Entenda Melhor | Doutor Estranho: Tudo Que Você Precisa Saber (Sem Spoilers)

Obs: Leia nossa crítica sem spoilers do filme bem aqui.

O Universo Cinematográfico Marvel – UCM tem ficado cada vez mais vasto e interligado. Muitas linhas narrativas e todos os personagens são tirados de 75 anos de quadrinhos, se considerarmos como marco inicial o primeiro número de Captain America Comics, de 1941, quando a Marvel ainda estava longe de ser a Marvel. E, claro, isso pode confundir os “não-iniciados” e até mesmo quem conhece o material fonte.

Assim, o objetivo desse pequeno e ricamente ilustrado Entenda Melhor, assim como fizemos com Capitão América: Guerra Civil, Homem-Formiga, Vingadores: Era de UltronThor 2, Capitão América 2, Guardiões da Galáxia e Os Vingadores, é situar o leitor nesse universo, fazer a ligação com os quadrinhos e tornar a experiência mais palatável e, em alguns casos, mais aprofundada (ou mais confusa, depende…).

Mas não se preocupem, pois NÃO HÁ SPOILERS do filme já que tudo abaixo foi retirado dos quadrinhos canônicos do personagem e dos trailers. Boa leitura!

Personagens

1. Dr. Stephen Vincent Strange / Doutor Estranho

doc-strange

Primeira aparição: Strange Tales #110, de julho de 1963, criado por Stan Lee e Steve Ditko
Primeira aparição live-action: Doutor Estranho, de 1978, vivido por Peter Hooten
Ator atual: Benedict Cumberbatch
Poderes: Cirurgião altamente capacitado e magia (Mago Supremo do Universo Marvel)

Nos quadrinhos, Stephen Vincent Strange é um brilhante, mas arrogante cirurgião que, depois de um acidente de carro, tem os nervos de suas mãos afetados, impedindo-o para sempre de fazer operações delicadas como as que fazia. Recusando-se a aceitar posições de assistente ou consultor no meio médico, Strange usa toda sua fortuna para tentar recuperar o pleno uso de suas mãos, o que o leva à penúria e desespero total. Entreouvindo conversas sobre um homem chamado Ancião, que teria poderes mágicos de cura, ele, sem ter mais o que perder, segue até o Himalaia procurando esse milagre. Ao encontrar realmente o Ancião, Strange exige a cura, mas o homem se recusa a simplesmente a ajudá-lo, especialmente depois que Strange mostra que continua arrogante e achando que é mais importante que todos.

Preso no local por uma nevasca, Strange descobre que o discípulo do Ancião, Mordo, planeja assassinar o mestre usando magia e corre para impedir. Mas Mordo cala e imobiliza Strange, impedindo-o de contar seu plano para o Ancião que, porém, já sabia de tudo e libera o ex-cirurgião da mordaça mágica. Ato contínuo, vendo que as forças místicas são verdadeiras e sentido que sua presença ali é importante para impedir os planos de Mordo, Strange, então, pede ao Ancião que o treine nas artes místicas.

Com o tempo, Strange torna-se extremamente poderoso, com um controle da magia superior à de Mordo, que se torna seu arquiinimigo (um deles, pelo menos). Strange volta para Nova York e passa a morar, junto com seu legal servo Wong, em um sobrado de três andares em Greenwich Village, onde, no último andar, tem seu Sanctum Santorum, uma espécie de escritório de magia protegido pelo icônico Selo de Vishanti em forma de janela/claraboia. Mais tarde, quando Strange é obrigado a ceifar a vida do Ancião, o manto de Mago Supremo passa para ele.

