Entenda Melhor | Logan – Referências e Easter-Eggs

logan-referencias-easter-eggs-plano-critico

Obs: Obviamente, se não assistiu ao filme, é desaconselhável seguir em frente com a leitura deste artigo, já que ele está abarrotado de spoilers de Logan. Portanto, siga em frente apenas se já viu o filme ou se realmente não se importar com spoilers. Nós avisamos!

Mais um filme de super-herói foi lançado e é claro que não deixaríamos de listar todas as referências que encontramos no longa-metragem. Embora Logan faça o máximo para inserir seus easter-eggs de maneira orgânica na narrativa, isso não quer dizer que a obra não esteja lotada deles. Como de costume, se perceberam algo que não está na lista abaixo nos digam nos comentários, que iremos acrescentar aqui (com os devidos créditos, é claro).

Mas, antes, caso não tenham conferido, deem uma olhada em nossas críticas do filme, clicando nos links abaixo:

Crítica | Logan (Sem Spoilers)

Crítica | Logan (Com Spoilers)

E que tal o link para as críticas de TODOS os filmes e séries do universo dos mutantes? Aqui:

Universo Cinematográfico Mutante

Ou, melhor ainda, clique no link abaixo e acesse TODOS os nossos enigmáticos artigos sobre Easter-Eggs e Referências que preparamos carinhosamente:

Entenda Melhor: Easter-Eggs

E, agora, leiam, comentem e critiquem nossa lista de referências e easter-eggs de Logan!

1. Logan na cronologia dos X-Men

xavier-logan

Um alerta antes de começarmos: essa imagem acima mostra o que aconteceu com o Professor Xavier quando ele tentou entender a cronologia dos X-Men nos cinemas!

Logan funciona perfeitamente como um filme fechado em si próprio, separado de todos os outros e até mesmo dos quadrinhos (afinal, não é necessário ter lido qualquer coisa para saber que Wolverine tem fator de cura e Charles tem poderes telepáticos, não é?). Mas, se ainda assim quiserem insistir nessa mania de colocar tudo dentro de um Universo Cinematográfico, vamos lá.

Lembram que em Dias de um Futuro Esquecido o universo todo foi “resetado”? Então, isso quer dizer que os filmes OrigensX-Men, X-Men 2O Confronto Final podem ter eventos que não necessariamente aconteceram. Como assim? Bem, só porque mudaram algo lá atrás em 1900 e guaraná com rolha não quer dizer que algumas coisas não possam ter se repetido – um bom exemplo é o incidente na Estátua da Liberdade, que chega a ser referenciado em Logan. Dito isso, o filme poderia se passar no futuro de X-Men: Apocalipse, já que em todas as outras alternativas Charles Xavier não vive o suficiente para ficar senil (não no mesmo corpo pelo menos).

2. O Velho Logan

old-man-logan-entenda-melhor

O icônico arco O Velho Logan, publicado em Wolverine #66 a #72 e Wolverine Giant-Size Old Man Logan, entre junho de 2008 e setembro de 2009, tornou-se um dos favoritos dos fãs do Carcaju e ele funciona como inspiração geral para o filme. Na história, não há mais super-heróis e muito menos mutantes, Logan está velho (obviamente!) e ele acaba saindo em uma roadtrip pelo EUA. As demais semelhanças – que existem – nós abordamos nas seções correspondentes mais abaixo.

3. Personagens

3.1 – Laura Kinney, a X-23

X-23-logan

Personagem criada por Craig Kyle para o desenho animado X-Men Evolution. Sua primeira aparição nos quadrinhos aconteceu em NYX: Aspirante #3, com origem contada em X-23: Inocência Perdida. Nos quadrinhos, ela é uma “irmã-clone” de Wolverine depois que uma organização tenta replicar o projeto Arma X, mas não consegue usar o cromossomo Y, gerando uma versão feminina com duas garras em cada mão e uma em cada pé que, depois, são revestidas de adamantium (apenas as garras, não o esqueleto todo, como no caso de Wolverine). Além disso, ela recebe condicionamento para tornar-se uma assassina sem par. De certa forma, o que vemos da origem de Laura em Logan reflete o que é visto nos quadrinhos, especialmente seus poderes, suas garras, sua ferocidade, sua solidão e afastamento do mundo e, claro, a carga genética que carrega de Wolverine.

