Entenda Melhor | Star Wars: O Trailer Final em Detalhes

Para ler nossas análises dos outros trailers, basta clicar nos links a seguir:

O Primeiro Teaser em Detalhes

O Segundo Teaser em Detalhes

___

No dia 19 de outubro de 2015, o novo, e provavelmente último, trailer de O Despertar da Força explodiu a internet, nos trazendo imagens que dão água na boca sem revelar nada da trama – algo muito raro de se ver hoje em dia, com os resumos exagerados dos previews por aí. Dito isso, vamos analisar (quase que) plano a plano, em 60 imagens, o que assistimos ontem, assim como fizemos com o teaser e com o primeiro trailer (e acompanhem nosso Especial Star Wars!). Fiquem comigo enquanto lanço minhas teorias malucas e não tão malucas e, é claro, deixem suas próprias nos comentários. Esse Entenda Melhor é de todos nós que somos rodeados pela Força! Agora, assistam novamente o trailer e vamos iniciar o pulo para o hiperespaço.

___

Quem é você?

Ninguém

O primeiro que vemos é Rey (Daisy Ridley), que provavelmente inicia sua jornada como uma coletora de peças/sucata – uma ninguém, como a própria voz em off nos diz – no planeta Jakku, o que nos é dito pelos seus trajes, que demonstram já familiaridade ao local, ao contrário do que veremos mais tarde com Finn.

sw-trailerfinal-1

Abaixo vemos os destroços do Star Destroyer que já foi mostrado caído no trailer anterior. O hangar que conhecemos em Uma Nova Esperança pode ser claramente identificado nessa que, provavelmente, é uma das primeiras cenas do novo filme.

sw-trailerfinal-2

sw-trailerfinal-3

sw-trailerfinal-4

Não há muito o que se tirar da foto abaixo, apenas que BB-8 é de Rey e que, de alguma forma, passa a ser o companheiro de Poe Dameron (Oscar Isaac). Vemos uma nave saindo de Jakku, mas Rey parece continuar no planeta. De quem é a espaçonave?

sw-trailerfinal-5

sw-trailerfinal-6

Rey percebe algo estranho, será a queda de Finn no planeta? Se considerarmos a montagem do trailer é bem possível, considerando que o foco se altera para o personagem de Boyega a seguir.

sw-trailerfinal-7

De Jakku vamos para o que pode ser Hoth, possivelmente o quartel-general da Primeira Ordem. A cena já foi vista nos trailers anteriores, uma figura misteriosa – talvez o personagem de Andy Serkis – realizando um discursos perante as tropas. A utilização de Hoth como base não seria algo impensável, considerando sua história, uma grande vitória para o Império nos tempos passados. Essa escolha dialogaria perfeitamente com a base do “outro lado”, que não sabemos se ainda é a Aliança Rebelde ou uma Nova República.

sw-trailerfinal-8

Fui criado para fazer só uma coisa. Mas não tenho nada pelo que lutar

Aqui entramos no território da pura especulação, que pode ser muito bem o trecho inicial da obra. Finn (na primeira imagem abaixo) descobre o potencial da nova arma da Primeira Ordem – que vimos no recente poster, algo muito similar à Estrela da Morte – e decide desertar, o que perfeitamente se encaixa com suas palavras acima. Na fuga (que tenta ser discreta ou não) ele é abatido pelo Star Destroyer que vemos na segunda imagem e acaba caindo em Jakku, onde conheceria Rey, que percebera a queda de sua nave. Vale lembrar que o personagem ainda está vestido de Stormtrooper quando cai no planeta desértico, conforme vimos no primeiro teaser.

sw-trailerfinal-9 sw-trailerfinal-10 sw-trailerfinal-11

Aqui, porém, ele já está sem sua armadura e evidentemente cansado de uma longa caminhada, que provavelmente termina no assentamento onde Rey está e onde conhecerão Han Solo.

sw-trailerfinal-12 sw-trailerfinal-13

Com os dois heróis apresentados o foco novamente muda, dessa vez para o vilão, Kylo Ren (Adam Driver) e os cavaleiros de Ren em seu Star Destroyer, possivelmente o mesmo que vemos (aparentemente) abatendo a nave de Finn. Algo digno de nota é que em nenhum ponto vemos qualquer frota estelar, somente naves solitárias, revelando uma possível falta de uma força hegemônica na galáxia. O término do Império pode ter levado a uma era marcada pela ausência de um governo centralizado, com pequenos grupos lutando por ideais de anos passados.

Nas imagens abaixo vemos não só o interior da gigantesca nave, como um raio vermelho, provavelmente emitido pela nova Estrela da Morte (se é que posso utilizar esse nome). Vale lembrar que o raio da estação original anterior era verde e que a utilização do vermelho aqui pode refletir a fixação do Kylo pelo Lado Negro

sw-trailerfinal-14 sw-trailerfinal-15

Nada poderá nos deter. Eu vou terminar o que você começou.

