Entenda Melhor | Thor: Ragnarok – O Trailer da Comic-Con 2017 em Detalhes

Para não ficar sem novidades disponibilizadas oficialmente ao público na San Diego Comic-Con 2017, a Marvel Studios soltou o segundo trailer de Thor: Ragnarok, terceiro filme com o herói, que estreará em 02 de novembro no Brasil e conta com uma adaptação não só do arco Ragnarok dos quadrinhos do deus nórdico, como também de Planeta Hulk, tendo o Gigante Esmeralda no filme, mais uma vez vivido por Mark Ruffalo, além da introdução no Universo Cinematográfico Marvel da deusa Hela, vivida por Cate Blanchett.

Como fizemos com o primeiro trailer e costumamos fazer com potenciais blockbusters (basta conferir aqui a lista completa de nossos Entenda Melhor sobre trailers), analisamos o novo trailer quadro-a-quadro e trouxemos nossos comentários para debater com nossos leitores.

Mas vamos antes conferir o teaser de dois minutos e meio novamente?

Agora vamos lá para as capturas de tela e nossos comentários!

trailer-2-thor-ragnarok02

O trailer já começa com uma vista aérea de Sakaar que, no filme, será um planeta “lixão” onde o Grão-Mestre (Jeff Goldblum) patrocina jogos gladiatoriais que terão como atrações Thor e, claro, Hulk. O visual é moderno, mas já carrega na pegada “jackkirbyana” em termos de cores e naquela torre totêmica bem no meio, para onde a nave está indo. Teremos dois filmes em uma mesmo ano – o outro é Liga da Justiça, claro – baseado em maior ou menor grau em conceitos e no estilo do grande Jack Kirby. Isso, por si só, já merece aplausos!

Aliás, essa torre aí, se vocês olharem bem de perto, é feita com esculturas de personagens do universo Marvel. Conseguem identificar, por exemplo, o Homem-Coisa ali no  meio? Todos eles seriam lutadores no Contest of Champions do Grão-Mestre? Campeões do passado?

trailer-2-thor-ragnarok04

Aqui é só uma repetição do momento em que Hela destrói o martelo de Thor, mas sem vermos a destruição em si. E é interessante notar a velocidade que os evento acontecem, pois essa demonstração de poder infinito da deusa da morte, conforme fica estabelecido logo na sequência seguinte, acontece um dia antes de Thor, já com os cabelos cortados, colocar os pés na arena do Grão-Mestre para tomar um sacode do Hulk. Será que a narrativa será um corre-corre danado?

trailer-2-thor-ragnarok05

trailer-2-thor-ragnarok06

trailer-2-thor-ragnarok07

trailer-2-thor-ragnarok08

trailer-2-thor-ragnarok09

trailer-2-thor-ragnarok10

trailer-2-thor-ragnarok11

Esses momentos em cortes rápidos também não são novidade, por já terem constado, de uma forma de outra, no primeiro trailer. Vemos Thor caindo em Sakaar por intermédio de um buraco de minhoca e sendo capturado pelos locais. A narrativa, do próprio Thor, combina com o que vemos, mas tem uma pegada toda jocosa, com o herói dizendo que saiu em uma jornada de auto-descoberta.

trailer-2-thor-ragnarok12

trailer-2-thor-ragnarok13

trailer-2-thor-ragnarok14

Essa sequência também não é inédita, mas é boa demais para deixarmos de fora. Afinal, Hulk com figurino exatamente igual ao de Planeta Hulk se preparando para descer a lenha em Thor é impagável!

trailer-2-thor-ragnarok15

Psicodelia no logotipo da Marvel Studios e….

trailer-2-thor-ragnarok16

trailer-2-thor-ragnarok17

vemos Mark Ruffalo, ou melhor, Bruce Banner completamente perdido e perguntando onde ele está. Quero só ver como é que a chegada dele ali será explicada, pois a última vez que o vimos, ele estava em um Quinjet, em direção desconhecida (mas na Terra), ao final de Era de Ultron. Aquele “furacão” ao fundo da primeira imagem parece ser um dos buracos de minhoca espalhados por todo o planeta.

trailer-2-thor-ragnarok19

trailer-2-thor-ragnarok20

Enquanto vemos uma nave circular voando em direção a um buraco de minhoca, ouvimos Thor explicar (a Bruce Banner, provavelmente) que Hela, a deusa da morte, invadiu Asgard, o que abre espaço para ela própria aparecer…

trailer-2-thor-ragnarok22

trailer-2-thor-ragnarok23

…dizendo o quanto sentiu falta disso, sendo que “disso” deve ser destruição e morte. Em segundo plano, vemos Karl Urban como Executor, aqui uma espécie de capanga de Hela.

