Entenda Melhor | Sense8 – O Que Esperar da 2ª Temporada

sense8_entenda_melhor_plano_critico

Uma das mais peculiares séries originais do Netflix é, sem dúvida alguma, Sense8, projeto de longa gestação criado por Lana e Lilly  Wachowski e desenvolvido com ajuda de J. Michael Straczynski, é uma das mais controversas também, por abordar questões como homossexualidade e transexualidade de maneira bastante explícita e direta, com personagens que muitos consideram um tanto estereotipados e um tom mais novelesco. Mas o fato é que a série tem grandes qualidades e amealhou uma legião de admiradores.

Pensando nisso, fizemos um pequeno apanhando do que é Sense8, com detalhes sobre o que pode ser o futuro da série, além de completos perfis dos personagens principais, tudo em antecipação ao aguardado lançamento da 2ª temporada. Mas fica um aviso: há potenciais spoilers da 1ª temporada. Vamos lá?

O que são Sensates?

sense8_im_des_plano_critico

São pessoas que nasceram com um dom especial de criar uma ligação mental e física com outras de seu cluster ou grupo. A série ainda mantém um mistério sobre como isso acontece, mas pistas já foram dadas de que eles talvez sejam o próximo passo evolucionário do Homo Sapiens, algo como os X-Men. No entanto, eles não tem poderes especiais além da capacidade de transferir suas habilidades inatas ou adquiridas (por exemplo, caso um Sensate saiba uma luta marcial) para outro de seu grupo.

A série aborda um grupo de oito Sensates (Sense8 é um trocadilho com o que eles são e com a quantidade de pessoas em seu cluster) espalhados ao redor do mundo que, depois de vivenciarem um sonho em que uma mulher se mata, “acordam” para essas habilidades e começam a se adaptar a elas e perceber que há um grupo perseguindo-os. Cada personagem tem suas peculiaridades, dentro da proposta das Irmãs Wachowski e de J. Michael Straczynski de abordar a diversidade do ser humano (relembre o perfil de cada um deles mais abaixo). Assim, há personagens de diversas etnias e orientações sexuais em diferentes países do mundo (com filmagens em locação, que encarecem, mas dão legitimidade à produção e à proposta) que lidam com seus respectivos problemas particulares, além dos problemas de seu grupo, atuando em conjunto em uma espécie de rede de internet biológica e privada, mas que pode ser “hackeada” por outros Sensates.

O grupo que os caça é liderado pelo Sr. Sussurros (Whispers), também um Sensate, para fins ainda não completamente revelados.

O que esperar da 2ª temporada?

Em linhas gerais, a 1ª temporada focou muito mais nos dramas pessoais dos oito Sensates do que no aspecto sci-fi da série, que permaneceu emudecido na maioria do tempo. Com os personagens todos apresentados, a 2ª temporada aprofundará a origem dos Sensates, lidará com a existência de outros grupos mais veteranos no uso de seus poderes e equilibrará melhor o lado sci-fi, com participação mais incisiva, constante e violenta do Sr. Sussurros.

É de se esperar, também, que as linhas narrativas de cada personagem se entrelacem mais com a história maior e que os grupos de humanos “normais” relacionados com os oito Sensates passem a saber do segredo deles (na 1ª temporada, apenas a namorada de Nomi Marks sabe do poder dela). A temporada será mais curta – com apenas 10 episódios contra os 12 da 1ª -, mas o Especial de Natal, lançado em 23 de dezembro de 2016, funciona como o efetivo primeiro episódio da 2ª temporada.

Aliás, é importante lembrar que o mais relevante desdobramento da 1ª temporada foi a conexão que o Sr. Sussurros conseguiu fazer com um dos Sensates, mais especificamente o policial americano Will Gorski. Com isso, Sussurros pode se comunicar com Will e descobrir onde ele está. Isso leva o personagem a drogar-se, com a ajuda da Sensate islandesa Riley Blue (os dois formam um casal e são os únicos dois Sensates do grupo que, até o final do Especial de Natal, encontram-se juntos fisicamente), de forma a abafar seus poderes e impedir sua localização. No entanto, essa conexão será chave para o futuro do grupo, pois ela funciona como uma via de mão dupla, com a possibilidade de Will vigiar Sussurros da mesma forma.