A questão é: o que exatamente Vader começou aos olhos de Kylo? A destruição da Ordem Jedi? A dominação da galáxia? A morte ou conversão dos Skywalker? Afinal, são poucos os que sabem que Luke é filho de Vader e esse conhecimento provavelmente foi enterrado com o passar dos anos. O vilão observa o capacete destroçado com nítida veneração e sua própria máscara evidencia isso.

sw-trailerfinal-16 sw-trailerfinal-17

Ren, então, tortura Dameron utilizando os poderes do Lado Negro. Pelo sangue no rosto do personagem essa é apenas uma parte do processo, provavelmente de conversão do piloto. Será que Kylo busca transformá-lo em um Cavaleiro de Ren? Ou apenas deseja informações – seja da localização de Luke (ausente tanto no poster, quanto no trailer), seja do sabre de luz do Jedi?

sw-trailerfinal-18 sw-trailerfinal-19

Em seguida o que, possivelmente, é o poder da nova estação de batalha, dizimando um planeta. Essa sequência inteira cria um forte paralelismo com Uma Nova Esperança – Leia também é torturada e vê seu planeta natal sendo destruído, tudo para que Tarkin extraia dela a localização da base rebelde.

sw-trailerfinal-20

Há histórias sobre o que aconteceu.

São verdadeiras. Todas elas.

Se você não tinha se arrepiado/ chorado/ dado pulos essa é a hora certa. Ao som de The Rebel Fleet, da trilha sonora de O Império Contra-Ataca, a Milennium Falcon faz sua primeira aparição no novo trailer, novamente em Jakku. Considerando o que vimos antes é quase seguro dizer que Han e Chewie resgatam Finn e Jake Rey do planeta.

sw-trailerfinal-21 sw-trailerfinal-22

À bordo da Millenium Falcon as palavras acima repercutem em nossa mente. As tais histórias são dos eventos dos episódios IV, V e VI ou dos jedi em geral? Mais uma vez o cenário de uma galáxia dividida e, na falta de uma palavras melhor, bagunçada, voltam à nossa mente. A ordem Jedi não foi recriada, Solo é, visivelmente, um homem abalado, cujas lutas no passado não geraram os frutos esperados. Agora, a relação entre esses personagens é pautada no mero acaso ou existirão vínculos familiares? Eu chutaria que Rey é filha de Han e Leia, mas descobriremos isso no dia 17!

sw-trailerfinal-23 sw-trailerfinal-24

Um pulo para o hiperespaço! Não tem nada aqui, simplesmente ficou sensacional e eu precisava comentar.

sw-trailerfinal-25

E os arrepios somente aumentam, ao som do tema da Força, os Cavaleiros de Ren novamente aparecem! É curioso notar que apenas Kylo conta com um sabre de luz, mas suas roupas não diferem muito daquela de seus companheiros. Eu apostaria que Kylo está longe de ser um sith e que todo seu conhecimento sobre o Lado Negro e construção da arma dos jedi foi adquirida por conta própria. Mas o que as imagens abaixo nos dizem? Aparentemente eles estão em um campo de batalha ou procurando algo, novamente a pergunta: será Luke?

sw-trailerfinal-26 sw-trailerfinal-27

As X-Wings estão chegando! Em uma continuação da cena que vimos nos trailers anteriores, assistimos os Stormtroopers (será que aqui eles fazem alguma coisa?) se preparando para a chegada do esquadrão. E esses destroços? Serão a base dos “mocinhos” destruída pela Primeira Ordem?

sw-trailerfinal-28 sw-trailerfinal-29 sw-trailerfinal-30

O Lado Sombrio. Os Jedi. São reais.

Percebam como Dameron se refere primeiro ao Lado Sombrio, indicando, possivelmente, não só uma maior influência deste nos eventos de O Despertar da Força, como uma possível queda do personagem na nova trilogia. Além disso, o trecho “Os Jedi” é dito quando Finn ocupa o centro do quadro, revelando o caminho do personagem no filme.

Na cena em si vemos o que muito bem pode ser Yavin 4, a lua que serviu como base rebelde no Episódio IV. Sim, ela foi destruída pelo Império entre Uma Nova EsperançaO Império Contra-Ataca, mas o novo longa parece estar repleto de paralelismos e se a base da Primeira Ordem é em Hoth, faria sentido esta ser nas ruínas de Yavin.

Vale ressaltar também que a roupa dos soldados que vemos mais aparenta como aquelas de guerrilheiros e o simples fato de não estarem em um planeta central da galáxia – vulgo, Coruscant (que em ponto algum é mostrado) – pode indicar que, de fato, não há uma Nova República. Aqui eles provavelmente se preparam para a batalha que vimos nas imagens acima e na quarta abaixo.

sw-trailerfinal-31 sw-trailerfinal-32 sw-trailerfinal-33 sw-trailerfinal-34

Se você gostou do speeder de Rey dos trailers passados, pode ir dizendo adeus, pois ao que tudo indica ele é destruído aqui pelos tie-fighters. Provavelmente os dois ainda não encontraram Han aqui e realmente precisarão dele se desejam escapar com vida. Sem dúvidas o pior dia da vida de Finn.