trailer-2-thor-ragnarok24

trailer-2-thor-ragnarok25

trailer-2-thor-ragnarok26

Essas são as sequências que pessoalmente estou mais curioso para ver. Elas parecem ser de um flashback sobre o conflito das Valquírias – cavalgando seus cavalos alados – contra uma furiosa Hela, com sua galhada ainda maior do que a que vemos no presente. O terceiro quadro parece até tirado diretamente de uma pintura romântica.

trailer-2-thor-ragnarok27

trailer-2-thor-ragnarok28

trailer-2-thor-ragnarok29

trailer-2-thor-ragnarok30

trailer-2-thor-ragnarok31

Aqui, um momento relaxante entre Thor e Banner, depois da luta na noite anterior. Thor diz que eles lutaram e que ele ganhou, mas Banner sente que há algo de errado com essa afirmação. Os cortes deixam evidente o que aconteceu e Thor deve ter apanhado que nem boi ladrão. Essa luta épica, aliás, tem potencial para ser tudo aquilo que um certo filme com “v” no meio não foi… (calma, fanboys, calma, nada de arrancar os cabelos…).

trailer-2-thor-ragnarok34

trailer-2-thor-ragnarok35

O elmo de Hela parece ser orgânico e ele ainda escurece seu rosto nos olhos dando aquela impressão de máscara, como a conhecemos classicamente dos quadrinhos.

trailer-2-thor-ragnarok36

Olhem esse quadro que coisa linda!

trailer-2-thor-ragnarok37

trailer-2-thor-ragnarok38

trailer-2-thor-ragnarok39

trailer-2-thor-ragnarok40

Um pouquinho da destruição de Asgard que já vimos no primeiro trailer, mas é sempre bom ver mais Cate Blanchett!

trailer-2-thor-ragnarok41

Especialmente se for em destaque como nesse quadro, mesmo tendo que aturar a cara feia do Executor também…

trailer-2-thor-ragnarok43

Mais do flashback, com Hela arremessando as centenas de espadas. Eu já disse que é a sequência que mais quero ver no filme?

trailer-2-thor-ragnarok45

trailer-2-thor-ragnarok46

Vocês acham que a Marvel, ao mencionar a “formação de uma equipe”, está fazendo referência aos Vingadores lá atrás, no filme de 2008, ou à Liga da Justiça, que terá lançamento mais ou menos na mesma época? Confesso que acho que a desculpa oficial é a primeira, mas que a razão verdadeira é aquela alfinetada de leve entre estúdios amigos (pois eles são amigos – quem briga que nem em rinha de galo são os fãs de um e de outro que defendem suas paixões como se eles próprios tivessem escrito as obras…).

trailer-2-thor-ragnarok48

E, então, descobrimos que aquela nave circular que vimos antes era provavelmente pilotada por Valquíria, ou Brunhilda, vivida por Tessa Thompson, que aqui aparece com um figurino diferente do outro trailer, mais para o branco.

trailer-2-thor-ragnarok50

trailer-2-thor-ragnarok51

E temos, aqui, a nova equipe sendo montada, com Thor, Hulk, Valquíria e, surpresa, surpresa, Loki, o meio-irmão querido de Thor que obviamente não causará nenhum problema e nem trairá ninguém no processo…

trailer-2-thor-ragnarok55

Mais uma imagem com Valquíria de branco com suas espadas, prometendo chutar muitas bundas e…

trailer-2-thor-ragnarok56

…os irmãozinhos queridos partindo para a ignorância com duas armas bastantes robustas…

trailer-2-thor-ragnarok57

trailer-2-thor-ragnarok58

…que eles usam para botar abaixo seres e cenário que parecem ter sido tirados diretamente de páginas desenhadas por Jack Kirby. Agora uma pergunta: quem é o sujeito homenageado pela estátua. Ele está usando o mesmo escudo que  Thor usa na arena, repararam?

trailer-2-thor-ragnarok61

trailer-2-thor-ragnarok62

trailer-2-thor-ragnarok63

E, aqui, o money shot: trata-se de Fenrir, o lobo gigante da mitologia nórdica que é um dos filhos de Loki e pai de Skoll e Hati. A importância dele na mitologia e para o filme é que ele está intimamente ligado com o Ragnarok – o crepúsculo dos deuses. Na história nórdica, as profecias de que Fenrir traria o fim dos tempos e seu crescimento impressionante fazem com que os deuses o prendam a uma árvore com uma corrente inquebrantável (será a corrente usada em Loki logo acima?).

