Entenda Melhor | Thor: Ragnarok – O Teaser Trailer em Detalhes

thor_ragnarok_trailer_plano_critico

Depois de diversas imagens muito (MUITO!) coloridas dos diversos personagens de Thor: Ragnarok, vem o aguardado teaser trailer de quase dois minutos que mostra muito humor, mas um comedimento maior no colorido. O filme, dirigido pelo improvável Taika Waititi, é o terceiro do Universo Cinematográfico Marvel tendo Thor como protagonista e contará com Chris Hemsworth novamente no papel título, além da volta de Idris Elba como Heimdall, Tom Hiddleston como Loki, Jaimie Alexander como Sif, Anthony Hopkins como Odin e Ray Stevenson como Volstagg. As grandes novidades são a adição de Cate Blanchett como Hela, Karl Urban como Executor, Tessa Thompson como Valquíria, Jeff Goldblum como Grão-Mestre e, claro, Mark Ruffalo como Hulk.

O filme estreará por aqui no dia 02 de novembro de 2017 (se nada mudar, claro). Em termos de “spoilerômetro”, para um teaser até que vemos muita coisa em termos dos personagens e um pouco da história, mas nada que já não tenha sido visto em imagens promocionais por aí. O problema é que, se o teaser já começou assim, imagina só o que pode vir entre agora e novembro…

Como costumamos fazer (basta conferir aqui a lista completa de nossos Entenda Melhor sobre trailers), analisamos o teaser quadro-a-quadro e trouxemos nossos comentários para debater com nossos leitores.

Mas vamos antes conferir o teaser de quase dois minutos novamente?

Preparados? Então vamos lá para a análise!

trailer-01-ragnarok01

trailer-01-ragnarok02

trailer-01-ragnarok03

trailer-01-ragnarok04

Thor: Está bem, eu sei o que estão pensando. Como isso aconteceu?

A primeira coisa que chama atenção no teaser é que o filme parece que será narrado por Thor em primeira pessoa. Muita gente tem visto isso como um sinal que, à la Deadpool, Thor quebrará a quarta parede e conversará com o espectador, o que pode efetivamente acontecer considerando que temos Taika Waititi na direção, mas creio que seja mais provável mesmo uma narração em off como em Blade Runner ou que até mesmo não seja nada disso e essa narração nem esteja no filme e tenha sido feita para o teaser.

Mas o mais importante é tentar identificar que lugar é esse que o Deus do Trovão está. Uma possibilidade é que já seja Sakaar, o planeta gladiatorial retirado de Planeta Hulk e que vemos em detalhes mais a frente, mas considero improvável. Uma outra possibilidade – mais provável – é que este seja um dos Nove Reinos, mais especificamente Niflheim ou Hel, um dos reinos infernais comandados por Hela, já que essa cena parece acontecer cronologicamente depois do combate entre ela e Thor (mais sobre isso abaixo). Mas há uma outra possibilidade ainda: que esse local cheio de lava seja Mustafar… digo, Muspelheim, mais um dos Nove Reinos, este comandado pelo demônio Surtur, arqui-inimigo de Thor e cuja presença no filme é possível considerando a arte conceitual mostrada na Comic-Con. Aposto nessa última possibilidade pois é a partir de Muspelheim, com Surtur e seus filhos que, na Mitologia Nórdica, o Ragnarök começa (e isso é razoavelmente espelhado no Ragnarok dos quadrinhos Marvel)…

trailer-01-ragnarok06

trailer-01-ragnarok07

trailer-01-ragnarok08

 

trailer-01-ragnarok10

trailer-01-ragnarok11

trailer-01-ragnarok12

Thor: Bem, é uma longa história.

