Entenda Melhor | Dragon Ball – Aniversário de 30 anos: parte 1

O dia 20 de Novembro de 1984 foi um divisor de águas para os mangás. Era lançado o primeiro capítulo de Dragon Ball na revista Shonen Jump. A história criada por Akira Toriyama foi é considerada responsável pela Era de Ouro da Jump, popularizando em grande escala os quadrinhos no Japão. Mas de onde veio toda essa popularidade? É isso que iremos abordar neste Entenda Melhor, além de trazer um breve resumo de cada personagem exibido no mangá.

Akira Toriyama e origem de Dragon Ball

1781838-toriyama

A rapidez com que Dragon Ball se espalhou pelo Japão tem parte de sua explicação ligada ao próprio autor da obra. Toriyama escrevera de 1980 a 1984 o famoso Dr. Slump, também publicado pela Jump. Com o término de sua publicação, contudo, Akira escolheu romper com as influências ocidentais que marcaram seu trabalho até então. Com isso em mente, o autor virou seu olhar para A Jornada ao Oeste, um conto chinês e maior inspiração para Dragon Ball.

O mangá, porém, não foi lançado de imediato. Um ano antes, Toriyama lançou Dragon Boy, também inspirado no mesmo conto e considerado um “protótipo” do que veríamos em 1984. Neste vemos a presença de inúmeros elementos que, posteriormente, seriam reutilizados, como artefatos semelhantes às Esferas do Dragão, o próprio design do dragão, uma criatura similar a Pual, dentre diversos outros. Dragon Boy fora concebido como um pequeno conto de apenas 45 páginas divididas em duas edições.

Dragon Boy

Dragon Boy

Além de Dr. Slump, Dragon Boy e Dragon Soul, Toriyama trabalhou na arte de diversos games, como Chrono Trigger e Dragon Quest. Atualmente ele trabalha na série Galactic Patrol, passada dez anos antes do primeiro capítulo da história de Goku.

A temática

tumblr_m7ngerZILs1qd69ag

Embora Dragon Ball tenha um grande foco em artes marciais, seu tema gira em volta da redenção. Desde os primeiros capítulos já podemos observar personagens como Yamcha e Oolong, antes retratados como antagonistas, sendo “convertidos” para o lado de Goku, torando-se seus amigos. Mesmo o contato inicial com Bulma fora hostil, além do fato da menina estar utilizando o protagonista para conseguir seu desejo. Tal característica central é refletida mesmo na história do pequeno saiyajin, que tinha uma natureza violenta, mas que, após uma batida na cabeça, se tornou gentil e ingênuo (ainda que um entusiasta por brigas).

Através deste fator temos uma justificativa para a unilateralidade de Goku. Ele não é um personagem que evolui (somente em poder) – da mesma forma que entra na história ele sai. Seu papel, todavia, é de catalisador, uma presença que inspira aqueles a sua volta, transformando-os da máquina mais mortífera possível em um pai de família (vide Vegeta). Toriyama sabiamente utiliza a personalidade marcante do protagonista sem desviar desse papel, algo que se torna ainda mais claro nos momentos finais da batalha contra Freeza.

Os Personagens – parte 1

Goku

gokuentendamelhor

Não requer apresentações. É o personagem principal e, como dito anteriormente, o responsável pela transformação dos vilões através de sua bondade e ingenuidade. Apesar de ser “raso”, Goku consegue prender a atenção dos leitores/ espectadores através de sua relação com os outros personagens e pela sua personalidade, que mantém o humor na franquia mesmo durante os eventos de Dragon Ball Z.

O personagem traz inúmeras referências ao seu equivalente do conto Jornada ao Oeste, que vão desde sua personalidade até seu rabo (e transformação). Os primeiros esboços de Toriyama traziam Goku como um macaco, mas, com o tempo ele optou por deixar apenas o rabo, utilizando o modelo de Tanton, de Dragon Boy.

Originalmente era de natureza violenta, em decorrência de seu sangue saiyajin, o que gerava grandes problemas para seu avô (adotivo) Gohan. Após uma longa queda de cabeça, contudo, Goku se tornou inocente, embora tenha mantido seu gosto pelas artes marciais. Foi treinado por Son Gohan, Mestre Kame, Karim, Sr. Popo, Kami-sama e Sr. Kaioh.

Suas maiores fraquezas são: seu rabo (até ele ser treinado), sono e falta de comida.

Bulma

Bulma.Ep.74

Junto de Goku é a personagem mais duradoura da série, tendo aparecido no primeiro capítulo. Bulma também é uma referência a Jornada ao Oeste e, assim como no conto original, funciona como a motivadora para Goku sair em sua aventura em busca das Esferas do Dragão.

Bulma é a personagem que mais mudou sua aparência, apresentando diversos cortes de cabelo, roupas e até grandes diferenças no traçado, em decorrência de seu envelhecimento. Através da menina, Toriyama dá voz à sua veia cômica mais adulta, a retratando como objeto sexual aos olhos de Mestre Kame.

Tem um relacionamento amoroso com Yamcha durante toda a primeira fase de Dragon Ball, que termina após o nascimento de Gohan. Posteriormente ela se casa com Vegeta (quebrando todas as expectativas possíveis).

