Entenda Melhor | Deadpool: Tudo Que Você Precisa Saber (Sem Spoilers)

deadpool entenda melhor filme quadrinhos

O objetivo desse pequeno e ricamente ilustrado Entenda Melhor, assim como fizemos com Thor 2, Capitão América 2Guardiões da Galáxia e Homem-Formiga é situar o leitor no Universo de Deadpool, fazer a ligações do filme com os quadrinhos e tornar a experiência mais palatável e, em alguns casos, mais aprofundada (ou mais confusa…) para vocês. Mas não se preocupem, pois NÃO HÁ SPOILERS DO FILME. Boa leitura!

1. Wade “Wilston” Wilson / Deadpool

Deadpool_ryan_reynolds_quadrinhos_filme

Deadpool, interpretado por Ryan Reynolds.

Deadpool, o Mercenário Tagarela da Marvel, é um humano geneticamente modificado (tornado mutante), que apareceu pela primeira vez em Os Novos Mutantes #98, em fevereiro de 1991, último arco deste primeiro volume da revista, que daria lugar à X-Force, publicação com uma equipe de remanescentes dos Novos Mutantes e novos heróis arregimentados. Criado por Rob Liefeld e Fabian Niciesa, Deadpool já esteve associado a grupos como X-force, X-Men, Vingadores e Thunderbolts, além de ter tido uma longa parceria com Cable, seu antigo inimigo.

As histórias de infância de Wade Wilson são sempre contraditórias e temos mais de uma versão para os primeiros anos do personagem. Na mais aceita dessas versões, Wade perde a mãe (vítima de câncer) aos cinco anos e idade. Ele então se torna um garoto incontrolável e progressivamente cruel, comportamento piorado pelo mal tratamento que recebia do pai, um militar alcoólatra morto em uma briga de bar incitada pelo próprio Wade. Entre a delinquência e o aprimoramento de habilidades físicas para fuga e também para manipulação de armas, o jovem Wade é contratado por mafiosos e empresários obscuros para serviços em que seria necessário alguém corajoso e completamente insano. Dos tempos iniciais de mercenário, sabe-se que Wade passou por diversos lugares do mundo, do Marrocos ao Japão.

Ao ser diagnosticado com câncer, Wade Wilson passou a buscar alternativas de cura em todos os lugares que conseguiu imaginar. Foi assim que entrou em contato com o Departamento H, organização para criação de armas especiais do governo canadense, que o arregimenta como cobaia de um programa de desenvolvimento super-humano liderado pelo do Canadá e pelos Estados Unidos, o programa Arma X. O câncer de Wade é detido graças ao uso de um fator de cura vindo de outra cobaia do Departamento: Wolverine. Embora curado, Wade passa a apresentar enorme instabilidade mental, o que faz o Arma X enviá-lo para um “hospício especial”, gerenciado pelo Doutor Killbrew e seu assistente Ajax, que trabalham com experiências criminosas e torturas. Havia até uma brincadeira entre os internos, um jogo chamado “Deadpool”, que consistia em uma aposta para tentar adivinhar quem morreria depois de passar pelos “testes” na “piscina”.

deadpool

Deadpool… entendeu?

Wade passa por um largo período de tortura e experimentações diante das quais demonstra extrema indiferença e frieza (ele até faz contato com a Morte, a entidade, nesse período). Sua longa jornada na instalação termina quando Ajax retira do coração de Wade e o deixa para morrer. Wade reativa o seu fator de cura e se regenera, mas por um motivo desconhecido, as deformações causadas pelos experimentos não desaparecem de sua pele, o que explica as permanentes deformações no rosto do [anti]herói (embora em algumas minisséries ou edições ele consiga reverter as deformações por um tempo). Fugindo do lugar, Wade e adota, então, o nome de Deadpool.

Romance notável: Vanessa Carlysle (Mímica).

Poderes e habilidades: Longevidade estendida. Força, reflexos e agilidade sobre-humanas. Fator de cura. Teleporte e disfarce holográfico (com dispositivos do cinto). Maestria com a maioria das armas e espadas.

Principais volumes: Deadpool tem até hoje 4 séries principais: a primeira, com 71 edições, publicada entre 1997 e 2002; a segunda, com 67 edições, publicada entre 2008 e 2012; a terceira, com 45 edições, publicada entre 2013 e 2015 e a quarta, tendo sua publicação iniciado em 2016.

.

2. Vanessa Geraldine Carlysle / Mímica (Copycat)

copycat mimica Morena Baccarin

Mímica, interpretada pela carioca Morena Baccarin.

