Entenda Melhor | Os Defensores – 1ª Temporada: Referências e Easter-Eggs

A crítica sem spoilers da 1ª temporada de Os Defensores, a quinta série produzida pela Marvel e ABC com exclusividade para a Netflix, pode ser lida aqui. Leia o artigo abaixo apenas se já viu a série ou se não se importa com spoilerspois há inevitáveis spoilers.

Apesar da série ser perfeitamente apreciável por aqueles que nunca leram os quadrinhos do grupo, fato é que aqueles que conhecem a mitologia tiveram, com certeza, uma camada a mais de apreciação. Assim, resolvi indicar, aos fãs e não fãs dos quadrinhos tudo que consegui achar assistindo aos oito episódios de Os Defensores. Se alguém tiver detectado outros aspectos, por favor não deixem de indicar nos comentários! Afinal, isso aqui é, definitivamente, um trabalho em progresso. Além disso, queremos enriquecer ao máximo esse artigo, destrinchando cada detalhes do Universo Marvel em quadrinhos e no cinema referenciado na série. Portanto, ajude-nos por favor!

Leia, também, os seguintes artigos:

Todo o Universo Cinematográfico Marvel.

As séries Marvel-Netflix.

Nossos “Entenda Melhor” de Easter-Eggs e Referências.

Vamos lá?

***

Personagens e roupas

Alexandra Reed, Sowande e Murakami

tentaculo-lideres-defensores-plano-critico

O Tentáculo é um dos mais icônicos grupos vilanescos da Marvel Comics, mas os personagens Alexandra Reed, Sowande e Murakami são inéditos da série Os Defensores. Uma pena que tenham sido subutilizados ao longo da trama da temporada, especialmente a personagem de Sigourney Weaver!

Os Defensores originais

os_defensores_plano_critico

Os Defensores (como Os Vingadores) contaram com inúmeras formações ao longo de sua história e a original não poderia estar mais distante da que vemos na série! Originalmente o grupo era composto por Doutor Estranho, Namor e Hulk e, com o tempo, foi ganhando outros membros, como o Surfista Prateado. A equipe que vemos na série, possivelmente, foi inspirada pelo grupo formado em Marvel Knights, com o Demolidor, Viúva Negra, Adaga, Cavaleiro da Lua, Shang-Chi e Luke Cage.

Orson Randall

orson_randall

Na mitologia dos quadrinhos, o Punho de Ferro anterior a Danny Rand foi Orson Randall. Em tese, é ele quem aparece em um vídeo mostrado a Danny em sua série. Em Os Defensores, menciona-se que o portal subterrâneo de Nova York fora construído por um Punho de Ferro. Será que foi uma menção indireta a Randall? Tomara que seja, pois a Marvel/Netflix, então, poderia esquecer de Danny Rand bobão e fazer uma série só do Punho de Ferro Orson Randall badass.

Roupa da Misty

misty-knight-defensores-plano-critico

Em um momento da série, a Claire elogia a roupa de Misty, que, não por acaso, está mais similar à dos quadrinhos (embora um tanto distante).

Roupa de Luke Cage

luke-cage-defensores-plano-critico

Cada vez mais Luke vai parecendo com sua versão dos quadrinhos. Agora já podemos ver sua icônica camisa amarela por baixo do casaco.

Roupa do Punho de Ferro

iron-fist-cores-plano-critico

Tanto os fãs quanto o próprio Finn Jones estão clamando pelo uniforme do Punho de Ferro e, enquanto o dia desse traje não chegar, podemos ver Danny Rand com camisetas verdes, as quais claramente referenciam os quadrinhos originais.

Roupa da Elektra

elektra-defensores-plano-critico

A imagem aqui não é exatamente a que vemos a personagem usando ao longo de Os Defensores, mas ambas referenciam o visual original da personagem, cujas roupas ficaram bem mais parecidas com as HQs do que aquelas vistas na segunda temporada de Demolidor.

Referências aos quadrinhos e ao UCM

New Harlem Renaissance

new-harlem-shades-mariah-plano-critico

Lembram-se dos planos de Mariah e Shades da primeira temporada de Luke Cage? Parece que eles foram colocados em movimento, já que, assim que Luke Cage sai do ônibus vindo da prisão em Os Defensores, podemos ver uma placa do New Harlem Renaissance.

