Entenda Melhor | Vingadores 2: Quem é Ultron?

Ultron é, claro, o grande vilão de Vingadores: Era de Ultron, um dos mais aguardados filmes de 2015 e parte do cada vez maior Universo Cinematográfico Marvel. Mas quem exatamente é Ultron? Como ele surgiu e como evoluiu? Sigam-nos nessa jornada desde a primeira aparição de um dos mais famosos vilões dos Vingadores, mas, primeiro, confiram nossos artigos sobre os demais novos personagens que farão aparições no blockbuster da Marvel:

Barão Strucker

Ulysses Klaw/Garra Sônica

Feiticeira Escarlate

Mercúrio

Visão

Preparados? Então vamos lá!

Um brevíssimo resumo para quem tiver preguiça de ler tudo:

Ultron é um robô com vontade própria criada por Hank Pym, conhecido como o Homem-Formiga original, mas também como Gigantes, Golias e Jaqueta Amarela, depois que sua experiência com inteligência artificial deu errado.

ultron 1 hank pym

Hank Pym e Ultron-1. Repare que essa não é a primeira aparição de Ultron nos quadrinhos, pois ele surge primeiro como Ultron-5.

O objetivo de Pym era conceber um robô para ajudar a criar um mundo melhor, mas a inteligência artificial de Ultron concluiu, muito rapidamente, que a melhor maneira de garantir um mundo melhor é exterminar a raça humana, lógica essa que, confesso, não tem como derrubar. Com isso, Ultron se rebelou contra seu “pai” e passou a consistentemente, ao longo das décadas, a atacar os Vingadores (tanto os de Nova York quanto os das Costa Oeste) e também diversos outros heróis da Marvel, como Demolidor e Homem-Aranha.

Suas principais características são: (1) a cada vez que ele é destruído, volta em uma versão mais sofisticada na vez seguinte; (2) tem uma relação edipiana com seu “pai”, Hank Pym; (3) faz uso de um “encéfalo-raio” que derruba a maioria dos oponentes e também ajuda o robô a controlá-los; (4) tem o corpo revestido de adamantium, metal inquebrável (o mesmo das garras de Wolverine) a partir da versão Ultron-6; (5) é o pai de três outras formas sintéticas, o Visão, seu filho e membro dos Vingadores, e suas noivas Jocasta e Alkhema.

Pronto, acabou o resumo. Mas, se ficaram com vontade de saber detalhes, continuem lendo!

Primeira aparição:

Ultron foi criado por Roy Thomas (roteiro) e John Buscema e surgiu pela primeira vez em The Avengers #54, de julho de 1968, primeiro como o misterioso Manto Rubro, que reúne um grupo de super-vilões para atacar os Vingadores e permanece nas sombras e, depois, no mesmo número, já como o robô, mas sem ainda se revelar completamente para os demais. Sua primeira aparição completa, como o robô que é, se dá no número seguinte, The Avengers #55, de agosto de 1968.

mosaico ultron 1a

(1) Capa de The Avengers #54; (2) Ultron como Manto Rubro e (3) Ultron desmascarado.

É importante reparar, para que o leitor possa manter a sanidade ao longo desse Entenda Melhor, que a primeira versão de Ultron que ataca os Vingadores na cronologia dos quadrinhos conforme publicada é o Ultron-5, ou seja, a 5ª versão do robô que, cada vez que é destruído, acaba sendo reconstruído de maneira levemente diferente e normalmente melhorada. Nesse ponto da cronologia do vilão, ninguém fazia ideia o que aconteceu com as quatro versões anteriores. Ultron-1, conforme imagem no “brevíssimo resumo” acima só viria a aparecer depois, em um retcon contando sua origem de maneira mais detalhada.

mosaico ultron 5 av 55

(1) Capa de The Avengers #55; (2) Ultron se anunciando como Ultron-5, o Autômato Vivo e (3) Ultron sem o manto, no último quadro da história.

