Entenda Melhor | Star Wars: O Despertar da Força – O Teaser em Detalhes

O Plano Crítico começará, em dezembro, um longo – e possivelmente infinito (enquanto dure) – Especial Star Wars. Mas o teaser de O Despertar da Força saiu ontem e, na linha do que fiz com o aguardado trailer de Vingadores 2, analisei o que vi e preparei meus comentários e impressões para debate. Mas, antes, vejam e revejam o trailer:

Viram? Reviram? Reviram novamente? Bem, então fiquem agora com minhas impressões:

Impressão 1: Nada de logos.

A primeira coisa que me chamou atenção foi a mais completa ausência de logotipos de estúdios. Nada do castelo da Disney, nada do robozinho vermelho da Bad Robot, produtora de J.J. Abrams e, pasme, nada nem mesmo do logo da Lucasfilm. Seria uma forma de afastar qualquer comentário do tipo “ih, é da Disney, será para crianças…”? Creio que não, pois o tradicional logo da Lucasfilm poderia ter sido mantido. Parece-me que a medida foi mais por questão de tempo do que por qualquer outra coisa. Afinal, o teaser tem, apenas, 88 segundos.

Impressão 2: Nada de história.

Gostando ou não do resultado final – e gostei muito (o que, claro, não é garantia de que o filme será bom, vide o quão bem o trailer de A Ameaça Fantasma foi recebido e o desastre que acabou sendo lançado nas telonas…) – uma coisa é certa: não há nada de história. E isso, no meu livro, é sensacional. Estamos a um ano do lançamento do filme e não havia necessidade de se contar nada. Teaser é para isso mesmo, para atiçar a vontade do espectador, para dar água na boca e não para entregar o ouro.

E vou além ainda. Mesmo os trailers completos deveriam ser assim, misteriosos, pois o que vemos hoje, de um lado, é o público querendo saber de cada detalhe de um lançamento antes de ir ao cinema e, do outro, os estúdios simplesmente derramando cada surpresa nos traillers, imagens promocionais e tudo mais.

Todo o mistério que cercava o Star Wars de J.J. Abram continua intacto e espero que continue assim até o dia 18 de dezembro de 2015!

Impressão 3: Narração misteriosa e um planeta desértico…

Logo a primeira imagem que vemos é tomada de dunas. Resta saber o que ele está fazendo nesse planeta desértico… Aliás, é Tatooine novamente? Se for, parece-me que Tatooine é o único planeta desértico do Universo Star Wars…

mosaico voice

De quem é a voz: Gollum, Ming ou Sherlock?

Mas vamos ao mais importante: uma voz ameaçadora diz “Houve um despertar. Você sentiu?”. De quem é? Digo, de que ator é? Andy Serkis? Max von Sydow? Esses dois já foram confirmados no elenco. Ou seria de Benedict Cumberbatch, que os rumors dizem que também fará parte do elenco (aliás, todo rumor de escalação agora tem que obrigatoriamente envolver Cumby, vou te contar)? Especulem à vontade!

Impressão 4: Muito baixo para um Stormtrooper?

sw 1

Que nada! Esse aí é John Boyega, ator ainda muito pouco conhecido, mas que protagonizou o excelente Ataque ao Prédio em 2011 e teve papel de destaque em Meio Sol Amarelo, de 2013. Ele é o primeiro personagem a aparecer no teaser e ninguém ainda sabe seu nome ou mesmo se ele será do bem ou do mal no filme.

No entanto, sua aparência suada e desnorteada, além de seu cosplay de Stormtrooper, em evidente homenagem a Luke e Han fazendo o mesmo no Episódio IV, leva a crer que ele não só será “do bem”, como será um dos personagens principais, isso se não for o principal. Só espero que ele seja um personagem completamente novo e não algo como “o filho de Lando Calrissian” ou coisa do gênero…

Impressão 5: Robola? Robôbola? Roball? R2-B0II@?

sw 2

Mais um personagem novo. Agora é a vez de uma versão esférica de R2-D2, que faz até sons parecidos. Bem bacana, mas espero que não seja um novo Jar Jar Binks… E atrás do robozinho? Será que é um ferro velho de pods do Episódio I?

Impressão 6: Tropas da Tempestade versão 3.0!

sw 3

Uhuuuul! Stormtroopers! O Império vive!!!

Mas, falando sério, esse design dos troopers é o melhor até agora, depois do clássico, não? Olhem só a limpeza das linhas e os contornos do capacete.

mosaico helmets

E aí, qual é o seu preferido?

Reparem que eles parecem estar sendo lançados de uma nave, em meio a alguma batalha. Será que eles voam com jetpacks tipo os de Jango e Boba Fett? Aposto que sim.

sw 4

E olhem só as armas. Bem mais modernas, não?

Impressão 7: Luke Skywalker, versão original…

sw 5

Em seguida, vemos a atriz Daisy Ridley com uma roupa idêntica à do design original de Ralph McQuarrie, para o que seria Luke Skywalker e que ganhou o nome, lá atrás, de Starkiller.

Duvidam? Olhem só essa imagem:

sw 12

Sim, tem para vender. E sim, essa coleção de designs originais de McQuarrie é fantástica!