Thor, ainda cabeludo e na Terra, o que em tese determina que esta sequência acontece no primeiro terço do filme, enfrenta uma Hela que parece ter acabado de sair do banho (mas Cate Blanchett continua linda mesmo assim, portanto, nada a reclamar!). Não se sabe se ela estava presa em Asgard por Odin e se Loki, depois de tomar o lugar do pai, meteu os pés pelas mãos e acabou soltando-a, mas o fato é que ela parece bem furiosa e, mais do que isso, extremamente poderosa. Afinal, o martelo de metal uru forjado no coração de uma estrela por deuses (extraterrestres) de Asgard vira pó pelas mãos dessa deusa da morte. Thor, obviamente, deve ser espancado e, ato contínuo, acorrentado como vemos no começo do teaser.

O mais interessante disso tudo é que, nos quadrinhos atuais de Thor, ele tornou-se indigno de Mjölnir, não mais o empunhando. O martelo não foi destruído e, em seu lugar, um Thor de cabelos curtos (ou seja, nada de coincidências) empunha o machado Jarnbjorn, arma de sua juventude, no lugar e, depois, quase empunha o martelo do Thor do Universo Ultimate (falecido ou “anulado”, melhor dizendo). Fica difícil saber, apenas por um teaser, o quanto disso eventualmente pode sangrar para o filme e futuros desdobramentos (se sangrar), mas, se aprendemos algo com a Marvel, foi que eles não dão ponto sem nó.

trailer-01-ragnarok13

E, depois de um logo do Marvel Studios que começa na cor tradicional, vai para a azul e depois flerta com a psicodelia e o começo de Immigrant Song do Led Zeppelin

trailer-01-ragnarok14

…vemos Hela em toda sua glória dos quadrinhos, igualzinha como ela foi originalmente desenhada pelo sensacional Jack Kirby em 1964. Dois pontos aqui importantes. O primeiro é que Taika Waititi já afirmou mais de uma vez que o filme teve seu design de produção inspirado nos traços de Kirby, o que é uma escolha sensacional e que justifica o uso de cores vivas que vimos em fotografias do filme e que também pode ser vislumbrado na sequência da arena mais para frente no teaser.

O segundo ponto é que esse terceiro Thor parece ser o “filme dos capacetes”. Tudo aquilo que não vimos nos filmes anteriores, parece que veremos aqui, a começar por esse capacete chfrudo de Hela, que é sua marca registrada clássica nos quadrinhos.

Falando no quadro em si, aqui ela parece estar em local incerto e não sabido. Certamente não é Asgard. Pode ser seu reino – Hel ou Niflheim – e, mais importante ainda, parece que esse momento faz parte das outras sequência parecidas que vemos mais para frente e que discutirei também adiante, possivelmente formando um prólogo de origem como vimos nos outros dois filmes de Thor, o primeiro com a “origem da Mitologia Nórdica” e, o segundo, com a “origem de Malekith.

Ah, sobre Hela, há, ainda, uma teoria popular de fãs que diz que a personagem seria a personificação da morte por quem Thanos seria apaixonado (pois Thanos é apaixonado pela Morte nos quadrinhos e por ela aniquila mundos em oferenda). Seria uma forma interessante de reunir as linhas narrativas a caminho de Guerra Infinita, até porque a Marvel já disse que Thor: Ragnarok será o “começo” dessa estirada final do Universo Cinematográfico Marvel. E, claro, quem não se apaixonaria por Cate Blanchett, não é mesmo? Veremos!

trailer-01-ragnarok15

Asgard tão bonita. Tão limpinha. Tão arrumadinha… Pena que o Ragnarok em forma de Hela está chegando…

trailer-01-ragnarok16

Viu, não disse que Hela chegaria? Depois – ou antes, não sei – de estraçalhar o martelo de Thor, ninguém tem muita dúvida que esse exército aí não tem chance alguma contra ela, não é mesmo?

trailer-01-ragnarok17

trailer-01-ragnarok18

trailer-01-ragnarok19

Hela: Asgard morreu!

