Entenda Melhor | Quarteto Fantástico – O Trailer em Detalhes

thing 2

Em janeiro, o primeiro teaser do reboot de Quarteto Fantástico finalmente apareceu, mas não empolgou muita gente. Afinal, os dois outros filmes da família de heróis são normalmente vistos como os patinhos feios dos filmes de super-heróis, junto com Demolidor e Elektra (mas, se pararmos para pensar de verdade, esse quatro são até bons se realmente compararmos com tantos outros lixos já feitos). No dia 19 de abril, porém, a Fox soltou um trailer completo, de quase três minutos, que trouxe mais interação entre os heróis e um semblante de história, além de um vislumbre do Doutor Destino.

Confiram o trailer, aqui:

Agora vamos viajar no detalhamento de tudo que vocês viram, com um pouquinho de especulação aqui e ali. Preparados? Então tá na hora do pau!

fftrailer1

Com um pesado baque de uma trilha sonora dramática o trailer abre, mostrando-nos Nova York (sem a torre dos Vingadores, infelizmente).

fftrailer2

fftrailer3

Uma bancada, frente a frente com o Dr. Franklin Storm (Reg E. Cathey) – que deixou de vez de fazer as deliciosas costeletas para Frank Underwood em House of Cards -, pai de Sue (Kate Mara), a Mulher Invisível e Johnny Storm (Michael B. Jordan), o Tocha Humana, questiona os atrasos de sua pesquisa, evidenciando que Reed e sua equipe entraram posteriormente em um projeto já em andamento.

fftrailer4

Reed Richards (Miles Teller, de Whiplash, o que me faz automaticamente colocar Quarteto Fantástico na lista de filmes que TÊM que ser assistidos independente de outras considerações) já é apresentado como uma figura de autoridade, embora seja muito jovem – “ele conhece respostas de perguntas que sequer sabíamos perguntar”. Percebam a empolgação do jovem cientista, que claramente não sabe onde vai se meter.

fftrailer5

Vemos pela primeira vez o prédio Baxter, futuro QG do Quarteto Fantástico. Ao fundo uma voz em off diz “essa é a nossa chance de conhecer mais sobre nosso planeta e até salvá-lo”. Salvá-lo do que? Aquecimento global? Supervilões? Mutantes? Vale lembrar que a Fox está com o direito dos X-Men e um encontro entre as duas equipes não seria de todo impensável, especialmente considerando o modelo do Universo Cinematográfico Marvel que todos querem copiar. A combinação de um edifício Baxter como uma “incubadora” tecnológica somado ao Professor Storm à frente do projeto e de um Quarteto Fantástico formado por jovens dá a entender que ao menos parte da inspiração desse reboot veio da versão Ultimate do Quarteto Fantástico, criada por Brian Michael Bendis, Mark Millar e Adam Kubert. É uma versão definitivamente interessante do Quarteto, que pode dar pano para manga, fugindo um pouco da estrutura clássica da 1ª Família Marvel, mas mantendo seu espírito.

fftrailer6

O time já reunido (ou parcialmente) – Susan e Reed ali no fundo – construindo o dispositivo que veremos posteriormente no trailer. Será que muito tempo do filme será gasto nessa preparação? Estamos diante de uma história de origem, resta saber se essa origem vai levar muito tempo. Afinal, ninguém mais aguenta histórias de origem… Fica a dica, Fox…

fftrailer7

fftrailer8

“Eu quero que conheça minha filha, Sue” – Dr. Storm apresenta a futura esposa de Richards, que, no filme, provavelmente será uma paixonite até o final. Vale ressaltar a grande presença de cenas entre os dois já no trailer, o que evidencia que o casal provavelmente já existirá no filme. A grande pergunta que fica é: se Johnny Storm é negro no filme e seu pai também, porque raios a Fox não fez logo tudo completo e escalou uma atriz negra para viver Sue Storm? Quer fazer algo realmente bacana em termos de integração, então vá até o final e não pare na metade. Sue não precisa ser uma branca loira assim como Johnny (ou Reed ou Ben) não precisa ser um branco loiro como nos originais dos quadrinhos.