Vê-lo lutar contra o Hulk será outro ponto alto do filme, provavelmente. Além disso, será particularmente interessante ver como o roteiro lidará com as raízes nórdicas de Fenrir e se ele será, no filme, filho de Loki. Aliás, Hela também é filha de Loki na mitologia (mas não nos quadrinhos).

trailer-2-thor-ragnarok64

Olha aí o Grã-Mestre, Valquíria e uma personagem cujo figurino foi retirado diretamente das páginas de Jack Kirby (novamente!).

trailer-2-thor-ragnarok65

Aqui vemos o Executor segurando as duas metralhadoras M-16 retiradas diretamente da capa de O Poderoso Thor #362. Isso significa, provavelmente, que em algum momento a ação se muda para a Terra, pois não haveria outra explicação para a presença das armas aqui (a não ser que elas façam parte de alguma coleção do Grão-Mestre…).

trailer-2-thor-ragnarok66

Esse sujeito pedregoso aí é Korg, um kronaniano cuja raça vemos pela primeira vez em Journey into Mystery #83, de 1963, a revista que introduz Thor no universo Marvel. O Korg em si não aparece de verdade na revista (ele foi retconado como tendo aparecido, mas isso não conta de verdade…), pois ele é uma criação de Greg Pak para Planeta Hulk, como um dos aliados do Hulk, algo que continuará sendo verdade no filme. Aliás, nós vemos kronanianos também em Thor 2 e Guardiões da Galáxia 2, estão lembrados?

trailer-2-thor-ragnarok69

trailer-2-thor-ragnarok70

trailer-2-thor-ragnarok71

Muita pancadaria nessa montagem, que tem Valquíria e seu poder destrutivo como foco.

trailer-2-thor-ragnarok73

Bela tomada de Hela em Bifrost, a ponte arco-íris, que, parece, será mais uma vez o palco de muita pancadaria.

trailer-2-thor-ragnarok75

Falando em Bifrost, um pouco de Heimdall (Idris Elba) em seu figurino de “líder da resistência asgardiana”, lutando contra os minions de Hela.

trailer-2-thor-ragnarok77

trailer-2-thor-ragnarok78

trailer-2-thor-ragnarok79

As cores, aqui, parecem indicar realmente algum tipo de viagem permitida pela Bifrost.

trailer-2-thor-ragnarok84

E uma bela tomada dos Ving… digo, Liga da… digo, Turma de Asgard na Bifrost prestes a enfrentar…

trailer-2-thor-ragnarok86

…Hela, que não me parece mais muito senhora de si, provavelmente depois de apanhar bastante. Mas, com ela afirmando muito claramente que é a deusa da morte, a especulação de que ela pode ser o amor de Thanos (nos quadrinhos, o personagem é apaixonado pela própria Morte, essa com M maiúsculo mesmo). Seria uma forma magnífica de juntar as pontas e, além do mais, justificaria toda e qualquer atrocidade que o Titã louco cometer, já que… bem, quem não faria qualquer coisa por Cate Blanchett, não é mesmo?

trailer-2-thor-ragnarok87

trailer-2-thor-ragnarok88

E, aqui, vemos o Deus do Trovão como nunca o vimos antes. Sem seu Mjölnir, mas carregado de eletricidade, algo incomum, mas não sem precedentes nos quadrinhos. Ele provavelmente manejará raios sem seu fiel martelo, tornando-se mais do que digno de empunhar a arma novamente.

trailer-2-thor-ragnarok89

Sim, o título psicodélico muito bacana do filme!

trailer-2-thor-ragnarok90

E o Hulk fala com inteligência (e não só “Hulk esmaga”) e ainda sacaneia o Thor! Oh, yeah!

trailer-2-thor-ragnarok91

E, no segundo final, um pouquinho do demônio Surtur, em Muspelheim, mais um dos Nove Reinos. Sua importância no Ragnarok nórdico é enorme, pois é a partir dele e seus filhos que o fim dos deuses começa. Com isso, pode ser que Fenrir, o lobo gigante, seja filho dele no filme e não de Loki. De toda forma, tenho pena dele, pela pancada que ele vai levar do Gigante Esmeralda que, pelo visto, vai carregar o piano nesse filme!

XXXXXXXXXXXXXXXX

E é isso aí pessoal! Gostaram? Erramos algo? Têm alguma outra teoria? Soltem o verbo aí nos comentários e vamos conversar!

RITTER FAN & GUILHERME CORAL . . . Primeiro híbrido-crítico do Plano Crítico, Ri&Gui é a junção de duas mentes insanas, perturbadas e ousadas prontas para dominar o mundo. Surgidas diretamente das séries da CW, essas mentes pretendem espalhar, além da dominação, o amor e o nonsense pela Galáxia. Contemplem, ó, mortais, uma nova categoria de crítico!