Entenda Melhor | Rogue One: Tudo Que Você Precisa Saber (Sem Spoilers)

rogue-one-entenda-1

O Universo Star Wars ganhou nova vida nos cinemas, nos quadrinhos e na literatura depois que a Disney comprou a Lucasfilm. E Rogue One: Uma História Star Wars será o primeiro filme da série a localizar-se fora dos “episódios” ou da ideia de história única contada desde 1977. Trata-se de um projeto arriscado e que, se der certo, tem o potencial de abrir novas e vastas portas para a exploração de muito material relacionado amplamente a esse mundo fantástico originalmente criado por George Lucas.

A vastidão desse universo pode confundir os espectadores e, por isso, como de costume em grandes lançamentos, preparamos um pequeno e ricamente ilustrado Entenda Melhor (confiram os demais, bem aqui) para situar o leitor nesse universo, fazer a ligação com o material pré-existente e tornar a experiência, assim, mais completa.

Mas não se preocupem, pois NÃO HÁ SPOILERS do filme já que tudo abaixo foi retirado dos trailers, de nossas suposições e algumas matérias jornalísticas. Agradeço muito a ajuda do Lorde Sombrio dos Sith, Darth Ritter e do Inquisidor Pedro Cunha – sem eles esse artigo não sairia! Boa leitura!

A posição do filme na linha do tempo

rogue-one-star-wars-timeline

Rogue One se passa entre o Episódio III: A Vingança dos SithEpisódio IV: Uma Nova Esperança, possivelmente no mesmo ano da batalha de Yavin, que nos trouxe a destruição da Estrela da Morte pelas mãos de Luke Skywalker, Han Solo, Leia Organa e o restante dos rebeldes. Por meio de flashbacks (nos trailers chegamos a ver Jyn Erso, a protagonista, mais nova) poderemos ver alguns trechos das Guerras Clônicas e do período de ascensão do Império.

O longa-metragem foca no roubo dos planos da estação de batalha imperial, que, posteriormente, a Princesa Leia esconderia em R2-D2, no início de Uma Nova Esperança.

Personagens Principais – Aliança Rebelde

Jyn Erso

jyn-erso

Filha de Galen e Lyra Erso, Jyn, interpretada por Felicity Jones, é a protagonista de Rogue One, encarregada de liderar um grupo de rebeldes que visam roubas os planos da Estrela da Morte. Pelo que vimos pelos trailers, a personagem parece ser um tanto impetuosa e mais de ação do que palavras. Além disso, ela é rebelde por natureza, perfeita para encabeçar essa missão suicida. Através de Jyn, vemos pela segunda vez um filme de Star Wars com uma personagem principal feminina – antes dela vimos Rey em O Despertar da Força.

Mon Mothma

mon-mothma

Integrante do alto comando da Aliança Rebelde, Mon Mothma é uma personagem recorrente da franquia. Sua primeira aparição aconteceu em O Retorno de Jedi, no briefing da missão para derrubar a segunda Estrela da Morte. Desde então ela já teve inúmeras outras aparições, como na animação em computação gráfica The Clone Wars e em cenas deletadas de A Vingança dos Sith, no qual a vemos, em uma cena deletada, como uma senadora da República, representando o planeta Chandrilla.

Em Rogue One, a líder, interpretada por Genevieve O’Reilly, a mesma atriz que fora contratada para o papel de Mothma em A Vingança dos Sith, é, aparentemente, a responsável por entregar a missão a Jyn Erso, além de ajudar no planejamento do ataque ao Império.

Saw Gerrera

saw-guerrera

Gerrera, vivido por Forest Whitaker, teve sua primeira aparição em The Clone Wars, mais precisamente no episódio A War on Two Fronts, no qual ele nos é mostrado como um soldado da resistência de Onderon, que lutava contra os avanços separatistas em seu planeta.

Veterano de guerra, ele será um dos indivíduos recrutados na missão rebelde. Aparentemente, dos anos das Guerras Clônicas para cá, ele perdera uma de suas pernas, sendo forçado a substituí-la por uma prótese mecânica (basta observar o som que elas fazem enquanto ele se move). Apesar de ser um rebelde, Saw conta com meios um tanto quanto extremos e podemos ver que ele fora moldado pela guerra, através de seu diálogo exibido nos trailers.

