Entenda Melhor | Guardiões da Galáxia: 35 Referências, Easter-eggs e a Cena Pós-Créditos

gotgentendamelhorposfilme-pc

Atenção: Este artigo contém spoilers em proporções cósmicas do filme Guardiões da Galáxia.

Guardiões da Galáxia não só abriu as porteiras para o universo cósmico da Marvel nos cinemas, como nos trouxe centenas de referências não só aos quadrinhos como algumas externas. Por isso, neste artigo, iremos abordar tudo o que conseguimos perceber na obra, incluindo algumas teorias nossas, seguindo o exemplo do que fizemos em Capitão América 2 e Thor 2.

Muito do que vocês lerão pode não chegar a acontecer nos filmes, mas não custa sonhar! Pedimos, é claro, que qualquer detalhe que não esteja incluído aqui nos seja lembrado por vocês nos comentários e se restar alguma dúvida, curiosidade, basta comentar também. Vale lembrar que temos três entenda melhor como parte do Especial Guardiões da Galáxia, que explicam tudo sobre os dois grupos e o que você precisa saber antes de assistir o filme, para vê-los basta clicar nos seguintes links:

Guardiões da Galáxia – Grupo Original

Guardiões da Galáxia – Grupo Atual

Guardiões da Galáxia: Tudo o que você precisa saber sobre o filme (sem spoilers)

Agora venham conosco nessa jornada por esses 35 easter-eggs de Guardiões da Galáxia, colocados aqui pelos editores Ritter “O Destruidor” Fan e Guilherme “Rocket” Coral.

 

1. O Pai de Peter Quill

Father-and-Son

Resposta mais fácil para o enigma do pai…

Vamos começar com uma teoria? O pai de Peter Quill é citado algumas vezes ao longo do filme – a primeira é pela própria mãe do garoto, que se refere ao pai como um anjo, feito de pura luz (“an angel, made of pure light“). Sim, podemos inferir que tal comparação é pelo sujeito ter vindo do espaço, mas continue conosco e passe a pensar como nós.

Se seguirmos a linha editorial Marvel NOW, poderemos considerar que o pai é, simplesmente, J’Son de Spartax (ou, originalmente, Jason de Sparta, conforme a obra de Chris Claremont), soberano do planeta e  praticamente um ditador das galáxias. Entramos, então, em conflito com outra menção ao homem, vindo da própria Nova Prime no fim do filme, que afirma que o sangue de Quill vem de algo antigo que há muito não presenciam, o que explicaria como ele conseguiu segurar uma Joia do Infinito por tanto tempo. Além disso, por que um rei contrataria um caçador de recompensas – Yondu Udonta – para buscar seu filho? Basta mandar algumas de suas tropas.

Surgem, portanto, as teorias mais ousadas, malucas, de fazer o cérebro fritar e que, por isso mesmo, adoramos. Três vieram à mente.

Teoria 1:

Stakar_Ogord_(Earth-691)_003

Papai?

E se o pai de Peter Quill fosse ninguém menos que um dos membros dos Guardiões da Galáxia originais, mais especificamente Starhawk? Já tivemos a presença de Yondu, nada mais justo do que a inserção na história de outros integrantes do grupo de 1969.

Starhawk voa, tem aparência “alada” e “celestial”, além de ter uma origem (nos quadrinhos) remota, antiga e complicada, incluindo a adoção dele, ainda bebê, por Ogordo, dos Reavers, soldados de Arcturus IV e a descoberta posterior de que ele é filho, em linha temporal divergente, de Quasar (Wendell Vaughn) com Kismet, uma titã (assim como Thanos). Complicado demais? Pode ser. Mas responde algumas perguntas colocadas pelo filme e ainda fornece a possibilidade de introdução de um dos mais enigmáticos e poderosos Guardiões que inclusive já participou de histórias junto à Peter Quill e seus Guardiões no presente, nos quadrinhos.

Teoria 2: 

Mar-Vell

Papai???

As especulações, porém, nos levam a uma segunda hipótese. Os Kree foram oficialmente introduzidos no Universo Cinematográfico Marvel em Guardiões da Galáxia. Qual é o mais famoso dos Kree? Mar-Vell, é claro. E se, então, o Capitão Marvel fosse o pai do Senhor das Estrelas? Reparem que, assim como Starhawk, Mar-vell voa, tem poderes cósmicos e pode parecer um anjo. Não combina muito bem com a “linhagem antiga” que Nova Prime menciona, mas não custa sonhar, não é mesmo?