Ao longo das décadas, o nível de poder do Doutor Estranho variou tremendamente, algo comum com personagens tão longevos e que passaram por tantos roteiristas. De aprendiz, ele se torna Mago Supremo ainda na década de 70 e, mesmo não tendo publicações solo de maneira consistente, suas aparições no Universo Marvel são constantes. Estranho criou o “não-grupo” chamado Os Defensores, formado originalmente por ele, Hulk, Namor, Valquíria, Cavaleiro Negro e Surfista Prateado e faz parte dos Illuminati, grupo secreto formado pelas mentes mais brilhantes do Universo Marvel (ele, Raio Negro, Professor X, Reed Richards, Namor e Homem de Ferro) e que, em continuidade retroativa (retcon), sempre interferiram nos maiores eventos da editora. Em outras palavras, o Doutor Estranho, hoje, é considerado como um dos mais poderosos super-heróis da Marvel.

Pelo que se pode extrair dos trailers do filme, sua origem cinematográfica parece ser substancialmente a mesma dos quadrinhos, assim como sua vestimenta e seu “local de trabalho”. No entanto, sua importância dentro do Universo Cinematográfico Marvel provavelmente só será comprovada mais adiante, com sua provável presença em Vingadores 3 e 4.

2. Mordo / Barão Mordo

mordo-docstrange

Primeira aparição: Strange Tales #111, de julho de 1963, criado por Stan Lee e Steve Ditko
Primeira aparição live-action: Doutor Estranho, de 2016, vivido por Chiwetel Elijofor
Poderes: Magia

O Barão Karl Amadeus Mordo é, pode-se dizer, o grande arquiinimigo do Doutor Estranho. Apesar de não ter sido o primeiro vilão que o herói combateu se levarmos em consideração a ordem de publicação de Strange Tales (essa honra fica com Pesadelo), ele é, na biografia de Estranho, seu primeiro opositor.

Mordo já era pupilo do Ancião quando Stephen Strange chegou a Kamar-Taj e seu plano de assassinar o mestre é o que catalisou a permanência do ex-cirurgião por lá e o início de seus estudos sobre as artes místicas. Originalmente um nobre da região da Transilvânia, Mordo acabou tornando-se um mago completo sob a tutelagem do Ancião e, depois que Estranho tornou-se mago também, ele acabou sendo expulso do Tibete.

No filme, pelo que se pode ver dos trailers, Mordo começará também como pupilo da Anciã, mas um aliado e não um vilão. Possivelmente, no futuro, veremos o personagem tornar-se o inimigo mortal do Doutor Estranho.

3. Christine Palmer / Enfermeira Noturna

night-nurse

Primeira aparição: Night Nurse #1, de novembro de 1972, criada por Stan Lee e Al Hartley
Primeira aparição live-action (Enfermeira Noturna): Demolidor – 1ª Temporada (uma versão amalgamada inspirada na personagem Enfermeira Noturna, com o nome Claire Temple), vivida por Rosario Dawson
Primeira aparição live-action (Christine Palmer): Doutor Estranho, de 2016, vivida por Rachel McAdams
Poderes e habilidades: Treinamento médico

A Enfermeira Noturna é quase um conceito na mitologia Marvel. São três as personagens que, coletivamente, ganharam essa alcunha. A primeira e a original (se é que podemos chamar assim), foi Linda Carter, na publicação Linda Carter, Student Nurse #1, de setembro de 1961, sob a editoria de Stan Lee ainda na Atlas Comics, mas desconectada do mundo dos super-heróis e que durou apenas nove números.

Onze anos depois, em novembro de 1972, seria publicado Enfermeira Noturna #1, trazendo Carter de volta juntamente com Christine Palmer e Georgia Jenkins, que formavam uma trinca de enfermeiras no hospital Metropolitan General de Nova York. Assim como a publicação original, de 1961, a série lidava com o drama comum da vida das mulheres, sem relação com os super-heróis da editora.

Christine Palmer, porém, reapareceria 31 anos depois, em Noturno, vol. 3, #1, de setembro de 2004, marcando o momento em que ela é inserida no Universo Marvel propriamente dito. Não são dadas maiores explicações sobre se as edições dos anos 70 se passavam no mesmo universo, mas a compreensão geral é que sim, se passavam. E o objetivo da(s) Enfermeira(s) Noturna(s) é justamente dar atenção médica aos super-heróis.