Cassian Andor

cassian-andor

Vivido pelo ator mexicano, Diego Luna, Cassian é um soldado de longa data da Aliança Rebelde. Ao que tudo indica, ele será o piloto de Jyn e fora encarregado por Mon Mothma para vigiar Erso, que é conhecida por sua personalidade mais impetuosa.

K-2SO

k-2so

Um dróide de segurança imperial reprogramado por Cassian Andor, K-2SO não é o droide de protocolo que estamos acostumados a ver em Star Wars. Estamos falando aqui de um robô feito para o combate. Do que vimos nos trailers, sua personalidade parece trazer traços similares de HK-47, um robô assassino do game Knights of the Old Republic, que se refere aos humanos como sacos de carne e deseja matar todos em sua frente. K-2SO é interpretado, através da captura de movimento e voz, pelo ator Alan Tudyk.

Chirrut Îmwe

chirrut-imwe

Vivido por Donnie Yen, famoso pela franquia Ip-Man, Îmwe é um grande devoto da Força, apesar de não ser sensitivo a ela. O monge lutador vive no planeta de Jedha, que tem fortes conexões com a extinta ordem Jedi e fora considerado um planeta sagrado por esses cavaleiros da Velha República. Chirrut é cego e contornou sua debilitação através do treinamento e, ao que tudo indica, bem representa a figura de um monge guerreiro no universo de Star Wars, uma pessoa com um lado espiritual bastante ativo – possivelmente a coisa mais próxima de um Jedi que veremos no filme (se não levarmos em consideração certo Lorde dos Sith, é claro).

Baze Malbus

baze-malbus

Ao contrário de seu amigo, Chirrut Îmwe, Baze Malbus, interpretado pelo ator chinês, Wen Jiang, é uma figura bastante pragmática. Ele é um assassino endurecido pelos anos que vive em Jedha, sempre protegendo o monge cego. Malbus apresenta um evidente favoritismo por armas pesadas, como o canhão repetidor e lançadores de foguete e certamente representará um lado mais agressivo do grupo Rogue One. Como os personagens anteriores, ele fora recrutado para roubar os planos da Estrela da Morte.

Bail Organa

organa

Pai adotivo da princesa Leia, Bail Organa é uma peça chave dentro da Aliança Rebelde. Ex-senador da República, representante de Alderaan, o político é um dos fundadores da Aliança e já aparecera diversas vezes em diferentes obras de Star Wars, como os Episódios II e IIIThe Clone WarsStar Wars Rebels. Ainda não sabemos qual será sua exata participação em Rogue One, mas Jimmy Smits, que interpretou o personagem em A Vingança dos Sith, teve sua participação confirmada no filme.

General Draven

rogue-one-general-draven

Interpretado por Alistair Petrie, Draven é mais um dos novos personagens introduzidos em Rogue One. Estacionado na base em Yavin 4 (a mesma que vemos em Uma Nova Esperança), ele atua como um dos líderes daquela facção dos rebeldes. Por um tempo acreditava-se que Draven seria o agente Kallus, um oficial do Império que decidira se juntar à rebelião em Star Wars Rebels. As teorias, contudo, foram colocadas abaixo após o diretor, Gareth Edwards, revelar o verdadeiro nome do personagem.

General Dodonna

dodonna-rogue

Jan Dodonna é outro clássico personagem que retorna da trilogia clássica, além de contar com inúmeras aparições tanto em Legends quanto no novo cânone. O general foi o responsável por formular o plano de ataque à Estrela da Morte e coordenara o roubo dos bombardeiros Y-Wings em Star Wars Rebels (no qual ele não chega a aparecer, é apenas mencionado). Dodonna fora um dos primeiros capitães a ser responsável por um Star Destroyer imperial e desertou para a Aliança Rebelde, na qual atuou em conjunto com Bail Organa. Sua participação em Rogue One ainda não fora divulgada, mas já sabemos que ele será interpretado por Ian McElhinney, que viveu Barristan Selmy em Game of Thrones.

