Entenda Melhor | Homem-Aranha: De Volta ao Lar – Referências, Easter-Eggs e as Cenas Pós-Créditos

homem-aranha-de-volta-ao-lar-easter-eggs-plano-critico
– Contém inúmeros spoilers do filme.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar trouxe aquilo que muitos fãs, desde o surgimento do Universo Cinematográfico Marvel, ansiavam por: a inclusão do Cabeça de Teia nesse universo compartilhado. Depois de ter sido brevemente apresentado em Guerra Civil chegou a hora de vermos sua aventura solo. Como não poderia deixar de ser, buscamos referências, atrás de referências e easter-eggs enquanto assistíamos e compilamos tudo aqui para vocês.

Mas antes de adentrar o texto, que tal conferir o vasto material que temos sobre o personagem? Basta clicar aqui:

Homem-Aranha

Ou que tal um passeio por todos os nosso artigos sobre referências e easter-eggs? Aqui:

Entenda Melhor: Easter-Eggs

Ou, mais do que isso, que tal mergulhar profundamente em todo o nosso material sobre o Universo Cinematográfico Marvel? Basta clicar aqui:

Universo Cinematográfico Marvel

Agora vamos mergulhar nesse emaranhado de referências! Ao terminarem, não se esqueçam de comentar, nos dizendo se está faltando algo em nossa lista!

Personagens

Ned Leeds

ned

O melhor amigo de Peter, Ned, pode ter seu nome herdado do repórter do Clarim Diário, que aparece pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #18. No filme, contudo, ele se parece muito mais com Ganke Lee, melhor amigo de Miles Morales em Ultimate Comics Spider-Man. Provavelmente fizeram uma fusão entre os dois personagens!

Liz Allan

liz-allan

Allan surgiu junto com o Aranha em Amazing Fantasy #15 e foi um interesse amoroso tanto de Peter quanto de Flash. Nos quadrinhos ela acaba se casando com Harry Osborn e ambos tem um filho!

Flash Thompson

flash-thompson

Flash é outro que foi criado junto do herói, tendo aparecido pela primeira vez em Amazing Fantasy #15. Apesar de sua aparência estar bem diferente da original, Flash sempre representou a figura do bully nos quadrinhos do Teioso. Vale lembrar que, posteriormente, ele se torna o Agente Venom, depois de ter perdido ambas as pernas.

MJ – Michelle

michelle-mj

Essa daqui é, possivelmente, a maior “trollada” aos fãs do Aranha. A lendária Mary Jane, namorada de Peter Parker, pode ser (nada confirmado ainda) a garota rebelde do colégio, Michelle. Será que irão ter a coragem de alterar tanto a personagem assim? Estamos curiosos!

Adrian Toomes (Abutre)

abutre-michael-keaton

Obviamente escalado para fazer referência ao seu papel em Birdman, Michael Keaton provou ser um dos melhores vilões do Universo Cinematográfico Marvel. O visual do antagonista está bem diferente do original, mas alguns traços similares podem ser observados, como os pelos em volta do pescoço.

Tia May

tia-may-tomei

Quem disse que a tia May sempre foi velha? A versão da personagem na animação Ultimate Spider-Man também traz a personagem na faixa dos quarenta anos!

Herman Schultz (Shocker)

shocker-homecoming

O vilão já deve ter aparecido umas quinhentas vezes em jogos do Homem-Aranha, mas nunca nas telonas, até agora! Claro que estamos falando de um antagonista menor, mas é interessante observar como conseguiram encaixar o personagem na trama de De Volta ao Lar.

Phineas Mason (Consertador)

tinkerer-homecoming

O Consertador (Tinkerer no original) é um dos vilões mais antigos do Aranha e parece bem justo que ele apareça aqui como o “chefe da tecnologia” de Adrian Toomes. Mason apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #2, na mesma edição que o Abutre.

Mac Gargan (Escorpião)

scorpion-homecoming-mando

Esse daqui está diretamente relacionado a uma das cenas pós-créditos. Gargan, interpretado por Michael Mando, de Better Call Saul, aparece brevemente no filme, mas suas pontas são significativas. Entre o seu ombro e pescoço podemos ver a tatuagem de um escorpião, podendo significar que esse será o icônico vilão do Aranha em um filme futuro!

Aaron Davis

tio-miles-morales

Com um papel menor no filme, Donald Glover funciona mais como uma referência ambulante. O ator interpreta Aaron Davis, que é ninguém menos que o tio de Miles Morales. Em um ponto do filme ele chega até a dizer que tem um sobrinho que mora por aquelas partes! Será que veremos Miles futuramente?

