Entenda Melhor | Homem-Formiga: Tudo Que Você Precisa Saber (sem spoilers)

O Universo Cinematográfico Marvel pode confundir os não-iniciados pela quantidade de personagens e de informações cruzadas que o estúdio joga em seus filmes. O objetivo desse pequeno e ricamente ilustrado Entenda Melhor, assim como fizemos com Thor 2, Capitão América 2 e Guardiões da Galáxia, é situar o leitor nesse universo, fazer a ligação com os quadrinhos e tornar a experiência mais palatável e, em alguns casos, mais aprofundada (ou mais confusa…).

Mas não se preocupem, pois NÃO HÁ SPOILERS. Boa leitura!

1. Henry ‘Hank’ Pym / Primeiro Homem-Formiga:

mosaico homem formiga 1

(1) Michael Douglas vive Hank Pym acima à esquerda; (2) Hank Pym em quadrinhos abaixo à esquerda com suas quatro personas “flutuando” sobre ele: Homem-Formiga, Gigante, Golias e Jaqueta Amarela; (3) Pym com o Homem-Formiga na imagem maior.

Hank Pym é um gênio cientista que inventa as chamadas Partículas Pym, que permitem reduzir o tamanho de qualquer coisa. Surgido nos quadrinhos em história solta, sem conexão com o mundo dos super-heróis, em Tales to Astonish #27, de janeiro de 1962, ele foi “promovido” ao cargo de Homem-Formiga oito números depois, em Tales to Astonish #35, de setembro de 1962.

Ele se torna o herói depois de ter seu laboratório invadido por espiões soviéticos querendo roubar uma outra fórmula anti-radiação que o governo americano havia encomendado a ele. Depois, em Tales to Astonish #44, de junho de 1963, a Marvel deu outra motivação ao heroísmo dele, uma esposa húngara não mencionada em sua origem, que foi assassinada pela KGB ao voltar ao seu país natal com Hank, como vingança pelo pai dela ter fugido para os EUA. Nessa publicação, Hank conhece Janet van Dyne, que ele transformaria na Vespa com uma variação de suas Partículas Pym que fazem a jovem ganhar asas quando está pequena.

Apesar de ter figurado em Tales to Astonish durante vários números e de ter co-fundado os Vingadores em Os Vingadores #1, de setembro de 1963, Hank Pym como o primeiro Homem-Formiga nunca teve muito destaque no Universo Marvel. Tanto foi assim que ele mudou de identidade logo em Tales to Astonish #49, de novembro de 1963, passando a assumir a persona de Gigante, com o poder inverso ao seu, claro. Mais tarde ainda, Pym mudaria seu nome para Golias, mantendo os mesmos poderes (Os Vingadores #28, de maio de 1966).

Durante sua época de Golias, Hank Pym foi o responsável, nos quadrinhos, pela invenção de Ultron, robô com inteligência artificial moldado com seus padrões cerebrais e que se voltaria contra a humanidade, dando muita dor de cabeça aos Vingadores. Se quiser saber mais sobre Ultron, com sua origem e versões detalhadas, clique aqui: Entenda Melhor | Vingadores 2: Quem é Ultron?

Mais tarde, em Os Vingadores #59, de dezembro de 1968, ele passaria a ser o Jaqueta Amarela, como resultado de um ataque de nervos, herói que começa como vilão e que, no número seguinte, se casaria com Janet van Dyne. Essa sua persona seria responsável, depois, por um momento marcante no Universo Marvel, quando ele bate em Janet impiedosamente.

A adaptação cinematográfica coloca Hank Pym já com certa idade já que ele é vivido por Michael Douglas. Ele se aposentou do cargo super-heroístico de Homem-Formiga que teve durante a Guerra Fria (essa informação pode ser extraída do Prelúdio do Filme em quadrinhos) quando trabalhou para a S.H.I.E.L.D. sob o comando de Peggy Carter e Howard Stark, e, por alguma razão, passará o manto para Scott Lang, o segundo Homem-Formiga também nos quadrinhos (mais sobre ele no próximo item). Assim, a mitologia de que Pym foi o primeiro Homem-Formiga é mantida integralmente.

