Entenda Melhor | Star Wars: O Despertar da Força – As Teorias dos Fãs (Até Agora…)

Obs 1: Prosseguir com a leitura desse artigo sem ter assistido Star Wars: O Despertar da Força é suicídio cinematográfico em razão dos spoilers. Nós avisamos…

Obs 2: Leia nossas críticas de O Despertar da Força, aqui, nosso Entenda Melhor com referências e easter-eggs, aqui e nosso Plano Polêmico sobre as habilidades de Rey, aqui.

Quem não gosta de uma boa teoria? Ou mesmo de uma teoria ruim? E, quando o assunto é Star Wars, então, a coisa ganha dimensões galácticas. Quase que literalmente, considerando a quantidade de ideias sendo discutidas internet afora com pouco mais de 15 dias desde o lançamento do mega-super-blockbuster. Tentamos compilar, aqui, o que encontramos por aí, com breves comentários nossos.

Conhecem outras teorias – por mais malucas que sejam – ou têm teorias próprias? Mande para cá e vamos debater lá nos comentários!

1. Rey é:

a) Filha de Luke:

luke tfa

Luke, o mendigo Jedi.

Duh! Essa teoria nem conta como teoria de tão óbvia que ela é. A personagem de Daisy Ridley foi criada, muito claramente, para ser a versão feminina de Luke Skywalker, até mesmo morando em um planeta desértico. A diferença é que ela é bem menos bobalhona que Luke com mais ou menos a mesma idade… De toda forma, há uma espécie de consenso geral que Rey precisa ser uma Skywalker para ser tão poderosa. Mas aí vem a pergunta: por que há necessidade de os Skywalker monopolizarem a Força? Mas é claro, quando ela toca no sabre de luz que, nessa teoria, pertenceu a seu avô e a seu pai, seus poderes são despertados, o que torna a teoria muito plausível mesmo, ainda que, se ela realmente for verdade, provavelmente será a revelação menos reveladora da História do Cinema. Mas há um problema aí, já que, em tese, os Jedi não podem ter família… Só se Luke deu uma escapulida…

Sei que recorrer a outros elementos fora do filme é roubalheira, mas, na novelização do filme, Leia tem um diálogo com Rey, em flashback, em que Rey diz: “Mas você está com medo. Ao me mandar embora, você acaba se lembrando.” E Leia responde: “Você não terá o mesmo destino de nosso filho”. Reparem que ela não diz “de seu irmão”. Ao falar “nosso filho”, ela reforça a tese que Rey é filha de Luke ou, ao menos, que não é filha de Leia e Han Solo.

b) Filha de Han e Leia, irmã de Ben Solo (ou Kylo Ren, como ele é conhecido no Clube dos Emo-Mascarados):

rey-han-pc

Papai?

Novamente duh! Essa teoria parte da mesma premissa de que Rey precisa ser uma Skywalker. Mas os próximos roteiros terão que cortar um dobrado para explicar o porquê de ela ter sido abandonada em Jakku, sendo separada de sua família. Kylo Ren enlouquecido queria matá-la? Pode ser, mas há outras soluções do que simplesmente largar uma menina nos braços de um sujeito asqueroso como Unkar Plutt… Mas, pelo menos, já que O Despertar da Força foi um remake descarado disfarçado do Episódio IV, poderíamos ter, em A Primeira Ordem Contra-Ataca uma sequência à beira de um abismo, depois de Kylo Ren cortar a mão de Rey, a frase “No… I am you brother…” seguido de um “NOOOOOOOOO!!!!!” e um pulo para a morte…

Um ponto que favorece essa teoria é uma outra teoria que casa muito bem com a mitologia criada por George Lucas. “Vader” é pai em holandês, o que dá pistas sobre o que Darth Vader é de Luke (não me pergunte se Lucas sabia disso quando criou o nome, porém…). Rey, por outro lado, como obviamente se deduz, é “rei” em espanhol, o que daria a entender que ela é descendente de realeza: de Padmé para Leia para Rey. Funcionaria com a primeira teoria também, claro, já que Luke, tecnicamente, é um príncipe (ainda que Padmé tenha sido “eleita” (!!!) rainha em Naboo – ai, fiquei com dor de cabeça agora…). Tem gente até que acha que o nome verdadeiro de Rey é Padmé.