Além disso, sua presença em futuro filme poderia abri caminho para um filme solo desse herói e isso sem contar que sua história editorial é muito interligada com a de Thanos, além de permitir abertura para outros filhos famosos aparecem: Genis e Phyla-Vell, a segunda também membro dos Guardiões nos quadrinhos em sua forma de segundo Quasar e, depois, como Mártir.

Teoria 3:

tumblr_mtuzx7c9d11s2zaudo5_250

Um possível momento pai e filho

Nossa teoria mais querida, porém, é a terceira, que considera que o pai de Peter Quill é ninguém menos do que Adam Warlock!

Lembremos que o vilão de Os Vingadores 3 provavelmente será Thanos e a clássica rivalidade do Titã Louco contra Warlock seria muito benquista e, diriam alguns fãs, absolutamente essencial. O fato de não vermos Adam por tanto tempo pode ser em virtude de seu encasulamento constante. Mas o que veríamos, à princípio, seria provavelmente uma versão ainda não renovada do herói, já que ele próprio não vai atrás do filho e sim contrata (ou pede) Yondu Udonta para buscá-lo.

Warlock se encaixa facilmente tanto na figura de um anjo, que poderia ter se apaixonado por Meredith Quill, como, também, com a explicação de Nova Prime sobre uma linhagem antiga.

Sejam quem for o pai de Quill – vai que é Howard, o Pato? – essas especulações não são nada mal, não é mesmo? Queremos ouvir seus comentários e suas próprias especulações!

2. Os Kree

kree-2

Azuis, não?

Uma das principais raças do Universo Marvel – de pelo azul – entra com tudo em Guardiões da Galáxia, não só através de Ronan, como também de uma figura política que aparece em uma videoconferência com Nova Prime. Nos quadrinhos, a raça mantém constantes conflitos com os Skrulls. No universo cinematográfico, contudo, os direitos dos Skrulls estão nas mãos da Fox (junto com o Surfista Prateado, Galactus, Quarteto Fantástico e os Badoon, outra raça alienígena de destaque). Por isso, vimos a presença de uma tensão entre Xandar e os Kree no filme, que possivelmente substituirá os constantes conflitos exibidos nos quadrinhos originais.

E, como já mencionamos, os Kree são a porta de entrada para, um dia, termos Mar-Vell, o Capitão Marvel figurando em algum filme do estúdio. Isso sem contar com Carol Danvers, a Ms. Marvel (hoje Capitã Marvel). Será, será?

Além disso, em Agents of S.H.I.E.L.D., há um certo ser azul usado em experimentos que, dizem, pode ser um Kree. Como a série é muito ligada com os filmes, não duvidamos de nada!

3. A Flecha de Yondu

yonduflechagotg-pc

Assobiar é essencial para um guerreiro!

Yondu é outro balde de easter eggs. Desta vez, ligado intrinsecamente a seu personagem, está sua flecha controlada pelo assobio. Nos quadrinhos originais, o membro dos Guardiões de 1969 portava também um arco e controlava sua flecha da mesma maneira após atirá-la. Trata-se de um metal especial, vivo, chamado “yaka”. Nosso editor, Ritter Fan, espera que o arco seja reintroduzido!

4. Símbolo de Yondu e dos Ravagers

simbolostarlordyondu-pc

Olha, o Senhor das Estrelas tem uma estrela no uniforme…

Yondu e seu grupo de mercenários, os Ravagers, todos portam um símbolo de uma chama/estrela em seus sobretudos e casacos. Os leitores dos Guardiões da Galáxia de 2008 certamente reconhecerão este emblema como o do Senhor das Estrelas, presente bem no meio de sua roupa. No entanto, aqueles leitores ainda mais antigos lembrarão que esse símbolo é uma referência ao Senhor das Estrelas em sua versão original, criada por Steve Englehart e Steve Gan em 1976 e aperfeiçoada por Chris Claremont e John Byrne, em 1977.

O símbolo aparece tanto no capacete quanto no cinto original do Senhor das Estrelas e, ao longo das diversas versões do personagem desde sua criação, sempre foi uma elemento constante para Peter Quill.

5. Força Nova

nova issue 25 002

Nova novinho de novo!