4. Wong

wong

Primeira aparição: Strange Tales #110, de julho de 1963, criado por Stan Lee e Steve Ditko
Primeira aparição live-action: Doutor Estranho, de 1978, vivido por Clyde Kusatsu
Ator atual: Benedict Wong
Poderes e habilidades: artes marciais

Wong é o fiel escudeiro do Doutor Estranho, um verdadeiro sidekick do Mago Supremo. É o correspondente a Alfred para Batman. Apesar de não ter poderes ou ser treinado nas artes místicas, ele é treinado em artes marciais e é descendente do monge chinês Kan, que fora estudante do oculto.

5. Anciã / Ancião

elder-docstrange

Primeira aparição: Strange Tales #110, de julho de 1963, criado por Stan Lee e Steve Ditko
Primeira aparição live-action: Doutor Estranho, de 1978, vivido por vivido por Michael Ansara (uma versão ocidental e bem diferente do Ancião dos quadrinhos, inclusive sem esse nome)
Atriz atual: Tilda Swinton (versão de gênero trocado do Ancião dos quadrinhos)
Poderes e habilidades: Magia (foi o Mago Supremo do Universo Marvel antes do Doutor Estranho)

O Ancião era o Mago Supremo da Terra até o Doutor Estranho ser obrigado a “desligar sua mente” em razão de uma ameaça, o que acaba tornando-o o novo Mago Supremo. Sua origem remonta há 500 anos, em Kamar-Taj onde nasceu. Seu amigo Kaluu descobre o poder da magia e ambos acabam obtendo a imortalidade, mas os dois discordam sobre como usá-la dali para frente. Kaluu quer poder e o Ancião quer transformar seu vilarejo em uma utopia.

O conflito escala e Kaluu acaba sendo banido e o Ancião perde sua imortalidade, mas passa a envelhecer lentamente, o que explica sua aparência idosa. Ao longo dos séculos, ele adquire conhecimento sobre o oculto e magia de todos os tipos. Ele acaba criando um castelo e uma ordem de monges no Himalaia e, depois, torna-se o Mago Supremo em um torneio criado por Genghis, que recebeu do próprio Vishanti a missão de encontrar Magos Supremos.

Mais tarde, o Ancião começa a receber pupilos para preparar sua sucessão. Mordo é um deles e Estranho outro, sendo que apenas o segundo consegue o título.

No filme, o Ancião é uma mulher vivida por Tilda Swinton e parece ser substancialmente igual ao personagem dos quadrinhos, ainda que com uma aparência bem mais jovem.

6. Kaecilius

kaecilius

Primeira aparição: Strange Tales #130, de março de 1965, criado por Stan Lee e Steve Ditko
Primeira aparição live-action: Doutor Estranho, de 2016, vivido por Mads Mikkelsen
Poderes e habilidades: Magia

Originalmente, nos quadrinhos, Kaecilius nem nome tinha. Era um discípulo do Barão Mordo usado pelo vilão como um mera ferramenta em seus planos para derrotar o Doutor Estranho, inclusive sendo mentalmente controlado por Mordo com esse propósito. O vilão ganhou uma história mais detalhada no prelúdio em quadrinhos do filme, mas que não abordarei aqui para evitar eventuais spoilers.

7. Dr. Nicodemus West

nicodemus-west

Primeira aparição: Doutor Estranho: O Juramento #1, de dezembro de 2006, criado por Brian K. Vaughan e Marcos Martin
Primeira aparição live-action: Doutor Estranho, de 2016, vivido por Michael Stuhlbarg
Poderes e habilidades: Cirurgião altamente gabaritado e conhecimentos limitados de magia

Nos quadrinhos, West era um admirador de Stephen Strange que faz a cirurgia para tentar salvar os nervos da mão de seu ídolo depois do fatídico acidente automobilístico. Ele não consegue e remói sentimento de culpa por isso. Tentando seguir os passos de Strange, West o segue até Kamar-Taj, chegando poucos dias depois que o treinamento de Strange pelo Ancião terminara.

