Entenda Melhor | Star Wars: Os Últimos Jedi – O Teaser Trailer em Detalhes

os-ultimos-jedi-teaser-trailer

Depois de uma longa, longa espera, enfim, recebemos o primeiro teaser de Star Wars: Os Últimos Jedi! Seguindo o mesmo esquema do material promocional de O Despertar da Força, o trailer não entregou muito da história, quase nada para falar a verdade, mas isso não nos impede de criar 1001 teorias e especulações sobre as imagens divulgadas! Venham conosco, portanto, nessa jornada por essa galáxia muito, muito distante!

Como costumamos fazer (basta conferir aqui a lista completa de nossos Entenda Melhor sobre trailers), analisamos o teaser quadro-a-quadro e trouxemos nossos comentários para debater com nossos leitores. Não se esqueçam, portanto, de comentar lá embaixo sobre o que acharam e o que observaram nesse teaser. Mas antes, que tal conferir o trailer de novo?

Assistiram? Então vamos lá!

********

os-ultimos-jedi-teaser-01

os-ultimos-jedi-teaser-03

os-ultimos-jedi-teaser-04

os-ultimos-jedi-teaser-05

Você achou que eram estrelas, não é? Mas o que vemos aqui é o planeta no qual Rey termina sua jornada em O Despertar da Força, onde, enfim, encontra Luke Skywalker e, pelo jeito, não muito tempo se passou, considerando que a sua aparência é a mesma do filme anterior. É criado, aqui, um paralelo óbvio com o primeiro teaser do Episódio VII, que começava bruscamente com Finn levantando suado no meio do deserto – agora, quem se levanta é a câmera. E o que podemos tirar esse primeiro trecho? Aparentemente Rey caiu (ninguém dá tapas no chão sem nenhum motivo) ou teve alguma visão terrível que a fez perder o fôlego. Possivelmente mais daquelas que vimos na sequência na qual ela encontra o sabre de luz no longa anterior.

os-ultimos-jedi-teaser-07

os-ultimos-jedi-teaser-08

os-ultimos-jedi-teaser-09

os-ultimos-jedi-teaser-10

Respire. Apenas respire. Agora… concentre-se. O que você vê?

Nada mais que um establishing shot da ilha na qual os dois Jedi se encontram, para os esquecidos que não se lembram de O Despertar da Força. Mas ouvimos as palavras de Luke Skywalker, que, evidentemente está treinando Rey. Pelo que vemos adiante no trailer é possível que ele a esteja treinando de um jeito diferente e aqui já recebemos algumas dicas disso. Vejam como ela se encontra no meio de duas rochas, podendo significar que ela representa o balanço da Força, funcionando como algo no meio, nem luz, nem sombras. É pura suposição, claro, mas faz sentido considerando as palavras finais de Luke no teaser.

os-ultimos-jedi-teaser-11

Luz.

Uma personagem de costas aparece no que claramente é uma base ou interior de uma nave da Resistência. Será essa Leia Organa? Sabemos que imagens gravadas de Carrie Fisher poderão ser utilizadas no Episódio IX, mas nada foi dito sobre sua aparição em Os Últimos Jedi. Vale lembrar que a República foi destruída e a localização da base dos “mocinhos” do filme anterior fora descoberta, então talvez vejamos um foco maior no espaço nesse filme.

Outro ponto desse trecho é pura suposição, mas acredito ter escutado, bem baixo, as palavras I Love You ou help me Obi-Wan, sendo ditas por Leia. Se esse for o caso é bem provável que essa pessoa de costas seja ela mesma.

os-ultimos-jedi-teaser-12

Escuridão.

Já foi dito que Kylo Ren teria uma nova aparência nesse filme e, pelo estado de sua máscara antiga, podemos inferir que seu temperamento não melhorou muito do filme anterior para esse. A fumaça saindo dos destroços também revela bastante, mostrando que, provavelmente, foi o próprio Ren que destruiu o capacete com seu sabre de luz instável.

Nesse trecho também podemos escutar a voz, bem baixinha mesmo, de Obi-Wan (o de Alec Guinness) dizendo “seduzido pelo Lado Negro”, tirado, é claro, de Uma Nova Esperança.

os-ultimos-jedi-teaser-13

os-ultimos-jedi-teaser-14

O equilíbrio.