A Força Nova é a maior arma das tropas de Xandar. No filme, ela aparece como uma energia amarela proveniente das naves e robôs da Tropa Nova. Nos quadrinhos, porém, essa energia é lançada pelos próprios soldados, garantindo a eles inúmeros poderes que incluem, também, o voo. Será que veremos algo parecido no Universo Cinematográfico Marvel? Resta esperar por Guardiões 2 ou um filme solo do Nova, claro!

APC1923

Brilha, brilha estrelinha…

Além disso, repararam naquele símbolo presente no prédio da Tropa em Xandar? Ele é o mesmo presente nos capacetes dos Nova nos quadrinhos! No filme as naves também são moldadas de acordo com o símbolo, vejam só:

novacorpsnaves-pc

Queremos uma!

6. Destruição da Tropa Nova

xandargotg

A 38ª vez que a Tropa Nova é destruída…

Se uma coisa pode ser dita em relação à Tropa Nova é que eles são persistentes. Destruídos a torto e direito nos quadrinhos, os Nova sempre ressurgem das cinzas, geralmente através de um membro que acaba recebendo a força Nova toda para si. No filme, é claro, não poderia ser diferente: Xandar e a polícia intergalática sofrem um golpe severo nas mãos do Acusador e novamente são forçados a se recomporem. Será que novos membros serão “contratados”? Será um deles Richard Rider? Não custa sonhar. Afinal de contas, Rhommann Dey (o personagem de John C. Reilly) é o membro da Tropa Nova que transfere sua Força Nova para Rider nos quadrinhos.

7. Denarian Saal (Nova Omega)

denariansaal

Alguém aposta na volta de Saal?

What a bunch of a-holes. Ahh, Saal, vamos sentir sua falta. Mas não se preocupem, pois sua ausência pode não durar muito. No item anterior falei sobre um membro da tropa receber os poderes Nova todos para si, correto? Pois bem, Garthan Saal (Denarian é um título) é um desses exemplos e, nos quadrinhos, se torna o Omega Nova (ou Super Nova, se preferir) e é escolhido pelo WorldMind (a inteligência coletiva de Xandar) para reconstruir a tropa.

8. Cosmo

cosmo

Queremos Cosmo falando já!

O cão espacial russo não poderia faltar no filme! Cosmo aparece durante a sequência no “museu” do Colecionador, primeiramente preso em uma das “vitrines” e, posteriormente, escapando. Considerando a ênfase no personagem, que ganha planos específicos para ele, além da aparição na cena pós-créditos lambendo o rosto do Colecionador, é possível que ele apareça em posteriores filmes. Para quem não sabe, Cosmo é o chefe de segurança de Knowhere (Luganenhum) nos Guardiões de 2008 e é um cão do programa espacial soviético que, misteriosamente, ganha poderes telecinéticos.

Será que ele vai ganhar algumas falas e poderes como nos quadrinhos? Nós apostamos que sim!

9. Chitauri

chitauri-gotg

Feio, mas facinho de matar…

Cosmo não é o único que podemos ver no show de horrores do Colecionador. Se olharmos em uma das celas de vidro podemos ver um Chitauri, membro da raça alienígena que invade a Terra em Os Vingadores, o que pode nos levar a crer que Tony Stark realmente fez uma limpa com aquela bomba atômica.

10. Elfo Negro

darkelf-gotg

Bucha de canhão…

Os Chitauri não são a única raça em perigo de extinção graças a um dos Vingadores. Na coleção do Cafetão, vulgo, Colecionador, podemos encontrar um Elfo Negro, que apareceram em Thor 2 como os principais antagonistas (junto com o Nono Doutor no papel de Malekith).

11. Carina

carian-gotg

(1) Carina super-poderosa e (2) Carina que se explode tentando ser super-poderosa…

Carina pode ser uma mera escrava/empregada no filme, mas, nos quadrinhos originais, ela nada mais é do que a filha do Colecionador e aparece na famosa e adorada Saga de Korvac, que teve origem nos Guardiões da Galáxia (junto com Thor) e que foi expandida para os números de Os Vingadores, entre 1977 e 1978. Carina é enviada pelo Colecionador como uma espécie de espiã infiltrada super-poderosa para o covil de Michael Korvac e tem participação chave em sua derrota pelos Guardiões junto com os Vingadores.