Exército valente. Hela com cara de má e empunhando uma espada sinistra. Não, esses extras (digitais ou não) realmente não têm a menor chance… Será que essa sequência de destruição se passa antes da obliteração de Mjölnir? É o que está parecendo, considerando que Thor aparece em meio…

trailer-01-ragnarok20

trailer-01-ragnarok21

trailer-01-ragnarok22

…às chamas que tomam Asgard e ele ainda tem suas madeixas loiras. Se eu quisesse arriscar uma linha temporal – e eu quero – diria que veremos um prólogo sobre a origem de Hela e de Valquíria (mais sobre isso a frente) seguido de Hela escapando de alguma prisão feita por Odin por incompetência de Loki, seguido da destruição de Asgard (o Ragnarok), de uma pancadaria na Terra já que é para lá que Thor e Loki vão procurar ajuda do Doutor Estranho (como vimos na sequência pós-créditos de Doutor Estranho) e somente depois veremos a versão condensada de Planeta Hulk. E, ao final, uma pancadaria para retomar tudo, com o Hulk como aliado.

Eu só realmente espero que essa destruição de Asgard seja MESMO a destruição de Asgard e não alguma coisa do tipo “pesadelo de Thor” ou “visão de Thor depois de ingerir cogumelos ou tomar um porre de hidromel”. Afinal, se o subtítulo é Ragnarok, queremos Ragnarok para valer!

trailer-01-ragnarok23

trailer-01-ragnarok24

De algum jeito, provavelmente depois de perder Mjölnir e de ser acorrentado no inferno, Thor cai em um “planeta ferro velho”. Digo de “algum jeito” apenas para efeito dramático, pois o segundo quadro mostra que esse planeta – que pode ser Sakaar – é cercado de portais estrelares ou buracos de minhoca que provavelmente servem para que todo o universo jogue lixo por lá, mais ou menos como fazemos com nossos oceanos (hoje estou ecológico, não me encham a paciência…). Eu disse que “pode ser Sakaar” pois não é imediatamente claro que esse é o planeta em que vemos a arena. Afinal, Thor pode ser capturado aí, mas enviado para outro planeta e esse outro ser Sakaar.

Ah, um desses portais estrelares será provavelmente responsável pela chegada do Hulk. Ou melhor, já deve ter sido responsável, a essa altura do campeonato, já que a última vez que vimos o sujeito, ele estava em um Quinjet fugindo para algum lugar da Terra ao final de Vingadores: Era de Ultron.

trailer-01-ragnarok25

trailer-01-ragnarok26

Thor: Oi, pessoal!

Esse é o Thor dos quadrinhos, com aquele vocabulário rebuscado clássico… Só que não… Mas tudo bem, né?

trailer-01-ragnarok27

trailer-01-ragnarok28

Assim como R2-D2, Thor é capturado por criaturas estranhas, mas…

trailer-01-ragnarok29

…é levado mesmo embora – ou comprado – não por Owen Lars, mas sim por uma criatura linda chamada Valquíria que deve levá-lo até aquela nave ali da direita (mas pode ser a da esquerda) e dali para Sakaar ou, se esse planeta já for Sakaar, para a arena do Grão-Mestre.

trailer-01-ragnarok30

trailer-01-ragnarok31

trailer-01-ragnarok32

E, então, temos a sequência que parece ser um prólogo sobre as “origens de Hela e Valquíria” que prometi abordar. Aqui, vemos uma ambientação igual ao quadro mais acima, do começo do teaser e Hela em toda sua glória com o capacete de chifres. Ela deve estar em seus domínios e as guerreiras que vemos em cavalos alados são as Valquírias que, na Mitologia Nórdica, são responsáveis por escolher os guerreiros vikings mortos em batalha dignos de serem levados ao Valhalla, um grande hall em Asgard construído para eles e governado por Odin.