Biografia nos quadrinhos:

Dada a natureza do personagem, optei por fazer algo diferente em sua biografia. No lugar de pincelar os pontos principais de sua vida reorganizando os fatos não em ordem de publicação, mas em ordem como aconteceram biograficamente (como fiz com o Barão Strucker, Feiticeira Escarlate, Mercúrio e Ulysses Klaw), resolvi abordar cada versão de Ultron como ponto de partida para meus comentários. Isso funciona pela maior parte do texto, até a 18ª versão do robô (e mesmo assim, com boa vontade). Depois, a questão fica um pouco confusa e a nomenclatura por versões deixa de fazer sentido. De toda sorte, o texto abaixo é não exaustivo e simplifica muita coisa, pois, nos últimos quase 50 anos, o personagem apareceu dezenas de vezes nos quadrinhos. Vamos lá:

Ultron-1: Resultado de uma experiência inteligência artificial por Hank Pym (conhecido como o primeiro Homem-Formiga, além de Gigante, Golias e Jaqueta Amarela), usando seus próprio padrões mentais, Ultron, assim como o monstro de Frankenstein, se rebelou contra seu pai e criador, decidindo logicamente que, para salvar o mundo (objetivo primordial da experiência de Pym), ele deveria aniquilar a humanidade. O robô desenvolve, também, complexo de Édipo em relação a Pym, tema recorrente em quase todas as suas histórias. Vide crítica dos arcos respectivos: Ultron – Anos 60.

Ultron-2 a Ultron-4: Nada se sabe sobre essas três versões de Ultron, mas deduz-se que, de Ultron-1, ele foi secretamente evoluindo, na base da tentativa e erro, até chegar na quinta versão, que julgou satisfatória para iniciar seus planos contra os Vingadores.

Ultron-5: Essa é a versão que primeiro ataca os Vingadores (vide “Primeira Aparição”) acima, mantendo-se disfarçado por grande parte do tempo e usando vilões que arregimentou para sua causa, modus operandi que seria padrão para o vilão. Ultron-5 cria o sintozoide (um androide) Visão, como seu filho, para ajudá-lo em seu plano contra os Vingadores, utilizando dos padrões cerebrais de Magnum (Simon Williams) e o corpo robótico do primeiro Tocha Humana. Visão, porém, assim como Ultron em relação a Pym, se rebela contra seu pai e se une aos Vingadores. Ultron-5 é, então, destruído pelo próprio Visão. Vide crítica dos arcos respectivos: Ultron – Anos 60.

Vision-Avengers-Marvel-Comics

Visão, o filho de Ultron.

Ultron-6: Quando Ultron ressurge, sua nova versão é feita de adamantium, metal fictício do Universo Marvel que é inquebrável (o mesmo material que reveste o esqueleto de Wolverine). A partir desse ponto, substancialmente todas as versões de Ultron são feitas desse metal. Ele é novamente destruído pelos Vingadores, especialmente por Hank Pym e Vespa. Vide crítica dos arcos respectivos: Ultron – Anos 60.

mosaico ultron 6 e 7

(1) Ultron-6 e (2) Ultron-7.

Ultron-7: A sétima versão de Ultron foi criada a partir dos experimentos de Maximus, irmão de Raio Negro, como parte de um plano para derrotar os Inumanos. No entanto, Ultron é quem estava controlando Maximus e acaba virando o jogo e atacando não só Maximus, como os Inumanos, os Vingadores e o Quarteto Fantástico, que estão todos presentes em Attilan para o casamento de Mercúrio e Crystal. Ultron-7 é um gigante, com base no corpo mecanizado do androide Ômega. Essa versão de Ultron é destruída por Franklin Ricards, filho do Sr. Fantástico, que acorda de um coma. Vide crítica dos arcos respectivos: Ultron – Anos 70.