Além disso, tudo indica que Hope van Dyne (a personagem vivida por Evangeline Lilly, a Kate de Lost) será filha de Hank Pym e de Janet van Dyne. Por alguma razão, Hope deve ter brigado com o pai no passado – será que é por ele ter espancado sua mãe? – e ela adota o sobrenome de solteira da mãe. É minha especulação apenas, mas isso estaria em perfeita consonância com a mitologia dos personagens e ainda abre a porta para Hope tornar-se Vespa (ou Rainha Vermelha – para saber sobre isso, leia o item sobre a personagem).

Poderes do primeiro Homem-Formiga: redução de tamanho mantendo a força de um ser humano do tamanho normal e comunicação com insetos. Esses deverão ser os mesmos poderes do filme.

2. Scott Lang / Segundo Homem-Formiga:

mosaico homem formiga 2

(1) Na imagem maior, o traje do Homem-Formiga no filme; (2) o traje do herói nos quadrinhos acima à direita e (3) Paul Rudd, que vive Scott Lang, abaixo à direita.

Scott Lang surgiu nos quadrinhos em uma micro-ponta em Os Vingadores #181, de março de 1979, como um especialista em sistemas de segurança fazendo instalações na Mansão dos Vingadores a pedido de Tony Stark. Lang só viria mesmo a adotar a persona do segundo Homem-Formiga no mini-arco formado por Marvel Premiere #47 e 48, de abril e junho de 1979.

Nessa história, aprendemos que Lang é um gênio de eletrônica que se volta para o crime e é preso. Ele sai da prisão reformado para cuidar de Cassandra (Cassie) sua amada filha pequena. No entanto, a menina é diagnosticada como portadora de um problema cardíaco inoperável e Lang entra em desespero, além de começar a acumular dívidas com hospitais.

Ao descobrir que há uma terapia que possivelmente salvará a vida de sua filha, ele tenta arregimentar a médica que a desenvolveu para o seu lado, apenas para encontrar problemas. Ele acaba voltando a furtar e seu alvo é justamente a mansão de Hank Pym, de onde ele rouba o traje de Homem-Formiga e as Partículas Pym. Depois de salvar a vida de sua filha, derrotando Darren Cross, Pym, como o Jaqueta Amarela, pede para Lang continuar sendo o Homem-Formiga.

No filme, Paul Rudd fará o papel de Scott Lang e, conforme se pode extrair do trailer, será recrutado por Hank Pym exatamente em razão de suas habilidades “fora da lei”, levando-o a uma missão que envolve Darren Cross e o potencial roubo da tecnologia de Pym pelo vilão. Sua filha, Cassie, também aparecerá, o que pode significar  que ela terá papel semelhante em sua origem.

Poderes do segundo Homem-Formiga: redução de tamanho mantendo a força de um ser humano do tamanho normal e comunicação com insetos. Esses deverão ser os mesmos poderes do filme.

3. Hope van Dyne / Hope Pym

mosaico homem formiga 3

(1) Evangeline Lilly (acima à esquerda); (2) Rainha Vermelha (abaixo à esquerda) e (3) Vespa (Janet van Dyne) na imagem maior.

Não há uma personagem no Universo Marvel normal com o nome Hope van Dyne, conforme consta nos créditos do filme no IMDB. Há, porém, uma personagem batizada Hope Pym, filha de Hank Pym e Janet van Dyne na Terra-982, ou seja, um universo Marvel paralelo ao universo “normal”, que leva a nomenclatura Terra-616.

Nesse universo, Hope, junto com seu irmão Henry Pym, Jr., usam a fortuna de seus pais para financiar o grupo de vilões batizado de Retaliadores. Ela assume a identidade de Rainha Vermelha, com asas implantadas biologicamente, além de ferrões bio-elétrico que saem de suas luvas. No entanto, ela não tem o poder de reduzir de tamanho.

