Entenda Melhor | Rogue One: Uma História Star Wars – Referências e Easter-Eggs

Acesse também:

Crítica sem spoilers | Crítica com spoilers | Especial Star Wars

Star Wars mais uma vez abalou os cinemas com Rogue One e, como de costume, preparamos uma lista com todas as referências e easter-eggs que conseguimos encontrar ao longo da projeção! Portanto confiram nosso entenda melhor repleto de spoilers (prossiga apenas depois de assistir o filme!) e nos digam se encontraram mais algum e quantos desses vocês conseguiram identificar enquanto assistiam o filme. Leiam nossos comentários sobre cada um deles e comentem! Que a Força esteja com vocês!

1. Nada de “Opening Crawl”?

swcrawl

Antes do lançamento de Rogue One já havia sido anunciado que o filme não teria a famosa abertura da franquia, mas, ainda assim, é estranho assistir Star Wars sem ver o letreiro passando pela tela nos segundos iniciais!

2. Fazenda dos Erso

rogueone_galen_moisturevaporator

A fazenda que vemos no início do filme, onde vivem Galen e sua familia, é muito parecida estruturalmente com a de Owen Lars – casas arredondas (redomas) construídas em “buracos” no solo. Isso sem falar nos vaporizadores de umidade que vemos tanto em Tatooine quanto nesse prólogo de Rogue One.

3. Leite azul

star_wars_a_new_hope_bantha_blue_milk

O leite azul faz mais uma aparição! O leite de bantha foi primeiro apresentado em Uma Nova Esperança, mas já apareceu em diversas outras obras, como Ataque dos ClonesStar Wars Rebels. Deve ser bom, porque a galáxia inteira bebe esse negócio.

4. Wobani

obi-wan-kenobi_6d775533

O planeta-prisão onde Jyn está no início do filme se chama Wobani, o que nada mais é que um anagrama de Obi-Wan. Conseguiu fisgar essa durante a projeção?

5. Tarkin

peter-cushing-star-wars-grand-moff-tarkin

O saudoso Grão-Moff Tarkin tem grande participação em Rogue One. O personagem, interpretado em Uma Nova Esperança por Peter Cushing, que faleceu em 1994, ganhou vida novamente através da captura de movimento do ator britânico Guy Henry com boas doses de CGI. Para quem não sabe, ele é o único da saga a contar com o título de Grão-Moff e está na mesma posição de Darth Vader em questão de hierarquia e respeito dentro do Império.

6. Só ouço desculpas

star-wars-jerjerrod-02222016

Na primeira aparição da Estrela da Morte no spin-off, Tarkin fala para Krennic que se ele falhar vai ter de se explicar pra alguém menos compreensivo do que ele. Vader fala algo muito similar para o oficial na segunda Estrela da Morte em O Retorno de Jedithe emperor is not as forgiving as I am (o Imperador não perdoa tão facilmente quanto eu).

7. Saw Gerrera

screenshot-38

Saw Gerrera, vivido por Forest Whitaker, funciona como uma versão “do bem” de Darth Vader. Meio homem, meio cibernético (cospobre de Vader). Além disso, ele representa o radicalismo e tem vários paralelos em nosso mundo.

8. QG de Saw Gerrera

monsters-godzilla

Na parede da base de Saw, no planeta Jedha, podemos ver desenhos de Godzilla e do monstro do filme Monstros, ambos dirigidos por Gareth Edwards.

9. Mon Mothma

mon_mothma_rogue_one_-_h_-_2016

Já sabíamos que Mon Mothma apareceria em Rogue One, algo que já havíamos visto, inclusive, nos trailers, mas não deixa de ser uma bela referência a O Retorno de Jedi, em que a personagem deu as caras pela primeira vez. No spin-off ela é vivida pela atriz irlandesa Genevieve O’Reilly, que já havia sido contratada para o mesmo papel em A Vingança dos Sith, ainda que sua participação tenha sido cortada da versão final do filme.

10. General Dodonna

databank_generaldodonna

Jan Dodonna também conta com sua aparição em Rogue One. Para quem não se lembra, ele é o líder rebelde mostrado em Uma Nova Esperança, que, inclusive, dá o briefing da missão para destruir a Estrela da Morte, no final do filme original.

