Pesadelo (1984): Fuinha compara o rosto desfigurado de Wade, depois do Arma X, com o de Freddy Krueger.

Stallone Cobra (1986): Wade pergunta a Pó de Anjo se ela é uma grande fã de Stallone, referindo-se ao fato de que em Cobra, o ator vive com um palito de fósforo na boca.

Curtindo a Vida Adoidado (1986): A cena pós-créditos é uma paródia literal do filme!

Esqueceram de Mim (1990): Deadpool coloca as mãos no rosto, imitando Kevin, ao perceber que Francis fugiu, ainda na cena da ponte.

Alien³ (1992): Deadpool diz que Negasonic Teenage Warhead se parece com Ripley.

Spawn – O Soldado do Inferno (1997): Deadpool age de forma muito similar a Al Simmon ao descobrir seu rosto desfigurado.

Matrix (1999): Deadpool chama o Recrutador de ‘Agent Smith’.

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001): Vanessa chama Buck de Gandalf e ao final da cena, Wade pede para ele ir lançar alguns feitiços.

Uma nova modalidade de bingo para alegrar a sua festa junina!

Uma nova modalidade de bingo para alegrar a sua festa junina!

Blade II – O Caçador de Vampiros (2002): O conselho de Fuinha para Ajax, após ser abordado por ele no bar, é que ele vá ver este filme, pois está vestido de forma parecida com um dos personagens.

Busca Implacável (2008) / Busca Implacável 3 (2014): Wade tem um sonho onde sequestra a filha de Liam Neeson e é caçado por este, uma referência aos filmes da franquia Taken, que traz exatamente este plot.

X-Men Origens: Wolverine (2009): Referências verbais e visuais (com um boneco com a boca costurada) referindo-se ao que fizeram com o Tagarela neste filme.

127 Horas (2010): Uma das quebras da quarta parede do filme. Deadpool diz que vai dar spoiler e corta a própria mão, como o personagem de James Franco neste filme.

Lanterna Verde (2011): Tanto significado na frase: “Please don’t make the suit green…OR animated!“.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014): Mais uma quebra de quarta parede do personagem, citando as misturas de linhas do tempo na saga dos filmes dos X-Men, perguntando “qual era o Professor X da vez”, James McAvoy ou Patrick Stewart?
.

#2. “Rob L” no copo de café da Starbucks

Rob Liefeld foi um dos criadores de Deadpool. Logo na abertura, quando a câmera passa de forma lenta por uma cena de ação em suspensão, vemos um copo de café passando pela tela, com uma etiqueta escrito “ Rob L” (enquanto ouvimos Angel Of The Morning, de Juice Newton, que deixo logo abaixo para você entrar no clima. Aliás, o filme tem outra referência musical de peso, ao duo ‘Wham!’, formado por George Michael e Andrew Ridgeley, de quem ouvimos a canção Careless Whisper, em dois momentos do filme). Liefeld também é citado por Wade no bar dos mercenários e faz um pequeno cameo no filme.


.

#3. Guerra dos Sexys

people magazine sexiest men alive

Tanto Ryan Reynolds quanto Hugh Jackman foram eleitos pela People Magazine como os “homens mais sexys do mundo”. Em momentos diferentes do filme, as capas das duas revistas aparecem na tela. É notável a brincadeira de egos — feitas na maior camaradagem –, mas também o fato de haver inúmeras referências a Wolverine, interpretado no cinema por Hugh Jackman. O momento mais hilário dessa paixão do Tagarela pelo Carcaju é quando, no final, ele vai revelar seu rosto desfigurado para Vanessa e por baixo da máscara vermelha há um recorte de revista do rosto de Hugh Jackman. Também existe uma piadinha extra-filme, com Deadpool mandando uma mensagem de congratulações aos australianos (Hugh Jackman é australiano), com sotaque australiano, pelo “Australia Day”. Vejam:

Whose balls did I have to fondle to get my own movie? Can’t tell ya, but it rhymes with Pulverine. He’s got a nice pair of smooth ones down under!”

Deadpool
.

#4. Hello Kitty e Reloginho de “Hora de Aventura”

DEADPOOL HELLO KITTY E HORA DE AVENTURA

O brilho labial da Hello Kitty que aparece na cena do carro foi uma piada interna “de última hora” que veio depois de o perfil oficial do filme no twitter seguir o perfil da Hello Kitty — o que gerou uma enorme quantidade de memes na internet. Lembrando também que a atitude não é gratuita, porque nos quadrinhos, há inúmeras citações e brincadeiras de Deadpool com a personagem. Já a referência à série animada Hora de Aventura é mais imediata e poderá arrancar mais risos, pela surpresa: Deadpool usa um relógio com a carinha dos personagens desse show.
.