3.2 – Caliban

caliban-logan

Personagem retirado dos quadrinhos, criado por Chris Claremont e Dave Cockrum, com primeira aparição em Uncanny X-Men #148, de agosto de 1981. No filme, ele tem aparência albina e poderes de rastrear mutantes exatamente como nos quadrinhos, tendo inclusive trabalhado para vilões como no filme. No entanto, a versão em Logan não parece ser a mesma que vimos em X-Men: Apocalipse.

3.3 – Donald Pierce

donald-pierce-logan

Também tirado dos quadrinhos, Pierce apareceu pela primeira vez em Uncanny X-Men #230, de junho de 1988 e ele é substancialmente igual: usa próteses para “ganhar poderes” e adora chamar os mutantes de “mutunas”.

Ah, claro. Além disso, ele é o líder dos Carniceiros, grupo que caça os mutantes.

3.4 – Zander Rice

zander-rice-logan

Personagem profundamente ligado com a origem de X-23. Ele é o responsável pelo programa que a criou, transferindo para ela, com “irmã” ou “filha” genética de Wolverine, toda a raiva que ele sente do herói por ele ter matando seu pai em fuga do programa Arma X, algo que Logan, ao final do filme, diz mesmo que fez, criando uma bela conexão com a minissérie Inocência Perdida, que conta em detalhes a origem da heroína.

3.5 – Rictor

ricter-xmen

Trata-se de personagem retirado dos quadrinhos, criado por Louise Simonson e Walter Simonson e que teve sua primeira aparição X-Factor #17, de junho de 1987. Ele tem poderes de geração de ondas de choque ou terremotos, que não exatamente se encaixam com o que vemos no filme, que mais parecem derivados da telecinese.

3.6 – X-24

wolverine-albert-logan

Ainda que muito bem inserido no filme, X-24 poderia nunca ter existido e a produção poderia ter escalado Liev Schreiber para reviver seu Dentes de Sabre no lugar. Mas nem tudo pode ser perfeito, não é mesmo? De toda forma, X-24 não tem precedentes no quadrinhos, a não ser que queiramos cavar bem fundo no baú da Marvel…

E nós gostamos de cavar…

É que é possível achar pelo menos uma vez em que uma versão furiosa de Wolverine luta contra ele mesmo. Trata-se do androide Albert, baseado em Wolverine, que apareceu pela primeira vez em Wolverine #37, de março de 1991. Acham exagerado? Bem, vamos só dizer que ele foi criado pelo próprio Donald Pierce.

3.7 – Esmaga-Ossos

esmaga-ossos-logan

Quem? Nos quadrinhos, Esmaga-Ossos é o mais reconhecido dos Carniceiros, pois ele basicamente é metade homem, metade tanque de guerra. Uma graça…

E não, ele não aparece em Logan, mas, não muito antes da batalha final, nós vemos um dos Carniceiros só com a cintura para fora de um dos veículos, dando a exata impressão do Esmaga-Ossos. Não foi sem querer, podem ter certeza!

4. Referências inter-filmes

4.1 – Estátua da Liberdade

xmen-filme-estatua

O Professor X menciona um evento na Estátua da Liberdade e Logan diz que ele ocorreu há muito tempo. Isso só pode ser para ferrar com os fãs e nossa obsessão com linhas temporais, não? Afinal de contas, se puxarmos pela memória, lembraremos que o primeiro filme dos X-Men tem clímax exatamente na Estátua da Liberdade…

4.2 – Lutador de gaiola

logan-gaiola

O Professor X diz para Logan que ele o encontrou treinando para ser lutador de jaula. Apesar de não ser exatamente assim, algo parecido acontecem em X-Men, quando Vampira encontra Logan como lutador de gaiola. Certamente uma piscadela para um dos grandes momentos dos filmes de super-heróis, não?

