Entenda Melhor | Vingadores 2 – O Teaser Trailer em Detalhes

A internet foi à loucura na noite do dia 22 de outubro, quando o teaser trailer de Vingadores 2: Era de Ultron vazou poucas horas após a Marvel ter prometido lançá-lo no dia 28. Se foi ou não foi uma obra da Hydra, como a Marvel jocosamente alegou, nunca saberemos, mas o fato é que o estúdio não se fez de rogado e, no lugar de colocar as mãos na cabeça e dar um ataque, simplesmente disponibilizou o trailer em alta definição logo depois, capitalizando com os fãs pirando por completo já com a versão em qualidade mais baixa. Foi o suficiente para mais de 20 milhões de views em poucas horas, feito esse que nem Odin ou mesmo Thanos poderia prever. Vejam o trailer, bem aqui:

Com o hype todo, resolvemos trazer para vocês nossos comentados ilustrados sobre o teaser, com muitas especulações para vocês discutirem lá nos comentários. Ah, uma coisa importantíssima: as imagens abaixo foram capturadas diretamente do teaser por Peter Sciretta, editor-chefe do excelente site americano de críticas e notícias Slashfilm (curtam a páginas deles no FB, aqui: https://www.facebook.com/slashf) nessa postagem aqui e que nos autorizou expressamente a usá-las para fins dessa postagem e a quem agradecemos (thanks, Peter!). Portanto, nada de copiar as imagens abaixo, hein?

Vamos a elas?

1. Ultron surge.

ultron 1

Nos quadrinhos, Ultron é um robô criado por Hank Pym (mais conhecido como o Homem Formiga original) que ganha consciência e decide que, para salvar a Terra, ele precisa acabar com a raça humana (se pensarmos bem, até faz sentido…). Sua origem, no filme, será diferente, com mais ligação com Tony Stark, ainda que a ligação com Pym (que será vivido no filme do Homem Formiga por Michael Douglas) não esteja descartada. Além disso, ele tem corpo feito de adamantium, que é o mesmo metal que reveste o esqueleto e as garras de Wolverine. Como vocês podem ver nessa imagem, ou Ultron tomou um banho de lava ou ele está sendo “forjado”. Não será adamantium, pois esse metal tem ligação com os X-Men e, portanto, só pode ser usado pela Fox. Será que será algo semelhante no filme? A voz de Ultron é do excelente James Spader.

2. Os heróis derrotados.

ultron 2

Essa imagem já fica para a história dos Vingadores. Reparem no isolamento de cada um. No semblante derrotado, perdido, desesperançoso. É difícil saber quando exatamente no filme esse momento acontece, mas ver Bruce Banner sentado com um rosto triste desse jeito dá angústia e medo. Ele já entrou em estado berserk ou isso é antes ainda? Não dá para negar o impacto e significado desse momento, não é mesmo?

3. Ultron esmaga. 

ultron 3

A primeira vez que vemos Ultron de corpo inteiro no teaser, ele está na Torre dos Vingadores e todo quebrado, mas poderoso, pois ele esmaga uma armadura do Homem de Ferro (ou, provavelmente, de um drone) com facilidade. Mas reparem como seu corpo robótico parece ser a versão “beta” ainda, com o logo dos Vingadores no peito e, talvez, um reator Arc no peito. Seus olhos e boca, nesse momento, são exatamente iguais à sua versão clássica dos quadrinhos, que reproduzo abaixo:

ultron 4

4. Hulk tem problemas.

ultron 5

Hulkbuster!!! Preciso dizer mais alguma coisa? A esperada armadura caça-Hulk de Tony Stark – que reveste sua armadura normal, como é possível ver no teaser – finalmente aparece por completo em um filme da Marvel. Aparentemente, o Hulk entra em estado berserk e Tony tem que resolver o problema. Lembrando duas coisas importantes: uma das melhores histórias da Marvel é Os Supremos, vol. 1 em que um Hulk selvagem mata milhares de inocentes em Nova Iorque. Não espero o mesmo nível de morte e destruição das HQs no filme, mas é algo muito interessante, que me leva à segunda coisa importante: Planeta Hulk. Será que isso significa que Hulk – nesse filme ou em outro – será ejetado para o espaço para permitir um novo filme do Gigante Esmeralda como gladiador em um planeta distante? E talvez esbarrando com os Guardiões da Galáxia? Sonhar é de graça, certo?