#5. Os mais criativos créditos de abertura…  

deadpoolgraphic

Depois da divulgação de um banner que simulava duas partes do corpo feminino (seios e vagina), a produção resolveu adotar a brincadeira com o “Douchebag” e fazer uma das aberturas mais criativas de filmes de heróis que já tivemos. Abaixo, as colocações que aparecem na tela + o nome do personagem e ator/atriz que os interpreta.

  1. Algum filme de idiota (Deadpool)
  2. O Perfeito Idiota (Ryan Reynolds – Deadpool)
  3. Uma Garota Gostosa (Morena Baccarin – Vanessa)
  4. Um Vilão Bitânico (Ed Skrien – Ajax)
  5. O Alívio Cômico (T.J. Miller – Fuinha)
  6. Uma Adolescente Temperamental (Brianna Hildebrand – Negasonic Teenage Warhead)
  7. Um Personagem Inteiramente em CGI (Colossus)
  8. Um Cameo Gratuito (Stan Lee)
  9. Produzido Pelos Estúpidos (Lauren Shuler Donner, Simon Kinberg, Ryan Reynolds)
  10. Escrito Pelos Verdadeiros Heróis (Paul Wernick e Rhett Reese)
  11. Dirigido Por Alguém Que se Acha Demais (Tim Miller)
    .

#6. NANANANANANANANA BATMAAAAN

É bem rapidinho, mas durante a cena de luta no carro, enquanto um dos bandidos bate repetidamente a cabeça de Deadpool no rádio, a estação muda e ouvimos a famosa musiquinha de abertura da série do Batman, na era de Adam West. Outra piada — agora falando sobre a parceria “claramente sexual” entre Batman & Robin — aparece no filme, quando Deadpool está conversando com Al.
.

#7. Superhero-Landing!

Deadpool-Easter-Egg-Superhero-Landing

É claro que além das quebras da quarta parede não poderia falar referências aos clichês legais dos filmes de super-heróis e um deles é o famoso Superhero-Landing, feito por Pó de Anjo no início de uma longa sequência de luta. Abaixo, a cena do filme onde vemos a aterrissagem de Pó de Anjo. De fato, como diz Deadpool, isso não deve fazer muito bem para o joelho não…


.

#8. Olha, é a Marrow!

Deadpool-Easter-Egg-Marrow-Spikes

E por falar em super-heróis, foi uma grata surpresa ver que na mesma instalação onde os experimentos e torturas feitas com Deadpool haviam outros personagens que possuem alguma participação em sua linha do tempo ou na linha do tempo dos X-Men. O destaque aqui vai para Sarah (Marrow), personagem criada por Jeph Loeb, David Brewer, Scott Lobdell e Joe Madureira da Cable #15, de 1994. No futuro ela pode aparecer nas continuações de filmes do Deadpool ou em algum X-Men da FOX.
.

#9. Worm, é você?

worm deadpool

O único “amigo” que vemos Deadpool fazer no período que passou na instalação que o tornou mutante foi o personagem que viria a se tornar o ciborgue Worm. A cena em que eles aparecem conversando no filme é onde pela primeira vez Deadpool faz piada com o nome verdadeiro de Ajax, FRANCIS, e esta cena é muito parecida com uma sequência dos quadrinhos, ao menos nos diálogos. O personagem foi criado por Joe Kelly e Steve Harris em Deadpool and Death Annual, de 1998.
.

#10. Bob, o Agente da Hidra

deadpool bob

Como praticamente tudo em Deadpool, eis mais uma relação complicada. O Tagarela e Bob possuem uma relação de amizade, mas um vivem querendo matar, caçar, ferir, escantear, dar sumiço ou esconder um ao outro, dependendo da situação. Bob, o chamado “Agent of HYDRA”, já foi sidekick de Deadpool. No filme, ele aparece na luta final contra Ajax, o único dos capangas do vilão que Deadpool reconhece e apenas nocauteia. Bob foi criado por Fabian Nicieza e Reilly Brown, e apareceu pela primeira vez em Cable & Deadpool #38, de 2007.
.

#11. Piadas com os X-Men

deadpool-xmen

Há várias referências, citações, piadas e insinuações ao universo dos X-Men no filme, a começar pela participação de dois deles, Colossus e Negasonic. A escola de mutantes aparece algumas vezes no longa e já comentamos que o Professor Xavier e Wolverine são diretamente citados, mas Fera e Ciclope também recebem referências diretas. Até uma piada de quarta parede dizendo que o estúdio não tinha dinheiro para contratar outros atores, aumentando o número de mutantes no filme, é dita em algum ponto. E Negasonic ironiza as “vantagens” de ser uma X-Men, referindo-se ao fato de que a mansão é bombardeada semanalmente, o que já pode ser uma referência direta ao que acontecerá em X-Men: Apocalypse, que vai estrear em maio de 2016.
.