4.3 – Alkali

lago-alkali

O cartão de visitas que Donald Pierce entrega para Logan indica que ele trabalha para uma empresa chamada Alkali. Claramente o nome foi retirado do Lago Alkali, onde em X-Men 2 descobrimos ser a base em que o Coronel Stryker mantinha o projeto Arma X.

4.4 – Placas de identificação

logan-dogtag

As clássicas plaquetas de identificação de Logan que vemos nos filmes – com os mesmo números – dão as caras no filme também.

4.5 – Katana na base do deserto

katana-wolverine

Viram a katana pendurada no quarto de Logan? Mais uma piscadela a seu passado, desta vez ao filme Wolverine: Imortal, passado no Japão e, claro, aos quadrinhos, já que seu passado está intimamente ligado com sua vida no Japão.

4.6 – Bala de adamantium

bala-adamantium

Nunca fez sentido balas de adamantium serem mortais para pessoas que têm esqueletos de adamantium. Mas isso é algo profundamente inserido na mitologia de Wolverine nos filmes, ganhando destaque em X-Men Origens: Wolverine. E, em Logan, a história volta e serve para matar o clone louco do herói em um momento que só temos que aceitar sem discutir muito…

4.7 – Garotos Mutantes

Bradley-logan

Vemos que um dos “doadores” de DNA é Christopher Bradley que, nos quadrinhos, tem poderes elétricos e que aparece em X-Men Origens: Woverine como parte da equipe de Stryker. Da mesma forma, vemos que um dos garotos mutantes – Bobby – tem os mesmos poderes elétricos.

5. Referências aos quadrinhos

5.1 – Placa do carro de Wolverine

x-men-capas-112

A placa da limousine que Logan dirige (WER-112) pode trazer uma referência aos quadrinhos tanto dos X-Men quanto à revista solo de Wolverine. Em The Uncanny X-Men #112, Magneto transforma os heróis em crianças, que mantém suas mentes de adultos, mas sem suas habilidades, um paralelo que vemos em Logan, com Wolverine e Xavier com seus poderes limitados.

Já em Wolverine #112 nós vemos o personagem vivendo separado dos outros heróis, por se sentir culpado pela transformação do Professor X em Massacre, sua fusão com Magneto.

5.2 – Cemitério Greenwood

logan-funeral

Importante cemitério fictício dos quadrinhos Marvel. Ele fica originalmente no Brooklyn, Nova York, não no sul dos EUA, mas tudo bem.

5.3 – Laura cortando os braços

nyx_aspirante_plano_critico

O condicionamento de Laura Kinney nos quadrinhos a deixou obviamente traumatizada e ela se auto-flagela cortando o antebraço com suas garras. O mesmo acontece nos quadrinhos. Além disso a sequência em que vemos isso é feita para refletir a capa de NYX #4, da minissérie que marca a primeira aparição da heroína nos quadrinhos.

5.4 – Origem de Laura

x-23-capa-logan

O experimento todo é chamado X23, mas ela é a 23ª do experimento (ou seja, é 23 duas vezes). Diferente dos quadrinhos em que ela é o 23ª do experimento que tem como objetivo criar um clone de Wolverine, mas dentro do mesmo espírito. No filme, vemos uma versão encurtada da origem que vemos nos quadrinhos em Inocência Perdida e de certa forma expandida para incluir outras crianças geneticamente criadas com base em DNA de mutantes.

5.5 – James Howlett

wolverine-origem

Por mais de uma vez vemos o nome verdadeiro de Wolverine por escrito, em clara menção à sua origem nos quadrinhos e em X-Men Origens: Wolverine.