Personagens principais – Império Galáctico

Orson Krennic

krennic

Orson fez universidade junto com Galen Erso e se tornou um amigo próximo desse. Nos tempos da República, ele servira o governo como tenente e acabou sendo promovido para comandante com a ascensão do Império. Krennic assumiu uma importante posição como diretor de pesquisa de armas avançadas. Ele fora o encarregado da segurança do projeto da Estrela da Morte, servindo sob o comando do Governador Tarkin (seu título é Grão-Moff, mas ele insiste que o chamem de Governador). Krennic é uma figura um tanto única nos filmes de Star Wars, ao menos no que concerne o Império – ele não é totalmente mau e fora descrito como um personagem com que iremos conseguir nos relacionar, contando apenas com visões diferentes sobre o que é melhor para a galáxia – ao contrário de outros que visam apenas subjugar os cidadãos do universo. Em Rogue One ele será interpretado por Ben Mendelsohn.

Galen Erso

galen-erso

Vivido por Mads Mikkelsen, Galen não chega a ser um imperial propriamente dito. Pai de Jyn, ele é um pesquisador que dedicou sua vida toda para estudar os Cristais Kyber, utilizados na fabricação dos sabres de luz. Seu intelecto fez com que ele fosse fortemente sondado durante as Guerras Clônicas tanto pelos republicanos, quanto pelos Separatistas. Seus estudos de energia pelos cristais, levou-o a trabalhar para o Império Galáctico. Ele é pai da rebelde Jyn Erso e marido de Lyra Erso.

Grão Moff Tarkin

grandmoff-tarkin

Não é qualquer um que fala de igual para igual com Darth Vader, ou até mesmo diz a ele para parar de sufocar um pobre oficial do Império. Wilhuff Tarkin foi apresentado como um dos principais antagonistas de Uma Nova Esperança (ao lado do Lorde Sith, é claro). Ele é definitivamente o oficial mais capacitado do Império e foi condecorado com o título de Grão Moff pelos seus feitos exemplares, que datam desde o tempo da República, quando atraíra a atenção do então Chanceler Palpatine. O Governador fora encarregado de supervisionar a construção da Estrela da Morte no livro Tarkin e, em um dos trailers de Rogue One, vimos um indivíduo, de costas, que muito se parece com ele. Além de Uma Nova Esperança, ele apareceu brevemente no final de A Vingança dos Sith, na série The Clone WarsStar Wars Rebels.

Darth Vader

darth-vader

O maior vilão da história do cinema tem sua volta triunfal em Rogue One, o que não é um fato qualquer, visto que a última vez que vimos Vader agindo nas telas grandes fora em O Retorno de Jedi (ok, ele gritou NOOOOO e cruzou os braços em A Vingança dos Sith). A figura do Lorde Sith é tão imponente que, durante as filmagens desse spin-off, o set rapidamente caía em silêncio quando ele aparecia e os ensaios foram todos feitos com o ator sem vestir a mais que icônica roupa, já que, segundo o diretor, Gareth Edwards, Darth Vader não é alguém para quem simplesmente você dá ordens.

Não sabemos exatamente qual será a participação do vilão no filme, mas provavelmente o veremos caçando o grupo de rebeldes, além de contar com interações com Krennic – à título de curiosidade, Ben Mendelsohn precisou segurar seu lado fanboy de primeira geração com todas as suas forças para ser capaz de atuar ao lado da figura negra. Como sempre, o Sith será dublado por James Earl Jones, que vem emprestando sua voz ao personagem desde Uma Nova Esperança.

O Imperador

emperor-palpatine

Não, não é Imperador Palpatine, Darth Sidious, Sheev Palpatine, é apenas Imperador. Por que? Pois é assim que o conhecemos na trilogia original e não por mero acaso. Desde o Episódio III, ele se tornara uma figura reclusa e foi visto por poucos nos anos do Império, se tornando praticamente uma lenda, o que apenas contribuiu para o medo gerado pelo seu governo. Não sabemos se o Lorde Sombrio dos Sith de fato aparecerá em Rogue One, mas sua influência certamente será sentida através de Vader, Krennic e outros oficiais do Império.

######

Estão unidos com a Força agora? Então bom filme!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.