Os Oito Sensates

Capheus “Van Damn” Onyango

capheus-sense8-plano-critico

Ator: Aml Ameen (1ª Temporada), Toby Onwumere (Especial de Natal e 2ª Temporada) – Houve troca de atores com a manutenção do mesmo personagem em razão de desentendimentos de Aml Ameen com a produção, desentimentos esses, ironicamente, relacionados com preconceito dele em relação a determinados aspectos da série.
País e Cidade: Quênia, Nairóbi
Profissão: Motorista de matatu (ônibus)
Sua história até agora: Capheus é fã de Jean-Claude Van Damme e tem um ônibus decorado com o ator e com o nome “Van Damn” (assim, errado mesmo,mas fazendo trocadilho com damn) que passou a ser, também, seu apelido. Seu melhor amigo – e cobrador do ônibus – é Jela (Paul Ogola). Ele vive para juntar dinheiro para o tratamento de sua mãe soropositiva Shiro (Chichi Seii). Depois de fazer laços com um político mafioso local, Capheus heroicamente salva a vida da filha do homem que lhe paga com um ônibus novinho em folha.
O que pode acontecer com ele: Ele pode envolver-se ainda mais com o submudo local, especialmente agora, que ele conseguiu chamar atenção da população local.

Sun Bak

Sense8-Sun-plano-critico

Atriz: Doona Bae
País e Cidade: Coréia do Sul, Seul
Profissão: Economista e filha de um empresário poderoso.
Sua história até agora: Ela não é reconhecida pelo pai como alguém de valor por ser mulher e, secretamente, ela treina lutas marciais, sendo extremamente habilidosa. O pai, corrupto, deixa a empresa em maus lençóis e, a pedido de seu irmão ingrato (Lee Geung-young como Kang Dae-Bak), ela assume a culpa pelos crimes, sendo presa. Ela termina a 1ª temporada e o Especial de Natal ainda encarcerada, o que não a impede de ajudar seu grupo e ser ajudada por ele, pois seu irmão tenta matá-la na prisão.
O que pode acontecer com ela: Sair da prisão seria algo bem razoável para facilitar sua vingança sobre seu irmão.

Nomi Marks

nomi-marks-sense8

Atriz: Jamie Clayton
País e Cidade: Estados Unidos, São Francisco
Profissão: Indefinida. Mas ela é uma hacker de mão cheia e ativista dos direitos LGBT (a personagem e a atriz são transexuais)
Sua história até agora: Ela quase sofreu uma lobotomia causada pelo preconceito de sua própria família, que tenta “curá-la”. Com a ajuda de sua namorada Amanita (Freema Agyeman), ela consegue fugir, escondendo-se na casa de um amigo que também é hacker.
O que pode acontecer com ela: Como suas habilidades como hacker são importantíssimas para obtenção de informações e invasão de sistemas, é de se esperar que Nomi ganhe cada vez mais destaque e alimente os demais Sensates de seu grupo com dados que poderão ser usados para salvá-los.

Kala Dandekar

Sense8-9-Kala

Atriz: Tina Desai
País e Cidade: Índia, Mumbai
Profissão: Química e Farmacêutica.
Sua história até agora: Kala é noiva de Rajan Rasal (Purab Kohli), mas tem dúvidas sobre casar ou não com ele, algo intensificado quando conhece virtualmente o alemão Wolfgang, parte de seu cluster e que chega a beijá-la à distância. Há uma clara tensão sexual entre os dois e isso faz com que Kala acabe desistindo de casar, mas ela não deixa o noivo, voltando atrás em seguida e casando-se com ele.
O que pode acontecer com ela: Sua relação com Wolfgang provavelmente se intensificará e seus conhecimentos de sua área de formação serão mais utilizados, algo que somente ficou evidente ao final da 1ª temporada.

Riley Blue

riley-blue-sense8

Atriz: Tuppence Middleton
País e Cidade: Islândia, Reykjavik; Reino Unido, Londres
Profissão: DJ
Sua história até agora: Riley luta e vence seu vício em drogas, além de lidar com seu traficante, Nyx. Ela luta para lidar com seu terrível passado em que seu marido morreu. Ao longo da 1ª temporada, ela passa a ter uma relação de longa distância com Will Gorski, que viaja para encontrá-la na Islândia.
O que pode acontecer com ela: Ela funciona como uma espécie de guia para Will durante sua luta contra as drogras que ele usa não por escolha, mas para abafar suas habilidades e impedir que Sussurros o localize. A personagem tem uma natureza trágica e de se sacrificar pelos outros, pelo que não seria impossível imaginar que alguma desgraça se abatesse sobre ela.