Quer mais um elemento que favorece essa teoria? Kylo-Ren, ao ouvir que “uma garota” ajudou Finn e BB-8 a escaparem de Jakku, ele quase mata o coitado do mensageiro. Ele parece familiar com a situação. Será que foi ele que deixou Rey, sua irmã, em Jakku? Isso casaria com outra teoria mais abaixo…

c) Parente de Obi-Wan Kenobi:

rey-obi-pc (1)

Vovô? Vovó? São vocês?

Uma sobrinha-neta, talvez? Seria um tanto aleatório, mas, pelo menos, sairíamos da linha “filha de um Skywalker” e a série poderia desenvolver mais uma família forte com a Força. Fazer essa conexão não seria fácil e exigiria um retcon provavelmente já a partir do próximo filme, mas não seria algo completamente impensável ou impossível. Ou ela poderia ser descendente direta mesmo de Obi-Wan Kenobi, em outra escapulida Jedi. Só temos receio de imaginar quem exatamente Kenobi encontrou no meio do deserto de Tatooine para ter filho ou filha… Uma Hutt fogosa como Niima? Uma Tusken voluptuosa? Ou será que Beru Lars era uma safadinha?

d) Uma Maria-Ninguém:

rey force awakens

Pobre Rey…

Outra teoria que foge do monopólio dos Skywalker. Ela poderia ser uma sobrevivente do que parece ter sido um massacre, cortesia de Ben Solo dando um ataque histérico na Maternidade Jedi que Luke montou depois de queimar o pai na lua florestal de Endor. Afinal, Rey não precisa ser de descendência de ninguém conhecido não é mesmo? Ela poderia ser a mais hábil e promissora estudante de Luke que, após tudo dar errado, foi mandada para um planeta deserto para quase morrer umas 100 vezes e ressurgir como uma SuperJedi. Afinal, não há nada mais seguro do que largar uma criança de o que, 10, 9 anos, no meio de um planeta hostil para protegê-la, não é mesmo?

e) Um clone de Anakin ou Luke ou dos dois:

luke anakin

Luke ou Anakin ou os dois? Qual é o pior destino para Rey?

O DNA de Anakin sempre esteve 100% disponível para o prazer de Palpatine (sim, foi de propósito o duplo sentido aqui, caso não tenham percebido) e o de Luke poderia ser retirado de sua mão perdida no Episódio V (afinal, acharam o sabre e a mão devia estar junto, não é mesmo?). Portanto, material genético dos dois pode ter sobrevivido e sofrido experiências por outros seres malvados, incluindo o Líder Supremo Snoke que, segundo a novelização de O Despertar da Força, testemunhou tanto o aparecimento quanto a queda do Império, ou seja, estava lá em alguma capacidade.

Portanto, Rey poderia ser o resultado de alguma experimentação falha com clonagem (falha, pois ela é uma mulher e para ser clone de verdade de Luke ou Anakin, até onde sei, ela deveria ser homem) a partir do DNA de Anakin ou Luke ou até mesmo de uma mistura dos dois. Afinal, ela não é a Super-Jedi?

f) Fruto de geração espontânea:

annie

Tenho pesadelos à noite com essa possibilidade…

Essa é a teoria que não queria ter lido. Mas como Anakin é fruto do Espírito Santo, conforme a Virgem Mar… digo, Shmi deixa bem claro no Episódio I (mas ela poderia estar mentindo para esconder seu passado libidinoso…), Rey poderia ser outra dessas, novamente para trazer equilíbrio à Força. Mais uma teoria que me forçará a fazer greve de fome e imolação com gasolina na frente do portão de Kathleen Kennedy se ela for verdadeira…

g) O Espírito reencarnado de Anakin:

anakin 2

Se você não reconhece o cara da esquerda, não quero mais falar com você…

Teoria auto-explicativa, não? É no mínimo melhor que se ela for fruto de geração espontânea…

h) Filha de Luke e Snoke:

mara luke

Mara Jade e Luke Skywalker se casando iguais a terráqueos… Mais uma evidência de que ele foi para a Irlanda mesmo…

Se Snoke for apenas um avatar de alguma outra pessoa maligna por trás de tudo, o Líder Supremo pode ser uma mulher e pode ter sido um caso – ou o grande amor da vida – de Luke e com ele gerou Rey que, ato contínuo, foi escondida em Jakku para que a então recém-convertida em vilã a achasse. Essa sim seria uma grande puxada de tapete no Episódio VIII. “No… I am your mother…”

i) Filha de Luke com Leia:

leia-luke-pc

E aí a abelhinha levou o pólen…

É sério. Isso mesmo que vocês leram.