5. Mercúrio e Feiticeira Escarlate aparecem.

ultron 6

ultron 7

Os dois irmãos gêmeos já aparecem nas cenas pós-créditos de Capitão América 2, cujos detalhes – e muito mais! – vocês podem ler bem aqui. Em Vingadores 2, eles ganharão bastante destaque e, no teaser, eles primeiro aparecem ao lado de Ultron, como seus lacaios. Como haverá a migração deles das celas da Hydra para as mãos de Ultron, não sabemos (mas será que a Hydra tem alguma ligação com o robozão???), mas que será interessante ver os dois em ação, ah será. Resta saber como esse Mercúrio se compara ao super-interessante Mercúrio de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. Se quiser entender como é que o mesmo personagem pode aparecer em dois filmes de dois estúdios diferentes, cliquem aqui e aqui. Se tem alguém aqui que não conhecem os poderes deles, um brevíssimo resumo: Mercúrio (Pietro) é um velocista, como o Flash da DC e a Feiticeria Escarlate (Wanda) tem o poder de alterar as probabilidades, ou seja, basicamente de fazer “mágica”.

6. Ataque de Ultrons.

ultron 8

Nessa sequência, vemos vários Ultrons atacando um complexo. Não só a aparência dos robôs é exatamente igual a dos quadrinhos (olhos e boca), como vemos ele fazer uso de uma tática clássica, usada com proeminência na saga em quadrinhos Era de Ultron (que não será a base para o filme, apesar do nome), ou seja: mandar um exército de cópias dele mesmo para fazer o “trabalho sujo”.

7. Nick Fury não poderia faltar.

ultron 9

É parece que a S.H.I.E.L.D.  vai continuar no buraco, pelo menos até Capitão América 3. O durão do Nick Fury está parecendo o Shaft aqui, mas ele sempre é cool, não é mesmo? E, claro, não duvidem que ele tire algum truque da manga para ajudar nossos heróis.

8. Quem viu o Andy Serkis?

ultron 10

Por enquanto, não há notícias sobre que papel ele fará. Alguém chuta alguma coisa? Eu, realmente, não faço ideia! Mas é bacana vê-lo sem ser como César ou Gollum.

[Atualização] Foi só eu fazer a pergunta sobre a identidade de Serkis que Matheus V., um de nossos fieis leitores, a respondeu, fazendo uma incrível ligação. Se o adamantium não pode ser usado pela Marvel para ser o metal que forma o corpo de Ultron, então, provavelmente, ele será feito de vibranium, o metal do escudo do Capitão América. E de onde vem o vibranium? De Wakanda, reino fictício na África conhecido por ser governado por T’Challa, o Pantera Negra. Mas, para nossos fins aqui, o mais importante é a ligação do Vibranium com o Dr. Ulysses Klaw, mais conhecido como o vilão Garra Sônica. Afinal, esse visual bem específico de Serkis se parece demais com o de de Klaw. E isso ainda pode explicar o escudo quebrado do Capitão! Vejam só:

mosaico klaw

9. Escudo quebrado.

ultron 11

Não há dúvida que uma imagem dessas é bastante simbólica. O escudo do Sentinela da Liberdade foi quebrado. Os Vingadores foram vencidos. O mundo se ajoelha a Ultron. Mas o escudo do Capitão América não era inquebrável, segundo a mitologia dos quadrinhos? Bem, veremos o que acontece no filme, mas eu diria que essa é uma imagem de um “futuro possível” talvez visto pela Feiticeira Escarlate em um pesadelo ou algo do gênero.

10. Ultron 2.0 (ou seria 3.0?).

ultron 12

Na tomada final, vemos uma versão modernizada do Ultron, talvez sua versão mais poderosa. Aqui, dá para reparar que, apesar de o design da boca permanecer o mesmo, os olhos ganharam características mais humanas. É o único detalhe que meu lado fanboy não gostou muito, mas é difícil julgar, pois pode ser, apenas, uma versão “menos brilhante” dos mesmo olhos de antes. É esperar para ver.

11. Uma ausência sentida. 

vision 2

vision 1

Todos mundo já sabe que o sintozoide Visão, filhote de Ultron nos quadrinhos, aparecerá em Vingadores 2. Ele já apareceu em cartazes com um design surpreendentemente parecido com seu visual clássico. Ele será vivido por Paul Bettany, que emprestou sua voz à inteligência artificial J.A.R.V.I.S., do Homem de Ferro, dando a entender que o Visão terá a “consciência” de J.A.R.V.I.S. A ausência dele no teaser faz todo sentido, pois a Marvel deve estar guardando-o para um trailer futuro ou, talvez, para o filme.

**************

Bem galera, é isso aí. O que acharam? Viram outros detalhes importantes que deixamos de fora? Deixem seus comentários aí embaixo!

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.