Nos quadrinhos, Hela, que é a deusa nórdica da morte, não tem comando sobre os mortos de Valhalla e ela tenta por várias vezes adicionar mais esse domínio sob suas asas. Pode ser que algo semelhante tenha acontecido em algum passado imemorial nesse possível prólogo, o que a faz entrar em choque com as Valquírias. Ou pode ser que as Valquírias tenham sido aliadas de Hela que se voltaram contra ela, vai depender do roteiro. Mas, aparentemente, Hela saiu vitoriosa desse embate, considerando as guerreiras e cavalos alados despencando e aquele sorriso de maldade exultante que Hela tem no rosto.

Agora como exatamente essa Valquíria que vemos no filme tornou-se coletora de talentos gladiatoriais para o Grão-Mestre, são outros quinhentos. Nos quadrinhos, essa Valquíria, apesar de usar apenas o nome “Valquíria”, chama-se Brunhilda e é a líder das demais. Será que ela será exilada depois uma aliança com Hela ou de uma derrota pela espada da deusa da morte? Ou será que ela simplesmente terá se aposentado de suas funções de coletora de almas e resolveu trabalhar com algo parecido pela galáxia? E, mais interessante ainda, será que ela conhece Thor?

trailer-01-ragnarok33

trailer-01-ragnarok34

trailer-01-ragnarok35

trailer-01-ragnarok36

trailer-01-ragnarok37

Vemos um pouco mais do planeta-lixão e Thor sendo preparado para seu banho de beleza. Ele não me parece muito satisfeito, mas, aparentemente, não pode fazer muita coisa. E vemos um pouco mais de Valquíria em toda sua glória.

trailer-01-ragnarok38

Grão-Mestre: O que você me trouxe hoje? Diga.

E, finalmente, Jeff Goldblum aparece como o Grão-Mestre, cafetão, digo Ancião do Universo assim como o Colecionador (Benicio del Toro) em Guardiões da Galáxia. Enquanto o Colecionador é viciado em coleções, obviamente, o Grão-Mestre é viciado em jogos. Aqui, no caso, jogos gladiatoriais. Na versão dos quadrinhos, o personagem de Goldblum tem pele azul e uma roupa menos espalhafatosa do que a que vemos aqui, mas o figurino obviamente combina com o do Colecionador, mostrando que os Anciãos do Universo têm muito bom gosto…

trailer-01-ragnarok39

Valquíria: Um competidor.

Não sei, mas Valquíria não me parece muito certa do que ela está oferecendo ao Grão-Mestre. Será que isso significa que ela conhece Thor e sabe a burrada que está fazendo?

trailer-01-ragnarok41

É em novembro, hein, galera?

trailer-01-ragnarok42

trailer-01-ragnarok43

trailer-01-ragnarok44

Presumivelmente depois de Asgard ser destruída, os guerreiros serão espalhados pelo mundo e possivelmente caçados por Hela e seus minions. Aqui, vemos o sensacional Heimdall sem sua armadura dourada, mas ainda com sua mega-espada destruindo um ser de computação gráfica de design parecido com Hela. Será que veremos uma espécie de “resistência francesa” em Asgard, com Heimdall como líder? E como isso se encaixará na história maior?

trailer-01-ragnarok45

Aqui, um close-up de um dos portais estrelares para o planeta lixão. E essa nave aí? Será que é a do…

trailer-01-ragnarok46

Executor (Karl Urban)??? O visual está muito parecido com o dos quadrinhos e, mesmo que ele com duas metralhadoras na mão não faça muito sentido considerando que estamos falando de um filme de Thor, fato é que essa sequência é, cuspida e escarrada, a capa de O Poderoso Thor #362. Portanto, nada a reclamar!

