Entenda Melhor | Doctor Who: Countdown/TV Action #94 a 131 (1972 – 1973)

Finalizamos aqui as publicações principais da revista Countdown/TV Action, abordando as aventuras publicadas nas edições #94 a 131. Haverá mais um Entenda Melhor, porém, focando nos especiais dessa fase, não nos arcos regulares. Os roteiros aqui foram escritos por Dennis Hooper e Dick O’Neill e a arte é de Gerry Haylock.

Não deixe de ler:

.

Zeron Invasion (TV Action #94-100)

Zero_invasion

O Doutor acorda com uma tremenda dor de cabeça, como que despertado de um pesadelo. Sua casa no campo está sendo atacada pelos Zerons. Ele procura esconder-se na TARDIS e viaja até Londres, para avisar ao Ministro da Defesa sobre uma iminente invasão. Todavia, descobre que a mente da maior parte da população do planeta Terra foi dominada pelos Zerons, prestes a nos invadir. O Senhor do Tempo acaba conhecendo um turista americano chamado Nick que por acaso não havia sido neutralizado pelos invasores (insetoides com naves de design muito bonito).

Os embates em relação ao governo começam porque há uma recusa dos órgãos oficiais em avisar ao restante das pessoas que não foram neutralizadas. Com a ajuda de um tio de Nick, Jed, locutor de uma rádio, o Doutor tenta fazer uma transmissão de alerta. Os Zerons bombardeiam a Terra com mais ondas mentais e o trio vai se esconder no metrô, porém, os inimigos estão um passo à frente e tentam fazer de tudo para impedir que o Time Lord atrapalhe seus planos. Eles acabam dominando a mente de Jed, mas o Doutor, após dificuldades de colocar um plano de ação em prática, consegue resolver as coisas ali mesmo nos túneis.

Deadly Choice (TV Action #101-103)

Doctor Who Deadly Choice

O Doutor recebe um misterioso convite para juntar-se a uma reunião mundial de cientistas. As maiores mentes do mundo reunidas em um só lugar para uma videoconferência. O Doutor suspeita de algo estranho, mas seus colegas o tranquilizam e não veem nenhum problema acontecendo. Quando a reunião começa, o Abade de Mai’ Sung libera um gás venenoso no local. O Doutor acorda de seu desmaio e descobre que apenas o abade tem a cura para os efeitos do gás e ele pretende usar isso como chantagem para fazer uso dos conhecimentos científicos do Doutor e seus colegas e então dominar o mundo. Após falhas tentativas de resolver a situação à distância, o Tine Lord toma um avião e voa até o local da base, na Ásia, terminando por libertar os que estavam lá dentro e explodir o local.

Who is the Stranger (TV Action #104)

Doctor Who is the Stranger

O Doutor acabou de mexer no console da TARDIS, trabalhando um elemento que ele previamente havia removido. Saindo para testar voo após a substituição, ele vai parar em um museu em Paris, no meio da Segunda Guerra Mundial, quando o local estava dominado pelos nazistas. Ele tem algum momento de confusão geográfica, procura por informação e acaba sendo preso por estar sem documentos e levado para ser interrogado pela Gestapo. O cientista nazista, Professor Schmidt, logo entra na história. Ele está desenvolvendo um novo soro da verdade que tem o objetivo de ser usado na Resistência Francesa para que toda a França caia sob o domínio alemão e eles cheguem então ao Reino Unido. Novamente ajudado pela Resistência, como da outra vez em que passou por algo parecido, em Timebenders, o Doutor consegue vencer o cientista louco e escapar da morte.

The Glen of Sleeping (TV Action #107-111)

Doctor who The Glen of Sleeping

Em seu merecido descanso de final de semana na Escócia, o Doutor encontra um grupo de arqueólogos que estão na região investigando a lenda de Glen of Sleeping. Em pouco tempo, o Time Lord irá descobrir que um dos cientistas é, na verdade, o Mestre disfarçado (as aparições do Delgado são mitológicas até nos quadrinhos) com o seu nome de clã, Red Angus. O Mestre, no entanto, estava de olho em um submarino nuclear próximo à região e usa de todas as artimanhas possíveis para prender o Doutor em armadilhas temporais. Ao final, os homens recrutados pelo Mestre são devolvidos ao ano de 1745.

The Threat from Beneath (TV Action #112)

Doctor Who The Threat from Beneath

Guerra Fria. Alguns satélites da Terra são destruídos pelos Daleks. Apostando na inimizade entre soviéticos e americanos, os Daleks conseguem colocar os humanos em desconfiança enquanto programam uma aterrissagem no Oceano, até que conseguem chegar à superfície. Nesse meio tempo, o Doutor é chamado para uma reunião de emergência na Casa Branca, onde examina os dados do ataque em uma base secreta. Ele refuta as acusações contra os soviéticos porque percebe que os satélites foram atomizados e nenhum humano ou nação, a essa época da História, tem a possibilidade de fazer isso.