11. Ponda Baba e Dr. Cornelius Evazan

ponda-baba

Lembra dos dois sujeitos que tentam arranjar encrenca com Luke na cantina em Mos Eisley no Episódio IV levando Obi-Wan a interferir e a cortar o braço de Ponda Baba? Pois eles aparecem brevemente em Jedha, quando Jyn e Cassian estão andando pelas ruas da cidade. Eles conseguiram sobreviver à destruição de Jedha causada pela Estrela da Morte, mas não à Cantina de Mos Eisley. Realmente, um lugar repleto de escória e vilania.

12. Cristais Kyber

rogue-one-a-star-wars-story-international-trailer-2-necklace2

O cristal por trás da arma destruidora de planetas da Estrela da Morte e dos sabres de luz foi mencionado pela primeira vez em obras que hoje não são mais canônicas. Em tela, os vimos pela primeira vez em Clone Wars, no episódio no qual Luminara Unduli treina sua padawan Barris Offee. Em Rogue One o cristal aparece, também, no colar de Jyn Erso, entregue a ela por sua mãe logo no início do filme. O que se pode concluir é que o raio mortal da Estrela da Morte nada mais que do que alguns bilhões de sabres de luz juntos, cortando um planeta ao meio… Esses Jedi só inventam armas de destruição em massa, brincadeira…

13. Guardiões dos Whills

journal-whills

A antiga Ordem dos Whills, com xamãs profundamente conectados com a Força, foi inspirada no nome original do roteiro de George Lucas: The Adventures of Luke Starkiller as taken from the “Journal of the Whills”.

14. Baze Malbus

baze-malbus

Baze Malbus, protetor de seu amigo Chirrut Îmwe, utiliza uma bem característica armadura, que lembra algumas de mandalorianos vistos ao longo das diferentes entradas da saga. Será que ele tem algo a ver com esse clã de guerreiros?

15. Yavin-4

image-1-2400x1200-562320997426

A base dos rebeldes, que aparece em Uma Nova Esperança, dá as caras em Rogue One e ela está IGUALZINHA ao filme de 1977. Sério, parece que utilizaram o mesmo set da época,. Uma grande prova do respeito da produção em relação à Trilogia Original.

16. Tecnologia

targeting-computer

Computadores, painéis, hologramas e tecnologia em geral vista no spin-off são perfeitamente condizentes com o que vemos no Episódio IV, inclusive com algumas tomadas de técnicos (aqueles “cabeçudos” da Estrela da Morte) mexendo em computadores que emulam o que vemos no filme original. Isso sem falar na mira dos Tie Fighters, que parece ter sido tirada direto de Guerra nas Estrelas. Mais prova do respeito ao original, evitando que víssemos algo mais moderno do que o possível na época, como acontece com uma certa Trilogia Prelúdio…

17. Mesa de Estratégia

5w9cmeeq2gyx

Eles não param! Olha só essa sala de guerra, será que eles voltaram no tempo e gravaram Rogue One em 1977 sem sabermos?

18. Jedha

jedha

Não temos nenhum Jedi aparecendo no spin-off (apesar de Chirrut Îmwe chegar bem perto), mas podemos ver as ruínas do templo em Jedha, onde fica a base de Saw Gerrera, além de estátuas caídas dos cavaleiros da antiga República. Bela homenagem à ordem destruída em A Vingança dos Sith.

20. A grande pequena falha da Estrela da Morte

death-star-exhaust

Finalmente a fraqueza da estação bélica do Império foi explicada! Não foi um erro do engenheiro e sim proposital, já que Galen Erso inseriu esse “defeito” em sua construção para garantir uma nova esperança (he he) à Aliança Rebelde.

21. Coruscant

coruscant-1536x864

Depois de sair da base rebelde em Yavin-4 com Cassian Andor, Jyn acaba tendo um sonho com seu pai e, na janela, ao fundo, podemos ver uma cidade muito similar à Coruscant, provavelmente nos anos finais da República ou no início do Império.