Ultron-8: A oitava versão de Ultron é responsável pela criação de uma noiva robótica, Jocasta, com base nos padrões cerebrais de Janet Van Dyne, a Vespa, que ele considera sua “mãe”, por ser casada com Hank Pym, seu pai. O complexo de Édipo se intensifica. Ultron é derrotado pelos Vingadores e pela Ms. Marvel, mas especialmente por intermédio dos poderes da Feiticeira Escarlate e de Thor, tendo sua essência arremessada ao espaço, onde se dissipa. Vide crítica dos arcos respectivos: Ultron – Anos 70.

Jocasta

Jocasta, a primeira noiva de Ultron.

Ultron-9: Em mais um plano secreto em que ele demora para se revelar aos Vingadores, Ultron-9 acaba sendo derrotado quando adamantium derretido é derramado sobre ele. Vide crítica dos arcos respectivos: Ultron – Anos 80.

Ultron-10: Essa versão de Ultron é recriada por Jocasta, sua noiva, a partir de comandos mentais para ela. Nessa história, que não tem Vingadores, apenas o Coisa e o Homem-Máquina, Jocasta acaba morrendo e o Homem-Máquina destrói seu inimigo por dentro, onde ele não tem a proteção do adamantium. Vide crítica dos arcos respectivos: Ultron – Anos 80.

Ultron-11: Essa versão de Ultron é uma criação do Beyonder, ser com poderes de um deus, que coloca diversos heróis e vilões para combaterem em um planeta na primeira saga da História dos Quadrinhos: Guerras Secretas. Na saga em si, Ultro é manipulado pelo Doutor Destino e acaba destruído pelo Coisa.

Ultron-12/Ultron Mark 12: Essa é primeira versão de Ultron a dar dores-de-cabeça aos Vingadores da Costa-Oeste, em parceria com o Ceifador, irmão de Magnum. No entanto, essa versão do vilão é uma versão inacabada em que Ultron estava trabalhando antes do Beyonder raptá-lo. Com isso, Ultron-12 acaba sendo rebatizado de Ultron Mark 12 para ganhar um nome humano “Mark” e ele acaba reatando laços com Hank Pym até ser destruído por Ultron-11 que retorna. Ultron-12 acaba sendo desativado e Ultron-11 destruído (de novo). Vide crítica dos arcos respectivos: Ultron – Anos 80.

ultron mark 12

Ultron “Mark” 12 tentando reatar laços com seu pai.

Ultron-13: Aqui é difícil definir exatamente a versão, mas o Doutor Destino, usando o corpo inerte do Ultron-12, insere características cerebrais de todas as versões de Ultron até então em um robô só para que ele enfrente o Demolidor. O resultado é uma nova versão que, para simplificar, chamarei de Ultron-13. Demolidor e alguns inumanos acabam derrotando essa versão. Aparentemente esse mesmo Ultron ataca os Vingadores da Costa Oeste, mas não é destruído. Vide crítica dos arcos respectivos: Ultron – Anos 80.

Ultron-14: Ultron-13 se autodenomina o Ultimate Ultron e sequestra Hárpia, uma vingadora da costa oeste e usa seus padrões mentais para criar uma nova noiva, Alkhema, que o ajuda em seus planos até serem derrotados pelo Visão.

mosaico alkhema

(1) Alkhema-1 e (2) Alkhema-2.

Ultron-15: Essa versão é muito curiosa. Trata-se de um Ultron que o Visão encontra e que foi infectado pela emoção humana, ou seja, é uma versão humanizada do vilão que parece um bêbado. Ele e Jocasta (a essa altura reconstruída) e Visão partem em uma inusitada viagem de auto-conhecimento pelo mundo.