Susan pergunta a Reed “você quer ser famoso?” E sua resposta, pobre desavisado, é “só quero que meu trabalho faça alguma diferença”.

fftrailer9fftrailer10

Reed encontra seu futuro cunhado, irmão de Susan. A diferença de mentalidade entre os dois é trabalhada amplamente já no trailer – um é mais “cérebro” e o outro mais “ação”. O aspecto rebelde de Johnny já é revelado não só através de diálogo como por seu gosto por rachas e carros turbinados (não dá para não lembrar da franquia Velozes e Furiosos). De laboratórios vamos para as ruas.

fftrailer11

Mais um trecho que pode nos mostrar o tempo que passaremos na origem dos heróis. Johnny não estava com braço quebrado antes e agora está – provavelmente em virtude de alguma corrida. Podemos esperar alguns dias indo e vindo para o laboratório e mostrando a vida de cada um antes do acidente que garantiu a eles seus poderes. E esse daí conversando com os dois? É ninguém menos que Victor Domashev, ou Dr. Destino (Dr. Doom) para os íntimos! O ator é Toby Kebbell.

fftrailer12 fftrailer13

Agora os músculos da operação! Ben Grimm (Jamie Bell), futuro Coisa, faz sua aparição. Vão se acostumando com a carinha do ator, porque daqui a pouco é só pedrada! Reparem que a família dele parece ser dono de um ferro velho. Por que eu disse isso? Ora, por dizer, apenas.

fftrailer14

fftrailer15

E mais romance entre Andrew e Zoe Barnes… quero dizer Reed e Susan!

fftrailer16

fftrailer17

A máquina já completa e mais sobre a diferença entre Reed e Johnny, mas a cena nos mostra mais que isso, provavelmente ambos os Storm trabalharam para completar a máquina e não somente viajarão por ela. E o negócio agora não é só mais a “simples” viagem pelo espaço e sim por dimensões! Novamente é possível fazer paralelos com a versão Ultimate do Quarteto Fantástico, cuja origem se relaciona com uma viagem à Zona Negativa, em outra dimensão.

fftrailer18

fftrailer19

Tocha Humana e Dr. Destino prontos para o abate. Mas por que só eles estão vestidos? Será que os dois fazem testes primeiro para somente depois vermos os cinco viajando juntos? Afinal, na cena seguinte já temos todos eles entrando na máquina.

fftrailer20

fftrailer21

E a viagem começa! Percebam como a máquina gera um campo similar ao que veremos depois nos poderes de Susan, já explicando parcialmente, os poderes dela.

fftrailer22

Essa é a Terra em uma dimensão paralela? Será que é isso que eles se referiram ao dizer que poderiam salvar o planeta? Os frames começam, então, a diminuir em tempo, mostrando um pouco do acidente que os fez se transformarem.

fftrailer23

fftrailer24

O braço de Reed sendo esticado (ainda não além dos limites humanos) e Johnny se queimando. Uma explicação para seus poderes?

fftrailer25 fftrailer26 fftrailer27 fftrailer28 fftrailer29

Cada um dos membros do Quarteto é reapresentado já em suas novas condições, repetindo a estrutura da primeira metade do trailer. Eles estão presos ou sendo experimentados pelo governo? Vejam que o Dr. Storm observa sua filha do outro lado de um vidro. Será que ele está de acordo com isso? O mais interessante é ver os poderes do futuro Sr. Fantástico, pois os efeitos trabalham um realismo que não vimos nos filmes com Ioan Gruffudd. Não é só um “braço elástico”, mas sim a musculatura se alongando em uma cena de dar aflição. Mas o Coisa também é interessante, meio que “nascendo” de um monte de pedregulhos (isso me fez lembrar do nascimento do Homem Areia, a melhor sequência de Homem-Aranha 3).

fftrailer30

Percebam as olheiras de Richards, as cicatrizes, suor e cabelo desgrenhados (mas sem a parte branca do lado, com sua contrapartida em quadrinhos). Alguém não está muito feliz!