Nesse momento que nos damos conta que veremos coisas muito velhas do universo de Star Wars nesse filme. O que temos aqui é um livro. Um livro! Vale lembrar que mesmo nos tempos da república, mais de cinquenta anos antes, tudo era guardado em bibliotecas digitais, com interfaces holográficas. Essencialmente essa é a primeira vez que um livro físico aparece em Star Wars (me corrijam se eu estiver enganado, mas realmente não tenho nenhuma lembrança disso). Será que é o tão falado Journal of the Whills? Vemos na capa o símbolo da Ordem Jedi enquanto ouvimos a palavra equilíbrio. Já foi dito mais de uma vez em outras obras que os Jedi são responsáveis pelo equilíbrio da Força, mas sabemos que eles falharam miseravelmente nos tempos recentes. Será que Luke vai recorrer a antigos ensinamentos, dos tempos da Velha República, talvez antes (lembrando que existiram três repúblicas na cronologia de Star Wars: A Velha, uma segunda vista na trilogia prelúdio e a Nova)?

Outro aspecto interessante é o que parece ser uma árvore gigantesca no primeiro quadro acima. A primeira vez que uma árvore é mencionada no cânone Star Wars foi recentemente na minissérie em quadrinhos Império Despedaçado, que foi um prelúdio a O Despertar da Força. Nela, Luke vai em uma missão para salvar mudas de uma árvore sensitiva à Força que crescia em um Templo Jedi. A introdução desse conceito não foi aleatório, muito ao contrário. Portanto, podemos esperar algum desenvolvimento dessa questão.

os-ultimos-jedi-teaser-16

É muito maior.

O que é maior? O equilíbrio? A Força em si? Recordemos que Luke teve um treinamento no esquema “intensivão” e jamais aprendeu elementos cruciais sobre a filosofia Jedi, ao menos não com Obi-Wan e Yoda. É possível que vejamos ele próprio aprendendo como ensinar aqui, enquanto descobre mais segredos sobre a Força. Será que sua visão sobre o papel dos Jedi será diferente? Ele considera que devem ficar isolados da política da galáxia? Afinal, ele se isolou por um motivo.

os-ultimos-jedi-teaser-17

os-ultimos-jedi-teaser-18

os-ultimos-jedi-teaser-19

E aqui temos uma cena de podracing! Só nos seus sonhos, George Lucas! Claramente esses veículos são planadores e não naves e no fundo temos silhuetas de AT-ATs (2.0)? É o que parece! Se esse for o caso, é bastante provável que esse filme seja espelhado em O Império Contra-Ataca, já que as naves utilizadas para destruir os walkers naquele filme também era planadoras e, claro, teremos um treinamento Jedi em um lugar isolado, além de um wannabe-Sith mais irritado que o de costume.

os-ultimos-jedi-teaser-20

Aqui devemos especular novamente. Finn está desacordado, claro, e parece estar em:

A – Uma câmera de hibernação (acho difícil).

B – Foi capturado pela Primeira Ordem e está em uma espécie de coma induzido. Também não acredito que seja isso, pois a a Ordem não se preocuparia em colocar um travesseiro embaixo de sua cabeça.

C – Um equivalente ao tanque bacta. Eu não apostaria nessa opção, mesmo ele tendo sido gravemente ferido no filme anterior. Mas faria sentido de qualquer forma, especialmente porque um fã traduziu o aurebesh e descobriu a palavra “estável” no pod.

D – Pela imagem estática não dá para ver, mas o exterior dessa cápsula parece estar em movimento, ele poder estar, portanto, sendo lançado em direção a algo. Vale notar que sua roupa branca lembra a de um Stormtrooper, mas com alguns detalhes a mais. Rumores diziam que ele se infiltraria em uma base da Primeira Ordem, mas resta esperar para descobrir.

os-ultimos-jedi-teaser-21

os-ultimos-jedi-teaser-23

Base da resistência sendo atacada! O Império Contra-Ataca de novo? É possível e já é o segundo filme que Poe perde a sua X-Wing. Mas tem mais coisas em quadro para olharmos. Que tal essas possíveis A-Wings do lado direito e esquerdo? E a porta do hangar é típica de naves capitais em Star Wars, voltamos, portanto, ao que eu disse sobre o filme ter um foco maior no espaço – de repente após a destruição da base da Resistência pelos walkers?

