Entenda Melhor | Guardiões da Galáxia: Tudo Que Você Precisa Saber (sem spoilers)

Os Guardiões da Galáxia eram, até pouco tempo, um obscuro grupo da Marvel. Sua história editorial remete a 1969, quando apareceu sob uma totalmente diferente formação. O que vemos no cinema, contudo, são os membros atuais dos Guardiões: Peter Quill (Senhor das Estrelas), Rocket Raccoon, Groot, Gamora e Drax. O filme, assim como os quadrinhos (até Marvel NOW), tem um caráter inteiramente cósmico e provavelmente mostrará (se mostrar) muito pouco da Terra. Não acreditem, contudo, quando lerem que esta obra se passa no século XXXI, pois esta informação é errada e provavelmente veio quando as primeiras informações do filme saíram, pois o primeiro grupo dos quadrinhos tem suas aventuras no futuro (alternativo, na verdade). O filme, ao contrário, se passa bem aqui no século XXI, no mesmo universo dos outros filmes da Marvel, só que em uma galáxia muito, muito distante.

Neste Entenda Melhor abordaremos cada um dos personagens confirmados de importância no filme, desde os protagonistas aos vilões. O foco está no Universo Cinematográfico Marvel, mas, se quiserem saber mais sobre a história nos quadrinhos de cada um deles, basta clicar nos seguintes links:

Guardiões da Galáxia – grupo original

Guardiões da Galáxia – grupo atual 

Se, por acaso, notarem a presença de um personagem no filme  não abordado aqui, não se preocupem, teremos um novo Entenda Melhor pós-filme com tudo quanto é easter-egg e a explicação da cena pós-créditos.

Agora divirtam-se e, se sobrar algum detalhe não entendido, por favor, comentem!

1. Os Guardiões

1.1. Peter Quill (Senhor das Estrelas)

Ator: Chris Pratt

Os leitores do grupo na Marvel NOW provavelmente sentirão uma maior diferença em relação à história deste personagem. Enquanto que nos novos quadrinhos, Quill é um dos homens mais procurados da galáxia e filho do rei de Spartax (uma espécie de ditador das galáxias), no filme o personagem parece ser desconhecido e seu título, Senhor das Estrelas,  é utilizado somente por ele mesmo. Peter é um humano da Terra, órfão de mãe (ao menos) sem qualquer poder e utiliza a Element Gun, capaz de conjurar qualquer um dos quatro elementos como disparo.

starlordentendamelhor1-pc

 

1.2. Rocket Raccoon

Ator (voz): Bradley Cooper

Não se engane pelo seu tamanho, Rocky é um grande estrategista que adora armas pesadas e pular de cabeça no perigo. Ainda não sabemos se sua origem será abordada no filme, mas, pelos trailers, podemos inferir que ele é o único de sua espécie. Rocket tem uma parceria previamente estabelecida com Groot e é o único capaz de entender o verdadeiro significado por trás das palavras “I Am Groot“, que não significam só o óbvio.

rocketentendamelhor1-pc

1.3. Groot

Ator (voz): Vin Diesel

Fãs de Vin Diesel, não esperem muito diálogos, pois Groot somente transmite suas ideias através da fala “I Am Groot”. Isso quer dizer que ele tem algum problema mental? Definitivamente não! O segredo está nas pequenas diferenças de entonação que podem ser entendidas por Rocky e alguns outros personagens como Mantis (nos quadrinhos). Além de ser um “peso pesado”, essa árvore ambulante e falante (nos quadrinhos, um monarca do Planeta X) conta com poder de regeneração: enquanto restar uma simples farpa de seu corpo, ela pode ser plantada para regenerar a criatura. Até Wolverine e Deadpool tem inveja!

grootentendamelhor1-pc

 

1.4. Gamora

Atriz: Zoe Saldana

A mulher mais perigosa da galáxia já esteve do lado dos vilões. Conforme descobrimos no Prelúdio de Guardiões da Galáxia, ela foi treinada por Ronan e Thanos juntamente de Nebula. Originalmente, ela contava com a missão de buscar algo referido apenas como o Orbe, elemento que, provavelmente, será central na trama do filme. Gamora opta pelo uso de espadas nos combates. Nos quadrinhos, ela conta com poder de regeneração, mas não sabemos se ele estará presente na obra cinematográfica. Além disso, ela é conhecida pelos seus muitos casos com outros personagens de destaque, que envolvem de Richard Rider até Tony Stark.

gamoraentendamelhor1-pc

1.5. Drax

Ator: Dave Bautista

Este daqui sofreu inúmeras mudanças ao longo de sua história editorial, sendo um humano transformando por Mentor, pai de Thanos. No filme, ele teve sua mulher e filhos assassinados e agora busca vingança (não se sabe, ainda, se suas raízes terráqueas serão mantidas). Se levarmos em conta os quadrinhos, o assassino de sua família foi Thanos, considerando que a única missão de Drax ao longo de sua vida é matar o Titã Louco. Assim como Gamora, ele prefere resolver as brigas de perto, utilizando duas adagas para colocar o terror em qualquer um que cruze seu caminho.

draxentendamelhor1-pc

 