No filme, parece que Hope van Dyne (vivida por Evangeline Lilly) é potencialmente também filha de Hank Pym e Janet van Dyne. Sua mãe pode estar morta e ela não tem mais contato com o pai (provavelmente em razão de passado violento dele, como mencionei acima), o que possivelmente a fez adotar o sobrenome de solteira da mãe. Ela aparentemente ajudará no treinamento de Scott Lang e, em vista de seu legado, deve abrir as portas para ou no próprio filme ou em futuro próximo, adotar o manto de Vespa (ou Rainha Vermelha, ainda que seja bem menos provável).

Poderes da Vespa: redução de tamanho, geração de asas para voo e rajadas de ferrão bio-elétrico saindo das mãos.

4. Darren Cross / Jaqueta Amarela

mosaico homem formiga 4

(1) Acima à esquerda: Corey Stoll, que vive Darren Cross no filme; (2) Abaixo à esquerda: Darren Cross nos quadrinhos; (3) Acima à direita: Darren Cross como o Jaqueta Amarela do filme; (4) Abaixo à direita: o Jaqueta Amarela original (Hank Pym) dos quadrinhos.

Aqui a coisa pode ficar um pouquinho confusa, mas vamos lá. Darren Cross, nos quadrinhos, é um milionário que, tentando curar-se de doença, injeta tratamento experimental em si próprio, transformando-se em um mostro deformado que precisa “trocar” de corações constantemente. Ele sequestra uma médica que desenvolveu técnica especial a laser para trabalhar somente para ele e Scott Lang, em sua primeira missão como o Homem-Formiga a liberta para que ela salve sua filha Cassie. No processo, Cross é morto.

No filme, Darren Cross será vivido por  Corey Stoll, também um milionário, mas potencialmente um concorrente de Hank Pym que quer usar a tecnologia de redução de tamanho apesar de Pym ser contra. Em algum ponto da história, Cross possivelmente usará a tecnologia de Pym em si mesmo e ele assume a identidade de Jaqueta Amarela (Yellowjacket), que nada mais é do que o nome da vespa comum nos Estados Unidos. Ou seja, o Darren Cross do filme se transforma em vilão bem diferente do Darren Cross dos quadrinhos.

Mas o que é realmente confuso é justamente a identidade Jaqueta Amarela. Como mencionei quando falei da biografia de Hank Pym, essa é uma das personas super-heroísticas do próprio Pym nos quadrinhos (que surge em Os Vingadores #59), uma em que ele começa como vilão e se tornar herói. Seu uniforme é muito diferente do Jaqueta Amarela do filme, ainda que a padronagem de cores seja a mesma.

Com isso, a Marvel usou uma das identidades de Hank Pym (a mais, digamos, radical e violenta) como o vilão do filme, mas Pym e Cross são duas pessoas diferentes na película. Espero que tenha esclarecido a confusão que porventura tenha causado.

Poderes do Jaqueta Amarela: Redução de tamanho, voo e rajadas bio-elétricas. Não está claro que poderes, além da redução de tamanho, o Jaqueta Amarela cinematográfico terá.

5. Cassandra ‘Cassie’ Lang

mosaico homem formiga 5

(1) Acima à esquerda: Cassie ainda criança; (2) Abaixo à esquerda: Abby Ryder Fortson como Cassie Lang no filme; (3) Acima à direita: Cassie como Estatura no Universo Marvel normal; (4) Abaixo à direita: Cassie como Mulher-Gigante/Estatura no universo Marvel Ultimate e como Stinger no universo Marvel Terra-982.

 

Cassie é a filha de Scott Lang nos quadrinhos e no filme, em que será vivida por Abby Ryder Fortson. Sua doença coronária é a razão pela qual Lang rouba o uniforme de Homem-Formiga e as Partículas Pym do laboratória de Hank Pym (conforme vemos na primeira aparição da menina em Marvel Premiere #47, de abril de 1979). Não fica claro se algo parecido acontecerá no filme.