Não, não. É brincadeira. CLARO que é brincadeira. Mas veja, ela é tão poderosa, mas tão poderosa e tão perfeita em tudo que faz que só se ela fosse Skywalker² que ela poderia (1) ser uma exímia mecânica; (2) exímia lutadora corporal; (3) exímia piloto; (4) exímia espadachim e (5) exímia manipuladora da Força, tudo em um pacote só.

Pensando bem, não é brincadeira não…

Ou será que é?

2. O Líder Supremo Snoke é:

a) Darth Plagueis:

snoke 2

Voldemort, é você?

Quem raios é Darth Plagueis, para começar. Lembram-se que no tenebroso, esquecível e idiota Episódio III Palpatine conta a história de um Sith muito poderoso com quem estudou (e que ele matou) e que tinha o poder de reviver os mortos, meio que prometendo fazer o mesmo com Shmi, a mãe do bobalhão do Anakin? Esse Sith é Darth Plagueis, um nome literalmente jogado do nada pelo roteiro inábil de George Lucas. Bem, há fãs que teorizam que Plagueis é Snoke, o que criaria uma ponte entre as trilogias e tornaria menos bobalhona a explicação de Palpatine. Particularmente, me dá até calafrios fazer qualquer conexão com a Trilogia Prelúdio, pelo que torcerei contra essa teoria com todas as minhas forças.

b) Ex-esposa/namorada/amante de Luke e mãe de Rey:

mara_jade

Nenhuma semelhança, mas só de imaginar ver uma versão de Mara Jade no Episódio VIII é de fundir o cérebro…

Vide a teoria 1(h) acima.

c) O Inquisidor da série Star Wars Rebels:

snoke

Branquelos, cabeçudos e constipados… Hummm, vejo as semelhanças…

A aparência de Snoke – careca, com rosto comprido – tem levado muita gente a dizer que ele é o Grand Inquisidor da série Rebels em andamento. O problema dessa teoria é que seria uma revelação absolutamente sem significado para quem não vê Rebels que, garanto, é a maioria do público que vai ao cinema em manadas descontroladas para ver O Despertar da Força. A revelação seria o equivalente da revelação de Khan em Além da Escuridão – Star Trek.

3. Leia e Luke tem um irmão ou uma irmã:

luke leia question

Tentei achar uma interrogação Jedi, mas não deu…

Estou falando, aqui, de um terceiro Skywalker. Ora, duvida? Anakin passou 10 anos da vida dele pulando de planeta em planeta ao lado de Obi-Wan. Apesar de ele ser o Jedi mais mané e reclamão já visto nos Anais do Templo Jedi, ele poderia ter tido um caso alguma hora no meio do caminho (e não estou falando de Ahsoka Tano, gente pervertida…). A prova definitiva disso? Vocês realmente não prestam atenção em nada, não é mesmo? Está MAIS DO QUE EVIDENTE bem no texto “telescópico” ao início de O Despertar da Força para quem quiser ver.

force-awakens-crawl

Óbvio, não?

Conseguem reparar na imagem acima que não há vírgula entre “brother” e “Luke”? Dizem alguns que, por Luke ser uma partícula desnecessária no texto (se é o irmão de Leia, não precisava dizer que era o Luke), deveria haver uma vírgula separando as duas palavas. Se não há vírgula, isso quer dizer que Abrams quis dizer que Leia estava desperadamente procurando seu irmão Luke e não seu irmão John ou David ou sua irmã Sarah. Convencido?

Ou é isso ou o sujeito que escreveu o texto de abertura – e toda a equipe de redatores do filmes, Abrams incluído – é analfabeto…

4. R2-D2 detecta Rey como parte de um plano de Luke:

r2d2-and-luke-skywalker-force-awakens

R2, entendeu o plano? Nos vemos em 10 anos então…

A presença deus ex machina de R2-D2 no filme é ridícula demais para ser aceita assim como apenas aquilo. Ele desperta de seu “sono profundo” bem na hora de completar o mapa? E se ele tivesse detectado os… ai, meus sais… midichlorians no sangue de Rey e, com isso, um plano de longo prazo de Luke Skywalker tenha se iniciado? Ele plantou a informação no droide é foi lá para a Irlanda viver com os pagagaios-do-mar em extinção (huuummm, apetitosos eles são…), aguardando o momento certo de voltar. Claro que essa teoria melhora o roteiro no que toca a utilidade de R2, mas não explica por que raios então ele precisava estar “em modo de economia de energia”. Ele não poderia estar ativado e cumprir a mesma função? Para que deixar C-3PO exasperado e triste? Ninguém tem sentimentos não?