2. Outros personagens

2.1. Nova Prime (Irani Rael)

Atriz: Glenn Close

Irani Rael é a líder da Tropa Nova, uma espécie de polícia intergalática cuja base é no planeta Xandar. Nos quadrinhos, ela está longe da liderança, atuando como centurião da tropa, ajudando Richard Rider (o Nova Prime dos quadrinhos) a limpar a terra de uma invasão alienígena.

iraniraelentendamelhor1-pc

 

2.2. Yondu

Ator: Michael Rooker

Lembra quando eu disse que os guardiões já apareceram em dois grupos? Pois é, este daqui é um dos membros do grupo original. No filme, contudo, é provável que sequer haja menção aos Guardiões originais e que Yondu seja apenas mais um personagem no elenco, no caso uma espécie de mentor para Peter Quill. Ainda assim, uma boa homenagem aos quadrinhos da década de 60 e 70 (com revival nos anos 90).

yonduentendamelhor1-pc

 

2.3. Rhomann Dey

Ator: John C. Reilly

O líder original da Tropa Nova apareceu juntamente de Richard Rider em Nova #1, em 1976. Foi Dey que, morrendo, passou seus poderes para o Nova original. No filme, o personagem, aparentemente, atua como oficial desta polícia intergalática, nos apresentando, no primeiro trailer, a cada um dos membros dos Guardiões da Galáxia.

corpsmandeyentendamelhor1-pc

3. Vilões

3.1. Nebula

Atriz: Karen Gillan

Nebula é a protagonista da primeira edição do prelúdio de Guardiões da Galáxia. Lá, descobrimos que a personagem foi treinada por Ronan e Thanos e segue à risca a ideologia do Titã Louco: é preciso fazer sacrifícios para atingir a perfeição. Seu treinamento ocasionou a perda de diversas partes de seu corpo, incluindo seu braço. Nos quadrinhos, ela é a neta de Thanos e já esteve do lado dos heróis e dos vilões, chegando a fazer uma ponta em Aniquilação, a primeira das sagas que dá origem ao grupo atual dos Guardiões.

nebulaentendamelhor1-pc

3.2. Korath, o Perseguidor

Ator: Djimon Hounsou

Nos quadrinhos, Korath é o geneticista Kree responsável pela criação de guerreiros cibernéticos para a tropa Kree. No filme, ele faz parte das forças de Thanos, junto de Ronan e chega a ser citado nos prelúdios em quadrinhos. Sua diferente aparência no cinema pode indicar que sua raça pode não mais ser Kree, que são conhecidos pela tonalidade azul de pele (não, Nebula não é desta raça).

koraththepursuerentendamelhor1-pc

3.3. Ronan, o Acusador

Ator: Lee Pace

O principal antagonista da obra, Ronan teve sua história alterada em relação aos quadrinhos. Originalmente, ele era um dos agentes da lei Kree, uma espécie de Juiz, Júri e Executor que persegue aqueles que quebraram os preceitos rígidos de sua raça. Ronan já foi, muitas vezes, vilão e herói nos quadrinhos, ocupando um papel de destaque nas duas sagas que deram origem ao grupo atual dos Guardiões, Aniquilação e Aniquilação 2: A Conquista. No cinema, ele é um dos agentes de Thanos, e está em busca das joias do infinito.

ronanentendamelhor1-pc

3.4. O Colecionador

Ator: Benício Del Toro

O Cafetão, digo, O Colecionador já apareceu nas telonas na famosa cena pós-créditos de Thor 2. Seu papel em Guardiões da Galáxia ainda não foi revelado, mas sabemos que ele já conta com uma das joias do infinito, o Éter. Pelo prelúdio infinite comics, no qual ele aparece, podemos arriscar dizer que ele é uma espécie de jogador à parte, demonstrando certa neutralidade no conflito Guardiões x Ronan/ Thanos. Ainda assim, não seria nenhuma surpresa se ele se revelasse um verdadeiro vilão ao longo do filme.

colecionadorentendamelhor1-pc

3.5. Thanos

Ator: Josh Brolin

Não acharam que o Titã Louco, portador do maior queixo das galáxias, ficaria fora dessa, não é? Sua participação, no filme, já foi confirmada e este certamente dará um grande trabalho ao longo da história do Universo Cinematográfico Marvel. Thanos é um ser de poderes descomunais, eterno servo da Morte (uma entidade real no universo Marvel). Dentre seus feitos é conhecido por coletar as joias do infinito a fim de, bem, destruir tudo – algumas destas já apareceram em filmes anteriores, como em Thor 2 (o Éter). Vale lembrar que em Thor vemos de relance a Manopla do Infinito, luva com a qual o Titã reúne suas joias de poder.

thanosentendamelhor1-pc

3. Knowhere (Luganenhum)

Uma gigantesca estação especial localizada no interior da cabeça de um Celestial (seres primordiais de imenso poder responsáveis pelo progresso do universo), Knowhere é, nos quadrinhos, a base dos Guardiões, além de uma enorme estação espacial de pesquisa comandada por diversas raças intergalácticas. Já no filme, sabemos que ela é um grande porto, contando com a presença de inúmeros indivíduos de destaque, dentre eles o próprio Colecionador. Sim, aquela cena pós-creditos de Thor 2 se passa neste lugar. Nos quadrinhos, a estação é policiada por uma força comandada por Cosmo, um cachorro falante, relíquia da corrida espacial da União Soviética. E você achou que guaxinins falantes seriam o ponto máximo desta história.

knowhereentendamelhor1-pc

 

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.