sw-trailerfinal-35 sw-trailerfinal-36 sw-trailerfinal-37

Yavin novamente? Será essa a entrada do salão no qual Luke, Han e Chewie recebem suas medalhas no final de Uma Nova Esperança? E esse robô vermelho aí? Será um mero figurante?

sw-trailerfinal-38

A única aparição de Luke e de R2 em meio a rocha e fogo. O jedi parece ter se auto-exilado, similarmente o que fizera Yoda após A Vingança dos Sith. Já qual a razão disso? Desesperança, após enxergar que as coisas não seguiriam o rumo esperado? Que a volta aos tempos não-sombrios custaria muito mais do que apenas a morte do Imperador?

sw-trailerfinal-39

A nave de Kylo pousa em meio a uma ocupação pela Primeira Ordem. Reparem que os stormtroopers estão rendendo inúmeras pessoas. Logo em seguida vemos a Capitã Phasma novamente. As cabanas rústicas indicam que ali existia um grupo mais tribal e na terceira imagem abaixo testemunhamos uma execução (basta ver o stormtrooper atrás de Kylo parado com sua arma abaixada). Será esse o mesmo local que vemos Luke na imagem acima? Mais e mais perguntas!

sw-trailerfinal-40 sw-trailerfinal-41 sw-trailerfinal-42

E depois de uma execução vemos Rey chorando diante de um corpo. O desfoque não nos permite identificar quem é, mas se parece muito com chewbacca não é? Será que o wookie companheiro de Han encontrará seu fim aqui em O Despertar da Força? Se sim, as lágrimas de Rey não serão as únicas que irão escorrer na sessão.

sw-trailerfinal-43 sw-trailerfinal-44

E uma montagem “malvada” nos mostra justamente quem logo em seguida? Chewie! Praticamente no centro do quadro e com um aparente machucado em seu braço direito. Podem preparar seus lenços.

sw-trailerfinal-45

A Força. Está chamando por você.

Essa daqui é reveladora. Uma X-Wing (com BB-8) em um planeta gélido, provavelmente onde fica a base da Primeira Ordem. E para que uma muralha em um universo onde já existem naves? E quem a Força está chamando? Será Finn? Rey? Ou os dois? Afinal, vimos o personagem de Boyega empunhando um sabre, mas nada impede que Rey também se torne uma jedi.

E abaixo a continuação da cena que já vimos nos trailers anteriores.

sw-trailerfinal-46

sw-trailerfinal-47

Good, good. Give in to your anger. Rey perdeu alguém e agora está, no mínimo, irritada. Mas que repercussões isso irá gerar para sua trajetória? Será que ela, também, corre o risco de cair para o Lado Sombrio da Força?

sw-trailerfinal-48

Dá quase para ouvir o Wilhelm Scream aqui. Uma X-Wing atirando em um stormtrooper! Inédito na franquia, até porque só havíamos visto as naves em combates espaciais. Será que esse daí acerta o alvo?

sw-trailerfinal-49

Ren se vira subitamente e utiliza seus poderes. Eu chutaria que alguém tentou se esgueirar por trás dele, talvez Poe? E assim ele foi capturado, desembocando na cena de tortura que vimos naquela imagem anterior?

sw-trailerfinal-50

Continuação do dogfight em Jakku, dessa vez com a Millenium Falcon atravessando o fogo de uma explosão. Ou será que ela foi acertada pelo tie-fighter?

Na terceira abaixo, a ponte de comando de um Star Destroyer sendo destruída. Será a nave de Kylo? Afinal, só vimos um destroyer até agora nos trailers (excluindo aquele caído no planeta desértico). Pelo jeito teremos também batalhas espaciais!

sw-trailerfinal-51 sw-trailerfinal-53 sw-trailerfinal-54

Essa daqui é de partir o coração e gera muitas perguntas. Leia evidentemente desamparada abraça Han. Será que Chewie mesmo morreu? Ou isso marca uma separação dos dois, ao passo que Solo precisa novamente entrar em combate na Falcon? Pode também ser um reencontro, já que em momento algum vemos ambos juntos.

sw-trailerfinal-55

E, por fim, um evidente erro de Finn, que achava que poderia enfrentar Ren sozinho. A postura do herói está correta (na primeira imagem, é claro). Mas o que o fez se acovardar? Existe a possibilidade dele não saber que Kylo contava com um sabre de Luz até então. Além disso é a primeira vez que vemos o personagem de Adam Driver sem o capacete, será este o clímax da obra? E novamente podemos notar como sua lâmina é bruta e não tão focada quanto aquela dos jedi.

sw-trailerfinal-56 sw-trailerfinal-57 sw-trailerfinal-58 sw-trailerfinal-59

Deixe-a despertar.

Agora só nos resta esperar pelo dia 17 de Dezembro. Enquanto isso, deixem seus comentários abaixo, nos digam o que acharam do trailer, revelem suas teorias! Eu, pessoalmente, irei me congelar até a data da estreia.

sw-trailerfinal-60

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.