West torna-se também discípulo do Ancião que o treina para a eventualidade de Strange não conseguir tornar-se Mago Supremo. No entanto, West deixa o Ancião com apenas conhecimentos básicos das artes místicas e acaba matando um homem em Nova York quando tenta usar seus poderes para curá-lo. Ele acaba tornando-se inimigo de Estranho depois que tenta furtar um elixir de seu Sanctum Santorum.

8. Tina Minoru

tina-minoru

Primeira aparição: Runaways #1, de julho de 2003, criado por Brian K. Vaughan e Adrian Alphona
Primeira aparição live-action: Doutor Estranho, de 2016, vivida por Linda Louise Duan
Poderes e habilidades: Magia

Nos quadrinhos, Tina Minoru é uma vilã menor do grupo Pride e mãe de Nico Minoru. Ela é uma maga especialista em magia negra que usa o Cajado do Absoluto para conjurar seus feitiços.

No Universo Marvel, a personagem é mais conhecida por ser mãe de Nico Minoru, essa sim bem mais conhecida inicialmente como membro do grupo Fugitivos, filhos de pais vilanescos que literalmente fogem de casa em desgosto, unindo-se e, depois, controlando o Cajado do Absoluto, como Irmã Grimm, que conjura feitiços usando palavras que não podem ser repetidas, obrigando-a a adotar um extenso vocabulário em várias línguas para conjurar os mesmo feitiços várias vezes.

9. Hamir / Hamir, o Ermitão

hamir

Primeira aparição: Strange Tales #110, de agosto de 2003, criado por Stan Lee e Steve Ditko
Primeira aparição live-action: Doutor Estranho, de 2016, vivido por Topo Wresniwiro
Poderes e habilidades: Conhecimento de magia

Hamir, nos quadrinhos, é revelado como pai de Wong. Mas, em suas primeiras aparições, ele não tinha nome e era, apenas, um fiel servo do Ancião.

10. Lucian / Blackwulf

blackwulf

Primeira aparição: Thunderstrike #6, de março de 1994, criado por Glenn Herdling e Angel Medina
Primeira aparição live-action: Doutor Estranho, de 2016, vivido por Scott Adkins
Poderes e habilidades: Mata com apenas um toque, superforça, durabilidade

Lucian, nos quadrinhos, é filho dos Deviantes Tantalus e Nirvana. Os Deviantes é uma raça experimental criada pelos todo-poderosos Celestiais, que existem desde o começo do universo. Tendo nascido com a marca negra de seu pai, ele foi renegado pela mãe. Tantalus o levou à Terra, onde foi exilado pelos Celestiais.

Apesar de os Celestiais já terem aparecido de relance em Guardiões da Galáxia (no momento em que o flashback causado pela joia do infinito acontece), eles não foram propriamente introduzidos no UCM. Apresentar os Deviantes agora pode ser ainda prematura, mas certamente seria interessante que os personagens cósmicos – ou relacionados a ele – da Marvel ganhassem mais relevância.

11. Daniel Drumm

daniel-drumm

Primeira aparição: Strange Tales #169, de setembro de 1973, criado por Len Wein, Gene Colan
Primeira aparição live-action: Doutor Estranho, de 2016, vivido por Mark Anthony Brighton
Poderes e habilidades: Em sua forma espiritual, ele pode unir-se ao irmão ou possuir outro corpos. Unido ao irmão ele é mestre em magia vodu.