Oolong

585468-dragon_ball_oolong

O porquinho com poderes de transformação é o primeiro antagonista a trocar de lado em Dragon Ball. Ele possui um papel relevante no roteiro no primeiro arco, mas, posteriormente, acaba caindo no banco dos reservas, onde não cai. É um dos poucos personagens masculinos que não sabem lutar no mangá.

Yamcha

yamcha05

É o saco de pancadas de Akira Toriyama e perde praticamente todas as lutas das quais participa. Para não dizer que ele é um completo fracasso nas artes marciais, muitos desses combates foram injustos, exibindo inimigos como Kami-Sama disfarçado.

Sua primeira aparição é como um inimigo que não consegue se portar diante das mulheres, tendo seu corpo paralisado a partir do momento que coloca os olhos em uma. Com o tempo, contudo, ele perde esse medo e chega a namorar Bulma, tendo uma constante relação de amor e ódio com ela.

Mestre Kame

Master_Roshi

Kame é o velho mais tarado do universo de Dragon Ball, concorrendo somente com o Velho Kaioshin. Apesar desse seu desvio de personalidade, contudo, Kame foi, durante muito tempo, o maior mestre de artes marciais da Terra, chegando a treinar Gohan (avô de Goku) e Rei Cutelo. Ele conta com mais de cem anos, fruto de sua vida eterna concedida pela Fênix Imortal que morre após comer uma comida estragada.

Como personagem ele ocupa um papel importante até o fim do arco de Piccolo Daimao. A partir deste ponto não vemos o velho lutar sequer uma vez.

Vale lembrar que ele é o criador do Kame-Hame-Ha e também quem dá de presente a nuvem voadora para Goku logo na primeira história do mangá.

Kuririn

Kuririn.Ep.085

O companheiro de treinamento de Goku e, posteriormente, seu melhor amigo, nem sempre teve uma relação saudável com o protagonista. Sua rivalidade durante o treinamento com Mestre Kame o torna praticamente um antagonista durante este período, mas logo a amizade começa a surgir entre os dois. Assim como Kame, ele apresenta certas perversões em sua primeira aparição, mas, com o decorrer da história, vemos que ele é, de fato, um romântico, cujo sonho é se casar (algo que ele efetivamente consegue com a androide nº 18).

Vale ressaltar que a morte de Kuririn no arco de Freeza provoca a transformação de Goku em super-saiyajin. Kuririn é um dos poucos personagens que, embora permaneça “fraco”, mantém um papel de destaque na série.

Tien Shin-Han

17.-Tien_Shinhan

O principal antagonista do 22º Torneio de Artes Marciais, Tien é um formidável oponente para Goku. Logo, porém, ele se demonstra tendo uma boa natureza e chega a tentar impedir os planos de Piccolo Daimao.

Tien perde toda a sua relevância após o arco dos Saiyajins, mas a recupera por instantes no arco final, no momento que utiliza seu ki kou hou para desviar um ataque de Buu.

Foi treinado, junto de Caos, pelo Mestre Shen, um antigo rival de Mestre Kame. É o primeiro personagem que vemos com a habilidade de voar (sem contar a hilária técnica de Tao Pai Pai).

Caos

image

Outro personagem que some conforme a história progride. Caos é o melhor amigo de Tien e não ocupa nenhum papel de destaque dentro da narrativa de Dragon Ball. Mesmo seu sacrifício para derrotar Nappa se demonstra infrutífero.

Piccolo

piccolo-entendamelhor

O personagem preferido de muitos fãs é também um dos mais importantes dentro da franquia. Piccolo iniciou sua “carreira” como um terrível vilão, a parte má de Kami-Sama, que fora aprisionado por Kame e seu mestre há anos atrás. Após escapar de sua prisão, contudo, o rei demônio parte em sua jornada para conquistar o mundo, somente para ser interrompido por Goku. Neste ponto, Piccolo cospe um ovo de onde sai o personagem que aprendemos a gostar, conhecido como Piccolo Jr.

Posteriormente descobrimos que o demônio é, de fato, um namekuseijin, uma raça com poderes místicos e capaz de chegar a altos níveis de Ki. Através das habilidades aprendidas em Namekusei, Piccolo acompanha o crescimento de Goku, tendo papel de destaque até o arco de Cell e alguns trechos de Majin Buu.

Kami-Sama

dbz138-01

Um namekuseijin que caiu na Terra há anos, Kami-Sama cumpre o papel de protetor do planeta. É o responsável pela criação das Esferas do Dragão e de Shenlong, seu pouco treinamento nas artes místicas de seus ancestrais, contudo, o impedem que ele crie esferas capazes de cumprir mais de um desejo.

No arco de Cell, Kami se une a Piccolo para que este possa combater o vilão que surgiu recentemente. Com isso cabe a Dendê se tornar o novo protetor da Terra. Vale lembrar que somente através dele Goku pode treinar com o Sr. Kaioh.

 #######

Espero que tenham gostado desta primeira parte do Entenda Melhor. Posteriormente iremos trazer resumos dos personagens restantes, correspondentes a segunda fase do mangá, além de outras curiosidades do universo de Dragon Ball. Por favor, comentem e nos digam o que gostariam de ver nos próximos artigos e, também, no Especial em si. Obrigado e até a parte 2!

qq13

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.