Não esperamos que isso aconteça um dia, mas que é um sensacional piscadela aos fãs hardcore dos Guardiões, ah isso é!

12. Bereet

10558599_766870230038381_1235046058_o

O que será que tem dentro da bolsa dela?

Lembram daquela alienígena de pele rosa que aparece na nave de Quill? E cujo nome ele nem sabe e logo descobre que é Bereet? Pois bem, Bereet não é um nome aleatório, mas sim uma referência ao personagem de mesmo nome que é uma cineasta Kryloriana que apareceu na continuidade normal do Universo Marvel em O Incrível Hulk #269, em março de 1982 (dois números antes do próprio Rocket Raccoon estrear na continuidade normal do Universal Marvel na mesmíssima revista!).

13. Morag

mosaico morag

Porque raças extraterrestres avançadas sempre usam roupas de bárbaros europeus do século I a.C.?

Morag é o planeta onde Peter Quill acha o Orbe e aparece logo no começo do filme. O nome, novamente, não é nada aleatório e foi retirado dos quadrinhos. Morag, nos quadrinhos, era um dos primeiros e mais reverenciados líderes dos Kree (ainda na época em que os Kree eram desenhados com pele rosada comum). Até Mar-Vell (na versão pré-Capitão Marvel) já foi tripulante de uma nave Kree batizada de Morag.

14. As Joias do Infinito

joiasdoinfinito

MacGuffins poderosos!

Se quiserem uma explicação mais detalhada sobre as Joias do Infinito, basta clicar aqui neste link. Neste artigo listaremos as Joias que apareceram até hoje, sendo uma delas uma grande suposição. Elas são: O Tesseract (o Cubo Cósmico de Thor e Os Vingadores), o Éter (a gosma vermelha de Thor 2), a lança de Loki (pura suposição, mas bem provável) e, agora em Guardiões, o Orbe. Outra suposição, mas ainda sem base alguma, é que o Olho de Agamoto do Doutor Estranho seja mais uma joia.

Para quem não sabe, Thanos está atrás dessas joias com as quais poderá moldar o universo a seu prazer (algo que já foi deixado claro na sequência do Colecionador). Vale lembrar que a Manopla do Infinito, a luva com a qual o Titã Louco reúne as seis joias, está nos cofres de Asgard e já apareceu de relance em Thor.

15. O Celestial

celestialgotg

Momento nerd total!

E os easter-eggs na sequência com o Colecionador não acabam! Lembram daquele gigante que, durante a explicação do Colecionador sobre as joias do infinito, aparece devastando um planeta? Ele nada mais é do que um Celestial, um dos seres primordiais do Universo, contando, obviamente, com poderes descomunais. Em Desafio Infinito, Thanos afirma que eles contam com a mesma força de Galactus, o que não é dizer pouco!

E reparem: Knowhere (Luganenhum) é a cabeça cortada de um Celestial, o que já nos permite entender a proporção de tamanho do gigante. Além disso, os traços do Celestial que aparece no holograma do Colecionador presta homenagem ao traços originais de Jack Kirby, o responsável pela criação dessa raça já no longínquo ano de 1976. Sensacional o cuidado da Marvel, não?

16. Illuminati

10592453_766829020042502_18211082_n

Quem vai encarar?

Agora entramos na especulação total, mas isso é algo muito divertido de se fazer.

Nos quadrinhos, os Illuminati são heróis Marvel que formam um grupo secreto para cuidar de ameaças gigantescas ao universo. São eles: Sr. Fantástico, Raio Negro, Dr. Estranho,  Professor X (antes de morrer, claro), Namor, Pantera Negra e Homem de Ferro. Já foram membros, também, o Capitão América (defenestrado por seus colegas por ser íntegro demais) e o Fera, dos X-Men.

O que interessa desse grupo é que cada um de seus membros já foi possuidor de uma joia do infinito, separadas para evitar que, pela sua união na Manopla do Infinito, o poder ficasse concentrado em apenas uma pessoa. E porque raios estamos falando nisso?

Bem, primeiro pois as joias do infinito fazem parte integral do Universo Cinematográfico Marvel, sempre como um MacGuffin. Thanos quer recolhê-las todas para, talvez, destruir o universo e dar essas mortes de presente de casamento para sua amada, a Morte (essa com letra maiúscula mesmo). Segundo, o Colecionar nos mostra, em seu holograma, seis seres de branco que, segundo ele, separadamente, já possuíram as joias, formando um grupo. Não há menção aos Illuminati, mas, para nós, essa é uma referência clara a uma estrutura semelhante a dos Illuminati para, talvez, uso futuro.