Ultron-16 e Ultron-17: Essas duas versões precisam ser tratadas em conjunto pois ambas são responsáveis no protagonismo do arco A Vingança de Ultron, em que o robô aniquila a população do país fictício da Slorenia para construir um reino à sua semelhança usando os padrões mentais de Hank Pym, Vespa, Ceifador, Visão e Magnum como sementes para novas versões dele mesmo. O impressionante dessa história é que há literalmente milhares de versões de Ultron fazendo pontas e lutando contra os incansáveis heróis (todas as antigas e milhares de novas). Todos acabam destruídos ou desativados pelos Vingadores.

ultron anos 90 2

Os milhares de Ultrons em A Vingança de Ultron.

Ultron-18: Uma nova versão de Ultron é criada de maneira subconsciente por Alkhema, mas esse não é feito de adamantium, o que acaba facilitando sua destruição pelo Gavião Arqueiro. No entanto, a cabeça de Ultron-18 é depois anexada à uma versão antiga de uma das armaduras do Homem de Ferro que acaba liderando um culto para tentar derrotar a humanidade por intermédio da religião. Ele é derrotado pelo Homem de Ferro e por Jocasta.

Ultron-Vespa: Essa é versão mais peculiar de Ultron, já que, usando tecnologia de Tony Stark, ele acaba se reconstruindo como uma réplica do corpo de sua mãe, Janet Van Dyne, a Vespa, só que de metal. Ele é derrotado por Ares.

ultron vespa 2

Ultron na versão feminina.

Ultron-Falange: A consciência de Ultron fica flutuando pelo espaço até que é encontrado pela Falange, alienígenas tecnológicos que Ultron manobra não só para se reconstruir, como para dominar e atacar todos os povos e heróis cósmicos da Marvel na saga Aniquilação 2: A Conquista. Ele é destruído por Quasar (Phyla-Vell) e Espectro. Vide imagem de destaque do post.

Ultron-Cavaleiro Espacial: Um grupo de vilões altamente inteligentes denominado Intelligencia recupera o corpo de um Cavaleiro Espacial galadoriano que contém, sem eles saberem, a consciência de Ultron-Falange. Ultron é reativado apenas por alguns segundos e depois destruído.

Ultron-Era de Ultron: Esse não é Ultron de Vingadores 2, mas sim da saga Era de Ultron, publicada em 2013, que não tem relação com o que será visto no cinema. Ultron, a partir do futuro, controla a Terra do presente, tendo chacinado diversos heróis. Apenas o esforço combinado de heróis de diversas linhas temporais diferentes é capaz de derrotar o vilão.

ultron era de ultron hq

Ultron na saga Era de Ultron (na verdade, trata-se de um drone de Ultron, pois ele, tecnicamente, não aparece).

Poderes:

Ultron literalmente pode se reconstruir indefinidamente, mesmo quando é completamente obliterado. A partir da versão 6 e com poucas exceções posteriores, seu corpo é feito de adamantium, tornando-o quase indestrutível. Faz uso de um encéfalo-raio que não só controla os humanos, como também os fazem perder a consciência.

Aparições na televisão e no cinema:

Ultron apareceu nas seguintes séries animadas: The Avengers: United They Stand, The Super Hero Squad Show, Vingadores: os Hérois Mais Poderosos da Terra, Marvel Disk Wars: The Avengers e Avengers Assemble.

mosaico ultron animated

Os cinco Ultrons das animações. No sentido horário: United They Stand, Squad Show, Disk Wars e Heróis Mais Poderosos da Terra. No centro, Ultron em Avengers Assemble.

Ultron também apareceu na animação de longa metragem Vingadores: Os Heróis do Amanhã.

ultron next avengers

Ultron em Os Heróis do Amanhã.

Finalmente, Ultron será o grande vilão de Vingadores: Era de Ultron, filme da Marvel Studios de 2015. Apesar de ser substancialmente o mesmo vilão, sua origem será alterada para ser uma criação de Tony Stark, não de Hank Pym. Ele terá os movimentos e a voz do ator James Spader.

ultron agen of ultron

Ultron na versão live-action.

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.