Entenda Melhor | Rogue One: Uma História Star Wars – O Primeiro Teaser em Detalhes

Obs: Confira nosso sempre em expansão Especial Star Wars.

Como fizemos duas vezes com O Despertar da Força (aqui e aqui), não poderíamos deixar de analisar o recém-lançado primeiro teaser de Rogue One: Uma História Star Wars, primeiro longa cinematográfico da franquia que se passa fora da história principal e que estreará dia 16 de dezembro de 2016 por aqui. No filme, dirigido por Gareth Edwards (Monstros e a versão de 2014 de Godzilla) e que se passa logo antes de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, descobriremos como os planos da primeira Estrela da Morte foram roubados, planos esses que, uma vez gravados na memória de R2-D2, dão partida à saga que hoje conhecemos e amamos. Assim, com pouquíssimas exceções, não há personagens antigos e familiares, o que, por si só, já me faz ficar mais excitado por esse filme do que pelo vindouro Episódio VIII.

Mas, antes de começarmos, que tal rever o teaser mais uma vez? Aqui está:

Assistiram? Assistiram de novo? E mais uma vez?

Então vamos lá:

A doce música de John Williams e a heroína

rogue one 1

rogue one 2

Apesar de considerar John Williams, junto com Ennio Morricone, um dos maiores compositores vivos de trilhas sonoras de filmes, fui um dos poucos que defendeu que ele não deveria ter feito a trilha de O Despertar da Força, pois queria algo realmente novo. Meu desejo não foi atendido lá (maldito seja, J.J. Abrams, eu te pedi!), mas será em Rogue One, já que a composição da música ficou ao encargo do excelente Alexandre Desplat. Mas isso não quer dizer que Williams deva ser esquecido (como foi por Hans Zimmer em O Homem de Aço) e o que vemos, logo no início, é um novo arranjo da obra dele. É de Desplat? Diria que não, pois está muito cedo para o processo criativo musical, mas só de ver um arranjo novo para composição clássica, já fico com os cabelos do braço e da nuca arrepiados (sim, isso mesmo…)!

E, claro, a presença de Felicity Jones já na tomada inicial do teaser deixa claro o foco do filme. Aprendemos seu nome – Jyn Erso – e reparamos no tom mais sombrio que parece ser o caminho escolhido para o novo filme, algo que faz sentido considerando a história. Repararam nos soldados rebeldes de capacete branco, o mesmo uniforme do começo do filme original? E esse hangar? Aposto que é a base rebelde de Yavin-4!

Mon Mothma!

rogue one 4

rogue one 5

O ponto alto do teaser, para mim, veio logo em seu início com a aparição de Mon Mothma, líder rebelde que, na cronologia de lançamento dos filmes, vemos pela primeira vez em O Retorno de Jedi (curiosamente falando sobre o outro roubo de planos da Estrela da Morte), vivida por Caroline Blakiston. Ela também aparece brevemente em A Vingança dos Sith, dessa vez vivida por Genevieve O’Reilly que reprisa seu papel agora em Rogue One. No universo expandido – que deixou de ser canônico em sua integralidade desde 1º de janeiro de 2015 – a personagem é uma das mais importantes da Rebelião, tendo sido chave para sua criação e expansão. Portanto, é excelente vermos a personagem ganhar proeminência no filme.

Já quem é o sujeito na outra imagem, fica para a imaginação de vocês, pois seu nome ou cargo não foi revelado ainda. O ator é o mexicano Diego Luna e, por ele estar na mesma reunião em que Mothma recruta Jyn Erso, é possível deduzir que ele é hierarquicamente importante. Será que ele é uma amálgama de Han Solo com Poe Dameron? Ou alguma coisa nessa linha? Um piloto? Apenas um oficial que fica nos bastidores na maioria do tempo (ainda que ele apareça em cenas de ação posteriores)? Perguntas, perguntas…

Jyn Erso vs Stormtroopers

rogue one 7a

rogue one 8a

Fica difícil deduzir em que momento do filme essa sequência acontece, se antes ou depois de Erso começar a trabalhar para os Rebeldes. Mas, na verdade, pouco importa. O que realmente interessa é a pegada substancialmente diferente que a personagem de Felicity Jones tem se comparada com a Rey de Daisy Ridley. E não tem nada de errado com isso, muito ao contrário. Erso parece ser uma combatente experiente ou pelo menos alguém que teve que aprender a se virar sozinha em lutas uma grande parte da vida. Ela não tem o semblante delicado de Ridley e mostra que, apesar de jovem, é veterana. Outra coisa: será que ela está sob disfarce aqui?