Quem sabe não vemos isso lá pelo quinto filme dos Vingadores?

17. Sakaaran

sakaaran-gotg

Eita bicho feio!

Os aliens a serviço de Ronan, no filme, são os Sakaaran, provenientes do planeta Sakaar. A raça é dividida em dois grupos, os Imperiais (inspirados no Império Romano), de pele vermelha, e o Povo das Sombras, de pele cinza. No longa metragem, vemos a presença desse segundo grupo. A raça ocupa um papel de destaque no arco Planeta Hulk, do gigante esmeralda.

Como a Marvel não pode usar em seus filmes os Skrull e os Badoon, sendo essa última raça integral à origem dos Guardiões originais, então eles acabaram substituindo por raças menos conhecidas como os Chitauri em Os Vingadores (no lugar dos Skrulls) e, agora, os Sakaaran, no lugar dos Badon.

Mas isso pode significar que, em um futuro ainda incerto, veremos alguma saga espacial com nosso querido Gigante Esmeralda sendo ejetado para o espaço (Planeta Hulk) e voltando para se vingar dos Illuminati (Guerra Mundial Hulk). Afinal de contas, a Caixa de Pandora cósmica do Universo Cinematográfico Marvel foi definitivamente aberta com Guardiões da Galáxia.

18. O Santuário e o trono de Thanos

thanossanctuary

Cara de um, focinho de outro!

O santuário de Thanos já aparecera anteriormente em Os Vingadores, nas cenas de Loki e na cena pós-creditos, mas, aqui, temos uma visão prolongada e mais detalhada do local além da menção ao nome Santuário. O local onde  o Titã Louco mora fora construído por ele mesmo – nos quadrinhos – em dedicação a sua amada, a Morte, que ainda não sabemos se exibirá uma forma corpórea como nos quadrinhos ou não. E o trono onde ele senta é a versão “cuspida e escarrada” do trono clássico do vilão, só de pedra.

19. A Origem de Rocket

Loonies

Olha que fofinho o Rocket…

Rocket pode não saber que é um guaxinim, mas ele certamente se lembra das centenas de experiências realizadas em seu corpo. Com isso podemos concluir que a origem do personagem foi mantida: o planeta Halfworld. Basicamente, trata-se de um planeta-manicômio, do qual Rocket toma conta junto com outros animais inteligentes. Ou ao menos tomava antes de perder a memória e se juntar aos Guardiões da Galáxia. Em uma de suas histórias solo, ele retorna a este lugar junto de Groot.

Ah, e antes que vocês achem que estamos enlouquecidos, na biografia de Rocket que aparece na tela da Tropa Nova quando os (ainda não) Guardiões são presos, o planeta Halfworld é sim mencionado como sendo o planeta natal do furioso e desbocado guaxinim.

20. Groot e sua regeneração

tumblr_n1glfnRB3i1rsnrddo1_500

Se regar, ele virá!

Falando em Groot, a árvore mais carismática das galáxias (sim, mais que os Ents!), ele também tem um elemento central de sua composição mantida: a regeneração. Contanto que sobre um pequeno galho de seu corpo, Groot é capaz de voltar dos mortos, sendo preciso, contudo, que ele seja plantado novamente. Isso acontece constantemente nos quadrinhos e a esta altura ninguém sequer se importa se ele é explodido em mil pedaços.

21. No racoons or mutated plant life were harmed during filming

gotgraccoon600_size3

Eu não sou um guaxinim!

Esse detalhe pode facilmente passar despercebido! Nos créditos finais (bem no fim mesmo) podemos ler essas palavras, que se traduzem como: “nenhum guaxinim ou planta mutante foi machucado durante as gravações”. Groot e Rocket foram tratados como reis, isso sim!

22. Kyln

kyln-gotg-pc

Lar, doce lar!

Kyln é a prisão para onde os Guardiões – antes de se juntarem – são mandados. E Kyln também é retirada dos quadrinhos e é importante na origem do grupo, pois é onde o Senhor das Estrelas foi preso por genocídio, além de Drax que, a caminho para lá, cai na Terra e tem uma modificação importante e se transmuta para a forma atual, verde e cheio de tatuagens vermelhas.