5.6 – Garras nos pés

x-23-garra-pe-logan

A explicação dada pelo Professor X para as garras nos pés de Laura é no sentido de que é uma mutação baseada em gênero já que a leoa usa as garras das patas de trás como arma de defesa. Essa conclusão é exclusiva do filme

5.7 – Charuto

charuto-wolverine

Brevemente, vemos outra piscadela para uma grande característica de Logan nos quadrinhos e nos filmes: os charutos. Ele furta um da loja de conveniência em que Laura está “comprando” seus óculos.

5.8 – Incidente de Westchester

mansao-x

Não é explicado no filme, mas parece ter sido algo trágico causado pelo descontrole do uso dos poderes do Professor X, matando centenas de humanos e sete mutantes. Para quem não sabe, nos quadrinhos, a Mansão-X fica justamente em Westchester. Não há evento paralelo nos quadrinhos, mas há três que podem ter inspirado essa menção:

a) Em O Velho Logan, o evento que traumatiza Logan é quando, no passado, ele foi enganado por Mysterio e assassina seus amigos mutantes no Instituto Xavier. Se o Professor X teve uma convulsão assassina no local, trata-se do mesmo evento, só que com outro mutante. Interessante, não?

b) O catalisador da saga Guerra Civil nos quadrinhos foi o mutante Nitro explodir, durante ataque do grupo de heróis Novos Guerreiros, matando centenas de civis além dos próprios Novos Guerreiros e seus comparsas.

c) O evento “não mais mutantes”, que acontece na saga Dinastia M,  em que a Feiticeira Escarlate, em momento de loucura, dizimou os mutantes do mundo, retirando-lhes os poderes. Apenas um punhado permaneceu com seus poderes e alguns desses descontrolados.

5.9 – O fim dos mutantes

no-more-mutants

A explicação do fim do nascimento de mutantes no filme é rápida e simples: supressores genéticos foram secretamente inseridos na comida industrializada do mundo todo. Isso poderia em tese também explicar a degeneração da mente do Professor X e do fator de cura de Wolverine.

5.10 – Fator de cura de Wolverine

a-morte-de-wolverine

Em A Morte de Wolverine, evento que levou à morte do herói nos quadrinhos, um importante elemento o precede: a eliminação de seu fator de cura em razão de um vírus do Microverso (vide o arco Mortal). No filme, a ideia é mantida, ainda que seu fator de cura tenha sido apenas reduzido em eficiência. Em O Velho Logan seus poderes de regeneração também estão mais debilitados, fazendo com que ele demore mais a se curar.

5.11 – Envenenamento por adamantium

Adamantium-X2-logan

Nos quadrinhos, é explicado que o fator de cura de Wolverine é um elemento importante para ele ter sobrevivido à fusão de seu esqueleto ao metal inquebrantável adamantium e, também, ao envenenamento natural do metal em sua biologia. Como, no filme, o fator de cura de Logan teve sua eficiência reduzida, o adamantium começa a matá-lo como ele suspeita.

5.12 – Quadrinhos dos X-Men

quadrinhos-xmen-logan-capas

Duas revistas dos X-Men aparecem no filme, a primeira é X-Men #117, que nos conta como o professor Xavier decidiu dedicar sua vida para aprimorar a relação entre humanos e mutantes. Já a segunda, #132, conta com uma luta entre Wolverine e Donald Pierce. Ambas tiveram seu conteúdo e arte modificadas no filme, tendo sido escritos e desenhados exclusivamente para o filme, portanto, nada de tentar achá-los para ler na Comixology! Quem os escreveu? Joe Quesada. E os desenhos ficaram por conta de Dan Panosian.