Batalha de Nova York

incidente-marvel-defensores-plano-critico

Como sempre, o “incidente” foi citado na série. Engraçado como eles evitam ao máximo falar sobre alienígenas que vieram do espaço e só chamam o acontecido pelo mesmo nome.

Você não é baixinha demais para ser a Jessica Jones?

jessica-jones-tamanho-plano-critico

Em um momento da série, Misty diz que esperava que Jessica fosse mais alta. Isso é uma referência à época da escalação de Krysten Ritter como a personagem – a atriz foi mal recebida pelos fãs e um dos pontos levantados foi justamente a sua altura.

Heróis de aluguel

power-man-iron-fist-plano-critico

Esse daqui já era esperado! Obviamente que veríamos Luke e Danny se aproximando nessa temporada, já que a dupla já protagonizou inúmeras revistas. Dany chega até a dizer “Luke Cage and the Iron Fist”, praticamente citando Power Man and the Iron Fist.

Murdock e Jones

demolidor-jessica-jones-plano-critico

Outra dupla bastante próxima dos quadrinhos é a formada pelo Demolidor e Jessica Jones, ambos já tendo se ajudado inúmeras vezes. Aliás, nas HQs Matt já defendeu legalmente Jones, embora essa não quisesse aceitar ajuda – para falar a verdade, ele já representou alguns heróis da Marvel.

Sweet Sister!

sweet sister

Diferente do que muita gente imagina, Sweet Christmas, bordão famoso pela boca de Luke Cage nos quadrinhos não foi o primeiro que ele usou. Nos primeiros números de sua HQ solo, ele falava Sweet Sister e, em Os Defensores, nós o vemos mencionar o bordão quando Claire consente em explodir o prédio.

Frank Miller ficou orgulhoso

elektra-frank-miller-plano-critico

Em um momento da série vemos Elektra trucidando alguns ninjas, com direito a notáveis desmembramentos. Isso reflete os quadrinhos assinados por Frank Miller com a personagem.

Stan Lee

stan-lee-defensores-plano-critico

Claro que Stan “The Man” Lee apareceria em Os Defensores, não é? Sua participação especial ocorre quando Matt está perseguindo Jessica (e vice-versa), nesse momento podemos ver um pôster com o rosto de Stan no canto da tela (vide imagem acima).

A Arma Viva

punho-de-ferro-arma-viva-plano-critico

Em um dos episódios é dito que o Punho de Ferro é uma arma e não uma chave (embora, nessa temporada, ele seja mais uma chave mesmo). Isso reflete um dos quadrinhos do herói, Punho de Ferro – A Arma Vivade Kaare Andrews.

Elektra e o Tentáculo

Elektra-The-Hand-defensores-plano-critico

Elektra tomando controle do Tentáculo não é algo inédito da série. A personagem chega a liderar o grupo nos quadrinhos por um tempo, embora, também, já tenha batalhado essa facção e feito parte como membro algumas outras vezes.

Abertura de Demolidor

demolidor-opening-defensores-plano-critico

A música tocada no piano por Matt, em um dos episódios, é uma variação do tema de abertura de Demolidor. Já nos deixou com saudades da série!

Shou-Lao

shao-lao-defensores-plano-critico

Incontáveis vezes Danny nos diz que treinou em K’un-Lun e que teve de acertar o coração do imortal Shou-Lao para conseguir seus poderes. Eis que, enfim, vemos o dito dragão no final da temporada de Os Defensores. Na verdade, o que vemos são seus ossos, mas agora sabemos que Danny realmente teve de lutar contra um dragão.

Crane Mother

crane-mother-gao-defensores-plano-critico

Quando o Punho de Ferro e Madame Gao vão lutar ela assume a postura da Garça, mais uma referência aos quadrinhos, visto que, nas séries, ela é a equivalente à Crane Mother das HQs.

O Braço de Misty Knight

misty-knight-braco-defensores-plano-critico

Todos ficamos chocados quando Misty perdeu seu braço no final da temporada, mas isso já fora previsto nos quadrinhos, visto que, lá, ela conta com um braço biônico feito por ninguém menos que Tony Stark. Será que nas próximas séries a veremos com essa mão robótica dourada? E quem será que vai fazer isso para ela?

Alias Investigations

alias-defensores-plano-critico

Finalmente! Depois de uma temporada inteira de Jessica Jones (o vidro é quebrado no início) e outra de Os Defensores, a porta da casa/ escritório da personagem é consertada. Será que ela vai conseguir manter dessa maneira?