Karen

karen-spider-man-homecoming

A inteligência artificial do traje do Aranha é dublada por ninguém menos que Jennifer Connelly. À título de curiosidade, a atriz é casada com Paul Bettany, que vive o Visão e já interpretou o interesse romântico de Bruce Banner no Hulk de Ang Lee.

Betty Brant

betty-brant-homecoming

Introduzida como a secretária de J. Jonah Jameson originalmente, Betty Brant se tornaria namorada de Ned Leeds futuramente. No filme, ela aparece bem brevemente, durante as sequências que mostram o jornal do colégio sendo transmitido na televisão. Aparentemente ela não está tão entusiasmada para seguir a vida de jornalista.

Diretor Morita

principal-morita-homecoming

Esse daqui é bem obscuro! O diretor do colégio de Peter, Morita, é vivido por Kenneth Choi, que, em Capitão América: O Primeiro Vingador, interpretara Jim Morita, membro dos Howling Commandos. O que tudo indica é que, agora, ele está fazendo o papel de seu próprio neto!

Bruce Banner

brucebanner

Bruce Banner também faz uma breve aparição! Sua foto pode ser vista no mural de grandes cientistas, mostrado na sala de aula. Será que eles levam em consideração que ele é o Hulk?

Referências aos quadrinhos

Sem par para o baile

amazingfantasy-date

No início do filme (até quase o final), Peter não tem ninguém para ir com ele no baile Homecoming, situação que é tirada diretamente de The Amazing Spider-Man #1!

Vingadores ou Quarteto Fantástico?

ff-avengers

A ansiedade de Peter para fazer parte dos Vingadores pode ser uma referência à primeira revista solo do herói, que o mostrava tentando fazer parte do Quarteto Fantástico!

Tirando o peso das costas

destrocos-aranha

A cena na qual o Aranha é quase soterrado pelos escombros deixados pelo Abutre, faz referência à The Amazing Spider-Man #33, cuja parte da capa vocês podem conferir acima.

Aranha de Ferro

aranha-de-ferro

No final do filme, vemos Stark apresentar o novo traje do Aranha, uma clara referência ao infame Aranha de Ferro, uniforme que fora dado a Parker por Tony na saga em quadrinhos Guerra Civil. Quem queria que Parker tivesse aceitado a oferta?

Marvel Team-Up

marvel-team-up

A simples presença do Homem de Ferro em De Volta ao Lar, remete à série Marvel Team-Up, na qual o Aranha era pareado com outro herói ou grupo. E por que isso é importante? Aparentemente, a intenção da Marvel Studios é a de trazer um herói diferente a cada filme do Cabeça de Teia, bem similar a essa linha editorial!

Damage control

damage-control

O grupo, que supostamente irá ganhar uma série própria de televisão, aparece bem no início do filme, assumindo controle das operações de limpeza de Nova York. Além disso, podemos ouvir o nome do grupo ser citado algumas vezes ao longo da projeção.

Megingjörð

thorcinto

Consegue falar isso daí? Nós também não, nem o Happy! Mas, aparentemente, é um dos itens sendo levado pelo avião e de suma importância para o deus do trovão. O que será que esse cinto mágico, de nome complicado, faz?

Amigão da vizinhança

friendlyneighborhood

Outro easter-egg “menor”, mas que merece nossa atenção é a presença do termo “amigão da vizinhança”, que define o papel a ser cumprido pelo herói e que dialoga diretamente com os quadrinhos, visto que, inúmeras vezes, ele é chamado assim.

Não olhe rápido para essa imagem!

homem-aranha-de-volta-ao-lar-com-spoilers-plano-critico

Eu avisei! Brincadeiras à parte, vemos, aqui, a clássica pose do Teioso, levantando parte de sua máscara para comer ou falar. Um detalhe menor, mas que ajuda a construir a personalidade do herói!

Falsos Vingadores

caixa-atm-avengers

Uma das cenas que foi estragada pelos trailers, o assalto ao caixa eletrônico, parece ter sido inspirado nos quadrinhos Ultimate. Indo um pouco mais além, terá sido uma referência à Invasão Secreta?

Fã dos Mets

mets-fan-spider-man

No quarto de Peter podemos ver uma bandeira do Mets, time de baseball de Nova York. Acontece que isso referencia os quadrinhos diretamente, já que o Aranha é fã do time.

Bandeiroso

captain-america-homecoming

As breves aparições em vídeo do Capitão América fazem clara referência às capas dos quadrinhos originais, com “Capitão América” escrito com as cores da bandeira dos EUA.