22. Dejarik

dejarik

O xadrez do espaço, que vemos pela primeira vez em Episódio IV, aparece brevemente no QG de Saw Gerrera – alguns de seus soldados estão jogando enquanto o grupo Rogue One está preso na cela da base. No entanto a versão que vemos é low-tech, com peças físicas no lugar de hologramas.

23. Bail Organa

bail-organa

Essa daqui não tem como perder! O pai adotivo da Princesa Leia aparece mais de uma vez no spin-off. Para quem não se lembra, o senador da República/Império tem uma maior participação em A Vingança dos Sith, além das animações The Clone WarsStar Wars Rebels – ele é uma das peças-chave para a formação e sucesso da Aliança Rebelde. E toma a decisão errada de voltar a Alderaan em Rogue One

24. Menção ao Imperador

palpatine-being-bad

Nosso querido Lorde Sombrio dos Sith não apareceu no filme, mas se fez presente através de inúmeras menções ao seu título, Imperador. Interessante que não ouvimos Palpatine sequer uma vez, o que condiz bastante com o que vemos em toda a trilogia original, na qual a figura é conhecida apenas como o líder supremo do Império.

25. Darth Vader

darth_vader

Naturalmente, Vader não ficaria de fora. O icônico vilão tem sua participação mais badass da história de Star Wars, sem dúvidas. Mas é legal observar como a sua armadura parece ter sido tirada direto de Uma Nova Esperança, o que faz todo o sentido, considerando que ele não teria tempo de trocá-la entre o fim de Rogue One e o seu sucessor na linha do tempo.

26. Castelo de Vader

imperial-palace

O castelo de Vader, que vemos na metade do filme foi claramente inspirado nos desenhos e concepção original de Ralph McQuarrie e George Lucas. O planeta é Mustafar? Faria todo sentido, considerando que fora ali que o bebê chorão Anakin tornou-se o vilão que tanto amamos.

27. Lentes avermelhadas

vader-new-hope

Outra clara menção a Uma Nova Esperança são as lentes avermelhadas do capacete do Lorde dos Sith. A mesma escolha de design também pode ser vista em Star Wars Rebels.

28. Bacta tank de Vader

vader-bacta

Não é tão fácil quanto parece viver na pele de Vader e, pelo que vimos em Rogue One, ele precisa se submergir em um tanque de bacta ocasionalmente. Vale lembrar que vimos um desses, pela primeira vez, em O Império Contra-Ataca, após Luke ser resgatado na desolação de Hoth, logo depois de ter sido atacado por um Wampa.

29. Guardas Imperiais

emperor-royal-guard

A famosa guarda do Imperador (que não é exclusiva dele, pelo que parece) dá as caras novamente em Rogue One. Depois da primeira aparição dos vermelhos em O Retorno de Jedi, eles também apareceram em A Vingança dos Sith, quando Yoda entra na sala do novo Imperador. Será que os veremos lutando um dia?

30. Vader enforcando Krennic

vader-choke

Evidente que a mania de Vader de mostrar o poder da Força não ficaria de fora no spin-off, remetendo-nos automaticamente a todos os oficiais do Império que foram enforcados pelo Lorde dos Sith durante a trilogia original – sorte de Krennic que o vilão não estava com o humor de O Império Contra-Ataca.

31. Líder Vermelho e Dourado

goldredleader

Na batalha final, em órbita de Scariff, podemos ver duas icônicas figuras da rebelião: o líder vermelho Garven Dreis e o líder dourado Dutch Vander. Ambos apareceram antes em Uma Nova Esperança e os planos que os mostram em Rogue One foram tiradas diretamente do filme original!

32. Red Five

red5

O piloto “Red Five” morre no combate na órbita de Scarif. Essa é a posição que Luke preenche no filme original. Afinal, o Episódio IV começa praticamente onde Rogue One termina e não tiveram lá muito tempo para preencher as vagas.

33. Chopper

chopper-rogue-one

 

O querido dróide de Star Wars Rebels aparece muito rapidamente durante a segunda sequência em Yavin-4, é um easter-egg do tipo “piscou, perdeu”. Será que ele deu muito trabalho para os rebeldes ali?