Haitiano nos quadrinhos, Daniel é gêmeo de Jericho Drumm e estava destinado a tornar-se mestre de vodu e acaba assumindo o manto de Irmão Vodu. Mais tarde, quando Jericho está estudando nos EUA, ele descobre que o irmão havia sido amaldiçoado por uma entidade do vodu e estava morrendo. Com ajuda de Jericho, o espírito dos dois acaba sendo reunido e é Jericho então que assume a identidade de segundo Irmão Vodu, tendo o espírito de seu irmão como guia.

Locais

12. Kamar-Taj

kamar-taj

Kamar-Taj é uma comunidade no Himalaia, próxima ao Tibete e local de nascença e lar do Ancião dos quadrinhos. É também seu local de residência e para onde Stephen Strange vai para procurar a cura para suas mãos destruídas.

No trailer do filme, se a cidade oriental que vemos é mesmo Kamar-Taj, ela parece ser bem menos isolada que a dos quadrinhos, mas aparentemente ainda é o local de residência da versão feminina do Ancião.

13. Sanctum Sanctorum

sanctum-sanctorum

Local de residência do Doutor Estranho e Wong no bairro de Greenwich Village, em Nova York, mais exatamente em 177A Bleecker Street. Maior por dentro do que por fora, o sobrado de três andares tem todo o terceiro andar tomado pelo escritório de magia de Estranho, o chamado Sanctum Santorum. É lá que ele guarda seus artefatos e livros mágicos. O local é protegido de ataques por uma intrincada rede de encantamentos e também pelo selo de Vishanti em forma de janela que pode ser visto na imagem acima.

Artefatos

14. Olho de Agamotto

eye-of-agamotto

Agamotto é o terceiro Vishanti (uma trindade de seres mágicos super-poderosos como deuses) e ele criou três olhos, o de Poder, o de Verdade e o de Presciência, sendo que é o terceiro que é mais comumente ligado com o chamado Olho de Agamotto, que reside dentro do amuleto que o Doutor Estranho usa ao redor do pescoço ou como presilha de seu manto. O Olho foi da entidade chamada Eternidade até que um mago digno conseguisse chegar até ele. O Ancião conseguiu, assim como Estranho.

O Olho emite uma luz reveladora que pode achar a verdade, repassar eventos recentes, comunicar-se com outros seres e olhar para a alma de outros. Além disso, o Olho acompanha a forma astral de seu usuário.

Há uma teoria popular da qual subscrevo que diz que o Olho de Agamotto é uma das Joias do Infinito do UCM.

15. Esfera de Agamotto

sphere-of-agamotto

Situada no Quarto das Sombras do Sanctum Santorum do Doutor Estranho, a Esfera de Agamotto permite que Estranho olhe através de dimensões infinitas, além de permitir o teletransporte dele e de outros.

16. Livro de Vishanti

vishanti

O mais poderoso tomo de Magia Branca que existe no Universo Marvel, o Livro de Vishanti pode ser usado ele próprio como escudo contra encantamentos e possui número ilimitado de páginas, formando um verdadeiro e completo compêndio da magia usada pelo Doutor Estranho.

17. Darkhold, o Livro dos Pecados

darkhold

Conhecido como O Livro dos Pecados, ele é uma espécie de oposto do Livro de Vishanti, sendo um compêndio de Magia Negra.

O livro tem aparecido na quarta temporada da série Agents of S.H.I.E.L.D., o que pode criar a conexão com o filme do Doutor  Estranho.

18. Manto da Levitação

cloak-dr-strange

Artefato utilizado pelo Doutor Estranho para voar. Ele o controla com a mente. Originalmente, nos quadrinhos, o herói não tinha capa, mas ganhou uma azul, com poucos poderes não muito tempo depois. A capa vermelha, o Manto da Levitação, é o que o acompanha há mais tempo, fazendo parte indelével de seu visual.

Além do poder de voo, o manto pode mudar sua aparência para parecer outras vestimentas, tem resistência extraordinária e pode ser usado até para manipular objetos.

######

Sentindo-se preparados para encarar os poderes místicos do Doutor Estranho? Então nos vemos no cinema!

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.