Tio Ben?

tio-ben-homecoming

Em um ponto do filme, Peter acaba dizendo “tudo pelo que a tia May passou”, possivelmente referenciando o lendário tio Ben. Será que, nesse universo, ele morreu faz tempo?

Mordido por uma aranha

aranha-peter-homecoming

Apesar do filme não mostrar a origem do Aranha (graças!), em uma conversa com Ned, Parker diz que foi mordido por uma aranha e que ela acabou morrendo depois. As origens foram respeitadas então!

Rastreador-aranha

spider-tracer

Quem disse que o Teioso nunca foi hi-tech? O rastreador, que ele utiliza para seguir o Abutre, é tirado diretamente dos quadrinhos, a diferença é que, nas HQs, ele próprio construiu o mecanismo.

Asa embaixo do braço

asa-embaixo-aranha

Esse daqui todo mundo já sabia pelos trailers, mas vale a inclusão. As teias debaixo dos braços do Aranha fazem referência direta ao seu primeiro visual, lá de Amazing Fantasy.

SM2-0563

abutre-1-aparicao

Esse é um daqueles “piscou, perdeu”! Na cena da barca, um dos carros traz a placa SM2-0563, que pode ser uma referência à primeira aparição do Abutre, vejam só: Amazing Spider-Man #2, publicado em maio de 1963 (05/63). Muita viagem?

Mark-47

ultimates-iron-man

Evidente que Tony apareceria com mais uma nova armadura do Homem de Ferro (acho que à essa altura ele só muda a cor). O bacana é que essa nova versão, Mark-47, lembra bastante o esquema de cores da versão de The Ultimates. Considerando que esse Aranha foi prioritariamente baseado no universo Ultimate, faz todo sentido.

Ben Reilly?

scarlet-spider

Depois que Stark tira de Peter a roupa hi-tech, a versão improvisada que o garoto usa lembra bastante o uniforme do Aranha Escarlate, não é? Certamente uma bela referência a um dos 1001 Aranhas do universo Marvel.

Referências ao UCM

Loki deixou algo para trás

loki-olho

Repararam que a arma utilizada pelos capangas do Abutre, para roubar o caixa eletrônico, é quase igual ao dispositivo que Loki usa para arrancar o olho do curador do museu, em Os Vingadores? Pelo jeito ele deixou esse pequeno terror para trás. De repente caiu de seu bolso enquanto ele era jogado de um lado para o outro pelo Hulk.

Exército de aranhas = Homem-Formiga vinte vezes mais assustador

ant-man-homecoming

Uma das perguntas feitas por Ned, quando ele descobre que seu amigo é o Homem-Aranha, é se ele pode convocar um exército de aranhas. Uma possível referência ao Homem-Formiga? Felizmente esse não é um dos poderes do Teioso, imaginem mil tarântulas subindo por cima dos inimigos? Parker não precisaria nem lutar, já que eles desistiriam por medo. Aliás, isso acontece em uma HQ – um banco está sendo assaltado e Peter ameaça chamar as aranhas, logo em seguida os assaltantes desistem de medo!

As aulas de História devem ser uma loucura!

sokovia-accords

Em determinado ponto do filme, vemos um professor, falando para uma turma nada entusiasmada, sobre os Acordos de Sokovia, que causaram toda a confusão de Guerra Civil. Além disso, o professor de educação física comenta brevemente “tenho quase certeza de que ele é um criminoso de guerra agora”, se referindo, claro, ao Capitão América. Bem legal como os eventos dos filmes impactam a vida das pessoas comuns, não?

Essa daí nas mãos erradas…

hulkbuster

Outro objeto presente no avião de Stark, segundo Happy, é a Hulkbuster, armadura utilizada em Os Vingadores 2: Era de Ultron para Stark conseguir durar mais do que meros segundos contra o Hulk. Imaginem o que o Abutre conseguiria fazer com essa belezinha aí!

Loot de level máximo

battle-new-york

A batalha de Nova York é mencionada algumas vezes ao longo do filme, especialmente no início, servindo como principal motivação para Toomes se tornar o Abutre. Durante todo o longa podemos ver tecnologias similares à utilizada pelos Chitauri.

Esse vai mofar

capshield

Em um dos momentos, quando Happy fala brevemente sobre o inventário do avião, ele menciona um protótipo de escudo para o Capitão América. Considerando que a Guerra Civil ainda está bem recente, é possível que Stark estivesse desenvolvendo isso antes de toda a confusão. Mas o que será que esse escudo faz?