34. C-3PO e R2-D2

c3po-r2d2

Esses dois dróides, por outro lado, não tem como perder. Na mesma sequência que vemos (ou não, se você tiver piscado) Chopper, os dois icônicos personagens da Saga aparecem, afinal, eles deram as caras em todos os filmes da franquia, não poderiam ficar de fora agora! Vale lembrar que eles também estavam presentes na batalha de Scarif, já que os encontramos à bordo da Tantive IV no Episódio IV. E, com isso, o britânico Anthony Daniels, que vive C-3PO, é o único ator a receber créditos em TODOS os até agora oito filmes da saga!

35.  Jedi Exilado

ben-kenobi

Dessa vez, Obi-Wan é mencionado apropriadamente e não por meio de um anagrama. Em um diálogo entre Bail Organa e Mon Mothma, o famoso Jedi é chamado, por Mothma, de “seu amigo Jedi” e Organa ainda complemente dizendo que ele o serviu bem durante as Guerras Clônicas, uma bela maneira de unir a trilogia prelúdio com a original.

36. – General Syndulla

cham-hera

Durante uma das sequências em Yavin-4 podemos escutar uma voz em alto falante chamando pelo General Syndulla, o que nos indica que Hera, ou seu pai, Cham, continuam lutando pela Rebelião em Rogue One. Para quem não conhece os personagens, Hera é uma das principais em Star Wars Rebels, filha de Cham, que lutara durante as Guerras Clônicas em Ryloth, que também aparece em The Clone Wars e no desenho mais recente da Disney XD.

37. Capitão Antilles

antilles

No mesmo diálogo entre Mothma e Organa que ouvimos sobre Obi-Wan, Organa acaba mencionando um capitão Antilles. Ao contrário do que muitos podem pensar, este não é Wedge, o famoso piloto da Rebelião, e sim Raymus, que aparece em A Vingança dos Sith e é estrangulado por Vader no início de Uma Nova Esperança.

38. Leia

princess-leia-star-wars

Esse diálogo foi pura referência! Leia também é citada na conversa entre os líderes da Aliança, o que indica que ela realmente estava procurando Obi-Wan Kenobi – sua presença na órbita de Tattooine, no Episódio IV, não foi aleatória. Além disso, ela aparece nos momentos finais de Rogue One, reconstruída digitalmente.

39. Escudo de Scarif

ds2holo30

A proteção que vemos em volta do planeta Scarif é uma evidente menção ao escudo que protegia a segunda Estrela da Morte em O Retorno de Jedi, além de ser, também, uma referência à trama da paródia Spaceballs que gira em torno exatamente de um planeta cercado por um escudo de força. Mel Brooks inspirando Rogue One!

40. T-15

stormtroopers

Também em Scarif, vemos dois Stormtroopers conversando sobre a descontinuação do T-15 (Skyhopper) logo antes da pancadaria no planeta começar. O mesmo diálogo é visto, também entre Stormtroopers, na sequência do desligamento do raio trator da Estrela da Morte por Obi-Wan Kenobi em Uma Nova Esperança.

41. I have a bad feeling about…

rogue-one-k-2so_1276

A famosa frase da franquia não poderia ficar de fora não é? Ouvimos K-2SO dizer as palavras, que sempre significam encrenca (em dobro), durante a infiltração da base imperial no final do filme. Será que eles sobreviveriam se ele tivesse terminado a frase?

42. Ghost

ghost-rebels

Mais uma referência a Rebels! A nave Ghost, tripulada pelos personagens principais da animação, pode ser vista inúmeras vezes voando pela batalha na órbita de Scarif. Será que Ezra, Kanan, Zeb, Sabine e Hera sobrevivem ao Grão-Almirante Thrawn?

43. Blacksaber

dark-saber

Um dos projetos pelos quais Jyn e Cassian passam nos arquivos imperiais se chama Blacksaber, seria uma referência ao darksaber que vimos em The Clone Wars e, posteriormente, em Star Wars Rebels? Quem não gostaria de ver um desses nos filmes da saga?

44. Hammerhead Corvette

hammerhead-corvette

A nave que empurra o Star Destroyer na direção do portão do escudo de Scarif já aparecera antes em Star Wars Rebels, em inúmeros episódios. Além disso, a Hammerhead já dera as caras em Knights of the Old Republic e sua continuação, mostrando como o antigo Universo Expandido não fora esquecido pela Disney!