Como vocês podem conferir nesta crítica, a origem da Mímica é um pouco complicada, mas vamos tentar simplificá-la em eventos principais (sim, tem mais, mas não são importantes, fazem parte apenas da confusão dos roteiros que ainda não sabiam como trabalhar a personagem em idos de 1991). Primeiro, a personagem aparece metamorfoseada como a Dominó em Os Novos Mutantes #98. Segundo, ela aparece como ela mesma em X-Force #19. Fácil, não é mesmo? Eu disse.

Criada por Fabian Nicieza e Rob Liefeld (sim, os mesmos criadores de Deadpool), Vanessa é uma mutante que consegue mudar de forma e transformar-se na pessoa que ela quiser. Pouco se sabe sobre sua infância. As informações dos quadrinhos dão conta já de sua vida adulta, quando ela trabalhava como prostituta em Boston e acabou conhecendo e apaixonando-se por Wade Wilson. O relacionamento entre os dois, claro, não é nada fácil e chega ao fim quando Wade descobre que tem câncer.

Vanessa se torna uma mercenária e passa a trabalhar para Tolliver, que já havia aparecido como Tyler — seu verdadeiro nome é Tyler Dayspring — e depois apareceria como Mr. Tolliver e, finalmente, como o mutante Gênese, que é, em realidade, filho de Cable e Aliya, no futuro). Em uma de suas missões, ela se infiltra na X-Force, disfarçada de Dominó, com o objetivo de explodir as instalações do grupo e matar Cable. A missão falha porque Vanessa-Dominó se apega aos heróis. Pouco tempo depois, seu disfarce é quebrado por Deadpool, que vai ao QG do grupo com o mesmo objetivo e contratado pela mesma pessoa. Posteriormente, Deadpool recebe ordens para matar Mímica e uma cadeia de eventos vai fazer com que os dois fiquem [mais ou menos] juntos a partir de então.

Romance notável: Wade Wilson (Deadpool).

Poderes e habilidades: Mudança de forma. Mimetismo.

.

3. Jack Hammer / Fuinha (Weasel)

fuinha weasel t j miller

Fuinha, interpretado por T. J. Miller

Criado por Fabian Nicieza e Joe Madureira, Fuinha apareceu pela primeira vez em Deadpool: The Circle Chase #1 (agosto de 1993). Ele estudou na Midtown High, onde também estudaram Peter Parker e Jessica Jones e, por um certo tempo, nutriu sentimentos por Gwen Stacy.

Seu primeiro contato com Deadpool aconteceu sob um ponto de vista incomum: no passado, quando o teleporte do cinto do Tagarela dá problema durante uma luta com os Great Lakes Avengers. Através de seu dispositivo holográfico, Deadpool se disfarça de Homem-Aranha, leva Jack (que ele imediatamente apelidou de Fuinha) para uma festa e o faz dançar com Gwen. A festa é interrompida pelo Kraven, que é derrotado pelo Homem-Aranha (na verdade, Deadpool).

Antes de voltar pra o futuro, Deadpool encontra Norman Osborn e diz que Jack (então disputando um cargo com Peter Parker) tinha problemas com drogas. Sem possibilidade de emprego, sem a garota que amava e com uma mente brilhante desocupada, Jack, que adota o pelido que lhe foi dado pelo Homem-Aranha (Deadpool), Fuinha, passa a trabalhar como traficante de armas e serviços envolvendo computadores para diversos criminosos, tornando-se ele mesmo um mercenário. Nessa atividade, ele conhece Deadpool (pouco tempo depois de deixar o Arma X) e o ajuda nos trabalhos contratados por Tolliver. A partir desse ponto, Fuinha e Deadpool estabelecem uma grande (e improvável) amizade, mesmo sob xingamentos e altos e baixos do humor de Fuinha e dos desequilíbrios mentais de Deadpool.

Habilidades: Hacker. Inventor de aparatos tecnológicos. Intelecto de gênio. Grande conhecedor de armas.

.

4. Althea / Al Cega (Blind Al)

Al Cega Blind Al Leslie Uggams

Al Cega, interpretada por Leslie Uggams.

Al Cega apareceu pela primeira vez na Deadpool #1 (janeiro de 1997). Criada por Joe Kelly e Ed McGuinness, a personagem nunca teve detalhes de sua vida pessoal explorados nas HQs. Sabe-se que de alguma forma ela esteve envolvida com algum braço da Inteligência Britânica. Aposentada e residindo no Zaire, Al Cega recebe a visita de mercenário canadense (Wade Wilson) contratado para matá-la, mas acontece que este mercenário mata todos os que estão ao redor, menos Al Cega, seu verdadeiro alvo.