#12. Deadpool & Wolverine

deadpool_wolverine_cover

A cena do “churrasquinho humano no espeto” que tem lugar ainda na primeira parte do filme, também na cena da ponte e que serve de ponte para uma regressão do personagem é a representação da capa de Wolverine Vol. 2 #88, publicada em 1994 e desenhada por Adam Kubert. Na história, além do Tagarela e do Carcaju, aparece a Mímica (Vanessa) e a trama gira em torno do projeto Arma X.
.

#13. Star Wars

Deadpool-Star Wars easter egg

A confusão que George Lucas nos colocou ao ir mudando progressivamente os títulos dos filmes, acrescentando numeração de episódios e subtítulos, aparece em Deadpool também em forma de confusão de episódios, onde Wade e Vanessa confundem em qual dos filmes Luke carrega Yoda nas costas. Seria uma Uma Nova Esperança – Episódio IV (inicialmente apenas Star Wars) ou O Império Contra-Ataca?
.

#14. De onde eu vim?

deadpool referencias x men

Referências diretas à participação de Ryan Reynolds em X-Men Origens: Wolverine e citação à sua boca costurada aparecem em dois momentos do longa, uma quando o Tagarela ainda estava na instalação da Arma X — e a indicação ali se mistura com uma fala sua e de Ajax — e a segunda vez, por um boneco dele que aparece em cima de uma mesa e para o qual ele faz rápidas e engraçadas piadas.
.

#15. Your poor wife! ( ͡° ͜ʖ ͡°)

colossus and kitty

Ao tentar esmurrar as bolingas de Colossus e, claro, quebrar uma mão, Deadpool lamenta a vida sexual da “pobre esposa” de Colossus. O Mercenário até se referindo — muito provavelmente — a Kitty Pryde, o romance de Colossus que deverá ser melhor trabalhado no futuro e que vai depender de como isso se desenrolará para os personagens da Terra 616, no Multiverso Marvel.
.

#16. Storm Shadow, quem diria!

Storm_shadow g i joe

No momento em que decidiu que iria atrás de Ajax, Deadpool começou a fazer o seu uniforme, que vai aprimorando a cada nova falha ou problema encontrado. A primeira versão desse uniforma era branca e tinha o mesmo estilo da roupa de Storm Shadow, em G.I. Joe.
.

#17.  Será o Helicarrier?

Deadpool-57

Ok., o modelo é levemente diferente daquele clássico que conhecemos, mas fica difícil não pensar que o local onde Deadpool e Ajax fazem a sua mega-luta final é onde está o Helicarrier da S.H.I.E.L.D. A FOX não pode citar isso nem nada, por conta dos diretos que estão com a Marvel Studios, mas mesmo assim, é uma referência muito forte e importante, que pode gerar bons frutos em futuros longas da FOX. A não ser que estão não seja de jeito nehum — wink wink hihihi — o almejado Helicarrier.
.

#18. O cartoon durante os créditos finais

deadpool_

Os créditos finais também são criativos e divertidos, mas dessa vez temos o nome da equipe do filme na tela, só que com observações sexuais do Mercenário Tagarela durante todo o tempo. Os desenhos desse bloco emulam o estilo artístico de Skottie Young, conhecido por desenhar capas variantes e pequenas histórias de heróis para o público infantil.
.

#19. Cable!

cable e deadpool

A segunda [parte da] cena pós-créditos tem a revelação de que em Deadpool 2 teremos Cable. Claro que isso pode ser uma trollagem máxima, mas tudo indica que isso é verdade sim. E já que a FOX confirmou o 2º filme, ainda mais depois do mega hype que está tendo dentro e fora dos EUA, podemos esperar ainda mais personagens que povoam o universo de Deadpool. E Cable, definitivamente, é um dos principais!
.

#20. O cameo de Stan Lee

stan lee

Ele apareceu! E apareceu como o DJ do Strip Club onde Vanessa trabalha, em um momento decisivo para Wade, que está tentando mostrar a sua nova identidade para a amada. O Stan Lee DJ, enquanto isso, chama para o palco uma stripper de nome Chastity. Não tem como não rir.

***

É isso! Sabem de outras referências ou easter-eggs importantes? Mandem para cá que acrescentaremos na lista!

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.