O que há de interessante neles? Duas coisas:

a) Sauron aparece. Aquele ser verde que parece um pterodátilo é um mutante que existe nos quadrinhos. Ele nunca apareceu nos filmes, mas seu nome verdadeiro, Karl Lykos, é visto quando Mística procura nomes em um computador em X-Men 2. Vai lá, podem procurar…

b) Vemos o famoso “fastball special”, que é o “arremesso de Wolverine” classicamente feito por Colossus, mas que vários outros heróis já fizeram, inclusive Vampira. E olha, e um movimento para lá de eficiente, mais eficiente do que elfos arremessando anões…

5.13 – Éden

utopia-xmen

Não há correlação direta da Terra Prometida dos mutantes inferida no filme (ela parece realmente existir com base na comunicação de rádio com Rictor), mas, ao longo da mitologia mutante, diversas cidades ou locais existiram com o mesmo propósito, a começar pelo Instituto Xavier para Jovens Superdotados (depois Instituto Jean Grey), Genosha, Madripoor e Utopia.

5.14 – Cortando a barba

velho-logan-barba

Aceitando por um momento que Logan não teria matado os garotos por puro reflexo quando eles se aproximaram com tesouras, o resultado final da sessão de barbeiro é uma aparência muito próxima do herói que vemos em O Velho Logan. Ele pode não ter gostado muito, mas nós gostamos!

5.15 – Morte de capanga

logan-morte-hq

Um dos capangas de Pierce, durante a sequência no hotel, tem a morte igual a um dos personagens em O Velho Logan. Não bastasse isso eles ainda são praticamente idênticos!

5.16 – Boneco do Wolverine

wolverine-brinquedo

E quem disse que não veríamos o uniforme clássico de Wolverine em Logan? Ele está lá no boneco que um dos jovens mutantes segura no enterro do herói.

6. Outras referências

6.1 – Os Brutos Também Amam

shane-filme
Aquele filme que o Professor X mostra para Laura no quarto do hotel em Las Vegas – e cujo diálogo ao final Laura repete no enterro de Logan – é o famoso Os Brutos Também Amam ou Shane, no original. Se você nunca viu, que vergonha! Pare tudo e veja agora!

Trata-se de um faroeste em que Shane, um pistoleiro aposentado, consegue um emprego em uma fazenda, somente para ter que voltar às armas para evitar que os valentões locais tomem as terras dos fazendeiros para permitir a livre passagem de gado. Conseguem ver as semelhanças com Logan? É bom que consigam…

6.2 – Cinema Essoldo

essoldo

Na sequência do quarto do hotel, o Professor X diz a Laura que lembra de ter assistido Os Brutos Também Amam em um cinema Essoldo. Acontece que essa cadeia de cinemas realmente existiu na Inglaterra, coincidindo com a própria juventude de Patrick Stewart, possivelmente uma homenagem ao próprio ator que pode muito bem ter visto o filme em um cinema Essoldo.

6.3 – The Last of Us

the-last-of-us-carro

logan-carro-x23

Qualquer um que tenha jogado The Last of Us com certeza pegou essa referência direto nos trailers. A própria trama de Logan já reflete inúmeros pontos do game, mas esse plano em específico parece ter sido tirado direto do jogo da Naughty Dog – com certeza não se trata apenas de uma coincidência, até mesmo a roupa de Logan se parece com a de Joel!

6.4 – Lista de Schindler

poster-logan-schindler

Esse não está exatamente no filme, mas o pôster de Logan faz uma referência mais do que clara à Lista de Schindler.

6.5 – Freddy Krueger

freddy-krueger

No primeiro encontro de Logan com Donald Pierce, o mercenário diz que encontraram corpos que podem ter sido atacados por um grande felino ou por Freddy Krueger, da famosa franquia A Hora do Pesadelo, referindo-se, claro, aos ladrões que Wolverine chacina no início do filme.

RITTER FAN & GUILHERME CORAL . . . Primeiro híbrido-crítico do Plano Crítico, Ri&Gui é a junção de duas mentes insanas, perturbadas e ousadas prontas para dominar o mundo. Surgidas diretamente das séries da CW, essas mentes pretendem espalhar, além da dominação, o amor e o nonsense pela Galáxia. Contemplem, ó, mortais, uma nova categoria de crítico!