5. Lor San Tekka é o guardião de Rey:

lor san tekka

George Lucas passando o bastão para J.J. Abrams

O que Max Von Sydow fazia no filme? Ming, O Impiedoso foi escalado só para morrer diante de Kylo Ren? Ou ele tinha uma função maior. Já que O Despertar da Força é plágio inspirado pelo Episódio IV, Tekka, que na novelização é descrito como um “soldado da fortuna”, ele poderia ser a versão assalariada de Obi-Wan Kenobi, presente em Jakku para discretamente proteger Rey.

Há outra teoria que diz que Tekka é George Lucas. Dizem por aí que ao passar o mapa para Poe, ele está “passando” a franquia para J.J. Abrams. Mas o mais interessante é que a frase dele “Isso começará a fazer as coisas ficarem corretas.” ganha um novo significado!

6. Poe e Finn, mais do que amigos:

poe finn

O momento em que tudo começou…

O bromance entre Poe e Finn, dizem alguns, pode ser sinal de que a Força dará outro pulo de inclusão social, transformando os dois na primeira dupla gay da franquia. O problema dessa teoria é que “romance” não é uma palavra com muita função em Star Wars e teria que haver uma boa razão narrativa para se criar essa relação ou qualquer outro romance, para dizer a verdade.

7. Finn é filho de Lando… e Leia…

lando-kiss

Não é só o Lando que é traidor…

 

Mais uma teoria que parte da obsessão de que todo mundo tem que ser filho de alguém conhecido. Daqui a pouco dirão que o Wicket é filho de Chewbacca… No entanto, é engraçado imaginar que o flerte do Lando Safadão na Cidade das Nuvens foi mais que um flerte… E tem até uma rima temática, com Lando tendo traído os Rebeldes e, agora, o Finn traindo o Impér… digo, a Primeira Ordem. [sugestão de inclusão do leitor Henrique Valle]

8. Kylo Ren é um dos mocinhos:

kylo ren

Tão mal, mas tão mal, que é bom…

Essa teoria é ousada, mas faz todo o sentido e o melhor, veio do pai de uma amiga do Guilherme Coral, nosso redator e defensor nº 1 das habilidades anormais de Rey (cujo nome não irei divulgar para protegê-los dos haters de plantão). Em suma, Kylo, de fato, nunca foi seduzido pelo Lado Negro. Ele se juntou a ele para poder destruir Snoke e os remanescentes dos Sith.

Parece uma teoria maluca demais, mas, quando paramos para analisar, faz todo o sentido. Ren sente a tentação do Lado da Luz e não do Negro, como é o costume, ele luta contra isso. Mas por que não abraçar sua verdadeira natureza? Pois ele precisa escondê-la e sofre constantemente com isso, precisando provar sua lealdade a Snoke constantemente. Sua maior provação seria matar Han Solo e pede ajuda para ele, inclusive.

Assistindo o filme novamente com essa teoria em mente uma pergunta surgiu: na fatídica cena da ponte, quem aponta o sabre para Han, Ben ou seu próprio pai? É totalmente possível que Leia e Solo saibam das intenções de seu filho e é possível que todo o massacre dos pupilos de Luke tenha sido uma encenação ou até mesmo uma forma de Ren se aproximar de Snoke. Quando Leia pede para Han trazer o filho de volta pode ser uma forma de abortar a missão.

Vou terminar o que você começou

Por que essa frase? Oras, antes de cair para o Lado Negro, Anakin estava prestes a derrotar o último (até onde sabemos) dos Sith e ele efetivamente consegue fazer isso em O Retorno de Jedi! O mais interessante dessa teoria é que, se verdadeira, Ren pode se aliar a Rey e teremos o poder do Lado Negro e o da Luz lado-a-lado, prontos para vencer Snoke de uma vez por todas.

#######

É tudo o que achamos até o momento! Conhecem outras teorias? Tem as suas próprias? Gostou de alguma acima e gostaria de vê-la no próximo episódio da saga? Comentem aqui embaixo e vamos debater!

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.