Wolfgang Bogdanow

wolfgang-sense8

Ator: Max Riemelt
País e Cidade: Alemanha, Berlin
Profissão: Chaveiro para o mundo, ladrão de cofres na verdade
Sua história até agora: Wolfgang é um dos melhores ladrões de joia de Berlin e ele seu amigo Felix (Max Mauff), que conheceu na prisão, são inseparáveis e adoram Conan, o Bárbaro. (o que faz deles os melhores personagens da série, vamos logo deixar claro). Ele foi criado pelo seu tio Sergei e odeia seu primo Steiner, que ele acaba roubando e levando à uma vingança contra Felix, que quase morre. No final das contas, Wolfgang declara guerra contra sua própria família e explode tudo ao seu redor, inclusive e especialmente Steiner.
O que pode acontecer com ele: Feliz provavelmente ficará completamente recuperado e os dois, tendo chamado atenção do restante do submundo alemão, provavelmente ganharão oportunidades de crescer “profissionalmente”, envolvendo-se em potencias novos problemas com gangues e mafiosos rivais.

Lito Rodriguez

lito-sense8

Ator: Miguel Ángel Silvestre
País e Cidade: México, Cidade do México
Profissão: Ator
Sua história até agora: Conhecido por seus papeis de machão no cinema, Lito, na verdade, é secretamente gay, com um relacionamento “de armário” com o professor Hernando Fuentes (Alfonso Herrera). Para o mundo, ele namora Daniela Velazquez (Eréndira Ibarra). Ele precisa constantemente driblar repórteres e os fãs para conseguir ter seu relacionamento com Hernando, mas Daniela descobre o segredo e aceita a situação, tornando-se a melhor amiga da dupla e mantendo as aparências. Mas um escândalo fotográfico obriga Lito a sair do armário, o que afeta sua reputação.
O que pode acontecer com ele: Lito provavelmente será defenestrado da indústria do cinema mexicano, pelo menos em papeis que antes o caracterizavam.

Will Gorski

will-sense8

 

Ator: Brian J. Smith
País e Cidade: Estados Unidos, Chicago; Islândia, Reykjavik
Profissão: Policial
Sua história até agora: Will, em princípio, pode ser considerado o principal Sensate, já que ele não só tem uma história pregressa que o fazia ter visões de uma menina morta antes de saber que ele é alguém com habilidades especiais. Além disso, ele é o único Sensate que faz a conexão com o vilão da série até agora e a se reunir fisicamente com outra Sensate (Riley na Islândia), primeiro para salvá-la, depois romanticamente. É ele que investiga mais diretamente a morte de Angelica, que fez despertar em seu cluster os poderes que estavam inativos ainda. E, finalmente, é ele com quem Jonas (Sensate de outro cluster – vide abaixo) entra em contato pela primeira vez para guiá-lo e fazê-lo salvar Nomi da lobotomia.
O que pode acontecer com ele: Como o único Sensate com ligação com o Sr. Sussurros, é de se esperar que sua participação continue destacada, provavelmente levando o grupo a descobrir mais detalhes sobre o vilão e o que exatamente sua organização quer.

O Vilão

Sussurros/Whispers

whispers-sense8

Sinistro é pouco. Terrence Mann vive o misterioso Sr. Sussurros, ele mesmo um Sensate que caça outros Sensates para fins ainda não completamente revelados e a mando de uma entidade ainda não completamente explorada. Espera-se uma maior participação do personagem na 2ª temporada, ampliando o lado da ação e do sci-fi, além de grandes revelações sobre quem ele é exatamente e o que ele quer com suas vítimas.

Outros Sensates

Angelica “Angel” Turing

angelica-sense8

Só vemos Angel (vivida por Daryl Hannah) viva na cronologia normal uma única vez, no começo, quando ela se mata para “dar à luz” a um novo cluster de Sensates como ela, que são as oito pessoas em torno das quais a série gira. Sua presença foi confirmada na 2ª temporada e espera-se que ela apareça tanto em flashbacks como em visões dos Sensates.

Jonas Maliki

jonas-sense8

Sensate do mesmo cluster de Angelica, Jonas (Naveen Andrews) entra em contato com Will para fazê-lo impedir que Nomi sofra lobotomia. Com isso, ele acaba tornando-se uma espécie de guia para todo o grupo, ainda que, às vezes, sua lealdade tenha sido posta em jogo. Ao final da 1ª temporada, ele é capturado por Sussurros, mas continua comunicando-se com Will. Na 2ª temporada, é possível que seu destino não seja dos mais agradáveis, a não ser que ele tenha tido motivos escusos para entrar em contato com o cluster de Will.

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.