45. Tantive IV

tantive-iv

No final de Rogue One podemos ver tanto o exterior quanto o interior da famosa nave que é mostrada sendo perseguida no início de Uma Nova Esperança. Ela também já apareceu em A Vingança dos SithThe Clone WarsRebels.

46. Nada de Wilhelm Scream

wilhelm-scream

Como assim? O famoso grito que marcou a história do cinema, originado em Tambores Distantes, utilizado inúmeras vezes na saga Star Wars não aparece nem uma única vez aqui. E olha que várias vezes poderíamos ter escutado o grito de Wilhelm.

47. Destruindo a própria base

soreturnofthejedi

Em uma cena deletada de O Retorno de Jedi, o Imperador decidia utilizar a Estrela da Morte para destruir Endor, algo similar ocorre em Rogue One, com Tarkin destruindo Scarif. Agradecimentos ao nosso leitor, Dan, por nos ter trazido esse easter-egg!

48. Twi’lek Dançarina

oola-rotj

Durante uma das sequências na base de Saw Gerrera podemos ver, brevemente, um holograma de uma twi’lek dançando, uma clara referência à dançarina Oola de Jabba, em O Retorno de Jedi. Obrigado, Luiz Miguel e Abduljamais por nos ter lembrado desse trecho!

49. May the Force of others be with you

chirrut-imwe_5ed7457a

Antes de George Lucas expandir o conceito da Força, ela era mais limitada ao poder que seus aliados e amigos te davam. A frase que ouvimos Chirrut Îmwe falando em sua primeira aparição é uma clara referência a esse conceito do criador da saga.

50. Dróides

ra7

Além de R2-D2, C-3PO e Chopper, podemos ver alguns outros famosos robôs da franquia, como o “mouse” imperial, o RA-7 e uma sonda do Império.

51. Wedge Antilles

wedge

Não, o famoso piloto rebelde não aparece no filme, mas, durante a batalha final, podemos escutar a voz de David Ankrum, que dublou o personagem em Uma Nova Esperança (Dennis Lawson, que viveu o piloto, não conseguiu fazer um sotaque americano para o filme).

52. Rian Johnson

rian-johnson

O diretor de Episódio VIII conta com uma breve aparição em Rogue One como um dos operadores da Estrela da Morte! Durante as gravações do spin-off, ele estava em Londres, preparando para as filmagens do próximo filme da saga.

53. Ord Mantell

ddmsrealm-tor-ord-mantell-drelliad-village

Um dos nomes citados nos arquivos imperiais por Jyn é Ord Mantell, que já foi mencionada anteriormente na franquia por ninguém menos que Han Solo, em O Império Contra-Ataca.

54. Warwick Davis

warwick-davis

Warwick Davis, que já desempenhou uma série de papéis na saga, como o Ewok Wicket, retorna para um breve cameo aqui em Rogue One, interpretando o personagem da foto acima.

55. It’s a Trap!

ackbar-163404

A famosa frase do almirante Ackbar é dita aqui no spin-off por Saw Gerrerra, pouco após ele e Jyn se reencontrarem.

56. Tanque Juggernaut

juggernaut

O veículo que vemos carregando a protagonista para o campo de concentração em Wobani deu as caras na saga, pela primeira vez, em A Vingança dos Sith, durante a cena do conflito em Kashyyyk.

57. Gareth Edwards

gareth-edwards

Esse daqui não conseguimos fisgar, mas ele próprio confirmou. O diretor do filme aparece em algum momento durante a cena final – alguém conseguiu vê-lo?

58. You may fire when ready

Tarkin diz as exatas mesmas palavras quando autoriza o disparo da Estrela da Morte em Uma Nova Esperança (para destruir Alderaan) e aqui em Rogue One.

########

E aí? O que acharam? Deixamos passar algum easter-egg ou referência? Se encontrarem mais algum deixem abaixo nos comentários que acrescentaremos em nossa lista! E não deixem de comentar mesmo se não encontrarem mais nada, queremos saber quantos desta lista vocês conseguiram identificar enquanto assistiam o filme.

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.