Um elemento curioso é o androide alto que aparece parcialmente ao fundo da primeira imagem. Sua aparência (ok, o que podemos ver dele) bate com a descrição do papel de Alan Tudyk no filme, que atuou com captura de performance. Tomara que os efeitos fiquem fluidos e que a interação com o androide seja “normal” e não artificial como praticamente tudo na Trilogia Prelúdio.

Armas de destruição em massa

rogue one 10

rogue one 11

Nem ia colocar essas imagens aqui, pois elas não trazem nada novo realmente, mas confesso que não me canso de ver a Estrela da Morte e os Destróieres do Império, especialmente quando eles estão em tomadas que permitem ver suas escalas. Ah, um detalhe: não fazia ideia que a antena propagadora do raio destruidor “saía” da estação espacial. Um toque bem bacana, não?

Malvado de branco!

rogue one 12

Um bela e ameaçadora tomada de quem aparenta ser o grande vilão de Rogue One, vivido por Ben Mendelsohn.

Quem é o personagem? Bem, seu nome não foi revelado, mas, pela roupa, ele parece ser um oficial de alto escalão do Império, talvez o responsável pela construção da Estrela da Morte. Meu chute é que ele é o Coronel Wullf Yularen e não, diferente do que vocês podem pensar, eu não pincei o sujeito do Universo Expandido e sim dos filmes da franquia. Estão lembrados da sequência em que o Grão Moff Tarkin faz uma reunião com seus subordinados na Estrela da Morte em que Darth Vader quase mata um deles usando a Força? Pois bem, Yularen está lá sentadinho e… de branco! Duvidam, então olhem só isso aqui:

yularen

Mas vejam, é só meu chute. Afinal, as condecorações são diferentes (uma faixa de duas cores no lugar de duas faixas, uma de cada cor), além da idade. Só que especular é bacana, não?

O paraíso dos colecionadores

rogue one 13

É claro que Stortroopers “normais” seriam poucos para um filme novo da franquia, não é mesmo? O negócio é inventar armaduras diferentes para cada situação. Aparentemente, como se pode ver ao fundo, teremos troopers diferentes que pilotam tanques. Sim, deem adeus ao seu rico dinheirinho mais uma vez…

Malvado de preto?

rogue one 14

E eis que o já ótimo elenco ganha mais um excelente ator veterano: Forest Whitaker. Qual é seu papel? Esse eu não faço ideia, mas meu chute principal é que ele é alguma espécie de caçador de recompensas veterano (repare a bengala) que, provavelmente, de alguma forma, ajudará Erso. Por que eu acho isso? Porque um filme de Star Wars sem caçadores de recompensa não é a mesma coisa; por que ele está usando uma armadura bacana que tem até um respirador à la Vader e porque não consigo ver Whitaker fazendo um personagem do mal… Científico meu achismo, não?

Malvado de preto!

rogue one 15

Esse eu garanto que é do mal! Afinal, a armadura é preta. Gente que usa armadura preta, por regra, é vilão, especialmente com uma capacete ameaçador desses. Mas, brincadeiras a parte, parece-me que estamos diante de algum trooper black-ops. Só espero que, por serem mais especializados, eles acertem os alvos!

Provavelmente será o bonequi…, digo, action figure, mais cobiçado pelos fãs…

Corre para lá, corre para cá

rogue one 16

rogue one 17

Em duas imagens que parecem se passar na Estrela da Morte, vemos Erso e o personagem de Diego Luna (acho), juntamente com o androide vivido por Alan Tudyk (outro acho) correndo de alguma coisa e dois grupos de Stormtroopers correndo atrás deles (ou não, sei lá…). E sim, vou dizer mais uma vez: preparem os bolsos, pois tem também um trooper beje (praticamente a mesma cor de meus troopers brancos da década de 80…) no futuro de sua coleção…

Donnie Yen!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

rogue one 18

Se vocês não sabem quem é Donnie Yen, não quero mais falar com vocês. Fechem essa postagem e, depois de se chicotearem com um cinto umas 18 vezes pelo menos, catem os filmes do ator, especialmente Ip Man. Já foram? Estou esperando…

Voltaram? Machucados, mas felizes? Ótimo, meus jovens Padawans.