A notícia de que um objeto não identificado pousou no Oceano Pacífico, na América do Sul, chega à Casa Branca. Em constante conflito com as forças políticas em batalhas ideológicas, o Doutor tenta fazer ele mesmo o “serviço sujo” e leva a TARDIS para o local, materializando-a na sala de controle da nave Dalek, sabotando a máquina com que tentavam atingir o submarino militar que se aproximava do local de pouso dos vilões. Os militares atacam e uma grande explosão nuclear ocorre no Oceano. Algumas intrigas menores acontecem no final da história e contam com a insatisfação do Doutor para com as ações humanas, mas isso era mais um capítulo de sua habitual contrariedade a armas quando não necessário.

Back to the Sun (TV Action #116-119)

Doctor Who Back to the Sun

Depois de três meses sem publicações de histórias de Doctor Who na revista, a TV Action volta ao DW-Universe com uma velha história dos britânicos às voltas com polêmicos, complexos e perigosos programas de geração de energia… A pedido do Primeiro Ministro, o Doutor investiga uma nova instalação de energia solar em Wales, a chamada Station 40. O Diretor da estação, Sir Nigel Lomax, se recusa a perceber e tomar medidas contra os riscos apresentados pelo Doutor e parece seguir buscando interesses próprios. O Senho do Tempo descobre que há alguns anos, Lomax aparentemente escapou de um vulcão após ter contato com alguma forma de vida alienígena que precisava de calor intenso para sobrevier. Tentando criar um novo lar caloroso para seus mestres (a velha mania de possessão da Série Clássica), Sir Nigel está decidido a passar por cima de toda a vida na Terra e usar de todos os meios para acabar com as interferências do Doutor.

The Labyrinth (TV Action #120)

Doctor Who The Labyrinth

Doctor Who encontra King Kong! Só que não.

Enquanto faz alguns cálculos para visitar um planeta selvagem, o Doutor não mede as consequências de sua visita e se vê preso num labirinto, após se atacado por um animal parecido com um gorila. Ele passa por ma série de testes físicos e mentais, luta e se livra de armadilhas letais para no fim descobrir que foi enganado por seus conterrâneos, os Time Lords, que fizeram tudo isso para que o Doutor transportasse um grupo de crianças e seu androide guardião até um planeta diferente. Apesar de ser estranha a parte dos conflitos no labirinto, o final da aventura é bem bonitinho.

The Spoilers (TV Action #123)

A história aqui segue os mesmos padrões de temas ecológicos vistos na Série Clássica, como em The Green Death, por exemplo A pedido dos Time Lords, o Doutor viaja para o planeta poluído de Farraf, na Galáxia 593. Lá, ele descobre o terrível belicista Lord Soton, que pretendia usar a TARDIS e seu poder de viagem no espaço-tempo para invadir o idílico planeta Raffar. O Doutor é preso, mas consegue escapar de sua cela e tem ajuda de Rafs pacifistas (imitação visual e comportamental dos gregos de Atenas), que estavam ameaçados por Soton. Futuramente, essa história também seria vivida pelo 4º Doutor, como forma de reorganizar os eventos de sua própria timeline que se perderam depois de um problema no espaço-tempo causado na sequência do arco Robot.

The Vortex (TV Action #125-129)

Doctor Who The Vortex

Essa eu fiz questão de colocar a página inteira. Olha que sensacional esse conceito de um computador biológico!

Nesta excelente história, o Doutor ganha, sem querer, um companion, o adolescente Tom Phipps. As viagens que os dois fazem são bem incomuns, porque eles não usam a TARDIS, são apenas levados por um vórtex temporal de constituição à la O Mágico de Oz. Esse tornado leva o Doutor e Tom para diversos lugares dentro de um gigante computador biológico que está coletando espécimes de diferentes formas de vida em suas viagens pelo espaço. Depois de uma série de testes de inteligência, o Doutor e Tom conseguem voltar à, revertendo a programação do computador.

The Unheard Voice (TV Action #131)

Doctor Who The Unheard Voice

Aqui terminam as aventuras do 3º Doutor na TV Action… Ao retornar para a Terra, a TARDIS é afetada por uma arma sônica que parece vir de uma remota ilha escocesa. O Doutor materializa a nave ali para encontrar algumas coisas estranhas em andamento: uma instalação do Ministério da Defesa e uma espécie de um santuário de pássaros. Inicialmente tratado como espião, o Doutor tem sua identidade confirmada pelo Brigadeiro e então consegue espaço para investigar melhor e descobrir que as ondas emitidas pela instalação estavam perturbando as aves em todo o planeta. O oficial encarregado do local, Coronel Higgs, descobre que o Doutor está falando a verdade e passa a organizar a destruição do satélite. Os americanos tentam destruir o satélite, mas pioram a emissão de ondas. O botão de detonação remota falha e sobra para o Doutor ir com a TARDIS para perto e fazer com que a explosão de fato ocorra e o satélite pare de emitir “as vozes” que estavam deixando a população de aves completamente desnorteada.

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.