23. Stan Lee

Stan Lee

Velho pervertido!

Não acharam que Stan, the Man ficaria de fora do filme, não é? Sua aparição costumeira, dessa vez, é na pele do que foi chamado nos créditos como Xandarian Ladies Man. Em outras palavras, é o velho que Rocket chama de pervertido pouco antes de localizar Peter Quill e a recompensa em sua cabeça.

Sem dúvida, uma das melhores pontas do lendário Stan!

24. Howard, the Duck e a Cena Pós-Créditos

howard-gotg

(1) Howard nos quadrinhos (duh!); (2) Howard no filme de 1986 que contém bestialidade (sim, tem sim!) e (3) Howard em Guardiões, provavelmente bêbado…

Assistiram a cena pós-créditos e ficaram se perguntando quem diabos é aquele pato? O personagem é ninguém menos que Howard, um pato antropomórfico  criado por Steve Gerber e Val Mayerik e que apareceu pela primeira vez na revista Adventure into Fear #19. Sua aparição foi breve, com personagem secundário em uma história do Homem Coisa (a versão Marvel do Monstro do Pântano). Curiosamente, o pato fumador de charutos e com boca suja tornou-se famoso e adorado, passando a ter histórias próprias e até uma revista própria.

E, claro, em 1986, ele ganhou um filme (!!!) live action próprio, dirigido por Willard Huyck e produzido pela Lucasfilm (hoje, parte da Disney, assim como a Marvel). Foi o primeiro personagem Marvel adaptado para o cinema, por incrível que pareça!

Isso quer dizer que o pato fará parte do Universo Cinematográfico Marvel? Sim, ele já é parte! Mas ele, muito provavelmente, não ganhará um filme solo e foi muito mais um easter egg puro, uma referência divertida. Será que ele aparecerá novamente em outro filme da Marvel? Diríamos que sim, mas sem muito destaque e talvez junto com Cosmo. Na cena pós-créditos ele foi dublado por Seth Green.

25. Os anos 70

GotG-Pix

Awesome!

Definidor para o tom da obra, os anos 70 ocupam um papel de destaque através das músicas e do próprio Peter Quill, cujas memórias da Terra são intrinsecamente ligadas à sua mãe. Aqui vai uma lista das faixas, com os artistas, presentes no Awesome Mix Vol.1:

  1. Hooked on a Feeling – Blue Sweede
  2. Go All The Way – The Raspberries
  3. Spirit in The Sky – Normam Greenbaum
  4. Moonage Daydream – David Bowie
  5. Fooled Around And Fell In Love – Elvin Bishop
  6. I’m Not in Love – 10cc
  7. I Want You Back – Jackson 5
  8. Come and Get Your Love – Redbone
  9. Cherry Bomb – The Runaways
  10. Escape (The Piña Colada Song) – Rupert Holmes
  11. O-O-H Child – The Five Stairsteps
  12. Ain’t No Mountain High Enough – Tammi Terrell

26. Kevin Bacon, Footloose e Jackson Pollock

fhd984FLE_Kevin_Bacon_007

Basicamente um super-herói!

Não tinha como não falarmos disso, não é mesmo?

Footloose, clássico oitentista (esqueçam que houve uma refilmagem, por favor!), é mencionado pelo Senhor das Estrelas como uma “lenda heroica” para Gamora, Kevin Bacon é especialmente mencionado e até relembrado por Gamora no auge das lutas finais!

jacksonpollock

Humm, entendeu a piada agora?

Jackson Pollock também é citado indiretamente na mais pesada piada de todo o filme e que, muito sinceramente, vai ser difícil explicar para crianças pequenas sem causar um rebuliço familiar!

27. MacGuffin

guardiansraiders-pc

Tenho um mau pressentimento sobre isso…

Lembram-se quando Quill faz uma piadinha sobre a Arca da Aliança e o Falcão Maltês? Ele está se referindo a um elemento básico das narrativas conhecido por Macguffin, algo que a trama gira em volta, motivando os diferentes personagens e colocando a história em movimento. O interessante é que tal citação no roteiro, não só nos remete às origens de Peter (que nasceu nos anos 80), como explicita a função do Orbe no filme, sendo este o Macguffin da obra, exatamente com Alfred Hitchcock, que definiu o termo, gostaria!