O Capitão pediu pra sair

coney-island

Essa daqui é mais obscura. Durante a luta final contra o Abutre, podemos ver o parque de Coney Island. Acontece que, em O Primeiro VingadorGuerra Civil, Bucky diz que Steve vomitou enquanto andava na montanha russa desse parque!

 

E essa camisa aí, Parker?

shirt-pepper

Próximo ao fim do filme, quando Peter vai para a nova base dos Vingadores, ele está vestindo uma blusa igualzinha a de Pepper em um momento de Homem de Ferro 3. Tirem suas conclusões…

Briga de casal

pepper-tony

Depois de um tempo separados um do outro, Pepper e Tony voltaram juntos! Será que o Stark precisou de um apoio moral depois dos eventos de Guerra Civil?

Referências à cultura pop

Quando a Jennifer Connelly falar para beijar alguém…

beijo-aranha

Beije! Caso contrário o elevador pode cair e sua oportunidade vai pelos ares! A cena claramente referencia o icônico beijo entre MJ e Peter em Homem-Aranha, de Sam Raimi. Só que, dessa vez, Parker não teve tanta sorte, coitado.

…nunca bate, sempre apanha…

spiderman1960s

Durante a apresentação do logo da Marvel Studios, podemos ouvir uma versão orquestrada da clássica música de abertura do desenho do Aranha dos anos 1960. Esse não tinha como perder, não é mesmo?

The ultimate power in the universe

deathstarlego

Aparentemente, entre Guerra CivilDe Volta ao Lar, Peter se tornou fã de Star Wars. No seu quarto podemos ver inúmeros bonecos vintage (deixados pelo tio Ben?), além de uma X-Wing, um AT-AT, isso sem falar, claro, na Estrela da Morte de LEGO, comprada por Ned!

Livro de Michelle

ofhumanbondage

O livro que Michelle (ou MJ) lê durante a aula de educação física (enquanto Ned pergunta a Peter sobre os Vingadores), Of Human Bondage (Servidão Humana na tradução brasileira), nos conta a história de um jovem cujos pais morrem e, com isso, ele é enviado para morar com os tios, tudo enquanto ele luta para encontrar sua vocação. Bem parecido com a trama do filme, não é mesmo?

Precisamos de roupas assim!

backtothefuture-clothes

O traje hi-tech utilizado por Peter conta com uma funcionalidade bem similar às roupas do futuro de Marty McFly em De Volta para o Futuro 2 – ambas se ajustam ao tamanho do corpo! Além disso, as roupas de Neon Genesis Evangelion fazem o mesmo – qual terá servido de fonte de inspiração?

The man!

srabkee

Como não poderia faltar, Stan Lee faz sua costumeira aparição durante o filme, dessa vez como um dos moradores locais que reclamam do Aranha ter tentado prender um sujeito que estava abrindo o próprio carro.

Luvas, luvas e luvas

crossedbones

A luva utilizada por Shocker no filme do Teioso é bem similar à de Ossos Cruzados em Capitão América: Guerra Civil. Será que a operação de Adrian Toomes se estende para além de Nova York?

Bueller? Bueller? Bueller?

ferrisbueller

Sem a menor sombra de dúvidas, uma das melhores referências de Homem-Aranha: De Volta ao Lar é a cena espelhada do amigão da vizinhança correndo pelos jardins, pulando as cercas, igualzinho a Ferris de Curtindo a Vida Adoidado.

Harvey Dent, can he be trusted?

batman-hoemecoming

Quem disse que não pode ter referência à outra grande editora de quadrinhos? O modo interrogatório da roupa do Aranha faz com que ele fique com uma voz mais grossa, bem similar à do Morcego de Gotham – como não acreditamos em coincidências, é bom possível que seja uma referência.

Cena pós-créditos 1

michael-mando-homecoming

As cenas pós-créditos de Homem-Aranha: De Volta ao Lar realmente não contam com nenhum segredo. Essa primeira, que mostra a chegada de Toomes na prisão, revela definitivamente o Escorpião de Michael Mando, além de dar dicas sobre um possível filme com o Sexteto Sinistro – aparentemente os planos da Sony só foram adiados! Vale notar, também, como o Abutre demonstra estar grato ao Aranha por esse ter salvado a sua vida, aliás, um belo desfecho de filme.

Cena pós-créditos 2

capitao-fitness

Essa daqui é pura “zueira”, com o Capitão América falando diretamente com a audiência sobre termos ficado até o fim. Lembra um pouco o final de Deadpool, não?

 

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.