Anos depois, após as experiência com o Projeto Arma X, Deadpool captura Al Cega e a mantém refém. Ela tenta escapar, vai para a casa de uma amiga, mas ao chegar lá, Deadpool já está no local, tendo torturado a dona da casa até quase matá-la. Depois disso, Al Cega e Deadpool desenvolveram uma bizarra e moralmente incômoda (para a maioria dos leitores) relação de amizade, misturando Complexo de Estocolmo com dominação, crueldade e momentos de demonstração de carinho por parte de Deapool.

Como era de se esperar, a relação entre Al Cega e o Mercenário Tagarela é pautada por xingamentos mútuos e a força pendendo para um lado ou outro em determinado momento. Al não consegue escapar e qualquer um que tente sofre nas mãos de Deadpool, mas ela assume o papel de mãe, amiga e narradora de suas histórias (a metalinguagem é constante quando Al Cega aparece). Com o passar do tempo, ela assume cada vez mais controle sobre Deadpool e se torna sua confidente, muito mais do que Fuinha. Al é a única pessoa que tem coragem de se colocar diante do anti-herói, pregar-lhe peças de vingança (colocando laxante em suas chimichangas, por exemplo). Até hoje, é difícil definir ou afirmar com certeza se Al Cega não foge por que não quer ou porque está realmente ligada a Deadpool, seja lá em que nível isso seja considerado.

Habilidades: Alto senso de direção e localização das coisas dentro de um espaço fechado (como ela é cega, atribui-se isto a uma compensação natural dos sentidos). Habilidades de luta — minimizadas pela idade.

.

5. Ellie Phimister / Negasonic Teenage Warhead

Negasonic Teenage Warhead_Brianna Hildebrand

Negasonic Teenage Warhead, interpretada por Brianna Hildebrand.

 Negasonic Teenage Warhead foi criada por Grant Morrison e Frank Quitely em 2001, aparecendo pela primeira vez na New X-Men #115. Seu nome foi dado por inspiração da canção de mesmo nome da banda Monster Magnet, lançada no álbum Dopes to Infinity (1995).

Natural de Genosha, Negasonic foi aluna de telepatia de Emma Frost. Em uma das aulas, ela declara que teve o mesmo pesadelo 50 vezes na noite anterior. Neste pesadelo, todo o povo de Genosha era exterminado e essa mesma visão aparecia para ela durante a aula, enquanto relatava os pesadelos. Quase simultaneamente, os Sentinelas de Cassandra Nova invadiam a ilha e matavam 16 mil mutantes. Negasonic sai da ilha aparentemente morta, carregada por Emma Frost, que consegue escapar do ataque graças à sua capacidade de mutação em diamante.

Algum tempo depois, uma ilusão dela aparece relacionada com o Clube do Inferno, mas logo Colossus e o restante dos X-Men descobrem a verdade.

Na saga crossover chamada Necrosha (2009–2010), Negasonic é uma das centenas de mutantes que são ressuscitados por Selene Gallio (a Rainha Negra) com a ajuda do Techno-Organic Virus (que transforma matéria viva em tecnologia, consumindo seu hospedeiro) desenvolvido por Eliphas. No entanto, ao contrário dos outros mutantes, ela não está sobre controle de Selene, mas mesmo assim acaba se juntando ao grupo escravizado por Selene. A aparição dela em Deadpool estabelece um novo momento na linha do tempo da mutante, ainda a ser explorado nos quadrinhos.

Poderes e habilidades: Telepatia. Vidência. Aumento da força e alcance de seu soco e salto pela habilidade de vibrar/explodir seus próprios átomos e gerar energia extra.

.

6. Christine / Pó de Anjo (Angel Dust)

po de angel angel dust gina carano

Pó de Anjo, interpretada por Gina Carano.

 Angel Dust foi criada por Geoff Johns e Shawn Martinbrough, e apareceu pela primeira vez na abertura da minissérie Morlocks (4 edições, publicadas em 2002). Sua história de vida ainda é pouco conhecida, mas sabe-se que ela fugiu de casa, para espanto do pais, e foi juntar-se à facção dos Morlocks.

Antes de seguir para mais uma grande jornada ao lado dos Morlocks, ela voltou temporariamente para o lar e contou aos pais que era uma mutante. Se tinha imaginado que seria mandada embora ou mal recebida, certamente se espantou com a reação de aceitação dos velhos.

Depois do evento Dizimação (após a saga Dinastia M), Pó de Anjo perdeu seus poderes.