28. Nathan Fillion

nathangotg-pc

Não, ele não aparece de terno…

Esse daqui é mais complicado de avistar! Nathan Fillion, o astro de Firefly, aparece brevemente como um dos prisioneiros da prisão Kyln. Não é preciso dizer que o ator está atrás de toneladas de maquiagem, tornando-se praticamente irreconhecível! Mas ele é o alienígena que quer “lambuzar Quill em molho” e, depois, fazer “coisinhas” com ele…

29. Sean Gunn

kraglin

Vamos dar uma pista: Sean Gunn NÃO é o cara azul sorridente…

O irmão do diretor e roteirista James Gunn, Sean, também aparece no filme e não é uma aparição tão breve assim. Ele tem até nome e tem um papel sem maquiagem! Ele é Kraglin, o braço direito de Yondu Udonta no filme.

30. Rob Zombie

rob-zombie-bloody

Mais aterrorizante que Ronan e Drax juntos!

Mais uma ponta e essa “tradicional” de James Gunn, pois o diretor fez o mesmo com Rob Zombie em Seres Rastejantes e Super. Rob Zombie não aparece, porém, fazendo apenas a voz do computador da nave de Yondu. É daquelas que realmente nem dá para perceber, mas que está lá!

31. Doze porcento

pepper

12% é o #@$%$¨@$%%@$%@!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O que raios é isso???

Bem, meus caros, vamos lá: lembram-se em Os Vingadores, na sequência em que Pepper Potts conversa com Tony Stark sobre a torre dos Vingadores e ele diz para ela que ela tem 12% dos créditos pela criação? Lembram-se, depois, mais para o final do filme, quando ela, vingativa, diz de volta para Stark que ela está tendo “12% do momento”?

E, agora, lembram-se quando os Guardiões estão reunidos na nave de Yondu e o Senhor das Estrelas diz que tem um plano e, ao ser indagado mais especificamente, ele diz que tem uma percentagem de um plano? Pois bem, adivinhem que percentagem ele usa? E quem achar que é uma coincidência, por favor vá examinar a cabeça!

32. Alyssa Milano

Os anos 80 foram massacrantes nos quesitos roupa e cabelo...

Os anos 80 foram massacrantes nos quesitos roupa e cabelo…

Milano é o nome da nave de Peter Quill e, novamente, não é algo aleatório. James Gunn imaginou uma backstory completa para Quill ao determinar que, quando criança nos anos 80 ele teria sido fã da atriz Alyssa Milano, que, depois viria fazer Charmed. Assim, nada mais natural do que batizar sua nave com o nome de seu amor platônico de infância, não é mesmo?

33. Ranger Rick e Giving Tree

As verdadeiras origens de Rocket e Groot!

As verdadeiras origens de Rocket e Groot!

Essas são difíceis de pegar, pois as legendas nacionais passam por cima das referências, mas Peter Quill chama Groot de “Giving Tree” e Rocket de “Ranger Rick”. Bem, “Giving Tree” é aquela sensacional árvore do livro de Shel Silverstein que se entrega completamente ao menininho em todas as fases de sua vida. E Ranger Rick era, claro, um guaxinim escoteiro usado como mascote na revista de mesmo nome para crianças sobre a natureza.

34. Seres Rastejantes

Bichos escrotos, saiam dos esgotos...

Bichos escrotos, saiam dos esgotos…

James Gunn dirigiu Seres Rastejantes que tem como vilões, seres, bem, digamos, rastejantes. Esses bichos gosmentos estão também no museu do Colecionador. É só procurar. Mas piscou, perdeu!

35. Lloyd Kaufman e Troma

10590742_766886893370048_142502101_o

Uma pista: Kaufman não é o cara com o rodo na mão…

James Gunn, pelo visto, adora se auto-referenciar. Mas essa referência é mais um merecido agradecimento, pois sua carreira tem como ídolo Lloyd Kaufman, co-fundador da Troma Entertainment. Ele aparece como um dos prisioneiros em Kyln que grita ferozmente com Gamora. Impossível de achar, mas a presença dele lá é um fato!



E então, o que acharam deste Entenda Melhor? Não se esqueçam de comentar, com perguntas, correções e ainda mais easter-eggs que vocês possam ter percebido!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.