Agora imaginem o que esse sujeito não vai fazer com os coitados dos Stormtroopers manés que o cercaram? Conseguem já extrapolar e concluir que essa será a melhor sequência de Rogue One, talvez de todos os filmes da franquia Star Wars? Ou deixe-me corrigir: essa e quaisquer outras que ele estiver presente.

Ah, vocês querem que eu pare com o ataque fanboy e diga quem ele é no filme? Ah tá bom. Ele é… Não, não sei… Seu nome não foi revelado ainda. Mas o que importa um nome? Por mim, podia ser uma cena solta, completamente sem relação com o filme (afinal vocês aceitaram várias assim em BvS, então eu mereço umazinha) que eu já ficaria feliz.

Mistério…

rogue one 19

De todas as milhares de perguntas sem respostas que esse teaser levantou, talvez a maior delas seja: quem é o sujeito de preto aqui? Há rumores que Darth Vader aparecerá no filme, mas, se esse for Vader, como meu capacete mandaloriano. Também não deve ser o Coronel Yularen (se for mesmo esse o nome do sujeito), pois ele se veste de branco e quem se veste de branco não pode se vestir de preto no mesmo filme, senão confunde… E notem que a figura está sendo protegida pelos Guardas Imperiais de vermelho, que formam a guarda pessoal do Imperador. Hummm, será que é o personagem de Mads Mikkelsen?

Pancadaria épica

rogue one 20

rogue one 21

Apesar de também não fazer ideia quem é o sujeito na primeira imagem, parece-me que ele está do lado dos Rebeldes e talvez na mesma cena em que os coitados dos soldados têm que enfrentar a pé – e sem sabres de luz – não um, não dois, não três, mas pelo menos QUATRO AT-ATs. De zero a dez, qual é o grau de epicidade? (e sim, isso é uma palavra a partir de agora…)

Venha para o lado negro da Força

rogue one 22

E, acabando como começou, o teaser nos traz de volta para Jyn Erso, mas, dessa vez, com um twist: ela está vestida como alguém do Império. Considerando a trama do filme, a conclusão mais óbvia é que ela está infiltrada no Império, o que emprestaria uma carga interessantíssima de espionagem a Rogue One. E, novamente, ouvimos a música de John Williams rearranjada…

O título

rogue one 23

Rogue One: a Star Wars Story? Feio, hein? Teria gostado muito mais de algo mais singelo como Star Wars: Rogue One. E o pior é que a versão em português divulgada pelo site oficial é uma tradução direta, ou seja, Rogue One: Uma História Star Wars. Pode ser só eu, mas ficou ruim demais. Nada sonoro…

Ausências

O que ou quem não apareceu no trailer:

1. Mads Mikkelsen – Uma das mais interessantes escalações do filme ficou de fora do teaser. Quem será que ele viverá? Será o cara de preto cercado por Guardas Imperiais? Alguém da Rebelião?

2. Cavaleiros Jedi – Que alívio! Achei que o filme inventaria de colocar algum Cavaleiro Jedi para estragar o ar mais pesado da narrativa. Ainda que, claro, algum ainda possa aparecer (é apenas um teaser, afinal de contas), espero com os dedos cruzados que nenhum apareça nem nas lembranças dos personagens…

3. Darth Vader – Sua presença no filme é um rumor, mas um rumor daqueles fortes. Faria sentido em termos cronológicos, mas, muito sinceramente, espero que deixem o Lorde Sith no banco de reservas. Se é para ele aparecer, que seja brevemente.

######

Bem, galera, é isso! Acharam mais alguma coisa? Têm comentários a acrescentar, reparações a fazer? Comentem aí embaixo e vamos conversar!

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.