Poderes e habilidades: Força super-humana (pela elevação arbitrária de sua adrenalina). Velocidade melhorada. Alta resistência. [todos os poderes perdidos na dizimação].

.

7. Francis / Ajax

ajax ed skrein

Ajax, interpretado por Ed Skrein.

Existem dois personagens chamados Ajax no universo da Marvel. O primeiro, criado por Peter David e Dale Keown na Incredible Hulk #379 (março de 1991) é um semideus, pertencente ao Panteão e é um dos descendentes de Agamemnon (o meio-asgardiano). O segundo, que é o personagem de nosso interesse aqui, apareceu na Deadpool #14 (março de 1998), criado por Joe Kelly e Walter McDaniel.

Inicialmente, Ajax (Francis “Fanny”) era assistente do Dr. Killebrew no hospício/hospital/instalação que deveria cuidar das cobaias e soldados que passaram pelo projeto Arma X e foram negativamente afetados. Ajax sempre teve inclinação para experimentos cruéis e cientificamente desnecessários nos pacientes. O próprio Ajax passou por alguns experimentos, tendo poderes implantados através de modificações em seu sistema nervoso feitas pelo doutor Killebrew.

Após torturar e se opor durante muito tempo a Wade Wilson, Ajax criou uma situação onde teve autorização para matar o mutante e ele o faz retirando o coração de Wade. Ativando o seu sistema de regeneração, Wade voltou a viver (apesar de ter ficado com sequelas na pele) e adotou o nome de Deadpool, saindo em uma caçada por Ajax, para vingar-se.

Poderes e habilidades: Força reforçada. Alta capacidade intuitiva [naturais] e velocidade e agilidade super-humanas + alta tolerância à dor [implantados por Killebrew].

.

8. Piotr “Peter” Nikolaievitch Rasputin / Colossus

colossus andre tricoteux

Colossus, interpretado por Andre Tricoteux

Colossus apareceu pela primeira vez na Giant-Size X-Men #1 (maio de 1975), criado por Len Wein e Dave Cockrum. Ele é de origem soviética, tendo nascido e crescido em uma fazenda coletiva, o que lhe deu grandes habilidades agrícolas e mecânicas. Ele também tem forte sensibilidade artística. A revelação de seu poder veio quando salvou a irmã de ser atropelada por um trator.

Seu primeiro contato com o Professor Xavier aconteceu em um momento de crise para os X-Men, então raptados por Krakoa, a ilha viva. Mesmo hesitando, Colossus aceitou ajudar e o final dessa aventura o fez juntar-se aos X-Men. Nessa nova realidade, em um novo país e com novas pessoas à sua volta, ele se viu bastante isolado, até que estabeleceu grande amizade com Tempestade e logo depois com Noturno e Wolverine, com quem criou o famoso golpe “arremesso especial“.

Certa vez influenciado por Psylocke, Colossus entrou no Portal do Destino e teve todo o seu passado apagado, vivendo como pintor e tendo algum reconhecimento por seu trabalho. Ao ser enviado pelo Rei das Sombras para matar Xavier, Colossus recebeu uma forte onda metal do professor e voltou a se lembrar de que era um mutante e do seu verdadeiro passado.

Na revisão das X-Séries feita pela Marvel em 1991, Colossus integrou a Equipe Dourada. Algum tempo depois sua irmã morreu e ele, desiludido do sonho pregado pelo Professor X, se uniu ao ideal dos Acólitos, extremistas seguidores de Magneto, onde passou pouco tempo. Ao sair dos Acólitos, ele integrou a equipe Excalibur, até o encerramento das atividades deste grupo, com o casamento do Capitão Britânia e Meggan. Após retornar aos X-Men, Colossus se sacrificou para salvar a humanidade do Legado, o vírus que matou sua irmã. A empresa Benetech trocou seu corpo e passou anos fazendo experimentos com ele, até que Fera conseguiu descobrir que algumas amostras recebidas pertenciam ao antigo X-Men, e então Colossus é resgatado.

Durante a saga Vingadores vs X-Men, Colossus lutou contra o Homem-Aranha, o Coisa e o Hulk Vermelho.

Romance notável: Kitty Pryde (Ninfa / Lince Negra)

Poderes e habilidades: Agilidade, força e resistência sobre-humanas. Transmutação em aço orgânico. Blindagem.

***

É isso tudo que temos por hoje. Esperamos que isso ajude a vocês entenderam melhor o Universo de Deadpool, ao menos do ponto de vista dos quadrinhos. Não deixe de comentar!

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.