Quem ela é? Não faço ideia, mas suspeito ela tenha algum tipo de relação com Luke ou Leia. Filha de um ou outro? Ela é uma Jedi (eu vejo ali um punhal de sabre de luz…)? Perguntas, perguntas e mais perguntas…

sw 6

Ela está pilotando um “picolé” que parece ser uma versão turbinada de um landspeeder do mesmo tipo que vemos Luke pilotar no Episódio IV. Design inusitado, mas interessante, bem melhor do que qualquer um dos pods do Episódio I.

Impressão 8: Oscar Isaac pilotando uma X-Wing!

sw 7

Não sei se vou me acostumar a ver o pacato Oscar Isaac (de Inside Llewyn Davis) com capacete da Aliança Rebelde (que não deve ser mais “rebelde” não é?), mas tudo bem… O fato é que nós o vemos pilotando uma das X-Wings que estão em voo rasante em cima da água, em uma tomada bem no estilo J.J. Abrams de ser.

Impressão 9: X-Wings modernosas.

sw 8

E a tecnologia nesses últimos 30 anos parece ter dado um salto. Olha só essa versão atualizada das clássicas X-Wing! Quase iguais, mas diferentes. E não só na cor da faixa lateral, como também no cockpit, que parece ser mais baixo e comprido e principalmente nas asas, que tem curvatura.

Impressão 10: Meus ouvidos me enganam?

Estou ouvindo coisa demais ou a trilha sonora é, em sua grande parte, inédita? Trabalho de John Williams já? Muito cedo em circunstâncias normais, mas é sempre bom ouvir coisa nova desse grande compositor. Isso, claro, se eu não estiver tendo algum tipo de alucinação causada por exposição prolongada a esse teaser

Impressão 11: Um mestre ou um aprendiz? E que sabre é esse meu filho?

sw 9

Mais um Sith misterioso? Ou seria uma SithA? E de quem poderá ser essa segunda voz na narração?

E, meio que emulando a “surpresa” do sabre duplo de Darth Maul, vemos um guarda-mão também feito de laser, emulando espadas medievais aqui de nosso planeta mesmo. Parece-me um convite a ter mãos e dedos decepados mais facilmente…

De toda forma, o que mais chama atenção nesse sabre é que ele é mais fino e comprido do que os normais, com um faixo menos firme e liso. A impressão que dá é que esse Sith aí não sabe fazer sabres. Seria uma arte esquecida e que só agora que o lado negro “despertou” novamente está sendo refinada?

Impressão 12: Fiquei tonto com a Millenium Falcon!

sw 10

E, para terminar o teaser, Abrams nos brinda com o ponto alto desses 88 segundos. Trata-se da Millenium Falcon fazendo manobras arriscadas em um planeta desértico (o mesmo em que Boyega e Ridley estão?) e combatendo Tie Fighters. O interessante é que essa é a primeira vez que vemos dog fights com Tie Fighters na superfície de planetas.

sw 11

E, além disso, repararam na antena nova da Falcon? Afinal, Lando quebrou a antena original em O Retorno de Jedi, lembram-se?

Agora quem está pilotando a nave é chute total. Não tenho a mais remota ideia. Han Solo Jr. com Chewbaquinha?

Ah, já ia me esquecendo: essa é uma das tomadas filmadas em IMAX, ou seja, ela é feita para deslumbrar. Preparem os saquinhos de vômito, especialmente em 3D…

Impressão 13: Nada de números romanos…

star wars logo

E o trailer acaba com o nome do filme, que é, simplesmente, Star Wars: O Despertar da Força. Nada de Episódio VII. Confesso que gosto muito disso, pois esse negócio de “episódio” para cá e para lá só atrapalha…

Ah, depois que a data desaparece, vocês ouviram o som de um sabre de luz sendo ligado? Então ouçam!

Impressão 14: Nada de rostos familiares.

han luke leia

Bem, deu para reparar que Abrams está se fiando na apresentação de personagens novos e não usando a bengala criativa de apresentar o velho e enferrujando elenco clássico. Mais um acerto aqui. Sei que veremos Han, Luke e Leia sexagenários em vindouros trailers, mas a série tem tantos atores novos já anunciados que a Disney precisa “construir” a simpatia do público em relação a eles. E esse teaser faz bem o serviço. É difícil não simpatizar com Boyega ou Ridley, mesmo só os vendo por poucos segundos. E o “Robola” também serve para o fator “fofura” sem que a presença de R2-D2 (que estará no filme) seja necessária.

O único “velho rosto” é mesmo o da Millenium Falcon, mas esse é muito bem-vindo!

Impressão 15: Vai ser bom?

Não sei. Mas tenho muito receio do “efeito Episódio I”. Teaser maravilhoso e filme tenebroso. Mas a mudança de ares, com a Disney tendo comprado a Lucasfilm, o afastamento de George Lucas, a contratação de Lawrence Kasdan para escrever o roteiro e de J.J. Abrams para dirigir, pode resultar em algo verdadeiramente sensacional.

Fica a torcida!

###########

Viram algo mais? Comentem! E que a Força esteja com vocês!

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.