E qual será o papel do Executor no filme? Ele é classicamente um vilão de Thor, mas no Ragnarok dos quadrinhos ele acaba cumprindo um papel nobre e é por isso levado ao Valhalla. Será que o teremos como um anti-herói aqui, como um vilão que, diante da queda de Asgard, acaba se bandeando para a “resistência”? E será que parte dos eventos acontecerá na Terra para ele ter essas armas terráqueas aí? Perguntas, muitas perguntas…

trailer-01-ragnarok47

Será esse quadro aí parte da retomada de Asgard ou da destruição de Asgard? Ou nenhuma das duas coisas?

trailer-01-ragnarok48

Hela continua espancando asgardianos, com direito a piruetas. Não, eles realmente não têm chance…

trailer-01-ragnarok49

E, no melhor estilo Zack Snyder de câmera lenta, finalmente vemos Loki brincando com suas facas e chegando com um exército. De que lado ele está? Será que ajudando Hela ou retomando Asgard dela? Ah, e alguém poderia por favor fazer um filme só dele? E mais uma coisa: segundo capacete do filme, o clássico chifrudo retorcido de Loki. Dois até agora…

trailer-01-ragnarok50

Grão-Mestre: Chegou a hora do evento principal.

E, anunciado com bombas de fumaça verde, o mais esperado momento do teaser começa.

trailer-01-ragnarok51

trailer-01-ragnarok52

trailer-01-ragnarok53

Thor, já limpinho e arrumadinho, com direito a pintura no rosto, entra por uma porta…

trailer-01-ragnarok55

trailer-01-ragnarok56

…coloca seu capacete que é uma versão moderna do seu clássico com “asas” (Estão contando? É o terceiro capacete!)…

trailer-01-ragnarok57

trailer-01-ragnarok58

… e se prepara, com marreta e escudo, para enfrentar seu desafio na arena de Sakaar.

trailer-01-ragnarok59

Grão-Mestre: E agora… Recebam o Incrível…

E, diretamente de Planeta Hulk, chega o Gigante Esmeralda. Quando digo “diretamente”, quero dizer exatamente isso, pois ele está igualzinho à sua versão gladiatorial na saga da Marvel, incluindo… sim, você acertou, o capacete no estilo centurião romano (são quatro na contagem do teaser!).

trailer-01-ragnarok60

Thor: É!!! Já nos conhecemos. Trabalhos juntos.

Chega, então, o momento mais hilário do teaser, com Thor se referindo ao Hulk como “um amigo do trabalho”. Claro, pois o monstro verde que o ajuda a derrotar alienígenas e robôs enlouquecidos é, apenas, “um amigo do trabalho”…  Antológica cena que, espero muito, esteja no filme e não seja cortada.

trailer-01-ragnarok61

trailer-01-ragnarok62

trailer-01-ragnarok63

Um pouquinho mais da arena, do Grão-Mestre e, curiosamente, Loki “dividindo” o sofá do camarote do Ancião do Universo. O que raios Loki está fazendo lá, não me perguntem, mas ele bem que gosta de ver o irmão apanhando, portanto…

trailer-01-ragnarok64

Thor: Ah, qual é…

Bruce Banner não parece mais controlar o Hulk. Péssima notícia para Thor… Só faltou um puny god aqui…

trailer-01-ragnarok65

trailer-01-ragnarok66

Outro momento desde já clássico para fechar com chave de ouro o teaser.

Parece que finalmente veremos uma luta digna e bem feita entre um deus que na verdade é um extra-terrestre contra um terráqueo bombado e raivoso. E sim, foi uma provocação, fanboys e fangirls…

trailer-01-ragnarok67

E vem o logo multi-colorido kirbyano para fechar essa belezura!

XXXXXXX —————- XXXXXXX

E é isso aí pessoal! Gostaram? Erramos algo? Têm alguma outra teoria? Soltem o verbo aí nos comentários e vamos conversar!

RITTER FAN & GUILHERME CORAL . . . Primeiro híbrido-crítico do Plano Crítico, Ri&Gui é a junção de duas mentes insanas, perturbadas e ousadas prontas para dominar o mundo. Surgidas diretamente das séries da CW, essas mentes pretendem espalhar, além da dominação, o amor e o nonsense pela Galáxia. Contemplem, ó, mortais, uma nova categoria de crítico!