O final

demolidor-born-again-plano-critico

Alguém aqui tinha dúvidas de que o Matt sobreviveria à explosão e queda do prédio em cima dele? A própria Marvel/ Netflix estragou a surpresa completamente por ter anunciado a terceira temporada de Demolidor antes da hora!

Mas vamos ao que interessa: na cena final com o personagem o vemos em uma cama de hospital, sendo cuidado por freiras. Quando ele começa a se mexer a freira diz para chamarem a Maggie. Quem é Maggie? Ninguém menos que Maggie Murdock, mãe de Matt, que, na verdade, sobrevivera e se juntara a um convento! A personagem apareceu pela primeira vez em Demolidor #229, no arco A Queda de Murdock, de Frank Miller e David Mazzucchelli. Acho que a vida de um certo herói está prestes a mudar completamente, mas isso fica para a terceira temporada de sua série solo, claro.

E a imagem final, claro, com Matt convalescendo na cama da enfermaria do convento foi claramente retirada dessa famosa saga, que coloca o herói no fundo do poço.

Referências à cultura pop

Condessa Elektra

nosferatu-defensores-plano-critico

A cena de renascimento de Elektra presta clara homenagem aos clássicos filmes de vampiro, com a personagem primeiro colocando sua mão para fora e depois o restante do corpo, algo visto desde os tempos de Nosferatu!

Ressurreição

ressurreicao-defensores-plano-critico

Não chega a ser uma referência a cultura pop, apenas uma curiosidade. No caixão de Elektra, o que é utilizado para reviver a personagem, o ideograma na tampa significa “ressurreição”.

Apartamento da Lois Lane

superman-defensores-plano-critico

Na sequência em que vemos Alexandra diante de um quarteto de cordas podemos ver, pela enorme janela, à direita, um apartamento bege, o mesmo utilizado como exterior do apartamento de Los Lane em Superman de 1978!

Homem-Aranha?

telhado-aranha-defensores-plano-critico

Essa não é a referência que você está procurando. Ainda assim, não deixa de ser interessante e, possivelmente, proposital. O jardim na cobertura de um prédio, que vemos quando Alexandra se encontra com Madame Gao, é o mesmo no qual o Aracnídeo deixou Mary Jane logo depois do ataque do Duende Verde, em Homem-Aranha.

Tartarugas Ninja

tartarugas-ninja-defensores-plano-critico

Em um momento da série, Stick – o sábio mestre ninja – diz para os quatro heróis, cada um determinado por uma cor diferente, fugirem pelo esgoto. Seria uma referência à Tartarugas Ninja?

Jessica Jett ou Joan Jones?

jessica-jett-plano-critico

Foggy, em determinado momento, diz que Jessica é a “super Joan Jett” e, realmente, não há como não enxergar a semelhança entre as duas!

Só pode haver um!

highlander-defensores-plano-critico

Os líderes do Tentáculo, que são imortais, aparentemente só podem ser mortos se tiverem suas cabeças cortadas. Onde é que já vimos isso antes?

Superamigos

super amigos

Em determinado momento, Luke diz para Claire que não está procurando “super amigos”. Não, não foi de graça essa menção, não é mesmo?

O Retorno de Elektra

luke_vader_endor_defensores_plano_critico

Na sequência final entre Matt e Elektra, Murdock se recusa a acreditar que ela não pode se redimir, muito similarmente ao que vemos em O Retorno de Jedi, com Luke querendo que seu pai abandone o Lado Negro da Força!

Syrio Forel

syrio-defensores-plano-critico

No episódio sete, durante a luta na garagem, Colleen salva Matt de Bakuto e diz “not today” (hoje não), o que nos leva a crer que essa é uma nítida referência ao icônico treinamento de Arya Stark com Syrio Forel, na primeira temporada de Game of Thrones.

Karate-Do

fukakoshi-defensores-plano-critico

Em determinado momento vemos um livro no chão do dojo de Collen. Esse livro é nenhum outro que Karate-Do, de Gichin Funakoshi. Pelo jeito Danny está procurando amadurecer mais (convenhamos, ele precisa disso!).

***

Bem, foram esses os easter-eggs e referências encontradas por nós. Deixamos passar algum? Comente abaixo e nos digam o que está faltando!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.