os-ultimos-jedi-teaser-24

os-ultimos-jedi-teaser-25

os-ultimos-jedi-teaser-26

Millenium Falcon destruindo Tie Fighters como de costume, mas vale lembrar que a nave fora levada por Rey ao planeta onde Luke está. A menos que Chewbacca retorne sem ela, é possível que a garota interrompa seu treinamento, da mesma forma que Luke o fez no Episódio V – as semelhanças não param!

os-ultimos-jedi-teaser-27

os-ultimos-jedi-teaser-28

Olha só quem está de volta! E com uma cicatriz novinha em folha para o deixar mais parecido com Anakin. Claro que os dois irão lutar novamente aqui a menos que Ren volte para o lado da Luz, mas acredito que isso só irá acontecer no Episódio IX. Vamos teorizar um pouco. Existe a possibilidade de Rey ser a escolhida, uma reencarnação de Anakin ou algo assim (teoria que eu, pessoalmente, detesto). Mas e se ela E Kylo forem essa “reencarnação”? Vamos voltar para os episódios Overlords, Altar of MortisGhosts of Mortis (3X15,16 e 17) de Clone Wars. Lá vemos uma espécie de dimensão de bolso na qual existem três seres, um pai, que mantém o equilíbrio da Força, sua filha, que representa o lado da Luz e seu filho, o Lado Negro. Dito isso, é possível que vejamos esse paralelo aqui em Os Últimos Jedi, de repente, com Luke precisando manter esse frágil equilíbrio.

os-ultimos-jedi-teaser-29

os-ultimos-jedi-teaser-30

Lembram da famosa cena na qual Skywalker coloca sua mão robótica no R2-D2? Pois aqui, aparentemente, veremos o que realmente aconteceu nesse flashback. Pelo que parece é a destruição do templo Jedi pela Primeira Ordem, com a Capitã Phasma saindo dos destroços. Claro que podem ter colocado duas cenas de destruição juntas para dar a entender que ela estava lá, quando, realmente, não estava, mas quero acreditar que ela conta com uma importância maior no universo de Star Wars. O que deve ser notado é que Luke está observando o templo destruído à distância, mas ele está olhando diretamente para as ruínas e não olhando para trás, chegando a cair de joelhos quando vê a situação do local. É possível, portanto, que ele não estivesse presente quando tudo aconteceu. Além disso, ele está encapuzado e ninguém em sã consciência coloca um capuz quando está fugindo de um prédio em chamas (a não ser que a capa esteja molhada, claro).

os-ultimos-jedi-teaser-31

os-ultimos-jedi-teaser-32

os-ultimos-jedi-teaser-33

Uma batalha no espaço! Pela posição das naves da Resistência elas estão defendendo ou tentando sair do planeta logo abaixo. O design desses veículos é interessante também, mostrando similaridades com as fragatas médicas da trilogia original e, ao mesmo tempo, com as B-Wings, que foram introduzidas no universo expandido, mas ganharam seu espaço no novo cânone.

os-ultimos-jedi-teaser-34

os-ultimos-jedi-teaser-35

Está na hora de os Jedi acabarem.

Luke se tornou bem dramático na sua velhice e não é por menos, já que presenciou tudo o que ele construiu ser destruído. Podemos teorizar um pouco sobre essas suas palavras. Ele pode estar se referindo a uma nova Ordem, algo que preza mais o caminho do meio e não só a Luz, como os Jedi sempre fizeram. É possível, também, que isso seja somente uma relutância inicial do velho em treinar Rey, como fora o caso de Yoda em O Império Contra-Ataca. Claro que ele pode ter começado a acreditar que todos os males da galáxia são provenientes dos Jedi, mas não apostaria nessa opção.

Está bastante claro que esse vai ser um capítulo mais sombrio da saga, algo denotado pelo próprio logo, que utiliza o vermelho, notavelmente a cor ligada aos Sith e derivados. Eu apostaria em um grande paralelo com o Episódio V, da mesma forma que O Despertar da Força fez com Uma Nova Esperança e vocês, o que acham? Deixem os comentários abaixo e nos digam se deixamos passar algo e quais as suas teorias sobre o filme!

GUILHERME CORAL. . . .Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.