fftrailer31

Sempre tive problemas em aceitar a utilidade dos poderes da Mulher Invisível. Sim, ela pode ficar invisível e entrar no alojamento do time de futebol americano mais próximo sem ser vista, mas o que mais? Só roteiristas imaginativos é que conseguiram dar dimensões novas aos poderes dela, que, de defensivos, foram gradualmente passando a ser ofensivos. Aqui, nós vemos um pouco da demonstração do poder ofensivo dos poderes de Sue, que geram campos de força que podem ser manipulados a seu bel prazer. Reparem que o tipo de campo gerado aqui parece o mesmo campo gerado na máquia interdimensional, como no frame mais acima.

fftrailer34

A primeira imagem de destaque do Coisa sendo o Coisa. Há um misto de computação gráfica com efeitos práticos aqui, em contraste com o Coisa de Michael Chiklis, nos dois filmes anteriores do Quarteto Fantástico. Confesso que Chiklis foi a melhor parte desses filmes e sempre prefiro efeitos práticos a CGI. No entanto, essa versão do Coisa está, definitivamente, muito interessante, com um bom tamanho, cor alaranjada clássica e uma verdadeira aparência de pedra. De tudo que vi, esses efeitos e a elasticidade do Sr. Fantástico são os dois elementos mais excitantes desse novo filme.

fftrailer35

Ok, só a mesma tomada que vimos ad nauseam antes no trailer e no escasso material de divulgação. E reparem: nada dos uniformes clássicos, apenas esses uniformes da viagem interdimensional. Já foi dito que os clássicos – ou uma versão deles – aparecerão. Espero que seja só no final, no estilo da série do Demolidor. E não, isso não é spoiler.

fftrailer37

O momento que todos esperavam! O Doutor Destino. Bem, difícil julgar por essa tomada de dois segundos, mas conceitualmente, ele está parecido. Gorro verde e corpo metalizado. Digo “corpo” pois esse me parece ser o corpo dele, não uma armadura como nos quadrinhos. Não me decidi ainda se gosto. Vou parar de comentar aqui antes que isso vire uma carta aberta xingando a Fox…

fftrailer38

Nova York será destruída de novo? Ou isso aí é um campo de força gigantesco gerado pela Sue?

fftrailer41

O Tocha sendo o Tocha. Se tem um tipo de efeito CGI que não me atrai – sei lá porque – é o de chamas. Não sei dizer bem o porquê, mas não acho nada demais. De toda forma, aqui, vemos que seu corpo não fica integralmente em chamas sempre, pois há partes mais quentes que outras (sem maldade gente, sem maldade).

fftrailer42

Reed sendo, bem… um gibão. Sim, um gibão. Foi a primeira coisa que me veio à mente aqui. Não sabe o que é um gibão? Pesquise aí. É idêntico. Mas isso não é ruim, muito ao contrário, gostei muito da forma como o poder do Sr. Fantástico será usado e ele emula, em muitos sentidos, o que vemos costumeiramente nos quadrinhos.

fftrailer45

Não sei quem está apanhando, mas garanto que vai doer… Ou seria sangrar? He, he, he…

fftrailer46

E, então, vem o logotipo que já era conhecido. Nada excepcional.

fftrailer47

E, na “cena pós créditos” do trailer, vemos um excelente pulo do Coisa sem paraquedas. Há, também, brincadeiras no estilo Marvel Studios, ou seja, a Fox mesclará um lado mais sério e “sombrio” com um lado mais leve e divertido. Um meio termo entre Disney/Marvel e Warner/DC? Mas uma coisa é certa: faltou um “TÁ NA HORA DO PAU!”. Estava esperando por isso e fiquei desapontado!

######

E então, o que acharam? Queremos ler seus comentários e impressões sobre o trailer e expectativas sobre o filme!

(crédito das imagens: 20th Century Fox, capturadas por Guilherme Coral)

(texto em co-autoria com Ritter Fan)

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.