Nos quadrinhos, Cassie cresce e se torna Estatura, heroína membro dos Jovens Vingadores (primeira aparição em Jovens Vingadores #6, de maio de 2006), com poderes de diminuir e crescer, graças à exposição às Partículas Pym roubadas por seu pai, mas não tem o poder de se comunicar com insetos.

No mesmo universo Marvel em que a Rainha Vermelha existe (Terra-982), Cassie Lang se torna Stinger, membro do A-Next, grupo equivalente aos Vingadores. No universo Marvel Ultimate, ela assume a persona de Mulher-Gigante e, depois, Estatura.

Será que Cassie um dia se tornará uma dessas super-heroínas no cinema? Só o futuro dirá.

6. Margaret ‘Peggy’ Carter

mosaico homem formiga 6

(1) Peggy nos quadrinhos; (2) Peggy em sua série de TV.

O primeiro amor da vida de Steve Rogers (o Capitão América), Margaret ‘Peggy’ Carter apareceu pela primeira vez em 1966 como uma personagem sem nome e interesse romântico do Capitão durante a Segunda Guerra. Ela se juntara à Resistência Francesa ainda adolescente e se torna um soldado que luta ao lado do Capitão por várias vezes. Depois que o Capitão volta à vida, nos dias atuais, Peggy ainda está viva, mas já bem idosa e o Capitão passa a namorar Sharon Carter, que primeiro foi retratada como a irmã mais nova de Peggy e, depois, com o passar dos anos, ela foi “transformada” em sobrinha dela (nos quadrinhos vale tudo!).

No cinema, sua primeira aparição foi em Capitão América: O Primeiro Vingador, e substancialmente da mesma forma que nos quadrinhos. Depois, estrelou um curta de muito sucesso batizado simplesmente de Agente Carter. Depois, Peggy, vivida por Hayley Atwell, fez um ponta, já envelhecida, no presente, em Capitão América 2: O Soldado Invernal e outra – em um sonho – em Vingadores: Era de Ultron. Peggy também estrela série própria – Agent Carter – que a mostra como agente da S.S.R., predecessora da S.H.I.E.L.D. e aparece em flashback na série Agents of S.H.I.E.L.D.

Dentro do Universo Cinematográfico Marvel, Carter é co-fundadora da S.H.I.E.L.D. (junto com Howard Stark, pai de Tony, o Homem de Ferro) e, conforme é possível constatar no Prelúdio do Filme em quadrinhos, ela trabalhou com Hank Pym, nos anos 70 e possivelmente 80 quando ele se transformou no primeiro Homem-Formiga. Hayley Atwell aparecerá novamente em Homem-Formiga, possivelmente em flashbacks, junto com um Pym mais novo e a versão John Slattery de Howard Stark.

7. Howard Stark

mosaico homem formiga 7

(1) Howard Stark nos quadrinhos e (2) Howard Stark, vivido por John Slattery, em Homem de Ferro 2.

 

Howard Stark é o pai de Tony Stark, o Homem de Ferro. Assim como o filho, Stark pai é um gênio inventor e mulherengo. No Universo Cinematográfico Marvel ele é co-fundador da S.H.I.E.L.D. com Peggy Carter.

Dois atores já viveram Howard Stark no cinema: John Slattery primeiro, na versão “mais velha”, em Homem de Ferro 2 e Dominic Cooper, na versão mais nova, em Capitão América: O Primeiro Vingador, sendo que Cooper reprisou o papel na série Agent Carter.

John Slattery voltará ao papel em Homem-Formiga, como dirigente da S.H.I.E.L.D. e chefe de Hank Pym em possíveis flashbacks.

##################

É tudo que temos por hoje. Esperamos que isso ajude o completo entendimento de Homem-Formiga por nossos leitores.

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.