Entenda Melhor | Os Vingadores – Hulk

O Incrível Hulk, ou Dr. Robert Bruce Banner, apareceu no primeiro semestre de 1962, na revista Incredible Hulk. Criado por Jack Kirby e Stan Lee, a personagem foi uma das mais exploradas pelo Universo da Marvel, gerando outras criaturas com sua mesma estrutura, história e poderes, tais como Hulk Jr., Hulk Nerd, Hulk Zumbi, Mulher-Hulk, Hulk Cósmico, Hulk Androide, Hulk Vermelho, Hulk e Anti-Hulk 2099.

Segundo os criadores, a personagem foi baseada em O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, mas também teve influências de O Golem, monstro da mitologia judaica, e do clássico Frankenstein de 1931, filme de James Whale com Boris Karloff no papel principal. Na história original, um físico nuclear, Dr. Banner, brilhante cientista a serviço do Exército americano, sofre um acidente durante o teste de sua Bomba Gama(ou Bomba-G). Na tentativa de salvar o jovem Rick Jones no campo de experimentos, Banner é atingido pelos raios gama, mas não morre. Como consequência, sua estrutura humana é alterada, e ele se transforma em uma criatura imensa, movida pela emoção.

Duas coisas interessantes são desconhecidas do grande público sobre o Incrível Hulk. A primeira delas é que logo no início da revista, a personagem se transformava apenas durante a noite, como se esse processo fosse algo semelhante à transformação dos lobisomens. Em pouco tempo, porém, os criadores perceberam que isso limitava muito o campo de ação das histórias, e o Dr. Banner passou a ser o Hulk em qualquer período do dia. A segunda coisa é que na concepção original o Hulk era cinza. A mudança da cor foi na verdade um erro de impressão. A gráfica sempre entregava a personagem com uma cor esverdeada, o que fez com que a Marvel evitasse o estresse solicitando que o Hulk fosse impresso em verde de uma vez.

Para tristeza de muitos fãs, a Incredible Hulk durou apenas seis números, sendo cancelada em 1963. O motivo foi um imposição de mercado. Na época, quem distribuía os gibis da Marvel era a concorrente DC Comics, e esta tinha a regra de uma “cota máxima de títulos”. Como a Marvel estava prestes a lançar uma nova personagem, O Homem-Aranha, não havia outra alternativa, era preciso cancelar a edição de o Incrível Hulk. Em 1964 o golias verde volta a aparecer nos gibis da Marvel, mas não em sua própria revista. Com o anúncio de “duas grandes atrações pelo preço de uma” a revista Tales to Astonish contava com histórias do Hulk e do Gigante, outra grande criatura da casa, daí o anúncio. Em 1966, com o desenho animado, Hulk se transformou na grande atração da revista, e serviu até de motivo para o seu lançamento no Brasil. Em abril de 1968, Tales to Astonish mudou seu nome para Incredible Hulk, já com nova distribuidora e novos desenhistas.

No Universo da Marvel, o Incrível Hulk faz parte dos grupos Vingadores, Defensores, Cavaleiros do Apocalipse, Pacto de Guerra e Panteão.

No cinema e na televisão, o monstro esmeralda obteve diversas adaptações. Não sendo um justiceiro no sentido comum da palavra, suas histórias possuem um maior sentido de vingança, uma vez que ele só parte para a briga quando está diretamente envolvido nela. Vejamos algumas adaptações da história do Hulk nos cinemas e na TV.

  • 2010 – Planeta Hulk (Video Animação) – Direção: Sam Liu
  • 2009 – Hulk vs Thor (Video Animação) – Direção: Sam Liu e Frank Paur
  • 2008 – O Incrível Hulk (Filme) – Direção: Louis Leterrier
  • 2003 – Hulk (Filme) – Direção: Ang Lee
  • 1996 – The Incredible Hulk (Série Animação) – Série com 2 temporadas
  • 1990 – The Death of the Incredible Hulk (TV Filme) – Direção: Bill Bixby
  • 1989 – O Julgamento do Incrível Hulk (TV Filme) – Direção: Bill Bixby
  • 1988 – A Volta do Incrível Hulk (TV Filme) – Direção: Bill Bixby
  • 1983 – The Incredible Hulk (Série Animação) – Série com 1 temporada
  • 1978 – O Incrível Hulk (Série TV) – Série com 5 temporadas
  • 1966 – Hulk (Série Animação) – Série com 1 temporada

Em Os Vingadores, o Hulk será interpretado pelo ator Mark Ruffalo (1967). O ator não tem aprovação dos fãs do gigante verde, mas convenhamos que nada pode ser pior do que as duas tentativas do cinema em fazer um Hulk decente, então, o que nos resta é esperar. Sobre Mark Ruffalo resta dizer que ele tem 55 filmes no currículo, além de já ter dirigido, escrito e produzido. O ator estrou no cinema em 1993, no filme A Song for You. Dentre seus filmes mais maduros, destacamos Minha Vida sem Mim, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Colateral, Ensaio Sobre a Cegueira, Minhas Mães e Meu Pai e Ilha do Medo.

LUIZ SANTIAGO. . . .Depois de recusar o ingresso em Hogwarts, fui abduzido pelo Universo Ultimate. Lá, tive ajuda do pessoal do Greendale Community College para desenvolver técnicas avançadas de um monte de coisas. No mesmo período, conheci o Dr. Manhattan e vi, no futuro, Ozymandias ser difamado com a publicação do diário de Rorschach. Hoje costumo andar disfarçado de professor, mas na verdade sou um agente de Torchwood, esperando a TARDIS chegar na minha sala de operações a qualquer momento.